ISSN 1514-3465
Atuação fisioterapêutica na reabilitação do pós-operatório do ligamento cruzado
anterior (LCA) em atletas profissionais. Uma revisão integrativa da literatura
Physiotherapeutic Performance in Post-Operative Rehabilitation of the Anterior Cruciated
Ligament (ACL) in Professional Athletes. An Integrative Review of the Literature
Intervención fisioterapéutica en la rehabilitación postoperatoria de lesiones del ligamento cruzado
anterior (LCA) en deportistas profesionales. Una revisión integradora de la literatura
Jonhnatan Cauã Barreto Andrade
jonhnatancaua16@gmail.com
Natália Jéssica Barra Silva
nataliajessica@faculdadecesa.edu.br
*Estudante de graduação em Fisioterapia, atualmente no sexto período
pela Faculdade do Complexo Educacional Santo André (FACESA)
**Fisioterapeuta pela Universidade Potiguar (UnP) Campus Mossoró
Docente do curso de Fisioterapia da
Faculdade do Complexo Educacional Santo Adré (FACESA) campus Assú
Preceptora de Fisioterapia da Uninassau, campus Mossoró
Pós graduada em Fisioterapia Traumatológica Ortopédica e Esportiva
pela Faculdade Católica do RN (FCRN)
Pós graduada em Fisioterapia Aplicada a Saúde da Mulher, pela FAVENI
(Brasil)
Recepción: 12/02/2025 - Aceptación: 03/11/2025
1ª Revisión: 23/09/2025 - 2ª Revisión: 30/10/2025
Documento acessível. Lei N° 26.653. WCAG 2.0
|
|
Este trabalho está sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt |
Cita sugerida
: Andrade, J.C.B., e Silva, N.J.B. (2026). Atuação fisioterapêutica na reabilitação do pós-operatório do ligamento cruzado anterior (LCA) em atletas profissionais. Uma revisão integrativa da literatura. Lecturas: Educación Física y Deportes, 30(333), 233-248. https://doi.org/10.46642/efd.v30i333.8131
Resumo
Os atletas de alto rendimento estão expostos a lesões, devido os treinos intensos e jogos que exigem uma rotina intensificada, comprometendo o desempenho físico e mental, podendo também sobrecarregar o sistema musculoesquelético e exigindo do corpo altos níveis de força e amplitudes articulares, que vão além dos níveis fisiológicos, os agravos mais comuns, estão associados aos ligamentos do joelho, como a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). Este estudo trata-se de uma revisão sistemática, baseada em trabalhos publicados entre os anos de 2019 a 2025, ressaltando a importância da reabilitação de atletas de alto rendimento, após o rompimento do LCA. Tendo em vista a relevância do assunto, o presente estudo possui o seguinte questionamento: qual a importância da fisioterapia na recuperação de lesões em atletas? Quais métodos terapêuticos são utilizados para tratar e evitar as contusões ligamentares? Diante do exposto, esse estudo busca entender as práticas de atuação da fisioterapia nas principais lesões que agridem os profissionais do âmbito do esporte, com o objetivo de compreender sua atuação e caracterizar os diferentes tipos de lesões, e assim, demonstra a sua importância nos acompanhamentos com os atletas, identificando os diferentes tipos de protocolos terapêuticas utilizados para a prevenção e tratamento das lesões.
Unitermos
: Atletas. Fisioterapia. Ligamento cruzado anterior (LCA). Reabilitação. Lesão.
Abstract
High-performance athletes are exposed to injuries due to intense training and matches that require a demanding routine, compromising physical and mental performance. These injuries can also overload the musculoskeletal system and require high levels of strength and joint range of motion, which go beyond physiological levels. The most common injuries are associated with knee ligaments, such as anterior cruciate ligament (ACL) injuries. This systematic review, based on studies published between 2019 and 2025, highlights the importance of rehabilitation for high-performance athletes after ACL rupture. Given the relevance of the topic, this study raises the following question: How important is physical therapy in athlete injury recovery? What therapeutic methods are used to treat and prevent ligament injuries? In view of the above, this study seeks to understand the practices of physiotherapy in the main injuries that affect sports professionals, with the aim of understanding its performance and characterizing the different types of injuries, and thus, demonstrates its importance in monitoring athletes, identifying the different types of therapeutic protocols used for the prevention and treatment of injuries.
