efdeportes.com

Percepção dos filhos sobre a influência 

dos pais no rendimento esportivo

Percepción de los hijos sobre la influencia de los padres en el rendimiento deportivo

 

*Programa de Graduação em Educação Física FAMINAS – Muriaé-MG;

**Programa de Graduação em Educação Física SUDAMÉRICA – Cataguases-MG;

***Professor do Programa de Graduação em Educação Física
da FAMINAS – Muriaé-MG;

****Programa de Pós Graduação Strictu Senso

em Avaliação das Actividades Físicas e Desportivas- UTAD (Portugal)

Hugo Meirelles* | Jenifer Cardoso da Conceição*

Gabriela Resende de Oliveira Venturini** | Guilherme Tucher***

Michelli Fernandes Pimenta de Figueiredo****
Mauro Lúcio Mazini Filho****

hugomeirelles_21@hotmail.com

 

 

 

Resumo

          O esporte hoje em dia faz parte do cotidiano de muitas crianças, ou por vontade própria ou por influência dos pais, desencadeando a partir daí uma série de fatores, positivos ou negativos. O presente estudo visou analisar a influência dos pais no rendimento esportivo dos filhos, usando como metodologia um questionário contendo 11 perguntas objetivas, os resultados foram analisados através da frequência das respostas no proprama SPSS 16.0 para Windows. Sendo analizado apenas 4 perguntas. Verificou-se que a presença dos pais e o incentivo, são de suma importância para a criança, atentando-se apenas para que não haja uma cobrança execiva por resultados, para que não haja traumas em relação ao esporte e competição nas crianças.

          Unitermos: Natação. Pais. Iniciação esportiva.

 

Abstract

          The sport today is part of daily life for many children, or by will or by the influence of parents, triggering from there a number of factors, positive or negative. This study aimed to analyze the influence of parents in sports performance of children, using as a methodology objective questionnaire containing 11 questions, the results were analyzed by frequency of responses in program SPSS 16.0 for Windows. Being analyzed only 4 questions. It was found that the presence and encouragement of parents is of great importance for the child, looking up only to avoid a charge exec by results, to avoid injuries in the sport and competition in children.

          Keywords: Swimming. Parents. Sports initiation

 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 133 - Junio de 2009

1 / 1

Introdução

    É sabido da grande influência que os pais podem ter na vida social e esportiva dos filhos. Como parte do seu desenvolvimento elas geralmente participam de programas esportivos para a melhora da coordenação motora e das relações sociais. De acordo com XAVIER (2007), BECKER (2000), SAMULSKI (1995) os autores analisaram os motivos pelos quais as crianças se envolvem em programas esportivos. Podendo-se destacar: “ter alegria, aperfeiçoar suas habilidades e aprenderem novas, praticar com amigos e fazer novas amizades, adquirir forma física, sentir emoções positivas” com relação aos objetivos da prática da natação.

    Para MOISÉS (2006) “sabe-se que muitos procuram a natação para melhorar a postura, por reeducação respiratória, atividade de baixo impacto, melhoria do sistema cardiovascular e das capacidades físicas (força, resistência, coordenação). Os pais são os principais motivadores para as crianças iniciarem as aulas de natação e existem relatos de que se as crianças não sentirem prazer em participar das aulas, o farão por imposição dos pais”. Com a prática contínua desta modalidade esportiva, as crianças começam a participar de eventos competitivos como forma de incentivo. Os pais como primeiros incentivadores, se preocupam em oferecer todas as condições para que os filhos tenham bons resultados nas competições.

    Analisando a conduta de pais de jovens desportistas, verifica-se que existem os que se dedicam a apoiar com sobriedade, outros que nunca estão presentes e ainda outros que só perturbam por sua conduta totalmente desequilibrada (BECKER JR., 1992). Essa preocupação dos pais pode desencadear reações inversas nas crianças como a ansiedade e o estresse. Medo de competir, cobrança excessiva e até mesmo o abandono da natação são alguns casos que podem ser encontrados.

    Segundo SILVA (2008) a família tem grande influência sobre as crianças, essa influência pode ser tanto negativa quanto positiva, dependendo das relações estabelecidas entre elas. Alguns pais são controlados, exaltados e outros ainda desinteressados e esses comportamentos podem interferir no rendimento da criança em uma competição.

