efdeportes.com
Métodos de estudo das habilidades táticas (2).
Abordagem tomada de decisão

   
Faculdade de Educação Física
Universidade de Brasília
(Brasil)
 
 
Alexandre Rezende
rezende@unb.br  
Hiram Valdés
hiramv@terra.com.br
 

 

 

 

 
Resumo
    A presente revisão narrativa objetiva analisar os artigos científicos em psicologia do esporte, que relatam a coleta e discussão de dados empíricos, publicados no período de 1990-2000, verificando as vantagens e insuficiências das pesquisas que adotam a abordagem tomada de decisão ou percepção-ação (n=15), associada ou não às técnicas de oclusão espacial ou temporal. O conceito de tática é compreendido na sua dimensão específica, relacionada com a seleção e execução da jogada considerada mais adequada de acordo com a situação de jogo (associação entre condição-ação). A abordagem tomada de decisão cria a possibilidade de transferir as situações problemas encontradas durante o jogo para uma forma representativa, direcionando o estudo para análise da influência exercida pelas variáveis cognitivas e perceptivas sobre o processo de tomada de decisão. A análise metodológica aponta para falta de rigor e precisão na definição de variáveis operacionais e para dificuldade dos protocolos de avaliação e registro em reproduzir fielmente as exigências que caracterizam o contexto de jogo e competição. As recomendações finais indicam a necessidade de se tomar cuidados especiais com a consistência interna dos dados e de se investir na realização de estudos experimentais, superando o caráter descritivo das pesquisas em psicologia do esporte.
    Unitermos: Habilidades táticas. Tomada de decisão. Situação de jogo.
 
Resumen
    La presente revisión tiene como objetivo analizar los artículos científicos de Psicología del Deporte que relatan la colecta y discusión de datos empíricos, publicados en el período de 1990-2000 para verificar las ventajas e insuficiencias de las investigaciones centradas en la toma de decisiones o en la percepción acción (n=15) asociada o no a las técnicas de oclusión espacial o temporal. El concepto de táctica es comprendido en su dimensión específica, relacionada con la selección y ejecución de la jugada considerada más adecuada de acuerdo con la situación del juego (asociación entre condición-acción). El abordaje de la investigación por la toma de decisiones crea la posibilidad de transferir las situaciones problemas encontradas durante el juego para una forma representativa que direcciona el estudio para el análisis de la influencia ejercida por las variables cognitivas y perceptivas sobre el proceso decisorio. El análisis metodológico apunta para la falta de rigor y precisión de la definición de las variables operacionales y la dificultad de los protocolos de avaluación y registro para reproducir fielmente las exigencias que caracterizan el contexto de juego y competencia. Las recomendaciones finales indican la necesidad de tomar cuidados especiales con la consistencia interna de los datos y realizar estudios experimentales, que superen el carácter descriptivo de las investigaciones en esta rama de la Psicología del Deporte.
    Palabras clave: Habilidades tácticas. Toma de decisión. Situación de juego.
 

 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 10 - N° 69 - Febrero de 2004

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Métodos de estudo das habilidades táticas (1). Abordagem comparativa
entre jogadores habilidosos e iniciantes - expert & novice-


Introdução1

    A performance esportiva, nos esportes denominados de invasão, relaciona-se com um contexto marcado pela ação dinâmica e não-repetitiva, onde as habilidades perceptivas e cognitivas assumem um destaque especial.

    Muito mais do que a mera capacidade de executar determinados movimentos, exige-se que o jogador correlacione uma série de fatores para definir não somente o que deve fazer mas, principalmente, quando e como deve agir.

    Uma das maiores dificuldades no estudo das habilidades táticas é a definição de um protocolo de avaliação e registro que preserve a unidade da ação tática, de forma que se mantenham as propriedades principais normalmente presentes nas situações de jogo. Quando se direciona a pesquisa para a análise de um determinado aspecto do jogar, corre-se o risco de descaracterizar o contexto real de jogo, distanciando-se da compreensão de variáveis que interferem na performance esportiva como um todo. Convém lembrar, também, que a própria ação do indivíduo, na seleção e modulação dos movimentos a serem executados, por si só já se constitui num fator de interferência, pois modifica ativamente a situação problema.

    Todas as pesquisas começam com a resposta à questão chave: Quais são as principais características das habilidades táticas?

