efdeportes.com

A dança no contexto da Educação Física escolar: 

percepção de professores de ensino médio

 

*Aluna do Curso de Educação Física da ULBRA/SM.

Bolsista Voluntária de Iniciação Científica

**Professora de Educação Física da ULBRA/SM

Especialista em Pesquisa: Aprendizagem Motora pela UFSM

Mestre em Desenvolvimento Humano: Psicologia do Esporte pela UFSM

Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS

Juliane Baggiotto Manfio*

Maria Cristina Chimelo Paim**

crischimelo@bol.com.br

(Brasil)

 

 

 

Resumo

          A Educação Física possui conhecimentos específicos a serem tratados pedagogicamente no contexto escolar. Entre esses conhecimentos, encontra-se a dança. Esse elemento da cultura corporal não é exclusivo do profissional de Educação Física, sendo compartilhadas, em outros âmbitos de atuação além da escola, por profissionais das Artes Cênicas, Artes Plásticas, além dos bacharéis e licenciados em Dança. O que se percebe com freqüência no âmbito escolar é a ausência desse conhecimento, ou o desenvolvimento de um trabalho superficial que se caracteriza por apresentações coreográficas de caráter festivo. O objetivo foi verificar como esta sendo trabalhada pelos professores de Educação Física os conteúdos da dança e qual a ligação da pratica com os diferentes estilos de dança, e sua relação com os objetivos propostos na dança educação. Esta pesquisa considerou a escola como campo de atuação profissional da Educação Física a ser investigado. Para conduzir tal investigação, observou a metodologia de 13 professores de ambos os sexos do Ensino Médio da Rede Estadual e Particular de Ensino de Santa Maria e Nova Palma, RS. Para atingir nosso objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa. Como técnica de coleta de dados, utilizou-se uma entrevista com questões abertas e fechadas. Através da análise de conteúdo, foi possível refletir sobre a realidade em que se encontra a dança no universo escolar pesquisado e sobre as considerações dos professores a propósito das possibilidades de implantação da proposta sugerida. Os resultados encontrados revelam que o entendimento do conteúdo de dança pelos professores sujeitos da pesquisa está de acordo com os conceitos encontrados na literatura sendo que os professores percebem que é de fundamental importância de ser trabalhado no contexto escolar, pois a dança envolve vários aspectos importantes para a formação integral do aluno.

          Unitermos: Atividade física. Professores de Educação Física. Contexto escolar.

 

Abstract

          Physical Education has specific knowledge to be pedagogically treated in the school context. Among this knowledge we find the Dance. This element of corporal culture is not exclusive of the Physical Education professional, it is shared in other spheres of performance beyond school, by professionals of Scenical Arts, Plastic Arts, besides bachelors and professionals licensed in Dance. What we can perceive with frequence, within school ambit is the absence of this knowledge, or the development of a superficial work which is characterized by choregraphic presentation of festive character. The aim was to verify how the contents of Dance were being worked by the teachers of Physical Education, and what is the connection of practice with the different styles of Dance, and its relation to the objective proposed in the Dance Education. This research has considered the school as a field of professional actuation of Physical Education to be investigated. To conduct such investigation, it has observed the methology of 13 teachers of both sexes of high school in the State and Private Education Net of Santa Maria City and Nova Town, Rio grande do Sul State. To achieve our aim, we have accomplished a qualitative research. As a technique of data collecting, we used an interview with open and closed questions. Through the analysis of content, it was possible to reflect about the reality in which Dance find itself in the school universe researched and about the considerations of the teachers pertinent to the possibilities of implantation of the suggested proposal. The results encountered reveal that the understanding of the content of Dance by the teachers subject of the research is in accordance with the concepts found in the literature, being that the teachers perceive that it is of fundamental importance of being worked in the school context, for Dance comprises several important aspects to integral pupil formation.

          Keywords: Physical activity. Physical Education teachers. School context.

