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Notas sobre a Dança no contexto da Educação Física Escolar

Notas sobre el baile en el contexto de la Educación Física Escolar

 

*Mestranda em Ciência da Motricidade Humana

Universidade Castelo Branco

LABESPORTE e Professora do Ensino Fundamental

da Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro.

**Mestre em Ciência da Motricidade Humana

Universidade Castelo Branco

LABESPORTE e Professor Substituto da EEFD da UFRJ

Andrea Apolonia Pereira*

andreapolonia@globo.com

Ricardo Martins Porto Lussac**

ricardolussac@yahoo.com.br

(Brasil)

 

 

 

Resumo

          A Educação Física hoje contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento e deve dar oportunidades a todos os alunos para que desenvolvam suas potencialidades, de forma democrática e não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos, sendo diversas as vertentes do trabalho na escola. Este artigo teve como objetivo elaborar notas e apontamentos iniciais sobre a dança no contexto da Educação Física Escolar e sobre possíveis investigações sobre como esta manifestação cultural se enquadra como esporte educacional e jogo cooperativo no âmbito escolar, compartilhando desta proposta maior e se configurando como uma oportunidade de expressão de uma multiplicidade de propostas e ações muito mais abrangentes do que meras apresentações em culminâncias festivas na escola.

          Unitermos: Dança. Escola. Educação. Educação Física. Educação Física Escolar

 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 138 - Noviembre de 2009

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Introdução

    Educação é a ação exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente se destine (DURKEIM, 1984, p. 54).

    A educação, entendida como um processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano, com o objetivo de melhorar a sua integração individual e social, é um dos segmentos mais importantes para o crescimento de um país. É através da produção de conhecimento que uma nação cresce, aumenta sua renda e melhora a qualidade de vida de toda sua população. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito a ser feito neste sentido.

    A Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação, também conhecida como LDB, trouxe avanços para o sistema educacional do nosso país, na medida em que visa tornar a escola um espaço de participação social, valorização da democracia, de respeito, de pluralidade cultural e formação do cidadão (BRASIL, 1996). O conceito da educação, ao longo de toda a vida, aparece como uma das chaves de acesso ao século XXI.

    A literatura existente aborda diversos conceitos sobre educação, mas, neste caso, gostaríamos de citar uma educação que se baseia na função de preparar a auto formação do cidadão. Segundo Morin (2001), o objetivo da educação não é o de somente transmitir conhecimentos, mas criar um espírito para toda vida, onde ensinar é viver em transformações consigo próprio e com os outros.

    Os Parâmetros Curriculares Nacionais, elaborados pelo Governo Federal, e que se constituem como um referencial para escolas de todo o país na busca por uma educação de qualidade, comprometida com a melhoria do ensino e com a educação cidadã, também ressaltam a importância do trabalho de Educação Física desde as séries iniciais do Ensino Fundamental e propõem conteúdos e objetivos para a disciplina que podem ser atingidos através de diversas ferramentas de trabalho, como: jogos, lutas, esportes, ginásticas e danças.

    De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2000):

    O trabalho de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem, desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participarem de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções. Dentre as produções dessa cultura corporal, algumas foram incorporadas pela Educação Física em seus conteúdos: o jogo, o esporte, a dança, a ginástica e a luta. Estes têm em comum a representação corporal, com características lúdicas, de diversas culturas humanas; todos eles ressignificam a cultura corporal humana e o fazem utilizando uma atitude lúdica. Trata-se, então, de localizar em cada uma dessas manifestações (jogo, esporte, dança, ginástica e luta) seus benefícios fisiológicos e psicológicos e suas possibilidades de utilização como instrumentos de comunicação, expressão, lazer e cultura, e formular a partir daí as propostas para a Educação Física escolar (BRASIL, 2000, s/p).

    Neste sentido, a Educação Física, como componente curricular da Educação Básica e totalmente integrada à proposta pedagógica das unidades escolares, compartilha do mesmo ideário e pode e deve contribuir de forma significativa para o alcance destes objetivos educacionais mais amplos.

    A Educação Física hoje contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento e deve dar oportunidades a todos os alunos para que desenvolvam suas potencialidades, de forma democrática e não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos.

    Segundo o Manifesto Mundial da Educação Física:

    A Educação Física, pelo seu conceito e abrangência, deve ser considerada como parte do processo educativo das pessoas, seja dentro ou fora do ambiente escolar, por constituir-se na melhor opção de experiências corporais sem excluir a totalidade das pessoas, criando estilos de vida que incorporem o uso de variadas formas de atividades físicas (2000, p. 15).

    Diversas são as vertentes do trabalho de Educação Física na escola, mas o foco deste artigo se ateve em elaborar notas e apontamentos iniciais sobre a dança no contexto da Educação Física Escolar e sobre possíveis investigações sobre como esta manifestação cultural se enquadra como esporte educacional e jogo cooperativo no âmbito escolar, compartilhando desta proposta maior e se configurando como uma oportunidade de expressão de uma multiplicidade de propostas e ações muito mais abrangentes do que meras apresentações em culminâncias festivas na escola.

Desenvolvimento

    A diversidade cultural que caracteriza um país tem na dança uma de suas expressões mais significativas, constituindo um amplo leque de possibilidades de aprendizagem.