Keywords:
Athletes. Physical therapy. Anterior cruciate ligament (ACL). Rehabilitation. Injury.
Resumo
Los deportistas de alto rendimiento están expuestos a lesiones debido al entrenamiento intenso y a las competiciones que exigen una rutina intensa, lo que compromete el rendimiento físico y mental. Esto también puede sobrecargar el sistema musculoesquelético, exigiendo al cuerpo altos niveles de fuerza y un rango de movimiento que supera los límites fisiológicos. Las lesiones más comunes se asocian con los ligamentos de la rodilla, como las lesiones del ligamento cruzado anterior (LCA). Este estudio es una revisión sistemática basada en trabajos publicados entre 2019 y 2025, que destaca la importancia de la rehabilitación para los deportistas de alto rendimiento tras una rotura del LCA. Dada la relevancia del tema, este estudio plantea las siguientes preguntas: ¿cuál es la importancia de la fisioterapia en la recuperación de lesiones en los atletas? ¿Qué métodos terapéuticos se utilizan para tratar y prevenir las lesiones de ligamentos? Por lo tanto, este estudio busca comprender las prácticas de fisioterapia en las principales lesiones que afectan a los profesionales del deporte, con el objetivo de comprender su papel y caracterizar los diferentes tipos de lesiones, y así demostrar su importancia en el seguimiento de los atletas, identificando los diferentes tipos de protocolos terapéuticos utilizados para la prevención y el tratamiento de lesiones.
Palabras clave
: Deportistas. Fisioterapia. Ligamento cruzado anterior (LCA). Rehabilitación. Lesión.
Lecturas: Educación Física y Deportes, Vol. 30, Núm. 333, Feb. (2026)
Introdução
Os esportes de alto rendimento são aqueles que estão associados pela necessidade de uma preparação física e mental intensiva, alguns exemplos, são a ginástica, a natação, o tênis, o basquete entre outros. (Santos, 2023)
A prática de atividades físicas de alto rendimento, podem levar a lesões musculoesqueléticas que afetam não apenas o desempenho atlético, mas também a qualidade de quem as praticam (Santos, 2023). Os jogadores profissionais estão expostos as lesões, devido os intensos treinamentos e jogos ao longo do ano, podendo comprometer o físico do profissional, o desempenho e sua carreira. (Drummond et al., 2021)
Figura 1. Movimentos habituais de correr, andar, pular ou mudar
de direção aumentam a tendência de lesões ligamentares
Fuente: Gemini 3 Plus
A vista disso cada atividade tem seu nível de complexidade, características, tempo, dinâmica, exigências psicológicas e físicas, que podem sobrecarregar o sistema musculoesquelético, exigindo do corpo altos níveis de força e amplitudes articulares, que vão além dos níveis fisiológicos. Sendo assim, para suportar mudanças de direção, interrupções abruptas e de grande impacto, é necessário um preparo físico para resistir à todas essas forças. (Lima, 2018)
As lesões musculoesqueléticas se apresentam em inúmeros graus, ocorrendo pelo mau desempenho do atleta, agravos na saúde, técnicas inadequadas ou excesso de treinamento, contribuindo para a realização de movimentos errados ou fora de proporcionalidade (Machado, 2021). Os agravos mais comuns, estão associados aos ligamentos do joelho, como a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), contusões musculares e a entorse de tornozelo. (Panucci et al., 2023)
A lesão do LCA, tipicamente conhecida como entorse de joelho, correspondem a rotação interna do fêmur e rotação externa da tíbia, os pacientes que sofreram a lesão relatam escutar um estalo no joelho, seguido de uma dor intensa (Figueira, 2022). Além da instabilidade anterior do joelho, apresenta também um deslocamento da tíbia sobre os côndilos femorais anteriores, esse tipo de lesão pode ser classificado em rupturas parciais, moderada e rupturas totais, podendo apresentar sinais de incapacidade funcional ao paciente, gerando edema, perda de função e dor imediata. (Silva, 2022)