    Para jogar coletivamente e de forma inteligente o jogador deve ser capaz de desenvolver uma ação consciente (o que fazer), voltada para resolver de forma prática, dentro dos limites estabelecidos pelas regras, os problemas suscitados pelas diversas situações de jogo. Além de deliberada, a decisão deve ser rápida (quando fazer), ampliando a margem de tempo disponível para ação e contribuindo para o alcance do maior êxito possível. Isto implica numa adequada correlação entre o desenvolvimento das qualidades físicas, a formação das habilidades técnicas e a aquisição de conhecimentos táticos sobre a dinâmica do jogo, num processo amplo e unitário, que assegure sua utilização de forma reflexiva, visando uma aplicação criadora.

    Comprometida com a proposta de aproximar as situações laboratoriais de estudo do contexto real de ocorrência dos fenômenos associados às habilidades táticas (Housner and French, 1994), a abordagem de pesquisa intitulada tomada de decisão ou percepção-ação se destaca por adotar um delineamento metodológico que pretende associar as variáveis cognitivas com as variáveis perceptivas, figurando como uma das abordagens científicas freqüentemente utilizadas pelos investigadores - dos 41 artigos empíricos analisados, 15 adotavam a abordagem tomada de decisão.

    Em termos metodológicos a abordagem tomada de decisão consiste na apresentação de uma determinada situação de jogo, sob a forma de um problema tático (o que fazer?), onde o sujeito deve analisar as circunstâncias e responder, o mais rápido possível, qual é a melhor opção de jogo ou, conforme o caso, predizer, pela análise da trajetória, a posição final da bola. Pode-se introduzir ou não estímulos de distração recorrendo às técnicas de oclusão espacial ou temporal; no caso da pesquisa se voltar para o estudo de habilidades motoras fechadas, a abordagem passa a ser denominada shot-gun.

    O presente estudo se propõe a fazer uma revisão narrativa dos artigos empíricos2 voltados para a análise do processo de aquisição e treinamento das habilidades táticas nos esportes de invasão, publicados no período de 1990-2000, nos periódicos de psicologia do esporte, verificando as vantagens e insuficiências metodológicas das pesquisas que adotam a abordagem tomada de decisão ou percepção-ação (Aberneth, 1991; Benguigui and Ripoll, 1998; Hofe and Fery, 1993; Kirlik et al, 1996; Lidor et al, 1998; McLennan and Omodei, 1996; McMorris, 1997; McMorris and Glaydon, 1996; Paull and Glencross, 1997; Tenenbaum et al, 1996; Tenenbaum et al, 1999; Werner and Thies, 2000; Williams, 2000a; Williams and Davids, 1998; Williams et al, 1993).

    A visualização desse quadro metodológico e conceitual conduz ao conhecimento das alternativas utilizadas no estudo das questões relacionadas à tática, ao mesmo tempo em que viabiliza a identificação dos grupos de pesquisadores dedicados a essa linha de investigação. Por outro lado, favorece a compreensão das limitações e lacunas da psicologia do esporte, convidando para a adoção de novos paradigmas de estudo.


Estratégias de busca dos estudos primários3

    A seleção das referências bibliográficas foi realizada nas três principais bases de dados eletrônicos relacionadas com o tema: ISI Web of Science, PsycINFO e Medline. Foram utilizadas tanto estratégias de busca otimizada, sugeridas por Dickersin (1994) e Castro (1999) - ver Anexos 1, 2 e 3 -, como também, a pesquisa genérica apenas pelas palavras-chaves: (soccer or football), combinadas (and), separadamente, com: expert*, tactic*, skill, percept*, anticipation, cognit*, strateg*, decision mak*, consciou*.


Abordagem tomada de decisão ou percepção-ação

    A abordagem tomada de decisão cria a possibilidade de transferir os problemas táticos para uma forma representativa onde, de certa forma, opera-se um isolamento da interferência exercida pelos aspectos técnicos relacionados ao saber fazer. O protocolo de avaliação e registro é desenhado para analisar as decisões do indivíduo sobre o que deveria fazer se estivesse diante de determinada situação de jogo, ou, para identificar os estímulos ambientais que influenciam diretamente no processo de tomada de decisão. Não se discute se o jogador é capaz ou não de realizar a jogada proposta, nem tampouco, se é capaz de, durante o jogo, conseguir chegar às mesmas decisões e tomar a iniciativa de coloca-las em prática.

