efdeportes.com

Perfil dermatoglífico em judocas

Dermatoglyphic profile in judo

Perfil dermatoglífico en judocas

 

*Prof. de Educação Física

**Pesquisador do LABIMH – UFRJ

Docente do Centro Universitário de Itajubá – FEPI –MG

Proprietário da HFFitness - Academia

Prof. Celso Ricardo de Souza*

Prof. Me. Hugo Politano**

personalhugo@hotmail.com

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          Tendo como base os índices dermatoglíficos, por meio dos quais se pode identificar a qualidade física de cada pessoa e a predisposição para a realização de determinada modalidade esportiva, avaliamos o perfil dermatoglífico dos judocas graduados em faixa preta da Liga Sul Mineira de Judô. A amostra foi composta por nove judocas, do sexo masculino, graduados em faixa preta, tendo como objetivo geral identificar as características genotípicas, através do estudo da dermatoglifia. Por meio da identificação qualitativa dos arcos, presilhas e verticilos e da identificação quantitativamente dos deltas (D10) e do somatório das Linhas (SQTL) presentes nas impressões digitais coletadas das dez falanges distais dos judocas, foi possível traçar o perfil dermatoglífico dos atletas. Finalmente, com a avaliação, análise e determinação deste perfil, evidenciou-se a importância do método dermatoglífico que, por ser uma ferramenta que apresenta alto grau de probabilidade na etapa precoce da orientação e da seleção esportiva, torna-se possível a identificação dos níveis de coordenação, força e velocidade dos talentosos judocas.

          Unitermos: Dermatoglifia. Impressão digital. Arte marcial.

 

Abstract

          Based on the dermatoglyphic indexes, through which one can know the physical quality of each person and the willingness to perform particular sport, which profile dermatoglyphics judokas black bands of Liga Sul-Mineira de Judô. The sample was composed of nine judokas, male graduates in black belt. Therefore, this research, which has as main objective to identify the genotypic characteristics, through the study of dermatoglyphics in practicing graduates judo black belt, presented from the analysis of the data obtained, a positive confirmation for the use of dermatoglyphics method for this check, by reading the fingerprints of athletes participating in this study, the skills for the sport. The specific objectives of this study showed the importance of dermatoglyphics method. Through the qualitative identification of arches, loops and whorls and identifying quantitatively from the deltas (D10) and the sum of lines (LQTS) present in fingerprints collected ten distal phalanges of judokas, it was possible to profile dermatoglyphics athletes. Finally, evaluation, analysis and determination of this profile, highlighted the importance of dermatoglyphics method, being a tool that has a high degree of probability in the early stage of orientation and sports selection, identification of levels of coordination made it possible, strength and speed of talented judokas.

          Keywords: Dermatoglyphics. Fingerprint. Martial Art.

 

Resumen

          Con base en los índices dermatoglíficos, por medio de los cuales se puede identificar la cualidad física de cada persona y la predisposición para la realización de determinada modalidad deportiva, evaluamos el perfil dermatoglífico de los judocas graduados en cinturón negro de la Liga Sul Mineira de Judo. La muestra fue compuesta por nueve judocas del sexo masculino, graduados en cinturón negro, teniendo como objetivo general identificar las características genotípicas, a través del estudio de la dermatoglifia. Por medio de la identificación cualitativa de los arcos, presillas y verticilos y de la identificación cuantitativamente de los deltas (D10) y de la suma de las Líneas (SQTL) presentes en las huellas dactilares recogidas de las diez falanges distales de los judocas, fue posible trazar el perfil dermatoglífico de los atletas. Finalmente, con la evaluación, análisis y determinación de este perfil, se evidenció la importancia del método dermatoglífico que, por ser una herramienta que presenta alto grado de probabilidad en la etapa precoz en la orientación y la selección deportiva, se hace posible la identificación de los niveles de coordinación, fuerza y ​​velocidad de los judocas talentosos.