Em geral, pode acontecer pelo simples movimentos de correr, andar, pular ou mudar de direção, são fatores que aumentam a tendência de lesões ligamentares, no qual, o papel da fisioterapia é de suma importância visto que tratar e promove condutas que buscam preveni-las, melhorar o desempenho na prática, além de auxiliar na recuperação, obtendo um retorno rápido as atividades. (Soares et al., 2021)
Tendo em vista a relevância do assunto, o presente estudo possui o seguinte questionamento: qual a importância da fisioterapia na recuperação de lesões em atletas? Quais métodos terapêuticos são utilizados para tratar e evitar as contusões ligamentares? Diante do exposto, esse estudo busca entender as práticas de atuação da fisioterapia nas principais lesões que agridem os profissionais do âmbito do esporte, com o objetivo de compreender a atuação do fisioterapeuta e caracterizar os diferentes tipos de lesões, e assim, demonstrar a sua importância nos acompanhamentos com os atletas, identificando os diferentes tipos de protocolos terapêuticos utilizados para a prevenção e tratamento das lesões.
Metodologia
O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que segue etapas distintas e bem definidas inicialmente, é importante a escolha de critérios de inclusão e exclusão claros, para realizar a seleção dos estudos, à acerca de serem realizados da melhor forma. Após, realiza-se uma busca sistemática da literatura, que inclui a identificação de fontes de informação relevantes e a aplicação de estratégias de busca específicas. Com a seleção dos estudos, inicia-se à avaliação da qualidade e relevância individualmente, utilizando critérios predefinidos. Na sequência, os dados são extraídos e sintetizados para possibilitar a análise e interpretação dos resultados. Para finalizar, elabora-se um relatório que apresenta de maneira clara e objetiva os resultados da revisão, limitações e prováveis implicações para a prática e futuras pesquisas. (Fontelles et al., 2009)
Para a produção deste estudo, foram utilizados periódicos indexados nas seguintes bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Scholar (Google Acadêmico) por meio dos seguintes descritores em saúde “fisioterapia”, “reabilitação’, “ligamento cruzado anterior”, “atletas”. Foram estabelecidos, para critérios de inclusão, estudos que foram realizados entre 2019 e 2025, publicados em português e que abordem claramente a temática em questão, levando em consideração atletas de alto rendimento que sofreram lesões importantes no ligamento cruzado anterior.
A busca inicial resultou em 30 artigos, que foram submetidos à leitura e aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão. Após a leitura destes na íntegra, verificou-se que 6 dos artigos falavam sobre o ligamento cruzado posterior (LCP), os outros 8 artigos não se encaixavam no ano de inclusão e não tinham como foco a reabilitação do LCA. Ao final, o estudo foi composto por 16 publicações que atenderam aos pontos propostos.
O processo de escolha da problemática atribuiu-se a partir de pesquisas voltadas para os atletas, os de alto rendimento que possuem uma rotina intensificada de treinos, ocasionando lesões principalmente nos membros inferiores, no qual desenvolveu a pergunta de como acontece a recuperação dos membros afetados, é qual o papel do fisioterapeuta frente as lesões dos atletas.
Resultados
Na Tabela 1 estão presentes os dados dos artigos selecionados de uma forma resumida, demostrando os autores, o título, objetivo, resultado de cada estudo e o tipo de estudo que foram utilizados para adquirirem os resultados. Os estudos abordam em ênfase a eficácia da fisioterapia no pós-operatório do LCA.