    Além de não exigir que o indivíduo coloque em prática a solução escolhida para a situação problema, a própria forma de apresentação, que recorre principalmente a meios projetivos (filmes, slides, fotografias), contribui também para descaracterizar o contexto dinâmico de jogo.

    Por outro lado, o direcionamento dos estudos para análise dos aspectos cognitivos e perceptivos da tática, cria condições "laboratoriais" de pesquisa, que podem ser utilizadas nas diferentes fases do processo de aprendizagem e treinamento das habilidades esportivas. Como se acredita que a capacidade cognitiva de analisar a situação de jogo e selecionar a melhor alternativa de ação é um dos elementos que contribui para a performance tática do jogador, pretende-se, dessa maneira, compreender um pouco mais sobre os processos psicológicos que subsidiam as ações dos jogadores durante a partida.

    O estudo de Goode et al (1998) estabelece uma diferenciação importante entre dois tipos de conhecimentos obtidos ao longo do processo de aquisição de habilidades esportivas: 1) o conhecimento declarativo, referente às informações visuais e dicas verbais dirigidas para responder à questão o que fazer(?), ou seja, dirigido para os aspectos analíticos da ação (cognitivos); e 2) o conhecimento processual, relacionado com a experiência prática sobre as regras e padrões referentes ao como fazer(?), sistematizando as informações relacionadas aos aspectos operacionais da ação (execução). Nessa perspectiva, a abordagem tomada de decisão se dirige muito mais para a avaliação do repertório de conhecimentos declarativos em detrimento dos conhecimentos processuais.< Deve-se, no entanto, atentar para o fato de que apesar do jogador experiente possuir um volume maior de conhecimentos declarativos do que o jogador inexperiente, o que o diferencia os dois é, principalmente, a versatilidade que o jogador experiente possui no domínio do conhecimento processual.

    Sendo assim, a maior ressalva metodológica em relação à abordagem tomada de decisão aponta justamente para a ênfase concedida aos aspectos cognitivos (referente aos conhecimentos declarativos), que apesar de assumirem uma função organizadora, articulando a experiência acumulada com a coordenação da ação a ser desempenhada, não abrangem todos os aspectos intervenientes na performance tática. Como os dados obtidos a partir dessa abordagem de pesquisa se distanciam do contexto prático do jogo e das habilidades que instrumentalizam a ação tática, questiona-se a validade externa dos resultados encontrados nesses estudos.

    Na tentativa de ampliar a consistência dos dados, os pesquisadores investem no aperfeiçoamento de recursos operacionais utilizados nos protocolos de avaliação e registro, de forma a minimizar a distorção da realidade.

    Os cuidados abrangem: 1) a seleção da forma de representação da situação problema, recorrendo a meios ora concretos (maquetes, com bonecos) ora abstratos (diagramas, com símbolos); a meios estáticos (fotos e slides) ou a meios dinâmicos (vídeos); 2) a produção do material, com exigências técnicas específicas para cada caso; na maquete, por exemplo, preocupa-se com a proporção, a dimensão e a mobilidade das peças; no diagrama, com a clareza e a familiaridade com os símbolos; nos recursos que envolvem a produção de imagens, a busca de uma reprodução exata das situações reais encontradas no jogo conduz a cuidados especiais com o enquadramento, a posição e o ângulo das filmagens, assim como com os meios de exibição do vídeo, principalmente o tamanho da tela - full-size - e a velocidade de projeção - quadro a quadro.

    O estudo de Williams and Davids (1998), por exemplo, coloca a câmara na posição onde o jogador deveria estar no campo, a 1,70m do solo, reproduzindo a altura do olhar do jogador durante o lance. Paull and Glencross (1997) utilizam atletas de elite para filmagem das situações problema. Tenenbaum et al (1999), ao invés de simulações, selecionam imagens de jogos de equipes de alto nível, com a desvantagem de fornecer um ângulo externo de visão do jogo, correspondente ao do expectador.

    Independente dessas variações, explicáveis por diferenças nas variáveis estudadas, todos os pesquisadores submetem as situações problema à apreciação de juízes - especialistas na modalidade esportiva -, que avaliam o problema representado por aquela situação de jogo em particular e emitem um parecer técnico-tático sobre a solução prática considerada indiscutivelmente a ideal. Todas as situações problema que geram alguma margem de discussão sobre as alternativas mais adequadas devem ser descartadas.

