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Produção textual em dança de salão no Brasil, um recorte

Producción textual sobre danza de salón en Brasil, un recorte

 

Mestre em Ciências Biológicas, UFPR

Especialista em Educação, IBPEX

Especialista em Dança de Salão, FAMEC

Licenciada em Ciências Biológicas, UFPR

Bióloga do Museu de História Natural do Capão da Imbuia, Curitiba

Maristela Zamoner

maristela.zamoner@gmail.com

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          Estudos sobre a situação de produção textual na área específica da dança de salão, no Brasil, não são encontrados na literatura. Entretanto, entre os anos de 2010 e 2011 publicaram-se os primeiros artigos científicos abordando esta questão, tratando, cada um deles, isoladamente, da produção de livros, artigos científicos, trabalhos publicados em eventos científicos e trabalhos acadêmicos (monografias, dissertações e teses). Desta forma, objetiva-se agora, traçar um panorama geral sobre o estado atual das produções científicas em dança de salão no Brasil, abordando conjuntamente os resultados obtidos nas referidas publicações. A partir desta pesquisa foi possível perceber que a dança de salão assume uma posição científica nítida de multidisciplinaridade, uma vez que as publicações foram verificadas em várias das grandes áreas consideradas: Ciências Humanas, Ciências Biológicas, Ciências Exatas. Percebeu-se que a produção científica tem aumentado nos últimos anos e já cobre um total de 17 anos ininterruptos de publicações. Há autores que, pelo volume e diversidade de meios de publicações, demonstram dedicar boa parte de suas vidas à pesquisa científica em dança de salão, alguns inclusive, tendo desenvolvido suas teses, posteriormente produzindo artigos científicos e ainda orientando novos trabalhos acadêmicos na área. Iniciativas direcionadas especificamente à dança de salão mostraram-se relevantes para a produção científica nesta área, o que fica evidente por deterem a maioria das publicações em seus respectivos âmbitos: trabalhos acadêmicos - pós-graduação em Danças de Salão (FAMEC); trabalhos publicados em eventos - I Jornada Catarinense de dança de salão e livros - Editora Protexto. No que diz respeito aos artigos científicos, destacou-se, abarcando a maioria das publicações, o periódico argentino da área de Educação Física: Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital (http://www.efdeportes.com).

          Unitermos: Dança de salão. Livros. Trabalhos científicos. Trabalhos acadêmicos.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 154, Marzo de 2011. http://www.efdeportes.com/

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Introdução

    Até o presente momento, não foi localizada publicação por meios tradicionalmente indexados de acesso livre, referente a estudo sobre a situação de produção textual na área específica da dança de salão brasileira, o que se verifica em outras áreas como odontologia (NARVAI, 1997, CORMACK & SILVA FILHO, 2000); serviço social (GARCIA, 2009); terapia ocupacional (OLIVER, 2009); saúde coletiva (CARVALHO, 2005) entre outras.

    Zamoner (2010a,b; 2011a,b), apresenta os primeiros estudos registrados na literatura, respectivamente sobre trabalhos científicos publicados em periódicos indexados, livros, artigos publicados em eventos científicos e trabalhos acadêmicos (monografias, dissertações e teses). Entretanto, estes dados ainda não foram analisados conjuntamente para um delineamento amplo da situação de produção textual em dança de salão no Brasil.

Metodologia

    Foram compilados todos os dados publicados em quatro artigos (Zamoner, 2010a,b; 2011a,b), que discutem a produção textual em dança de salão de forma isolada, referindo-se respectivamente às seguintes categorias: artigos científicos de periódicos indexados; livros; textos publicados em eventos científicos, trabalhos acadêmicos (monografias, dissertações e teses).

    A partir desta compilação os dados foram analisados e discutidos.

Resultados

    A análise conjunta de todas as categorias revela que a maioria dos trabalhos produzidos foram publicados em eventos (33,8%), seguidos pelas monografias de cursos de graduação e pós-graduação lato sensu (25,7%), artigos publicados em periódicos (16,2%), dissertações de mestrado (11,5%), livros (10,0%) e teses de doutorado (2,7%), como é apresentado no GRÁFICO 01.

Gráfico 01. Percentuais de produções científicas nas diferentes categorias analisadas (livros, artigos em 

periódicos científicos, textos em eventos científicos e trabalhos acadêmicos: monografias, dissertações e teses)

Fonte: Compilação dos resultados de Zamoner (2010a,b; 2011a,b).

    Os percentuais de produções enquadrados em cada uma destas áreas são apresentados no Gráfico 02.

Gráfico 02. Percentuais das produções científicas em cada uma das grandes áreas definidas para este trabalho

Fonte: Compilação dos resultados de Zamoner (2010a,b; 2011a,b).

    Nos referidos artigos, estabeleceram-se grupos de assuntos segundo os quais cada uma das produções foi enquadrada. Os dados mostram que os assuntos mais pesquisados estão relacionados à Educação/Ensino, aparecendo como foco principal em cerca de um terço de todos os trabalhos.