    Este estudo objetivou verificar através de um questionário se os filhos consideram que os pais podem influenciar no resultado de uma competição de natação através do aumento da sua motivação.

Material e métodos

    Foram avaliadas 41 crianças com 11,61± 1,34 anos e tempo mínimo de experiência competitiva de 1 ano. Elas receberam um questionário com 11 perguntas objetivas que foi respondido em cerca de 5 minutos, antes da competição e sem a interferência dos pais. Os resultados foram analisados através da frequência das respostas no proprama SPSS 16.0 para Windows para o grupo todo e na divisão de dois subgrupos: (G1) se preocupam em ganhar para agradar os pais e (G2) não se preocupam em agradar os pais. Sendo analizado apenas 4 perguntas.

Questionário

Nome: _________________________________________

Idade: ____________

Tempo que pratica natação: ____________

Tempo que participa de competições: ____________

Você sabe nadar os nados:  Crawl ( ) Costas ( ) Peito ( ) Borboleta ( )

1. Você gosta de praticar natação? ( )Sim ( )Não

2. Seus pais te incentivam a fazer natação? ( )Sim ( )Não

3. Você gosta de competir? ( )Sim ( )Não

4. Você se sente motivado numa competição com a presença de seus pais? ( )Sim ( )Não

5. Você se sente pressionado por seus pais numa competição pela busca de um bom resultado? ( )Sim ( )Não

6. Numa competição, você faz o seu melhor para ganhar e agradar seus pais? ( )Sim ( )Não

7. Se você quiser se tornar um atleta de natação teria apoio de seus pais? ( )Sim ( )Não

8. Se você não quiser participar de uma competição, seus pais irão entender? ( )Sim ( )Não

9. Seus pais entendem se em uma competição seu resultado não for o que eles esperavam? ( )Sim ( )Não

10. Você aceita um mau resultado numa competição? ( )Sim ( )Não

11. Seus pais foram atleta ou participavam de competições de natação ou algum outro esporte? ( )Sim ( )Não

Resultados e discussão

    Com base na pesquisa 51,2% fazem o melhor para ganhar e agradar seus pais. Em relação às crianças em G1 95,2% teria o apoio dos pais para se tornar um atleta, 95,2% sentem-se pressionados pelos pais pela busca de um bom resultado, 90,5% acham que seus pais entenderiam se o resultado numa competição não fosse o esperado. No caso das crianças em G2, 100% teriam o apoio dos pais para se tornar um atleta de natação, 100% sentem-se pressionados pelos pais em busca de um bom resultado, 95% acham que seus pais entenderiam se o resultado numa competição não fosse o esperado.

    De acordo com os resultados percebe-se que para grande parte das crianças há uma elevada influencia dos pais em quesitos positivos e negativos, pois ao mesmo tempo em que se sentem pressionados tem o apoio dos pais até mesmo em caso de derrota.

Considerações finais

    A presença e o apoio dos pais são de suma importância para um bom rendimento esportivo dos filhos. Precisamos atentar para que esse apoio não vire cobrança excessiva, pois tal reação poderá causar uma desistência da criança a tal esporte ou a qualquer outro no que se refira a uma competição. Os resultados foram avaliados tendo como referência a opinião das crianças. Seria interessante a condução de um estudo que avaliasse ao mesmo tempo o ponto de vista dos pais.

Referências bibliográficas

  • BECKER Jr., B. Manual de psicologia do esporte & exercício. Porto Alegre: NOVAPROVA, 2000.

  • MOISÉS, M. P. Ensino da natação: expectativas dos pais de alunos. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 5, n. 2, p. 65-74, 2006.

  • SILVA, L. C. O esporte para crianças de 4-7 anos e a especialização precoce. 2008. 44f.. Monografia (Bacharelado em Educação Física). UNIFIEO - Centro Universitário FIEO, Osasco.

  • XAVIER, A.R.S. Influências da motivação na prática da natação. Universidade Federal de Rondônia-Brasil. 2008.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/

revista digital · Año 14 · N° 133 | Buenos Aires, Junio de 2009  
© 1997-2009 Derechos reservados