    Apesar desse procedimento garantir a avaliação da precisão das respostas, tem o inconveniente de restringir os problemas a situações óbvias, onde as habilidades cognitivas do atleta são menos solicitadas. McMorris (1997) interessado em verificar a influência do nível de dificuldade das situações problema sobre os resultados obtidos nas pesquisas, desenvolve um estudo onde compara a capacidade de resolver situações problema simples, quando o sujeito deve tomar a decisão como se fosse o jogador com a posse da bola no ataque - tendo que escolher uma dentre quatro alternativas: driblar, fintar, chutar ou passar -, com situações problema complexas, quando o sujeito deve tomar a decisão como se fosse um jogador de ataque, mas sem a posse de bola - tendo que escolher uma dentre quatro alternativas: dar suporte, posicionar-se para receber, correr para receber um lançamento e atrair a defesa - repare que no segundo caso o sujeito deve primeiro verificar as opções disponíveis para o jogador com a posse da bola e depois decidir quais as opções disponíveis para o jogador que ele representa.

    Outra questão diz respeito ao conceito de uma solução ideal para uma determinada situação problema do jogo, pois pressupõe, como corolário, a existência de um jogador ideal para executá-la. Como pode ocorrer que a solução considerada ideal não esteja ao alcance técnico do jogador que participa da pesquisa, ele poderá optar por outras alternativas mais viáveis para o seu perfil técnico. Nesse sentido, talvez seja mais adequado se referir a soluções possíveis de acordo com a capacidade técnica do jogador e com o conhecimento que possui dos seus companheiros e adversários.

    Ademais, a proposta de avaliar apenas a resposta final, como um produto definido, significa desconsiderar o processo de raciocínio e a lógica implícita à solução "errada" proposta pelo participante, que tanto pode estar realmente ignorando um aspecto importante da situação problema, como também, pautando-se num indicador até então desprezado por todos para propor, na verdade, uma solução nova e criativa.

    Alguns autores alertam para a influência que o conhecimento do contexto de jogo exerce sobre a performance na solução dos problemas apresentados. Analisada de forma isolada, a situação problema possui um significado artificial que a descaracteriza; quando inserida no contexto de jogo, as alternativas ficam contingenciadas a um conjunto de outros fatores que, se corretamente analisado pelo sujeito, diminuem as alternativas possíveis de ação, ao mesmo tempo em que ensinam a correlacionar os diferentes aspectos que interferem na dinâmica do jogo (no futebol, por exemplo, um passe longo, no final do segundo tempo, quando os jogadores estão cansados, deixa de ser uma opção viável de jogo). Paull and Glencross (1997), por exemplo, além da exibição da situação problema, fornecem informações adicionais, descrevendo o contexto de jogo (momento da partida), verificando em que medida o conhecimento desses aspectos auxiliam na previsão do desencadeamento da ação.

    Como as decisões no esporte estão inseridas num contexto de jogo, marcado pela disputa e pela manifestação de fatores múltiplos, que variam de uma situação para outra, o jogador habilidoso deve ser capaz de correlacionar velocidade com precisão. Fiel a essas características, na abordagem tomada de decisão as decisões devem, da mesma forma, ser tomadas com a maior precisão e rapidez possível.

    Vários expedientes são utilizados para verificar a rapidez da resposta. No estudo de McMorris (1997) a emissão da resposta no microfone aciona um timer que interrompe a cronometragem (as respostas são codificadas em apenas uma palavra). Na pesquisa de Paull and Glencross (1997), com o objetivo de identificar qual é a informação visual que permite ao sujeito predizer o desencadeamento de situações de jogo rápidas (baseball), o mecanismo de contagem de tempo está interligado com o sistema de projeção, interrompendo o fornecimento de mais informações sobre a situação problema assim que o sujeito emite a resposta. Hofe and Fery (1993) utilizaram uma célula fotoelétrica, acionada por um botão, para registrar o momento em que o jogador realiza a resposta.

    Como durante o jogo, o processo de tomada de decisão tem por objetivo subsidiar a ação, devendo ser rapidamente colocado em prática, Williams and Davids (1998) solicitam que, ao invés de uma resposta verbal, o sujeito mude a posição do corpo, dando um passo para o lado direito ou para o lado esquerdo, de acordo com a solução escolhida para a situação problema.

