JEAN-JACQUES ROUSSEAU E A EDUCAÇÃO DO CORPO

Referências Bibliográficas

Notas
1 . Professora Assistente da Escola Superior de Educação Física da Universidade federal do Rio grande do Sul - Porto Alegre - Brasil. Mestre em Ciências do Movimento Humano e Doutoranda em Educação.

2 . Dentro da área da Educação Física inúmeros são os autores que fazem esta análise, seja quando abordam a sua história ou quando referem-se às propostas metodológicas para o ensino da Educação Física na instituição escolar.

3 . Giampiero GRIFFI, História da Educação Física e do Esporte, 115.

4 . Juan Manoel MORENO apud M. A. GONÇALVES, A questão dos pressupostos filosóficos da Educação Física, p. 48.

5 . Johann B. Basedow (1723-1790) - Pastor protestante que como pedagogo buscou despertar o interesse dos jovens pela atividade física, tornando-a adptável ao psiquismo juvenil.

6 . Jean Henry Pestalozzi (1746-1827) - Pedagogo suiço que acreditava na necessidade da prática de atividade física para melhorar a saúde e para o cultivo da personalidade humana. Criou exercícios de fácil execução e sem aparelhos, suscetíveis de aplicação geral, base da ginástica pedagógica.

7 . Crist Salzmann (1746-1811) - Pedagogo que chamou a atenção para a Educação sensorial, o caráter global da educação, as diferenças entre a ginástica e os jogos e entre os assuntos médicos e pedagógicos.

8 . Johann Guts-Muths (1759-1839) - Considerado o criador da ginástica alemã. Inspirado no culto à natureza - legado rousseauniano - buscava compreender todas as variações de exercícios corporais, vendo-os como obrigatórios entre os deveres da vida humana.

9 . Franz Nachtegall ( 1777-1847) - Fundador da ginástica na Dinamarca e responsável pela sua inserção nas escolas primárias daquele país, em 1801. Criou o Instituto Militar de Ginástica - o primeiro especializado no mundo.

10 . Friedrich Jahn (1778-1852) - Figura representativa do Método Ginástico Alemão, buscava recuperar a moral e a saúde do seu povo.

11 . Pehr Henrik Ling - Professor de esgrima e ginástica na Dinamarca entendia a ginástica a partir de quatro dimensões: militar, médica, pedagógica e estética, todas voltadas para a regeneração da raça.

12 . K. MARX, O capital, Volume II, p. 584.

13 . Alexis LEONTIEV, O desenvolvimento do psiquismo, p. 160-1.

14 14. J.J ROUSSEAU, Emílio ou Da Educação, p. 75.

15 . Ibid., p. 12.

16 . Ibid., p. 120.

17 . Ibid., p. 149.

18 . Ibid., p. 53.

19 . "Querei encontrar homens com uma verdadeira coragem? Procurai-os nos lugares onde não há médicos, onde se ignoram as consequências das doenças e onde não se pensa na morte. O homem sabe naturalmente sofrer com firmeza e morrer em paz (....) Bem sei que o médico não deixará de tirar proveito da demora. Se a criança morrer, tê-lo-ão chamado tarde demais; se escapar, ele a terá salvo. Seja: que o médico triunfe mas; mas principalmente que só seja chamado em último caso. Ibid., p. 32-33.

20 . Ibid., p. 33.

21 . Georges VIGARELLO, O limpo e o sujo., p.253-255.

22 . J. J. ROUSSEAU, op. cit., p. 58.

23 . Ibid., p. 111.

24 . Ibid., p. 222.

25 . Ibid., p. 240.

26 . O que poderia perturbar essa mecânica, esse agregado de "fibras" (músculos) que compõem o corpo humano? Fatores exteriores como o ar e todos os princípios deletérios que ele veicula. Mas também a circulação mais o ou menos boa dos fluidos, da sua retenção ou sua dissipação excessiva que, por meio de seu adensamento, ou relaxamento, refletem-se a boa forma dos sólidos (das fibras). Da mesma forma que a retenção do leite materno que, encontrando sua saída natural bloqueada, "lança-se indistintamente sobre todas as partes conforme oponham mais ou menos obstáculos, ocasionando múltiplos males. E a dissipação do esperma no organismo, esse "óleo essencial, cuja perda deixa os outros humores fracos e rançosos" engendrando doenças conhecidas. Passado um certo limiar nessa deteriorização, os movimentos das fibras escapam totalmente ao controle da alma. E, aliás, "o que é o coito senão uma pequena epilepsia?" É portanto necessário colocar a alma no posto de comando de circulação dos fluxos, tendo como preocupação maior a dissipação desses fluxos, o movimento por si mesmo, a convulsão, esse fracasso da alma. Não é mais o corpo que deve, por seus estigmas ou por sua pureza atestar a elevação de uma alma e seu desapego; é a alma que, por sua vez, é intimada a dar contas da imperfeição dos corpos e das condutas, a dedicar-se a geri-los por meio de uma saudável regulação dos fluxos. Jacques DONZELOT, A polícia das famílias, p. 19-20.

27 . J.J. ROUSSEAU, op. cit., p. 173.

28 . Ibid., p. 83.

29 . Ibid., p. 220.

30 . Ibid., 415-416, 423.

31 . "A educação primeira é a que mais importa, e essa primeira educação cabe incontestavelmente às mulheres; se o Autor da natureza tivesse querido que pertencesse aos homens, ter-lhes-ia dado leite para alimentarem as crianças." Ibid., p. 9.

32 . J. J. ROUSSEAU, op. cit., p. 227.

33 . Ibid., p. 324.

34 . Ibid., p. 224-225.

35 . Ibid., p. 15.

36 . Primeira frase de "Emílio ou Da Educação"


inicial


Lecturas: Educación Física y Deportes.
Año 2, Nº 8. Buenos Aires. Diciembre 1997
http://www.efdeportes.com