 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - N° 125 - Octubre de 2008

1 / 1

Introdução

    Segundo Butt (1995), a dança é definida como uma das mais antigas artes criadas pelo ser humano, onde ele manifesta todos os seus impulsos e crenças. Neste contexto, desde que existe o ser humano, existe a dança. Alguns autores e estudiosos comentam que, antes mesmo de usar a palavra, o ser humano já se servia do movimento corporal para expressar seus sentimentos. Dançar era algo natural. Unindo-se a música ao gesto, nasceu a dança. Descobertos o som, o ritmo e o movimento, o homem passou a dançar, (PORTINARI 1989).

    A dança sempre visou o mesmo fim: a vida, a saúde, a religião, a morte, a fertilidade, o vigor físico e sexual, também permeando os caminhos terapêuticos e educacionais, estabelecendo assim, uma diversidade interessante para esta manifestação. Essa compreensão do movimento através da dança pode estar associada ao universo pedagógico da Educação Física, pois a dança além de atividade física é, de acordo com Ferrari (2003), “educação", sendo indispensável para que o indivíduo entenda o que e porque fazer o movimento, pois o movimento expressivo antes de tudo deve ser consciente.

    Segundo Nanni (1998), a dança é como uma arte que significa expressão gestual e facial através de movimentos corporais, emoções sentidas a partir de determinado estado de espírito. Existem vários conceitos de dança, mas elegeu-se para relatar os que mais têm ligação com esta pesquisa. Tem sua evolução na humanidade através dos diversos estilos como: Ballet Clássico, Dança de Salão, Danças Folclórica, Dança Clássica, Danças de Salão Gaúcho, Dança Criativa, Dança Expressiva, e Hip Hop.

    Considera-se a Dança uma expressão representativa de diver­sos aspectos da vida do homem; portanto, uma aula de Dança na escola permite ao professor conhecer melhor o seu aluno, ou seja, saber suas preferências sobre o que gosta de brincar, de cantar, de ouvir; discutir suas experiências; fazer fluir sua imaginação e verificar a influência dela na realidade e nas atitudes da criança (VERDERI, 1998). Isto quer dizer que a prática da Dança na Educação Física tem que estar voltada não só para a recreação, ou simplesmente para o treino de habilidades motoras, mas para o equilíbrio psíquico, para a expressão criativa e espontânea, a fim de assegurar aos alunos a possibilidade de reconhecimento e compreensão do universo sim­bólico (BAMBIRRA 1993). A Dança Escolar deve possibilitar o regaste da cultura brasileira por meio da tematização das origens culturais, sejam do índio, do branco ou do negro, como forma de despertar a identidade social do aluno no projeto de construção da cidadania (GIFFONI 1973).

    Pereira et al (2001) coloca que "(...) a dança é um conteúdo fundamental a ser trabalhado na escola: com ela, pode-se levar os alunos a conhecerem a si próprios e/com os outros; a explorarem o mundo da emoção e da imaginação; a criarem; a explorarem novos sentidos, movimentos livres (...). Verifica-se assim, as infinitas possibilidades de trabalho do/para o aluno com sua corporeidade por meio dessa atividade."

    Segundo os PCNS da Educação Física, o que se espera é que os alunos do ensino médio tenham a oportunidade de vivenciarem o maior número de práticas corporais possíveis. Ao realizarem a construção e vivência coletiva dessas práticas, estabelecem relações individuais e sociais, tendo como pano de fundo o corpo em movimento.

    Para Giffoni (1973) a prática da Educação Física "(...) completa e equilibra o processo educativo" e acrescenta como opção nesta área "(...) a dança em todas as suas formas de exercício" destacando que a mesma apresenta-se como uma das atividades mais completa, além de concorrer de forma acentuada para o desenvolvimento integral do ser humano. Portanto, pensar numa escola emancipadora é pensar em um espaço não apenas de escuta, mas de permanentes representações, construções e criações, tratando de interagir a prática pedagógica da Educação Física, através da linguagem corporal "com os diferentes conhecimentos que trazem a dança" (Ramos 1998). Rangel (2002) também faz referência à dança como área pouco utilizada na Educação Física: "É certo que a pouca utilização desta atividade em propostas escolares, pode ser um reflexo de sua situação nos cursos de graduação em Educação Física (licenciatura), da visão que os graduandos têm a respeito da dança e, conseqüentemente, do enfoque que a mesma tem recebido, além da falta da licenciatura em cursos superiores de dança."