    A maior parte dos estudos na abordagem tomada de decisão examina situações de jogo fechadas - que possuem pontos de início e fim bem demarcados - e extremamente rápidas (lançamento no baseball, saque no tênis), que exigem do jogador o treinamento da capacidade de antecipação. Nesse caso, segundo Williams and Davids (1998), alguns autores denominam essa abordagem de pesquisa como shot-gun. Nas modalidades coletivas de confronto direto, as situações de jogo abertas, que ocorrem durante a dinâmica de jogo, compreendem tarefas de uma complexidade consideravelmente maior, pois dependem tanto da observação atenta dos eventos anteriores como a participação ativa de outros jogadores, adversários e companheiros de equipe, que exigem uma combinação entre atenção focalizada e atenção periférica. Sendo assim, a investigação dessas variáveis fica comprometida pela dificuldade dos meios projetivos para apresentar a situação problema de uma forma realista que reproduza as exigências presentes no contexto de jogo (independente de se utilizar um vídeo ou qualquer outro recurso).

    Segundo Williams and Davids (1999), muitos estudos em psicologia do esporte apresentam resultados conflitantes, pois falta uniformidade na definição operacional das variáveis estudadas, dificultando a comparação dos resultados obtidos. A inexistência de padronização dos protocolos de avaliação e registro também contribui para agravar esse quadro. A análise dos artigos revela diferenças nos procedimentos utilizados para o fornecer instruções (por escrito, oralmente e/ou com demonstração) e variações no número de tentativas considerado adequado para que os sujeitos adquiram familiaridade com os equipamentos e procedimentos do teste. Todos, porém, preocupam-se em apresentar as situações problema numa seqüência randômica, evitando a influência de um possível efeito aprendizagem de uma situação problema sobre a outra.

    Deve-se considerar que, em alguns casos, a metodologia de pesquisa e os instrumentos psicológicos de medida disponíveis não são suficientes para verificar certas hipóteses teóricas, o que ressalta a necessidade de se investir na elaboração de recursos metodológicos específicos para as pesquisas em psicologia do esporte.

    Associado à abordagem tomada de decisão alguns autores utilizam as técnicas de oclusão, espacial e temporal, com o objetivo de verificar qual é a influência da retirada de determinada informação da situação problema sobre a capacidade do jogador predizer o desencadeamento da situação de jogo. Esta estratégia permite identificar o valor de cada uma das partes da situação de jogo para a resolução do problema, pois quando a oclusão não interfere na precisão das respostas, a informação pode ser considerada como irrelevante e, por outro lado, quando diminui a performance no teste, indica que tal informação é essencial para o sucesso do jogador durante o jogo, pois subsidia a tomada de decisão sobre a jogada mais adequada.

    No caso da oclusão espacial, retiram-se algumas cenas do filme ou sobrepõe-se uma tarja opaca que obstrui certas partes da imagem. Na oclusão temporal, a situação de jogo é exibida com uma redução gradual do tempo de duração, até que o jogador não consiga mais responder corretamente.


Conclusões

    A revisão dos artigos empíricos dedicados ao estudo das habilidades táticas nos esportes de invasão, publicados no período de 1990-2000, que utilizam a abordagem tomada de decisão (n=15), aponta como principal crítica a falta de rigor e precisão na definição das variáveis operacionais, conduzindo a divergências no desenho experimental dos protocolos de avaliação e registro em relação ao que deve ser medido - variável dependente - e, principalmente, como deve ser medido. Tais divergências comprometem a análise dos resultados, inviabilizando o cruzamento de dados entre as pesquisas que adotam a mesma abordagem metodológica.

    Os pesquisadores que adotam a abordagem tomada de decisão investem no desenvolvimento protocolos de avaliação e registro voltados para os aspectos cognitivos da ação tática (conhecimento declarativo), em detrimento dos aspectos operacionais (conhecimentos processuais). A despeito dos cuidados metodológicos utilizados na construção desses protocolos de avaliação e registro, sempre que é apresentada de forma isolada do contexto de jogo, a situação problema adquire um significado artificial que a descaracteriza, comprometendo, assim, a consistência interna dos dados. Considerando, o caráter descritivo dessas pesquisas, recomenda-se aos pesquisadores que se dediquem à avaliação direta da performance técnico-tática durante a partida (paradigma ecológico).