          Palabras clave: Dermatoglifia. Impresión digital. Arte marcial.

 

Recepção: 13/03/2017 - Aceitação: 25/11/2017

 

1ª Revisão: 20/10/2017- 2ª Revisão: 22/11/2017

 

 
Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital. Buenos Aires, Año 22, Nº 234, Noviembre de 2017. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    A perenidade e a imutabilidade das impressões digitais caracterizam a dermatoglifia como o método que estuda, de forma única, o ser humano. Por permanecerem invariáveis desde a formação no sexto mês da vida intrauterina até final da vida, são perenes. Por não mudarem fisiologicamente, são imutáveis. Além disso, a inexistência de impressões idênticas produzidas em dedos diferentes caracteriza as impressões digitais como diversiformes.Tais impressões, as cristas dermopapilares, são reconhecidas como marcações genéticas e suas características estatísticas são configuradas como variáveis discretas (Beiguelman, 1995).

    Por meio da caracterização do perfil dermatoglífico, se pode saber qual a qualidade física de cada pessoa e, com isso, a predisposição para a realização de determinada modalidade esportiva, o que estabelece o quanto é influente a herança genética (Fernandes Filho, 2004).

    O alto grau de probabilidade na etapa precoce da orientação e da seleção esportiva, se consegue com a utilização do método dermatoglífico. Desta maneira, a dermatoglifia conduz a escolha mais adequada, na especialização no esporte, com vistas para a otimização do talento individual (Silva Dantas, Fernandes Filho, 2002)

    Atualmente, dentre as modalidades esportivas, o judô destaca-se por levar o indivíduo à aquisição de métodos para defesa pessoal, além do fortalecimento do físico, da mente e do espírito de forma integrada. Considerando esta modalidade criada por Jigoro Kano, “que não se restringe a homens com vigor físico, se estendendo a mulheres, crianças e idosos, de qualquer altura e peso” (Kano, 2008), além de considerar, também, os valores da dermatoglifia na performance humana, em que é “possível descobrir as aptidões esportivas” (Politano, & Politano, 2011), faz-se pertinente, então, identificar o perfil dermatoglífico dos atletas graduados em faixa preta da Liga Sul Mineira de Judô.

    O objetivo do presente estudo é identificar o perfil dermatoglífico em atletas faixas-preta da arte marcial judô na região Sul de Minas Gerais – Brasil.

Metodologia

Tipo de pesquisa

    O presente estudo se realiza através do método de pesquisa descritiva de estudo transversal. A amostra é composta por judocas graduados com faixa preta, participantes da Liga Sul Mineira de Judô. Para obter maior controle das variáveis que possam influenciar este estudo, incluíram-se critérios de exclusão, a saber: praticantes de outras modalidades esportivas e judocas que não possuem faixa preta. Após a observação com base nos critérios de exclusão, restaram nove judocas, do sexo masculino, caracterizando, assim, a amostra desta pesquisa.

Procedimentos

    O Protocolo de Cummins & Midlo (1942 apud Fernandes Filho, 2004) foi utilizado para identificar os seguintes índices dermatoglíficos:Os tipos de desenhos nas falanges distais dos dedos das mãos: Arco (A) é desenho sem deltas; Presilha (L) é desenho de um delta; Verticilo (W) é desenho de dois deltas.Quantidade dos desenhos destes tipos nos dez dedos das mãos (D10); complexidade dos desenhos nos dez dedos das mãos (D10), calculada pela equação: D10 = L + 2W, onde o Arco (A) vale 0 pontos e por isso não está presente na equação, a Presilha (L) vale 1 ponto e o Verticilo (W) vale 2 pontos.

    A percentagem dos tipos das fórmulas digitais seguintes:AL é a presença de arco e presilha em qualquer combinação;ALW é a presença de arco, presilha e verticilo em qualquer combinação;10L é a presença de dez presilhas;LW é a presença de presilha e verticilo com a condição de que o número de presilhas seja maior ou igual a cinco;WL é a presença de verticilo e presilha com a condição de que o número de verticilos seja maior do que cinco; D10 é a quantidade total de deltas.