    A dança então pode ser uma ferramenta preciosa para o indivíduo lidar com suas necessidades, desejos, expectativas e também servir como instrumento para seu desenvolvimento individual e social. Assim vivemos em um mundo repleto de variedades, aspectos consumistas, e informações globalizadas, as quais os adolescentes por estarem em processo de construção da personalidade, encontram -se também em conflitos na aparência e tornando-se por vezes pessoas, insatisfeitas, rebeldes e desmotivadas para até mesmo buscar uma atividade física que lhe dêem prazer.

    Face ao exposto sobre os benefícios da dança arte e sua ligação com a Educação Física, elege-se como problema de pesquisa:

    Como está sendo trabalhada pelos professores de Educação Física os conteúdos da dança e qual a relação com os objetivos propostos na dança educação?

Metodologia

    Este trabalho encontra-se ancorado na abordagem de pesquisa qualitativa. Na pesquisa qualitativa, o principal instrumento é o pesquisador que está em contato direto com o colaborador, observando-o, tendo o propósito de descobrir sua opinião, reações, entendimento, sentimentos sobre o assunto da pesquisa. Conforme Barbosa (1998), a pesquisa qualitativa envolve a detenção de dados descritivos obtidos no contato direto do pesquisador com a situação estudada, enfatizando mais o processo do que o produto e se preocupa em relatar a perspectiva dos participantes. O que leva a perseguir essa linha de investigação é, por um lado, o desejo de contribuir para um ensino de qualidade para a maioria da população que freqüenta a escola, e por outro, reconhecimento do importante papel que pode ter o professor nessa qualidade desejada (BARROS, 2003).

    Fizeram parte da amostra 13 professores de ambos os sexos do Ensino Médio nas escolas da Rede Estadual e Particular de Ensino de Santa Maria e Nova Palma, RS. sendo que dez (10) atuam em diversas escolas estaduais e três (3) em escolas particulares do município de Santa Maria e Nova Palma.

    Como instrumento de coleta, utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas, na qual as perguntas versaram sobre os temas: dança como conteúdo da Educação Física, estilos da dança arte e dança educação. O questionário foi respondido individualmente, e entregue no mesmo dia para a pesquisadora. Para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo.

Resultados e discussões

    O objetivo deste estudo foi abordar questões referentes ao tema como está sendo trabalhados pelos professores os conteúdos da dança e qual a ligação da prática com os diferentes estilos de dança, e sua relação com os objetivos propostos na dança educação, dando ênfase especial aos professores de Educação Física.

O conteúdo dança e a sua importância: o que pensam os professores de Educação Física do ensino médio

    Quando questionados sobre a importância e conhecimento do conteúdo “dança”, observa-se que todos os professores percebem que é de fundamental importância de ser trabalhado no contexto escolar, pois a dança envolve vários aspectos importantes para a formação do aluno, como a expressão corporal, espontaneidade, reação interpessoal, consciência corporal, criatividade, cidadania, responsabilidade, ritmo, flexibilidade, sociabilizarão, noções corporais, entre outros.

    De acordo com os resultados verifica-se que os professores demonstraram, através de suas falas que percebem a dança, enquanto conteúdo da Educação Física Escolar como um rico instrumento pedagógico para os professores. A dança se trabalhada de maneira correta, é capaz de aguçar nos alunos o desejo de querer muito mais do que a simples vivência da mesma, fazendo com que eles a encarem como uma forma de expressão humana. Os resultados indicaram que o entendimento de dança dos professores sujeitos da pesquisa estão de acordo com os conceitos encontrados na literatura, onde é destacado que a dança é uma forma de comunicação que se utiliza da linguagem corporal, podendo expressar idéias, sentimentos e emoções através de seus gestos.