    Na abordagem tomada de decisão os protocolos experimentais submetem as situações problema que devem ser respondidas pelos jogadores à apreciação de juizes (especialistas na modalidade esportiva) que emitem um parecer técnico-tático sobre a solução prática considerada indiscutivelmente a ideal. Apesar desse procedimento garantir a avaliação da precisão das respostas, tem o inconveniente de restringir os problemas a situações óbvias, onde as habilidades cognitivas do jogador são menos solicitadas.

    O conceito de uma solução tática ideal, também deve ser questionado, pois pressupõe a existência de um jogador tecnicamente ideal para executá-la; talvez seja mais adequado se referir a soluções táticas possíveis de acordo com a capacidade técnica do jogador. Por outro lado, deve-se evitar avaliar apenas a resposta final, como um produto definido, pois isso significa desconsiderar o processo de raciocínio e a lógica implícita à solução, mesmo que "errada", proposta pelo participante.

    Deve-se tomar cuidado com outro aspecto, observa-se, em alguns estudos, uma dissociação artificial entre a técnica e a tática, a ponto dos autores afirmarem que a capacidade de tomada de decisão não pode ser confundida com a falta de habilidade para executar a jogada, porém, a análise de tais aspectos de uma forma dissociada não interessa à psicologia do esporte.

    Para se evitar a sobreposição dos conceitos de tática e técnica, sugere-se a classificação do conhecimento tático em dois tipos, cada qual com uma relação diferente com o contexto de jogo, porém ambos considerados como ações inteligentes: (a) conhecimento tático convergente, que envolve situações de jogo nas quais existe uma definição prévia sobre o que fazer - atenção focalizada -, deixando para o jogador somente a definição sobre como fazer, diminuindo a complexidade do processo de tomada de decisão (no futebol, por exemplo, as situações de bola parada); e (b) conhecimento tático divergente, que envolve situações de jogo nas quais existe uma multiplicidade de opções, todas com possibilidades equivalentes de sucesso - atenção dispersiva -, o que aumenta a complexidade da tarefa, que passa a exigir a participação da inteligência na seleção das diversas alternativas possíveis (no futebol, as situações da bola em movimento).

    Na verdade, a metodologia de pesquisa empregada na abordagem tomada de decisão se revela mais adequada para avaliação de situações de jogo que envolvem o conhecimento tático convergente, onde o campo visual é relativamente estreito e a atenção concentrada no centro da visão. Em situações de jogo marcadas pela influência do conhecimento tático divergente, em função da maior complexidade da tarefa, é consideravelmente mais difícil obter uma representação realista da situação problema, seja pela produção de vídeo ou pela utilização de qualquer outro recurso.

    McPherson (1999a e 1999b) adverte que a compreensão sobre a natureza dos processos cognitivos utilizados pelos jogadores durante o jogo ainda é limitada, pois as pesquisas sobre a performance esportiva apenas começam a descrever e conceituar os processos cognitivos que subsidiam a capacidade de solução dos problemas de natureza tática presentes no jogo. Existe, também, uma lacuna nos estudos sobre o tipo de instrução e a natureza da experiência que são necessários para formação de conceitos utilizados na resolução dos problemas representativos específicos da modalidade, indicando que os estudos devem eleger como centrais as variáveis relacionadas com os aspectos pedagógicos do treinamento, ou pelo menos, preocupar-se com o acompanhamento e o registro da influência que exercem sobre os resultados alcançados.


Notas

  1. A versão original desse artigo analisava todas as 7 abordagens metodológicas utilizadas nos estudos sobre as habilidades táticas, porém, em virtude do número excessivo de páginas, optou-se pela sua divisão em quatro artigos, cada qual com um tamanho conveniente para publicação. O detalhamento dos critérios de inclusão dos estudos primários somente estão relatados no primeiro artigo. Aos interessados no estudo da tática como um todo, sugere-se a leitura de todos os artigos, mas aqueles que se dedicam a um aspecto em particular da tática, é suficiente ler o artigo correspondente, pois possuem conteúdos independentes dos demais. O título dos artigos inicia da mesma maneira, demonstrando a sua correlação e, em seguida, indica o conteúdo específico de cada um. Métodos de estudo das habilidades táticas 1: abordagem comparativa entre expert & novice; Métodos de estudo das habilidades táticas 2: abordagem tomada de decisão; Métodos de estudo das habilidades táticas 3: inventários das habilidades esportivas; Métodos de estudo das habilidades táticas 4: abordagem comparativa entre os modelos de ensino técnico e tático.

