NOTAS

1 . Este texto é produto de pesquisa realizada para fins de doutoramento, intitulada: Sociabilidade e Estilos de vida: o culto ao corpo na cidade de São Paulo e sua relação com a mídia, sob orientação do Prof. Dr. José Mário Ortiz Ramos.

2 . Doutoranda em Ciências Sociais. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH/Unicamp e Bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP.

3 . BOURDIEU, P. La Distinción: criterios y bases sociales del gusto. p. 188.

4 . SEVCENKO, N. Orfeu extático na metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20, p. 33

5 . Idem. Ibidem.

6 . Idem, p. 34.

7 . ELIAS, N. O processo civilizador: uma história dos costumes, p.186.

8 . Os "olimpianos" são definidos por Edgar Morin como os seres transformados em "sobre-humanos" pela cultura de massa. São os astros e estrelas de cinema, os campeões esportivos, governantes, pintores e literatos célebres. A imprensa seria responsável por "revesti-los de um caráter mitológico" e, por outro lado, por buscar "mergulhar em suas vidas privadas a fim de extrair delas a substância humana que permite a identificação."

9 . PROST, A. "Fronteiras e Espaços do privado". IN: ARIÈS, P. & DUBY, G. História da Vida Privada, vol 5, p. 98.

10 . PROST, A. "Fronteiras e espaços do privado". In: Ariès, P. & Duby, G. História da Vida Privada, vol. 5.

11 . Idem.

12 . DOUGLAS, M. "Les structures du culinaire". Citado em VICENT, G. " O corpo e o enigma sexual. In: Ariès, P. & DUBY, G. História da Vida Privada, vol. 5, p. 314.

13 . Dados divulgados pela Revista VEJA, n. 34, p. 73.

14 . ABIHPEC/SIPATESP - Informe Publicitário, p. 14.

15 . Analisando o fenômeno sob uma outra perspectiva, Edgar Morin trabalha a hipótese de que o interesse pela vida privada dos astros e estrelas está ligado aos mecanismos de projeção e identificação acionados, capazes de irrigar o imaginário do público receptor.