    As colocações dos professores colaboram com o conceito de dança expresso por Gill (2000), onde relaciona a dança diretamente à educação, pois esta é uma manifestação artística que possibilita formas de criação e apreensão cultural. E por Souza el al (2006) o qual relatam que a dança em si é uma das mais antigas manifestações artísticas criadas pelo homem; é uma arte que proporciona o desenvolvimento por completo, tanto do cognitivo, quanto do motor é algo presente efetivamente na vida, daí a importância de oportunizar, aos alunos, desde cedo, essa vivência, de maneira sensata, respeitando a cultura e oportunizando a descoberta do “eu” criativo.

    De acordo com os resultados verifica-se que os professores demonstraram, através de suas falas que percebem a dança, enquanto conteúdo da Educação Física Escolar como um rico instrumento pedagógico para os professores. A dança se trabalhada de maneira correta, é capaz de aguçar nos alunos o desejo de querer muito mais do que a simples vivência da mesma, fazendo com que eles a encarem como uma forma de expressão humana.

    O adolescente necessita de experiências que possibilitem a ela o uso de criatividade, interpretação enfatizando o aspecto lúdico através da liberdade de movimento. VERDERI (1998), diz que a dança na escola devera propiciar atividades que geram ação, decisão e reflexão sobre os resultados de suas ações para que assim possam modificá-la a partir do momento que surgem problemáticos, reforçando a auto-estima, a auto-confiança, assim as atividades desenvolvidas na escola segundo o mesmo autor, devem ser naturais, envolvendo caminhar, correr, saltitar, girar, rastejar, entre outros, também devem estimular o desenvolvimento da noção de tamanho, forma, agrupamento, seguindo uma seqüência pedagógica que inicia do mais simples para o complexo; do concreto para o abstrato; do espontâneo para o específico. Deve-se possibilitar ao aluno desempenho individual para que se exija sua auto-reflexão frente às atividades e participação em grupo para favorecer o enriquecimento de experiências corporais. Atividades que envolvam sentimentos, emoções e identificação de sua imagem pessoal, atividades que exijam do aluno agir, reagir, interagir com seu grupo e com os outros.

Relação da dança educação na prática pedagógica e os estilos de dança vinculados no conteúdo escolar

    Quando questionados sobre qual o entendimento dos professores sobre dança educação, observou-se que os professores vêem na dança uma oportunidade de proporcionar para o aluno um espaço que favoreça o desenvolvimento de todos os seus domínios do comportamento humano, ou seja, comportamentos motor, afetivo-social, físico, psicológico, comunicacional, de forma harmoniosa, contribuindo para a formação de estruturas corporais e de movimento cada vez mais complexas e criativas.

    Através da análise das percepções dos professores, temos na dança educação uma oportunidade de desenvolvermos atividades corporais artísticas na escola, com o objetivo de desenvolvimento não apenas das capacidades motoras das crianças e adolescentes, como de suas capacidades imaginativas e criativas. As interpretações dos resultados têm suporte teórico em Marques (2005), quando diz que a escola pode fornecer parâmetros para sistematização e apropriação crítica, consciente e transformadora dos conteúdos específicos da dança e, portanto da sociedade.

    Para os professores entrevistados, a arte e, mais especificamente, a dança é um conhecimento tão importante quanto qualquer outro conhecimento presente na escola e deve ser inserida diretamente num contexto pedagógico, no interior do componente curricular Educação Física. Pois de acordo com Oliveira (1999), tanto a dança como a educação podem fazer parte de um projeto unificado, acreditando-se que a dança é uma manifestação cultural do ser humano e que, através da vivência contextualizada, torna-se possível o acesso a ela e a possibilidade de sua produção cultural. Assim, escola pode possibilitar o acesso a esse patrimônio cultural, porque a dança é cultura, é história, é patrimônio da humanidade.