  2. Entende-se por estudo empírico as pesquisas que relatam a coleta e discussão de dados objetivos relacionados com (a) a determinação de efeitos decorrentes da manipulação de variáveis (design experimental), (b) a descrição de fenômenos ou (c) a avaliação de experiências pedagógicas.

  3. Para obter informações mais detalhadas sobre as estratégias de busca, consulte o artigo intitulado: Métodos de estudo das habilidades táticas 1: abordagem comparativa entre expert & novice.


Referências bibliográficas

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Anexos

Anexo 1 - Estratégias de busca otimizada para localização de estudos empíricos sobre as habilidades táticas no ISI Web of Science

#1 - TS=(sport* or game or athlet* or soccer or football or physical education)
#2 - TS=(competit* or skill or abilit* or capacit* or competence or master* or proficien* or performance or specialty or procedure or learn* or instruct* or acquir* or train* or grow* or form* or teach* or educat* or prepar* or condit* or drill or discipline or develop* or increase or evolution or exercise or trial or control or evaluat* or stud* or journal article or result* or random* or empiric* or experiment* or investigat* or sing* or doub* or trebl* or blind* or mask* or casual or prospectiv*)
#3 - TS=(tactic* or strateg* or expert* or specialty or percept* or consciou* or game plan or decision mak*)
#1 and #2 and #3 - Resultado: 137 referências bibliográficas.

Todas as pesquisas utilizaram os seguintes limites: DocType=Article, Abstract of Published Item, Correction, Correction, Addition, Excerpt, Meeting Abstract, Meeting-Abstract, News Item, Note, Reprint; Language=English, Italian, Portuguese, Spanish

Anexo 2 - Estratégias de busca otimizada para localização de estudos empíricos sobre as habilidades táticas no PsycINFO

#1 - (sport)
#2 - ((sport* near tactic) or (game near tactic*) or (athlet* near tactic) or (sport* near strateg*) or (game near strateg*) or (athlet* near strateg*) or (sport* near specialty) or (athlet* near specialty) or (game near plan) or (athlet* near plan) or perpcept* or (sport* near conscioun*) or (game near conscioun*) or decision make))
#3 - (competit* or skill or abilit* or capacit* competence or master* or proficienc* or performance or procedure or learn* or instruct* or acquir* or train* or grow* or form* or teach* or educat* or prepar* or condit* or drill or discipline or develop* or increase or evaluat* or exercise)
#4 - (trail or control* or stud* or journal article or result* or empiric or experiment* or investig* or sing* or doub* or trebl* or blind* or mask* or casual or prospectiv*)

#1 and #2 and #3 and #4 - Resultado: 158 referências bibliográficas

Todas as pesquisas utilizaram os seguintes limites: and (DT=Journal-Article), and ((LA=English) or (LA=Italian) or

(LA=Portuguese) or (LA=Spanish)), and (PO=Human), and ((PT=Annual-Report) or (PT=Case-Study) or (PT=Classroom-Material) or (PT=Clinical-Case-Report) or (PT=Clinical-Trial) or (PT=Collected-Works) or (PT=Conference-Proceedings-Symposia) or (PT=Empirical-Study) or (PT=Errata-Retractions) or (PT=Experimental-Replication) or (PT=Followup-Study) or (PT=Journal-Abstract) or (PT=Longitudinal-Study) or (PT=Program-Evaluation) or (PT=Prospective-Study) or (PT=Reprint) or (PT=Selected-Readings)).

Anexo 3 - Estratégia de busca otimizada para localização de estudos empíricos sobre as habilidades táticas no Medline

#1 - sport* or game or athlet* or soccer or football or physical education
#2 - tactic* or strateg* or expert* or specialty or game plan or percept* or decision make or conscioun*

As pesquisas foram realizadas em dois grupos, de acordo com o tipo de publicação:
Clinical Trial - resultado: 123 referências bibliográficas;
Randomized Controlled Trial - resultado: 207 referências bibliográficas;
Todas as pesquisas utilizaram os seguintes limites: LA: English, PO: Human.

Métodos de estudo das habilidades táticas (1). Abordagem comparativa
entre jogadores habilidosos e iniciantes - expert & novice-

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revista digital · Año 10 · N° 69 | Buenos Aires, Febrero 2004  
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