Tabela 1. Estudos incluídos na revisão
|
Título |
Auto(res) Ano |
Objetivo |
Tipo de estudo |
Resultados |
|
A importância da fisioterapia na prevenção de lesões em atletas de alto rendimento |
Santos et al. 2023 |
Destacar a importância da fisioterapia como uma medida preventiva de lesões em atletas de alto rendimento. |
Revisão sistemática. |
A fisioterapia preventiva desempenha um papel fundamental na identificação e correção de equilíbrio muscular e posturais, ajudando melhorar a biomecânica e prevenir leões, mas também promove uma recuperação ais rápida e um retorno seguro as atividades esportivas. |
|
Fisioterapia na Reabilitação Pós-Cirúrgica do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) |
Alves et al. 2021 |
Demonstrar a importância do tratamento fisioterapêutico no tratamento pós-cirúrgico do ligamento cruzado anterior e demonstrar os resultados satisfatórios do processo no qual o paciente foi submetido. |
Análise clínica e pesquisa de campo. |
Inicialmente o paciente apresentava limitação de amplitude de movimento em extensão e flexão da perna. Após o teste do protocolo foi certificado um ganho total da 14º de ADM, alcançando a amplitude completa do joelho. |
|
Fisioterapia na ruptura do ligamento cruzado anterior: um relato de experiência |
Sousa et al. 2024 |
Relatar a experiência de uma visita a uma clínica de fisioterapia e compartilhar as observações e aprendizados. |
Estudo descritivo do tipo relato de experiência. |
A Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) mostrou-se ser uma abordagem eficaz para a redução da dor e desconforto. A utilização do alongamento passivo como parte do plano de tratamento evidenciou melhor na rigidez muscular e alivia a mialgia, assim contribuindo para a recuperação gradativa do paciente. |
|
Tratamento da lesão do ligamento cruzado anterior |
Lucena et al. 2021 |
Avaliar os principais tratamentos utilizados e caso de lesão do ligamento cruzado anterior em pacientes adultos. |
Revisão integrativa. |
O tratamento da lesão pode incluir a fisioterapia como uma opção. Porém, para pacientes jovens e fisicamente ativos, ou aqueles que sentem uma sensação de instabilidades durante as atividades diárias e esportivas, a cirurgia de reconstrução do ligamento e geralmente aconselhada. |
|
Fisioterapia no pós-operatório de lesão do ligamento cruzado anterior |
Souza et al. 2023 |
Apresentar as contribuições da fisioterapia para a promoção da qualidade de vida ao paciente que passou por esse procedimento cirúrgico. |
Revisão narrativa com caráter descritivo e explicativo. |
A fisioterapia desempenha um papel fundamental na recuperação de pós-operatório de ligamento cruzado anterior através de suas diversas técnicas e principalmente que quando associam as três variantes que são a crioterapia, a eletroterapia e a cinesioterapia, os resultados são considerados melhores do que se fosse de ocorrência de forma separada. |
|
Tratamento fisioterapêutico na lesão de ligamento cruzado anterior: mini revisão |
Costa et al. 2024 |
Analisar os principais tratamentos fisioterapêuticos e médicos utilizados em casos de lesões do ligamento cruzado anterior. |
Revisão da literatura. |
O tratamento conservador e cirurgia depende da gravidade da lesão, idade do paciente, demandas funcionais e objetivo individual, Estudos comparativos indicam que ambos são eficazes, mas a cirurgia e mais preferida para pacientes jovens ativos. |
|
Os efeitos da hidroterapia no pós-operatório do ligamento cruzado anterior (LCA) |
Meireles et al. 2020 |
Relatar os efeitos da hidroterapia em pacientes pós-operados de lesão no ligamento cruzado anterior, por meio da descrição das principais ameaças sofridas ao LCA. |
Pesquisa literária. |
A hidroterapia e um grande aliado no processo de reabilitação, por possibilitar alívio na dor do paciente, além de assegurar a melhora na condição física deste, assim como, na motora, nas sessões o paciente pode se mover com mais rapidez, permitindo uma mobilidade ativa. |
|
A importância da fisioterapia no pós operatório de LCA |
Neto, e Silva 2025 |