    Quanto ao estilo de dança desenvolvido no contexto escolar, os professores participantes da pesquisa foram unâmines em considerar que há vários estilos de dança no contexto escolar, pois o entendimento e desenvolvimento desses favorecem positivamente o bem estar e a adoção de um estilo de vida ativo de seus alunos. Dos 13 sujeitos da pesquisa, 7 deles salientaram que os estilos de dança mais praticados nas escolas é Ballet Clássico, Dança de Salão, Danças Folclórica, Dança Clássica, Danças de Salão Gaúcho, Dança Criativa, Dança Expressiva, e Hip Hop e os outros 6 concluíram dizendo que os estilos de dança mais praticados são Street Dance e Hip Hop.

Benefícios que o professor atribui a presença da dança no contexto escolar

    Quando questionados sobre qual o entendimento dos professores sobre dança educação, observou-se que os professores vêem na dança uma oportunidade de proporcionar para o aluno um espaço que favoreça o desenvolvimento de todos os seus domínios do comportamento humano, ou seja, comportamentos motor, afetivo-social, físico, psicológico, comunicacional, de forma harmoniosa, contribuindo para a formação de estruturas corporais e de movimento cada vez mais complexas e criativas. Os 13 professores participantes da pesquisa relataram que o possível benefício da presença da dança no contexto escolar proporciona aos alunos uma melhor postura, um desenvolvimento da expressão e expressividade dos sentimentos, um despertar para a criatividade de movimentos entre outras, além de promover o resgate da cultura brasileira, de despertar o desenvolvimento da identidade enquanto sujeito, a valorização da capacidade expressiva espontânea do aluno, favorecer a construção da cidadania e o reconhecimento das inter-relações pessoais e o reconhecimento da corporeidade. Sobre o aspecto expressivo os professores relataram que e trabalhado em aula deve ser desenvolvido de forma que os alunos desenvolvam a criatividade, através da associação de movimentos, música e mímica.

    Os resultados encontrados estão de acordo com a literatura especializada onde dizem que é através da dança que o indivíduo tem a capacidade de transformar todo e qualquer movimento em arte, fazendo uso e fruto de capacidades aprendidas e desenvolvidas com a sua prática, já que a dança é uma expressão representativa de diversos aspectos da vida dos seres humanos. De acordo com Caminada (1999), para que alcance a linguagem do corpo é preciso desenvolver as diferentes possibilidades do movimento corporal, que exige a descoberta do próprio corpo como via de sua sensibilização, vivência e conscientização, ou seja, perceber os aspectos físicos e psíquicos do corpo e suas inter-relações, e a dança, têm exatamente esse intuito, pois está intimamente relacionado com elementos afetivos e sociais que ajudam no conhecimento de si próprio, do corpo, e de suas limitações na interação com o meio, conduzindo o indivíduo na busca do novo e não apenas na submissão do já pré-estabelecido, enraizado e massificado pela sociedade.

    Os colaboradores reconhecem que a dança é um conteúdo muito importante para que o aluno consiga descobrir-se e realizar em seu autoconhecimento, liberar as tensões, além de proporcionar um encontro da coordenação e da harmonia dos diferentes movimentos corporais, confirmando a idéia de Samulski (2001), que diz que a dança vem proporcionar um encontro consigo próprio, através da conscientização e percepção do Eu interior e de um trabalho sobre si mesmo, descobrindo seus recursos e direcionando-os de acordo com a sua vontade.

Como os professores de Educação Física percebem a sua preparação para trabalharem os conteúdos da dança educação no contexto escolar

    Ficam claro na resposta dos professores, participantes da pesquisa que eles, os professores, não se sentem preparados para trabalhar estes conteúdos. Segundo Marques (1999), quando afirma que: "O ensino universitário nessa área não vem sendo capaz de suprir as demandas do mercado, deixando em aberto as suas responsabilidades". Tanto o professor de Educação Física como os Pedagogos vêm trabalhando com a dança sem ter uma contextualização para isto fato é, que compreender o corpo através da dança como possibilidade de estabelecer múltiplas relações com outras áreas do conhecimento analisando, discutindo, refletindo e contextualizando seu papel na contemporaneidade, passa a ser condição para quem trabalha com seres humanos, principalmente para quem trabalha com educação, em que a multiplicidade de corpos está presentes nas salas de aula. Sobre este prisma, entendemos que é suma relevância sinalizar a dança como um conteúdo premente para o conteúdo.

