Lecturas: Educación Física y Deportes
www.efdeportes.com/
Revista Digital


DANÇA NA INTERNET: DA PROXIMIDADE DOS CORPOS À VIRTUALIDADE DAS TELAS
Larissa Michelle Lara


Percorrendo as listas de discussão
Devido à grande quantidade de informações disponíveis pela Internet e a lentidão da máquina em acessá-las, nem sempre se pode deparar com um número seletivo de informações. É aí que entram em ação as listas de discussão, que além dos seus objetivos de intercâmbio, informação e debate sobre uma temática específica, contribuem ainda com uma complementação ao processo de buscas pela Internet. Mas, como funciona uma lista?

Geralmente as listas de discussão estão centradas em uma localidade com provedor, administrador geral e administradores específicos para cada temática. As pessoas optam por algum assunto e se inscrevem em uma ou mais listas de seu interesse. Ao fazê-lo, passam a receber, constantemente, mensagens referentes a livros, eventos, sites interessantes, artigos, teses e outros, assim como discussões sobre alguma temática. Nas listas, mensagens são escritas em função de um assunto ou tema, e distribuídas em forma de correio eletrônico. A participação como membro da lista não precisa ser passiva. Quanto mais as pessoas contribuírem com informações e experiências, estarão viabilizando uma maior disseminação da informação e poderão ficar atualizadas sobre os últimos acontecimentos acerca da temática(s) escolhida(s).

Algumas listas de discussão em dança, em âmbito nacional e internacional, são específicas a uma determinada modalidade de dança, enquanto outras encontram-se no âmbito mais geral. No que diz respeito às listas internacionais, uma opção é a Ballroom Dancing. As informações sobre dança de salão poderão ser recebidas através da sua inscrição como membro. O site www.dancadesalao.com.br/agenda reúne os dados sobre como operacionalizar a inscrição na lista mundial. A lista alt.art.ballet é da categoria da Educação Física, Recreação e Dança e tem como forte tendência a discussão sobre dança moderna e balé. Para se inscrever, basta enviar e-mail para: listserv@netcom.com, com a seguinte mensagem: subscribe alt.arts.ballet-BALLET-MODERN-DANCE e seu nome.

Dentre outras listas de discussão em dança, pode-se citar a International Folkdance and Traditional Dance List - Dance-L, (dance-L@nic.surfnet.nl) sobre dança folclórica e a Dance Librarians Discussion Group-DLDG-L ( dldg-L@iubum.ucs.indiana.edu), com discussões sobre acervos em dança de modo geral. Para se inscrever, basta enviar e-mail para listserv@searn.sunet.se, com a mensagem: subscribe, nome da lista escolhida e seu nome.

No caso das listas brasileiras, temos a destinada às discussões em dança de salão, encontrada no site da Agenda da Dança de Salão Brasileira (www.dancadesalao.com.br/agenda). Oferece ainda uma lista específica sobre tango (Tango-L) e sobre o Centro de Dança Jaime Arôxa (Jaroxa-L). Outra opção de discussão em dança no Brasil é a Cevdanca-L, com sede na Universidade Estadual de Campinas. As informações sobre seu funcionamento, acesso e particularidades, serão melhor trabalhadas a seguir, por ser a lista que administramos e que se encontra integrada ao Centro Esportivo Virtual.


Possibilidades junto à lista brasileira de discussão em dança
A Educação Física vem acompanhando a "explosão da informação" 6 . As informações disponíveis atingiram as atividades que lidam com o conhecimento e isso fez com que um número maior de pessoas vencessem determinadas aversões à tecnologia. O Centro Esportivo Virtual-CEV 7 vem, em sua trajetória, contando com uma participação intensa em todas as formas de disseminação da informação.

Criado em julho de 1996, o CEV deu início a uma série de páginas disponíveis a visitas e a especialistas interessados em incorporar novas idéias às já sistematizadas. O processo de sua ampliação trouxe à tona um outro mecanismo: as listas de discussão, sendo que, a princípio, a proposta centrava-se em uma única lista, a Efesport-L (Educação Física Escolar). Contudo, dada a transformação da mesma numa comunidade virtual com interesses muito diversificados, foram sendo necessários fóruns específicos de discussão, o que levou à criação de 23 listas.

Em agosto de 1997, a lista de discussão brasileira em dança/Cevdanca-L começou a ser estruturada. Sua divulgação foi feita pela Internet e também de forma não virtual na própria instituição Unicamp, através do GEDan (Grupo de Estudos em Dança-FEF), da Faculdade de Educação, do Instituto de Artes e em eventos nacionais como o Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte-CONBRACE e o Encontro de História do Esporte, Lazer e Educação Física.

A lista de discussão em dança representa uma conquista de espaço destinado a discussões e troca de informações sobre assuntos gerais acerca da dança, que vão desde eventos, teses, universidades, até atualidades e problemas pertinentes à área em suas formas variadas de concretização.

A Cevdanca-L congrega atualmente 70 membros (março/99), de diferentes localidades brasileiras, dentre os quais encontram-se professores, acadêmicos, pós-graduandos de áreas diversas e outros profissionais. Embora chamada "lista de discussão", a forte tendência é a informação. Já foram divulgados eventos científicos específicos em dança e Educação Física, eventos culturais, livros, teses, artigos em metodologia e história da dança, revista, jornal, modalidades específicas em dança, atualidades, assim como universidades/faculdades brasileiras, que podem ser recuperadas pela página da dança no CEV.