Este trabalho visa analisar a importância da fisioterapia na reabilitação pós-operatórias de lesões no LCA, destacando os principais exercícios de recuperação e relevância da intervenção fisioterapêutica pra um resultado funcional satisfatório e sustentável. |
Revisão da produção bibliografia. |
A fisioterapia desempenha papel fundamental na recuperação de LCA, e deve ser aplicar um protocolo individual levando em consideração fatores como a idade, nível de atividade física e tipo de esporte praticante. Evidenciando que a fisioterapia é significante na restauração da força muscular, amplitude de movimento e estabilidade articular. Portanto, a fisioterapia e essencial para garantir a recuperação completa e eficaz. |
Fonte: Dados de pesquisa
Discussões
No esporte, o joelho é uma das articulações que mais são lesionadas, o mecanismo de trauma mais comum encontra-se no meio de dois braços de alavanca, o fêmur e a tíbia por isso sofrem maior número de força rotacional, os ligamentos têm como principal função manter o equilíbrio. (Santos, 2023)
Os aspectos de risco para ruptura de LCA são destacados em três categorias: ambientais, anatômicas e hormonais. As condições ambientais, inclui exercícios e local de realização, condições climáticas, tipo de superfície e a relação do atrito com a superfície. Os fatores anatômicos abrangem o índice de massa corporal, pronação do pé, frouxidão ligamentar, espessura e tamanho do LCA, largura da fossa intercondral, e em relação aos fatores hormonais, tomar anticoncepcionais orais influencia o aumento a frouxidão ligamentar em mulheres. (Lucena et al., 2021)
A atuação do fisioterapeuta, na prevenção e tratamento, tem sido crescente na atualidade, após o procedimento cirúrgico da lesão, atuando no controle da inflamação, aumento da amplitude de movimento, diminuição do edema, melhora em força e resistência muscular, propriocepção e retorno as atividades diárias. (Souza, 2023)
O estudo de Alves et al. (2021) sobre um paciente do sexo masculino de 29 anos de idade, que lesionou o joelho durante uma partida de vôlei, diagnosticado com ruptura total de LCA, e submetido a cirurgia de ligamentoplastia, dando início assim ao tratamento fisioterapêutico 3 semanas após a cirurgia, no qual foi relatado uma diminuição da perimetria da região do quadríceps e isquiotibiais, leve fraqueza muscular na panturrilha esquerda, limitação de amplitude de movimento em extensão e flexão do joelho esquerdo. Nas sessões de fisioterapia foi realizado cinesioterapia, onde o principal objetivo foi o ganho de amplitude de extensão e fortalecimento de quadríceps e isquiotibiais, na segunda semana de atendimento o paciente apresentou melhora na marcha com descarga total de peso e na força muscular, grau 4 para extensão, grau 5 para flexão e amplitude de movimento quase completa chegando a 178° em extensão 125° em flexão. Acredita-se que pelo fato do paciente ser atleta sua capacidade de restauração muscular seja mais rápida comparada com uma pessoa sedentária.
O estudo de Sousa et al. (2024) refere-se a um pós-operatório de uma ruptura do LCA, no pós-operatório utilizou o procedimento de estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), posicionando o eletrodo no músculo do quadríceps do paciente por aproximadamente 20 minutos, buscando modular a terminação nervosa sensorial para proporcionar alívio muscular, visando prevenir a atrofia e a redução de espasmos musculares, com o aumento da circulação sanguínea. Além disso, o uso de alongamento também foi desenvolvido para a recuperação muscular, posicionando o paciente em decúbito ventral e procedeu com o levantamento da perna do paciente realizando uma hiperextensão, esse movimento foi executado até o ponto máximo em que o paciente conseguia suportar a dor; no qual, foi repetido mais de uma vez. Essa técnica é chamada de alongamento passivo no qual a pessoa não está ativamente associada ao movimento de estiramento do músculo. Evidenciando no paciente a melhora na rigidez muscular e alívio, contribuindo assim para a recuperação gradativa.