    Neste entendimento considera-se que realmente há uma falha no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo da dança nos cursos de Educação Física, visto que mesmo os professores tendo perguntas para justificar o conteúdo dança e a sua importância; relação da dança educação na prática pedagógica e os estilos de dança vinculados no conteúdo escolar e benefícios que o professor atribui a presença da dança no contexto escolar, não entendem tais fatores dentro de um processo de conhecimento.

    Pensa-se então, que possa haver um desconhecimento do que vem a ser a dança arte e dança educação, pois quanto o professor expressa benefícios ele já está se apropriando dos objetivos, principalmente da dança no contexto escolar.

    “Dançar é movimentar-se pelo espaço, é sentir o corpo livre, é comunicar-se consigo mesmo, é desfrutar, liberar-se...Convidar para dançar é animar, quebrar preconceitos, medos, vergonhas... O movimento é comunicação; comunicar uma mensagem é utilizar uma linguagem. A linguagem corporal, o movimento é o instrumento dessa linguagem. Para enviar essa mensagem, não se requer nenhuma condição, nem idade, nem sexo, todos os indivíduos aceitarão, com ilusão e interesse, o gesto da comunicação corporal” (Marques 1999, p. 54)

    Como análise final, percebe-se que com o que foi evidenciado nas respostas dos questionários pelos professores, no que se referem os objetivos da dança, observou-se a presença da postura, expressão, criatividade, resgate da cultura brasileira, despertando a identidade social do aluno, a construção da cidadania, a valorização da capacidade expressiva e espontânea do aluno, reconhecimento das inter-relações pessoais, compreensão da corporeidade estimulando a criação, a organização e a responsabilidade. Esses objetivos são os objetivos da dança educação, e o que se quer enfatizar é que mesmo sem saber com clareza quais são os objetivos da dança educação o professor desenvolve no contexto escolar.

    Segundo Ossona (1988), através de uma análise e compreensão do que sejam os objetivos da dança a partir de determinadas leituras, experiências e observações, verifica-se que esses, provavelmente, se­jam bastante complexos, contudo acredita-se que, a princípio, os objetivos da dança podem ser assim, inicialmente, compreendidos no aspecto geral: promover o desenvolvimento e a melhoria da natureza sócio-emocional e afetiva do ser humano no sentido de despertar potencialidades sociais positivas como cooperação, socializa­ção, solidariedade, liderança, compreensão, laços de amizade de apego e promover o desenvolvimento e a melhoria da natureza cognitiva do ser humano no sentido de despertar potencialidades reflexivas como raciocínio, atenção, concentração, criatividade, senso estético.

    O paradoxo das respostas é o que torna a pesquisa relevante, pois o instrumento proposto instiga outras interpretações, e o faz da dança um conteúdo plurifacetado, capaz de promover não só a dimensão técnica, mas a discussão filosófica, pedagógica, e formativa do processo ensino-aprendizagem.

    Considera-se a Dança uma expressão representativa de diver­sos aspectos da vida do ser humano; portanto, uma aula de Dança na escola permite ao professor conhecer melhor o seu aluno, ou seja, saber suas preferências sobre o que gosta de brincar, de cantar, de ouvir; discutir suas experiências; fazer fluir sua imaginação e verificar a influência dela na realidade e nas atitudes da criança (VERDERI, 1998). Isto quer dizer que a prática da Dança na Educação Física tem que estar voltada não só para a recreação, ou simplesmente para o treino de habilidades motoras, mas para o equilíbrio psíquico, para a expressão criativa e espontânea, a fim de assegurar aos alunos a possibilidade de reconhecimento e compreensão do universo sim­bólico (BAMBIRRA 1993).