Um dos objetivos no momento é possibilitar o acesso à lista de profissionais de outros países, de modo a ampliar o repertório de informações. Para isso, algumas medidas já foram tomadas através da divulgação Cevdança-L no Congresso Internacional para a Saúde, Educação Física, Recreação e Dança-ICHPER, realizado no Equador. Os contatos estabelecidos foram relevantes e há grande probabilidade de que essa ampliação possa se concretizar rapidamente, mesmo com a pouca democratização do acesso à Internet.

A Cevdanca-L espera ainda criar o site em dança, com vários links para pesquisa, agrupando informações sobre eventos, teses/dissertações, universidades/faculdades, videoteca e listas, tanto em âmbito nacional como internacional. Alguns encaminhamentos também já foram realizados a esse respeito. Por fim, ainda temos como meta a qualidade da lista, fornecendo elementos inovadores nas discussões em dança.

As informações aqui expostas permitem uma visualização acerca da Cevdanca-L, mas talvez a dúvida quanto a inscrição ainda persista. Ou seja, como participar da lista de dança?

Para se inscrever, basta acessar o site do Centro Esportivo Virtual (www.cev.org.br/listas), clicar em dança e preencher seus dados. Um e-mail de boas-vindas lhe será enviado e a sua inscrição já estará automaticamente efetuada. A partir de então, mensagens serão transmitidas por meio de correio eletrônico.

Efetuados estes passos, alguns ainda poderiam perguntar: E, como fazer para se tornar um membro ativo da lista? Envie suas mensagens, informações e experiências para Cevdanca-L@server.nib.unicamp.br e serão distribuídas para todos os membros. No entanto, caso o assunto seja muito específico ou muitas dúvidas ainda existam, uma outra opção é escrever para a administradora da lista de dança, no endereço: larissa@nib.unicamp.br ou para o administrador geral do CEV (laercio@nib.unicamp.br).

Por fim, lembramos que a lista de dança é uma construção coletiva, através da contribuição de cada dançarino, professor, pesquisador e/ou profissional de áreas diversas. Ainda é cedo para previsões, mas vale pelas construções, encaminhamentos, aprendizagens...


Últimas navegações
Dificilmente poderia se imaginar que a dança passaria de sua condição primordial à era das grandes tecnologias. Ausente de registro pela sua própria condição de "movimento" e interpretada em épocas mais remotas apenas pelos desenhos nas paredes das cavernas, a dança passa a ser registrada através das filmagens e dos movimentos codificados a partir do trabalho desenvolvido por Rudolf Laban. Como fonte de pesquisa e temática trabalhada na Educação Física, a dança vem, gradativamente, buscando novos caminhos de ação. Através da Internet, hoje é possível acessar informações sobre o universo que envolve a dança e possibilitar interações entre pessoas de qualquer parte do mundo. São várias as opções de busca, permitindo aos indivíduos um "passeio virtual" por cenários diferentes, cores diversas, criações humanas, deixando-se envolver pela maré de possibilidades.

Talvez essa nova forma tecnológica de experenciar a dança seja ainda um obstáculo a muitos indivíduos acostumados a uma maior aproximação, onde o ver, o tocar, o sentir, constituem ainda fatores fundamentais da convivência em sociedade. Um dos principais sinais dessa repulsa é a busca da proximidade dos corpos, rejeitando a virtualidade das telas. No entanto, uma das formas de contornar estas questões é pensar na Internet como um espaço que permite os primeiros contatos rumo a intercâmbios não virtuais, o que já é uma realidade na vida de muitas pessoas que se envolvem com tal tecnologia.

A partir da navegação pela Internet, intentamos indicar caminhos de acesso à informação, de possibilidades de pesquisa em dança e de intercâmbio. Percorremos alguns sistemas de "busca" que representam uma das possibilidades de seleção de assuntos específicos frente ao excesso de informações disponíveis; transitamos por alguns sites nacionais e mundiais, que incluem várias modalidades de dança e informativos periódicos, assim como tivemos contato com listas de discussão, onde a possibilidade de intercâmbio é facilitada.

Esperamos ter estimulado a curiosidade, iluminado os "olhares", aguçado os sentidos. É um leque de oportunidades, aberto a pessoas que queiram deixar-se envolver pelo mundo online, aventurar-se nas páginas da dança e bailar na lista de discussão do Centro Esportivo Virtual.


Referências Bibliográficas


Notas

  1. Darlene MENCONI, Obsessão digital, p.100-103.
  2. Ibid.
  3. Fábio ALTMAN, Eu odeio computador, p.14-15.
  4. Info Exame, O futuro do trabalho, p. 26.
  5. Marcelo BAUER, Navegar sem naufragar, p.74-78.
  6. C. BRADLEY, The information explosion, p. 265-272.
  7. Laercio E. PEREIRA, Centro Esportivo Virtual; um recurso de informação em Educação Física e Esportes na Internet. Tese de doutoramento.

__________________________________________

Imagen
Edgar Degas (francés, 1834-1917), Arlequín danzando.
Pastel 0,49 x 0,63
Colección Museo Nacional de Bellas Artes
Buenos Aires, Argentina


Inicio


Lecturas: Educación Física y Deportes
http://www.efdeportes.com/
Revista Digital
Año 4. Nº 13. Buenos Aires, Marzo 1999.