Fonte: Abramova, Nikitina, & Ozolin (1995)

    Um esquema de princípios de associação das impressões digitais com as qualidades físicas foi pesquisado por Abramova, Nikitina e Ozolin, a saber:

  • Capacidade aeróbica, a resistência e as capacidades motoras complexas – diminuição dos arcos (até 0) e de presilhas (<6), aumento dos verticilos (>4) e o aumento da SQTL.

  • Capacidade anaeróbica, a velocidade e a força explosiva – aumento das presilhas (L) (>7), diminuição dos verticilos (<3), presença ou aumento dos arcos e redução das SQTL.

Associação das impressões digitais com as qualidades físicas

Fibra Oxidativa/Vermelha/ Tipo I

Aeróbica: resistência, coordenação motora, provas longas

Diminuição

Presilhas (L)

<6

Aumento

Verticilo (S) (W)

>4

Diminuição

Ou presença de Arco (A)

Zero

Aumento

SQTL

>130

Aumento

D10 (deltas) (0 a 20)

>12

Fibra Glicolítica/Branca/ Tipo II

Anaeróbica: velocidade, força, potência, provas curtas, musculação

Diminuição

Presilhas (L)

>7

Aumento

Verticilo (S) (W)

<3

Diminuição

Ou presença de Arco (A)

1 ou +

Aumento

SQTL

<130

Aumento

D10 (deltas) (0 a 20)

<11

Fonte: Abramova, Nikitina, & Ozolin (1995)

    Por meio deste esquema as impressões digitais são consideradas como indicadores dos principais parâmetros de aptidões motoras e funcionais, servindo também para evidenciar as aptidões necessárias para a correta especialização (Abramova, Nikitina, & Ozolin, 1995).

    Considerando os procedimentos metodológicos, para coleta das digitais foi utilizado o rolo e tinta, para entintar todos os dedos das mãos dos participantes da amostra, além do uso de papel próprio para a coleta dos índices dermatoglíficos. Neste procedimento, houve atenção devida na coleta das impressões, considerando a suavidade como os dedos entintados devem pousar no papel, bem como a pressão necessária para ter todos os detalhes das digitais fixados devidamente e, com isso, uma coleta bem-sucedida (Politano, & Politano, 2011).

Resultados e discussões

Organização e tabulação dos dados

Atleta

D10

SQTL

Judoca 1

15

193

Judoca 2

12

151

Judoca 3

17

182

Judoca 4

14

189

Judoca 5

12

123

Judoca 6

15

150

Judoca 7

14

154

Judoca 8

13

193

Judoca 9

16

177

Fonte: Elaboração própria (2016)

Perfil dermatoglífico dos judocas faixas preta da liga sul mineira de judô

    Atualmente muito usada como um processo pedagógico e seletivo aplicado nos esportes, a dermatoglifia objetiva identificar geneticamente o potencial de um indivíduo. Com o conhecimento prévio do genótipo e as ações fenotípicas pode-se constituir fatores determinantes do talento, bem como para o seu desenvolvimento. Quando há ocorrência de intensidade baixa de D10 e de baixa somatória de SQTL pode-se fazer correlação com manifestações de força e potência em alto nível, porém com baixo nível de coordenação e de resistência. Enquanto que, ocorrendo o contrário, com a elevação do nível de D10 e SQTL em grande medida pode-se correlacionar com o reforço dominante da resistência e da coordenação; orientados para a acentuação das qualidades coordenadoras do organismo estão os valores máximos de D10 e de SQTL (Fernandes Filho et al., 2005; Politano, & Politano, 2011).