    Os conteúdos selecionados para uma aula de Dança Escolar devem promover uma concepção científica do mundo, a formação de interesse, e devem emergir da realidade dinâmica e con­creta do aluno. Assim, quando se fala em valorizar a capacidade expressiva espontânea do aluno, sugere-se trabalhar com danças de livre interpretação, com interpretação de temas figurados, com conteúdos relacionados a realidades e com expressão corporal geral. E necessário, todavia, considerar os aspectos da psicomotricidade quanto ao ritmo (cadência), espaço (forma, direções e organizações), equilíbrio, freio inibitório ou parada brusca, energia (tensão, relaxamento, explosão), lateralidade (direita e esquerda), identificando as relações espaço - temporais, promovendo o reconhecimento das inter-relações pessoais e a compreensão da corporeidade e estimulando a criação, a organização e a responsabilidade (BARBANTI 1994).

Conclusões

    O objetivo do presente estudo foi verificar como está sendo trabalhada pelos professores de Educação Física os conteúdos da dança e qual a ligação da prática com os diferentes estilos de dança, e sua relação com os objetivos propostos na dança educação. Esta pesquisa considerou a escola como campo de atuação profissional da Educação Física a ser investigado. Os resultados encontrados revelam que o entendimento do conteúdo de dança pelos professores sujeitos da pesquisa está de acordo com os conceitos encontrados na literatura, onde os professores demonstraram, através de suas falas que percebem a dança, enquanto conteúdo da Educação Física Escolar como um rico instrumento pedagógico; que a dança é uma forma de comunicação que se utiliza da linguagem corporal, podendo expressar idéias, sentimentos e emoções através de seus gestos; os professores percebem também que é de fundamental importância a ser trabalhado no contexto escolar, pois a dança envolve vários aspectos importantes para a formação integral do aluno.

Referências bibliográficas

  • BAMBIRRA, W. Dançar & sonhar: a didatica ballet infantil. Belo Horizonte, MG: Del Rey, 1993.

  • BARBANTI, V. Dicionário da Educação Física e do esporte. São Paulo: Manole, 1994.Parte superior do formulárioParte inferior do formulário

  • BARBOSA, A. M.. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: Editora c/ arte, 1988

  • ________________ . Inquietações no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.

  • BARROS, J. M. de C. Considerações sobre o estágio na formação do profissional de educação física In: E.F. n. 8, Rio de Janeiro: Conselho, 2003 ano II;.

  • BÈRGE, Y. Viver o seu corpo por uma pedagogia do movimento, 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

  • BOAS, M.S.V.; BIM, R.H.; BARIAN, S.H.S. Aspectos motivacionais e benefícios da prática do basquetebol sobre rodas. Revista de Educação física/UEM. v.14, n.2, p.7-11, 2003.

  • BRITO, Teca Alencar de Koellreutter Educador : o humano como objetivo da educação musical .São Paulo:Petropoles, 2001.

  • BUTT, D.C. Short scales for the measurement of sport motivation. International Journal of Sport Psychology. n.4, p.203-216, 1995.

  • CAMINADA, E. Historia da dança: evolução cultural. Rio de Janeiro, RJ Sprint, (1999).

  • CAMPOS, D. M. S. Criatividade. Rio de Janeiro, RJ Sprint, (1987).

  • CORTES, P. & LESSA, B. Manual de danças gaúchas.São Paulo - Rio de Janeiro: Vitale, (1995).

  • CLARO, E. Método dança-educação física: uma reflexão sobre consciência corporal e profissional. São Paulo: E.Claro,1988.p.67.

  • CUNHA, M. Aprenda dançando, dance aprendendo. 2 ed. Porto Alegre: Luzatto,. p.11-13, 1992.

  • FAHLBUSCH, H. Dança moderna-contemporânea. Rio de Janeiro: SPRINT, 1990. p. 15.

  • FERRARI, G.B. Por Que Dança na Escola? Disponível em: http://www.fef.ufg.br/texto_pqdanca_na_escola.html, acesso em: 6 de agosto 2003;

  • FUX, Maria . Dança, uma experiencia de vida. São Paulo: Summus, 1986.

  • GARIBA, C. M. S. Personal Dance: Uma Proposta Empreendedora. 2002.133f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção)-Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

  • GIFFONI, M.A. Danças folclóricas brasileiras. São Paulo. SP: melhoramentos, 1973.

