Lecturas: Educación Física y Deportes | http://www.efdeportes.com

ISSN 1514-3465

 

Corridas em Portugal: principais provas para se deleitar em meio à natureza

Races in Portugal: The Main Events to Enjoy Surrounded by Nature

Carreras en Portugal: principales eventos para disfrutar rodeado de la naturaleza

 

Nilton Maneiro da Silva

info@efdeportes.com

 

Independente

(Brasil)

 

Recepção: 21/05/2025 - Aceitação: 22/05/2025

 

Level A conformance,
            W3C WAI Web Content Accessibility Guidelines 2.0
Documento acessível. Lei N° 26.653. WCAG 2.0

 

Creative Commons

Este trabalho está sob uma licença Creative Commons

Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)

https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt

Citação sugerida: Silva, N.M. da (2025). Corridas em Portugal: principais provas para se deleitar em meio à natureza. Lecturas: Educación Física y Deportes, 30(324), 263-267. https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/8396

 

Resumo

    Correr em Portugal transcende a prática desportiva, oferecendo aprimoramento físico, novas conexões e a oportunidade de experienciar paisagens deslumbrantes. O país sedia maratonas e meias-maratonas que se destacam pela beleza natural e riqueza cultural. Entre as principais, a Meia-Maratona do Porto (setembro de 2025) encanta com vistas do Rio Douro. A Eco Meia-Maratona de Coimbra combina natureza exuberante com locais históricos. A EDP Maratona de Lisboa, de renome internacional, percorre a orla e o Tajo. Outras provas notáveis incluem a Meia-Maratona de Évora no centro histórico, a Maratona do Funchal com diversos percursos, a veloz Meia-Maratona de Lisboa (circuito SuperHalfs), a Meia-Maratona de Braga, e a do Algarve, proporcionando experiências inesquecíveis.

    Unitermos: Maratona. Corridas. Portugal.

 

Abstract

    Running in Portugal transcends the practice of sport, offering physical improvement, new connections and the opportunity to experience stunning landscapes. The country hosts marathons and half-marathons that stand out for their natural beauty and cultural richness. Among the main ones, the Porto Half Marathon (September 2025) enchants with views of the Douro River. The Coimbra Eco Half Marathon combines lush nature with historical sites. The internationally renowned EDP Lisbon Marathon runs along the coast and the Tagus. Other notable races include the Évora Half Marathon in the historic center, the Funchal Marathon with various routes, the fast Lisbon Half Marathon (SuperHalfs circuit), the Braga Half Marathon, and the Algarve Half Marathon, providing unforgettable experiences.

    Keywords: Marathon. Races. Portugal.

 

Resumen

    Correr en Portugal trasciende la práctica del deporte, ofreciendo superación física, nuevas conexiones y la oportunidad de experimentar paisajes impresionantes. El país es sede de maratones y medias maratones que destacan por su belleza natural y riqueza cultural. Entre las principales, la Media Maratón de Oporto (septiembre de 2025) encanta con vistas al río Duero. La Media Maratón Ecológica de Coimbra combina una naturaleza exuberante con lugares históricos. La internacionalmente conocida Maratón EDP de Lisboa discurre por la costa y el Tajo. Otras carreras destacadas incluyen la Media Maratón de Évora en el centro histórico, la Maratón de Funchal con varios recorridos, la rápida Media Maratón de Lisboa (circuito SuperHalfs), la Media Maratón de Braga y la Media Maratón del Algarve, proporcionando experiencias inolvidables.

    Palabras clave: Maratón. Carreras. Portugal.

 

Lecturas: Educación Física y Deportes, Vol. 30, Núm. 324, May. (2025)


 

    A corrida representa, para muitas pessoas, mais do que uma prática esportiva. Por meio deste tipo de prova, é possível aprimorar o condicionamento físico, estabelecer novas conexões e muito mais. Em Portugal, ocorrem as maratonas em meio a algumas das mais belas paisagens do mundo, tornando tais eventos inesquecíveis aos participantes.