    A Tabela mostra os dados obtidos na Identificação dos Deltas (D10) e no Somatório das Linhas (SQTL) com as qualidades físicas que indicam capacidade aeróbica ou anaeróbica (Abramova, Nikitina, Ozolin, 1995; Almeida, Passos, Fernandes, Fernandes Filho, 2010; Anjos, Fernandes Filho, Novaes, 2003).

Dados D10 e SQTL com as qualidades físicas

Atleta

Identificação dos Deltas

D10

Capacidade Aeróbica

>14

Capacidade Anaeróbica

<13

Somatórios das Linhas

SQTL

Capacidade Aeróbica

>130

Capacidade Anaeróbica

<130

Judoca 1

15

X

 

193

X

 

Judoca 2

12

 

X

151

X

 

Judoca 3

17

X

 

182

X

 

Judoca 4

14

X

 

189

X

 

Judoca 5

12

 

X

123

 

X

Judoca 6

15

X

 

150

X

 

Judoca 7

14

X

 

154

X

 

Judoca 8

13

 

X

193

X

 

Judoca 9

16

X

 

177

X

 

Fonte: Elaboração própria (2016)

    Os resultados alcançados a partir da correlação dos dados obtidos na Identificação dos Deltas (D10) e no Somatório das Linhas (SQTL) evidenciam que, com exceção do judoca de número 5, os demais atletas apresentam boa coordenação motora mesmo em vias metabólicas diferenciadas. Na descrição de Abramova, Nikitina e Ozolin,a capacidade aeróbica é caracterizada por Fibra Oxidativa/Vermelha/Tipo I, com predisposição a resistência, coordenação motora e provas longas. O Judoca identificado pelo número 5 apresenta capacidade anaeróbica, caracterizada por Fibra Glicolítica/Branca/Tipo II, com predisposição para velocidade, força, potência, provas curtas e musculação.

    Evidenciou-se que a lateralidade, o equilíbrio, e a coordenação motora, a resistência aeróbica, resistência muscular e as valências físicas relacionadas ao condicionamento anaeróbico, potência muscular e força máxima são as habilidades motoras desenvolvidas na aprendizagem do judô (Franchini, 2001).

    Outro estudo deixa claro que, procurando traçar o perfil genético, para saber se cada pessoa tem mais ou menos resistência à fadiga, se tem mais ou menos força pura ou mais ou menos coordenação, a dermatoglifia vem sendo, cada vez mais, usada na busca de uma melhor performance desportiva ou qualidade de vida (Silva Dantas, & Fernandes Filho, 2002).

    Por meio da revisão da literatura, percebeu-se que a dermatoglifia permite descobrir as aptidões esportivas de um indivíduo através da leitura das impressões digitais, estas evidenciam o potencial genético e revelam o tipo de massa muscular herdada geneticamente. Ademais, a importância da arte marcial criada por Jigoro Kano, que leva ao desenvolvimento a consciência corporal, organização do esquema corporal, domínio do equilíbrio, orientação de tempo e espaço mobilidade segura, exploração das possibilidades corporais, eficiência nas coordenações globais e segmentadas (Fernandes Filho, 2004; Russo Junior, Santos, 2001; Silva Dantas, Fernandes Filho, 2002; Rizzi, & Marcelino, 2013).

Conclusão

    Finalmente, com a avaliação, análise e identificação do perfil dermatoglífico, verifica-se diagnosticar sobre a qualidade física dos atletas judocas faixas preta da Liga Sul Mineira de Judô, apresentadas por este estudo, evidenciou-se a importância do método dermatoglífico que,por ser uma ferramenta que apresenta alto grau de probabilidade na etapa precoce da orientação e da seleção esportiva, tornou possível a identificação dos níveis de coordenação, força e velocidade dos talentosos judocas.

Bibliografia

Outros artigos em Portugués

www.efdeportes.com/

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 22 · N° 234 | Buenos Aires, Noviembre de 2017
Lecturas: Educación Física y Deportes - ISSN 1514-3465 - © 1997-2017 Derechos reservados