  • ____________ C. Danças folclóricas brasileiras e suas aplicações educativas. 2 ed. São Paulo: Melhoramentos, 1973.

  • GILL, D.L. Psychological Dynamics of Sports and Exercise. 2 Ed. Illinois Human Kinetics, 2000.

  • GONZAGA, L Técnicas de danças de Salão. Rio de janeiro, RJ : Sprint, 1996.

  • GUILLOT,G.& PRUDHOMMEAU .Gramática de lá danza clássica.: Buenos Aires, Arg.: hachette,(1974);

  • MARQUES, I.A. Ensino da dança hoje: Textos e contextos. São Paulo: Cortez. 1999.

  • ____________. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2005.

  • ____________ . Ensino de Dança Hoje. São Paulo: Cortez, 1999;

  • MENDES,M . G. A dança . São Paulo, SP : Atica,, 1987.

  • MURRAY, E.J. Motivação e Emoção. 3 Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

  • NANNI, D. Dança educação, pré-escola a universidade. 2 ed. Rio de Janeiro: SPRINT, 2003.

  • NANNI, D. Dança educação, princípios métodos e técnicas. 2.ed. Rio de Janeiro: SPRINT, 1998.

  • OLIVEIRA, V. M. de. O que é Educação Física. São Paulo: Brasiliense, 2001.

  • OLIVEIRA, R. C. Personal Training: uma abordagem metodologica. São Paulo: Atheneu, 1999.

  • OSSONA, P. A educação pela dança. 3 ed. São Paulo: Summus, 1988.

  • PCNS. Ensino Medio. N 4, Brasilia, 1999.

  • PEREIRA, S. R. C. et al., Dança na escola: desenvolvendo a emoção e o pensamento. Revista Kinesis, Santa Maria, n. 25, p.60- 61,2001.

  • PINHEIRO, D. R. V. O perfil do personal trainer na perspectiva de um treinamento físico orientado para saúde, estética e esporte. Personaltrainer.com.br;

  • PORTINARI , M. Historia da dança. Rio de Janeiro, RJ : Nova Fronteira, 1989.

  • ROBATTO,L. Dança em processo:a linguagem do indizível. Salvador,BA :UFBA, 1994.

  • SAMULSKI, D. Psicologia do Esporte. Barueri: Manole, 2001.

  • SAMPAIO,F. Balet essencial.. Rio de Janeiro, RJ :Srint, 1996.

  • SOARES, F. C. ; SOUZA, N. R.; SILVA, C.; ZINI, E. N. E SANTOS, M.S. Relevância da dança no contexto escolar. 3 encontro de Iniciação científica, FAMINAS da Zona da Mata. Muriáre. MG, 13-15 de novembro de 2006.

  • STEINHIBER, J. Dança para acabar com a discussão. Revista do ConselhoFederal de Educação Física- CONFEF, Rio de Janeiro, n.5p. 8, nov/dez. 2000.

  • RAMOS, J.R.da S. Revelando a dança funk como expressividade de linguagem corporal na escola: uma pesquisa ação em etnometodolgia. Disponivel em http://www.efdeportes.com/efd9/funkp.htm, acesso em 4 de agosto de 2000;

  • RANGEL. N. B. C. Dança, educação, educação física: proposta de ensino da dança e o universo da educação física. Jundaaí: Fontoura. 2002. p.61.

  • VARGAS, L.A. A dança na escola. Revista Cinergis, Santa Cruz do Sul, v.4, n.1,p.9-17, jan/jun., 2003.

  • VERDERI, E.B. Dança na escola. 2 ed. Rio de Janeiro: SPRINT, 2000.

  • VERDERI,E.B.L.P. Dança na escola. Rio de Janeiro,RJ:Sprint, 1998

  • VIANA,K. A dança. São Paulo, SP: Siciliano, 1990.

Outro artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/

revista digital · Año 13 · N° 125 | Buenos Aires, Octubre de 2008  
© 1997-2008 Derechos reservados