O treino neuromuscular é definido e tem como objetivo aprimorar as respostas motoras inconscientes. Esse tipo de treinamento estimula tanto os sinais aferentes quanto os mecanismos centrais responsáveis pelo controle dinâmico das articulações pelo treinamento sensório motor. Tendo como propósito aprimorar a função motora do sistema nervoso central (SNC) na regulação do movimento, buscando alcançar padrões de disparo adequado para manter a estabilidade articular. (Costa et al., 2024)
A hidroterapia é outro recurso utilizado para reabilitação pós-operatório de LCA, possibilitando o alivio na dor do paciente, proporcionando uma boa aceitação de sua parte, viabilizando a melhora na condição física e motora do pós-operatório, pode ser utilizado mesmo quando o paciente está com dor, bem como inflamação e espasmos musculares, visto que possibilita uma diminuição na sustentação do peso corporal que consequentemente melhora a mobilidade articular, tal que não impõem peso sobre a articulação, esse método possui um excelente resultado além de ser benéfico ao paciente, e com a junção de tais procedimentos faz com que o processo seja tolerante e menos doloroso, além de garantir um retorno precoce as atividades do cotidiano. (Meireles et al., 2020)
Nesse sentido, a reabilitação fisioterapêutica tem o papel fundamental e crucial no retorno seguro ao esporte, para os atletas, capacitando os profissionais a realizar os movimentos com a mesma eficácia e segurança de antes, o pós- operatório de LCA, conduz e proporciona uma melhora significativa na qualidade de vida dos paciente, permitindo que retornem as suas atividades diárias com confiança e sem limitações. (Neto, e Silva. 2025)
De acordo com o exposto, a intervenção fisioterapêutica é um fator crucial para a reabilitação pós-cirurgia do joelho, pois quanto mais rápido o tratamento melhor o prognóstico, visando sempre a melhoria da qualidade de vida, com o objetivo de promover a recuperação gradual dos indivíduos que são acometidos por essas complicações.
A cinesioterapia é um dos planos de tratamentos que evidenciou mais eficácia durante a intervenção, buscando o fortalecimento muscular dos membros afetados e técnicas para a melhoria da rigidez articular, assim aumentando a amplitude de movimento e performance dos movimentos.
Tendo em vista a necessidade de sempre existir inovações no tratamento, a ampliação do conhecimento científico nesse campo é fundamental para garantir a segurança e a saúde dos praticantes dos esportes de alta intensidade, especialmente os mais jovens. Desse modo o processo ao qual envolve a fisioterapia seja desempenhado o mais rápido possível, e as fases do processo a reabilitação aumentem o rendimento e eficácia para garantir o retorno às práticas esportivas.
Referências
Alves, A. A., Alves Junior, A.A., Marques, J.F., Fernandes, S., e Figueira, T.G. (2021). Fisioterapia na Reabilitação Pós-Cirúrgica do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). Revista CPAQV-Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, 13(3), 2. https://doi.org/10.36692/v13n3-18
Costa, MAR, Vitória, EU, Neto, JPM, Cavalcante, JFB, Vitória, GU, Nascimento, MEA, Nascimento Júnior, WP, Larissa Rebeca Luz Xavier, LRL, Oliveira, BAPF, Oliveira, DAAP, e Oliveira, RF (2024). Tratamento fisioterapêutico na lesão de ligamento cruzado anterior: mini revisão. Cuadernos de Educación y Desarrollo, 16(11), e6308-e6308. https://doi.org/10.55905/cuadv16n11-056
Drummond, FA, Soares, DDS, Silva, HGRD, Entrudo, D., Younes, SD, Neves, VNDS, Medeiros, JMA, Roza, PRS, e Pacheco, I. (2021). Incidência de lesões em jogadores de futebol-Mappingfoot: um estudo de coorte prospectivo. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 27, 189-194. https://rbme.org/detalhes/1643/incidencia-de-lesoes-em-jogadores-de-futebol---mappingfoot--um-estudo-de-coorte-prospectivo