 

Conheça as corridas mais interessantes e pitorescas de Portugal 

 

    A seguir está uma lista de meias-maratonas organizadas em Portugal, além de maratonas que abrangem várias modalidades. Confira:

 

Figura 1. As maratonas em Portugal reúnem atletas de todos os níveis em arredores deslumbrantes

Figura 1. As maratonas em Portugal reúnem atletas de todos os níveis em arredores deslumbrantes

Fonte: Gerador de imagens Microsoft Bing

 

Maratona do Porto 

 

    Prevista para ocorrer em setembro de 2025, a prova ocorrerá em torno do Rio Douro. Atualmente chamada de “Hyundai Meia-maratona do Porto”, a competição permite com que o corredor teste seus limites. Além disso, a vista durante o percurso de aproximadamente 21 km é das mais encantadoras, passando pela Foz do Douro, pela Ribeira e terminando na Ponte D. Luís I. A prova tem modalidades que vão desde categorias profissionais até caminhadas recreativas.

 

Eco meia-maratona de Coimbra 

 

    O trajeto de mais de 10 km é cercado por paisagens exuberantes. Após o passeio, o corredor poderá conhecer locais emblemáticos da cultura portuguesa. Dessa forma, é possível visitar a Universidade de Coimbra, os Jardins Botânicos da cidade. Por conta da proximidade, também é possível conhecer outras cidades, como Aveiro, que é considerada uma espécie de “Veneza lusitana”, com seus belos canais.

 

EDP Maratona de Lisboa 

 

    Listada pelos maratonistas de alto rendimento como uma das melhores competições do mundo, se inicia em Cascais. A maratona ocorre ao lado da orla da praia e também do Rio Tajo, propiciando uma vista espetacular ao corredor. Vale destacar que esta corrida se consolidou no calendário esportivo internacional, reunindo a elite da modalidade.

 

Meia-maratona de Évora 

 

    Composta por modalidades que englobam 5 km de caminhada e 10 km de corrida, a prova ocorre no centro histórico de Portugal. Esta meia-maratona acontece em ruas de paralelepípedos, que são rodeadas por monumentos. Com isso, o participante poderá conhecer pontos como o castelo de Monsaraz, o lago Alqueva e as grutas de São Vicente. Após a competição, desfrutar da gastronomia local é algo bastante indicado.

 

Maratona do Funchal 

 

    Apoiada por diversas instituições, esta maratona é realizada em 3 distâncias. Ao longo do percurso, o atleta passará pela Estrada Monumental, bem como pela Avenida do Infante, Avenida do Mar e Praça da Autonomia. Sob organização da Associação de Atletismo da Região Autônoma da Madeira, a competição tem a sua largada na Rua do Gorgulho.

 

Meia-maratona de Lisboa 

 

    A prova, que é de pouco mais de 21 km, tem realização anual e é uma das competições mais velozes da atualidade, integrando o circuito SuperHalfs. O trajeto tem início na região norte da cidade e segue até o centro, possibilitando com que o maratonista passe por locais históricos próximos ao Rio Tajo.

 

Meia-maratona de Braga 

 

    Iniciando-se na Avenida João Paulo II, a prova anual reúne corredores de vários países e de idades diversas, representando uma ótima oportunidade para se conhecer a chamada “Roma portuguesa”. Dentre os pontos de maior destaque está o Santuário do Bom Jesus do Monte, bem como os restaurantes locais.

 

Meia-maratona do Algarve 

 

    Ocorrendo no mês de outubro, esta meia-maratona tem percursos de até 7km. Organizada pela Câmara de Loulé, a corrida parte do Passeio das Dunas, levando o corredor a um deslumbrante cenário pela cidade portuguesa.

 

Portugal proporciona experiências marcantes aos praticantes de corrida 

 

    Em meio a paisagens de grande beleza, o corredor pode participar de diversas maratonas. Vale salientar que algumas das provas realizadas em solo português são de caráter internacional, agregando ainda mais brilho ao esporte.

 

Referências 

 

Conde, J.M.L.C. (2018). A meia maratona de Évora. Um evento na cidade [Tese de Mestrado em Sociologia. Universidade de Évora]. http://hdl.handle.net/10174/22977

 

Marinho, M.B. (2022). Grupos de corrida do distrito do Porto-Portugal: mapeamento e considerações sobre o correr em grupo: Pensar a Prática, Goiânia, 25. https://doi.org/10.5216/rpp.v25.68850


Lecturas: Educación Física y Deportes, Vol. 30, Núm. 324, May. (2025)