    Desde os primórdios, a dança se apresenta como necessidade e característica essencialmente humana. Independente de cor, raça, cultura, ritmos, gestos, todos dançam. Os motivos podem ser diferentes, mas a essência é a mesma. Por isso, quanto mais cedo se vivenciar esta arte, maior será o investimento na formação de homens e mulheres conscientes da percepção de seu todo e, conseqüentemente, da própria vida.

    A dança, portanto, se constitui como um valoroso conteúdo educacional e é mister  tratá-la  como um produto do conhecimento humano, como um

    saber produzido historicamente, reconhecendo suas condições de produção, principais manifestações e atuais transformações . A conversão do saber objetivo em saber escolar, para que seja assimilado pelos alunos nos espaços e tempos escolares e que não assimilem somente enquanto resultado, mas como processo de sua produção, bem como as tendências de transformação (SAVIANI, 1991, p. 23).

    E como um saber sistematizado a ser ensinado na escola, a dança ocupa um lugar privilegiado em relação às outras artes. A escola tem o papel, não de reproduzir, mas de instrumentalizar e de construir conhecimento através da dança com seus alunos, pois ela é forma de conhecimento, elemento essencial para a educação do ser social.

    A dança pode ser considerada a primeira manifestação do emocional humano, antes da linguagem, antes da música, a necessidade de extravasar um sentimento fez o homem dançar. Com passos simples, movimento místico, dançou de alegria, de tristeza, de gratidão dançou até para anunciar a guerra e descobriu sem sua longa e difícil trajetória, que poderia dançar por prazer para ostentar sua riqueza e afirmar seu poder (ASCHCAR, 1998, p. 11).

    Observa-se, nas escolas, uma participação restrita de professores nesta área o que aponta para a necessidade de um maior número de estudos e pesquisas sobre a dança no universo escolar. Deste modo, é necessário investigar a possibilidade de encontrar no ensino fundamental atividades de dança que correspondam a estratégias educativas e, conseqüentemente, investigar se essas estratégias se assemelham ao esporte educacional e ao jogo cooperativo.

    Também é necessário compreender a dança escolar dotada dos princípios do esporte educacional e dos jogos cooperativos. Para isso, é preciso visualizar a dança com o olhar de professor de Educação Física Escolar, identificando as similaridades ou diferenças entre os princípios do Esporte Educacional, dos Jogos Cooperativos e a dança, os agentes histórico-culturais da dança e suas respectivas relações com o processo educacional do ensino fundamental.

    Através de observação simples, em certos momentos pode ser identificada em trabalhos de Educação Física Escolar a falta de espírito de equipe no corpo discente. A competição exacerbada e uma grande dificuldade por parte dos alunos em respeitar as diferenças e os limites dos colegas de turma estão presentes neste universo, e nesse caso, só os considerados mais aptos para as atividades têm a oportunidade de participar, em um processo de exclusão implantado pelas próprias crianças, gerando assim graves problemas de auto-estima.

    Neste contexto, a dança pode ser introduzida, de forma intuitiva, como um instrumento de congregar a participação de todos os alunos no processo de criação, levando em consideração suas individualidades e opiniões em relação à coreografia, à música, à indumentária, entre outros.

    Valores, como responsabilidade, compromisso, tolerância e cooperação são imprescindíveis neste processo, e a realização é encontrada com o reconhecimento por toda a comunidade escolar. Através da dança é possível melhorar a auto-estima dos participantes sem que haja qualquer prêmio ou recompensa material.

    Partindo desta experiência profissional no âmbito escolar, pode ser possível estabelecer uma relação entre a dança, os jogos cooperativos e o esporte educacional, justificando a necessidade de aprofundar os estudos que possam fundamentar a práxis educativa nesse sentido.

Considerações finais

    Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem como conteúdos da disciplina Educação Física, esportes, danças, lutas, jogos, ginásticas e atividades expressivas. Como é identificado, por observação, não haver aproximação de todos os professores da educação básica em relação à utilização da dança como uma das ferramentas educacionais, torna-se relevante a reflexão sobre as possibilidades desse conteúdo e as possíveis relações com o esporte educacional e com os jogos cooperativos. Considerando os princípios que unem esses conteúdos, partilhar conhecimentos e pesquisas com outros professores que atuem no segmento escolar pode contribuir para estimular novos estudos, novas participações e novas utilizações da dança no meio escolar.

    No Brasil, a literatura ligada a esta área é pouco difundida e valorizada, tem-se várias festas populares e um número enorme de tipos de danças folclóricas, mas não se tem uma valorização da cultura Popular Brasileira. Neste sentido, futuras pesquisas devem abordar a influência do esporte educacional e do jogo cooperativo na dança escolar, através de uma correlação entre os princípios sócio-educativos e o ensino da dança sob a perspectiva da contextualização e da diversidade cultural. Deste modo, a práxis da Dança no contexto da Educação Física Escolar poderá estar embasada em conhecimentos sólidos que respaldará e justificará maiores iniciativas e apoio à Dança na escola.

Referências bibliográficas

  • ACHCAR, D. Balé: uma arte. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998.

  • BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: educação física. Secretaria de educação fundamental. 2ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

  • _________. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, v. 134, n. 248, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27834-27841.

  • DURKEIM, E. As Regras do método sociológico. São Paulo: Nacional, 1984.

  • MANIFESTO MUNDIAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Federação Internacional de educação Física (FIEP): Foz do Iguaçu, 2000.

  • MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

  • SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 8. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

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