Figueira, V.L.G., e Silva Júnior, J.A. da (2022). A importância da fisioterapia imediata nos pós-operatório do ligamento cruzado anterior. Research, Society and Development, 11(1), e52111125450-e52111125450. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i1.25450
Fontelles, M.J., Simões, M.G., Farias, S.H., e Fontelles, R.G.S. (2009) Metodologia da pesquisa científica: Diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Revista Paraense de Medicina, 23, 1-8. http://files.bvs.br/upload/S/0101-5907/2009/v23n3/a1967.pdf
Lima, B.I.R. dos S. (2018). Efeitos da fisioterapia preventiva em atletas: uma revisão bibliográfica [Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, Fisioterapia. Universidade Federal de Paraíba]. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12530
Lucena, J.H.A., Renata Braga Rolim Vieira, R.B.L., Sousa, K.C.A. de, Dias, M.J., Sobreira, P.T.M., e Lacerda, G.M.M. (2021). Tratamento da lesão do ligamento cruzado anterior. Revista Interdisciplinar em Saúde, 10(1), 755-765. https://doi.org/10.35621/23587490.v10.n1.p755-765
Machado, S.A., Piedade, S.M., e Lima, A.P. (2021). Atuação da fisioterapia na prevenção e tratamento de lesões musculoesqueléticas em atletas [Trabalho de Conclusão de Curso, Bacharel em Fisioterapia. Centro Universitário Nobre]. https://unifan.net.br/wp-content/uploads/2022/11/ATUACAO-DA-FISIOTERAPIA-NA-PREVENCAO-E-TRATAMENTO-DE-LESOES-MUSCULOESQUELETICAS-EM-ATLETAS.pdf
Meireles, J.D., Sa, M.C., e Silva, R.V. da (2020). Os efeitos da hidroterapia no pós-operatório do ligamento cruzado anterior (LCA). Revista Saúde dos Vales, 1(1). https://rsv.ojsbr.com/rsv/article/view/59
Neto, A.C. de, Silva, R.L. da, Sousa, E.O. de (2025). A importância da fisioterapia no pós-operatório de LCA. Revista FT, 29(145). https://doi.org/10.69849/revistaft/ra10202504141502
Panuci, C.F. de S., Dahmar, A.E.G., e Botelho, D. (2023, novembro). A importância da fisioterapia na reabilitação de lesões musculoesqueléticas em atletas de futebol. Revista FT, 27(128). https://doi.org/10.5281/zenodo.10257926
Santos, C.B., Gonçalves, L.S., e Carvalho, N.R. (2023). A importância da fisioterapia na prevenção de lesões em atletas de alto rendimento [Trabalho de Conclusão de Curso, Curso de Fisioterapia Bacharelado. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Centro Universitário AGES]. https://repositorioapi.animaeducacao.com.br/server/api/core/bitstreams/b89a48a8-34c4-475b-9bcc-aced8421ed4d/content
Soares, B.H.M., Caetano, P.A., Curiel, R.P., Maciel, V.R., Ribeiro, W., e Silva, A.D. da (2021). A importância da fisioterapia preventiva nas lesões dos atletas amadores de futebol [Trabalho de Conclusão do Curso, Fisioterapia. Faculdades Integradas de Fernandópolis, FIFE]. https://www.fef.br/upload_arquivos/geral/arq_6405ed33201ce.pdf
Silva, TP, Araújo, GGC, Araujo, RCGR, Alves, LDC, Rocha, EBR, Marques, VDJV, Neta, JNN, Araujo, SSS, Coimbra, TR, Pereira, SLR, e Santos, JF (2022). Atuação Fisioterapêutica no Tratamento de Lesão do Ligamento Cruzado Anterior em Atletas de Futebol. Epitaya, 1(20), 176-214. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022595p176
Souza, J.E., e Neto, M.D. de O. (2023). Fisioterapia no pós-operatório de lesão do ligamento cruzado anterior. Research, Society and Development, 12(14), e63121444579-e63121444579. https://doi.org/10.33448/rsd-v12i14.44579
Souza, JL, Epifane, LCL, Sousa, CVS, Pinheira, AF, Oliveira, MES, Oliveira, ALV, Silva, SCB, e Couveira, GA (2024). Fisioterapia na ruptura do ligamento cruzado anterior: Um relato de experiência. Revista CPAQV - Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, 16(1), 6. https://doi.org/10.36692/V16N1-7
Lecturas: Educación Física y Deportes, Vol. 30, Núm. 333, Feb. (2026)