    Em relação à produção ao longo do tempo, nota-se que foram encontrados trabalhos desde o ano de 1994 até o ano de 2010, contemplando um total de 17 anos ininterruptos de publicações. Embora as teses de doutorado sejam o grupo com o menor número de produções, seu início é pioneiro dentre os trabalhos de todas as categorias que foram analisadas nesta pesquisa, tendo o seu primeiro registro ocorrido no ano de 1994. A primeira parte deste período (1994 à metade de 2002) abrange 17,35% de tudo que foi produzido, enquanto a segunda parte (da metade de 2002 a 2010) abrange a maioria de toda produção, 85,65%, o que sugere um crescimento gradativo da produção literária em dança de salão com o passar dos anos (GRÁFICO 03).

Gráfico 03. Percentuais das produções de todas as categorias, por ano, compreendendo um intervalo de 17 anos (1994 a 2010)

Fonte: Compilação dos resultados de Zamoner (2010a,b; 2011a,b)

    A produtividade total, por autor, variou de 1 (um) trabalho publicado à 19 (dezenove). Notou-se que a maioria dos autores, 81,1%, publicou apenas um trabalho. O GRÁFICO 05 apresenta os percentuais de autores por quantidade de trabalhos que cada um publicou.

Gráfico 04. Percentuais de autores para respectivas quantidades de trabalhos publicados em todas as categorias analisadas

Fonte: Compilação dos resultados de Zamoner (2010a,b; 2011a,b).

    Todos os 164 autores apresentados nos quatro artigos referência para este trabalho foram listados e contaram-se as quantidades de categorias (livros, artigos científicos, textos publicados em eventos científicos e trabalhos acadêmicos) em que cada um tinha publicações.

    No Gráfico 05, é possível notar que a maioria dos autores realizou publicação em apenas uma das categorias.

Gráfico 05. Percentuais dos autores que possuem produções em uma, duas ou três categorias respectivamente

Fonte: Compilação dos resultados de Zamoner (2010a,b; 2011a,b)

    Percebe-se que poucos autores dedicam-se para pesquisa em dança de salão de forma mais incisiva. A maioria, por apresentar produção em apenas uma categoria, muitos com um único trabalho publicado, possivelmente realizou pesquisa na área de maneira esporádica, isolada, ou de forma coadjuvante à outra área do conhecimento.

    Outro aspecto relevante da pesquisa é o fato de que em cada uma das categorias um meio de publicação teve destaque, abrangendo a maioria das produções. No que tange a livros, a Editora Protexto congrega um total de 35,5% de todos os livros publicados. Os trabalhos publicados em evento tiveram destaque quantitativo na I Jornada Catarinense de Dança de Salão, reunindo 24,0% de todos os trabalhos analisados. Já em relação aos trabalhos acadêmicos, a maioria (30,6%) foi produzida no curso de pós-graduação “Dança de salão: Teoria e Técnica”, mantido pela Faculdade Metropolitana de Curitiba – FAMEC. Os artigos científicos, em sua maioria (37,8%), foram publicados no periódico argentino: Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital (http://www.efdeportes.com) (Gráfico 06).

Gráfico 06. Percentuais de produções por meio de publicação com maior produtividade em cada categoria

Fonte: Compilação dos resultados de Zamoner (2010a,b; 2011a,b)

Conclusões

    A partir da análise destes resultados foi possível perceber que a dança de salão assume uma posição científica nítida de multidisciplinaridade, uma vez que as publicações de todas as categorias (livros, artigos científicos, textos publicados em eventos científicos e trabalhos acadêmicos) foram verificadas em várias das grandes áreas consideradas: Ciências Humanas, Ciências Biológicas, Ciências Exatas.

    Nota-se que a produção científica na área da dança de salão tem aumentado nos últimos anos e já cobre um total de 17 anos ininterruptos de publicações.

    Há poucos autores que, pelo volume e diversidade de meios de publicações, demonstram dedicar boa parte de suas vidas à pesquisa científica em dança de salão, alguns inclusive, tendo desenvolvido suas teses, posteriormente produzindo artigos científicos e ainda orientando novos trabalhos acadêmicos na área.

    Iniciativas direcionadas especificamente a dança de salão mostraram-se relevantes para esta produção científica, o que fica evidente nos casos de trabalhos acadêmicos, trabalhos publicados em eventos e livros, respectivamente:

    Um periódico científico da área de Educação Física destacou-se na publicação de trabalhos sobre dança de salão, abrangendo 37,8% do total de artigos científicos publicados em periódicos, Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital (http://www.efdeportes.com), mesmo não sendo específica de dança de salão. No que diz respeito a trabalhos científicos, foi a única categoria pesquisada que não teve a maioria dos trabalhos publicados por uma iniciativa brasileira.

    Desta forma, a criação de uma revista científica brasileira voltada para publicação de artigos em dança de salão poderia ser relevante para a produção científica na área.

Referências

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