efdeportes.com

Proposta de uma política de lazer para o SESI-DR/MA -
Serviço Social da Industria, Diretoria Regional do Maranhão
Leopoldo Gil Dulcio Vaz y otros

http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 8 - N° 51 - Agosto de 2002

3 / 3


    O macroplanejamento (políticas, grandes metas) necessita estar em plena harmonia com o microplanejamento (projetos, atividades, eventos, etc.).

    Dentro de uma política de lazer, a elaboração de projetos é a menor célula que compõe um programa; portanto, criar uma cultura de elaboração de projetos, visando alcançar metas e objetivos elencados no corpo de uma política de ação mais ampla, é condição básica para uma administração de sucesso. Escrever um projeto é uma forma organizada de desenhar com antecipação o cenário que se deseja (planejamento), levando-se em conta algumas perguntas básicas: porque fazer ? o que fazer ? como fazer ?.

    Às perguntas porque fazer e o que fazer, já existem algumas respostas, determinadas pela Política de Lazer emanada pelo SESI Nacional, que estabeleceu alguns programas, que devem ser seguidos pelos SESI Regionais:


SESILAZER

SESI Ginástica na Empresa

    Preocupado com o bem-estar do colaborador no ambiente de trabalho, o SESI desenvolve o SESI Ginástica na Empresa - SGE. Trata-se de uma atividade física que se adapta às condições do local de trabalho, visando a melhoria do ambiente, estimulando a prática esportiva, integrando os funcionários e diminuindo os acidentes e as doenças profissionais.

    A combinação de espaços de trabalho com as atividades de lazer é a meta das empresas modernas que buscam melhorar o rendimento e estimular a integração dos seus funcionários.

    O programa SESI Ginástica na Empresa mexe com a qualidade de vida, bom relacionamento entre as pessoas, controle do estresse, diminuição de acidentes de trabalho e aumento de rendimento em milhares de empresas brasileiras. Bastam 8 a 12 minutos de atividades físicas no próprio local de trabalho, sem necessidade de roupas especiais ou aparelhos de ginástica para garantir uma vida mais saudável. Esses resultados vêm sendo comprovados pelas empresas que já implantaram o Programa. Para a implantação desse programa, deve-se seguir as seguintes etapas:

  • Entrar em contato com a Unidade Lazer.

  • Agendar a visita técnica para apresentação do programa e demonstração da ginástica. Duração da visita: 30 a 40 minutos.

  • A empresa mostrando interesse em implantar o programa, é realizado um diagnóstico observando: riscos ambientais e ergonômicos, condições laborais, instalações, equipamentos e relações interpessoais. É repassada para a direção da empresa a ficha do perfil do facilitador, que deve ser preenchida pelo funcionário que atenda às exigências solicitadas (liderança positiva no grupo, habilidade para atividades físicas, facilidade de comunicação, etc.)

  • Ginástica

  • Treinamento dos facilitadores.

  • Início da ginástica com a supervisão constante da coordenadora.

SESI Lazer na Empresa

    Outro programa que pode ser implantado é o SESI Lazer na Empresa, que tem como objetivo: contribuir para o aprimoramento das relações de trabalho. Este programa leva à empresa almoços musicais, sorteios, campeonatos, ruas de lazer, sessões de vídeo e atividades que ajudam a desenvolver a criatividade e a proporcionar um clima cooperativo entre os trabalhadores.


SESIESPORTE

Iniciação Esportiva Atletas do Futuro: uma alternativa de vida para crianças e jovens carentes

    Incentivar em diferentes modalidades esportivas, com ênfase no desenvolvimento de habilidades e no desenvolvimento pessoal e social da criança/adolescente, sem enfoque na preparação para competição. O pré-requisito para participar do programa Atletas do Futuro é a freqüência escolar.

    Este programa poderá estar integrado com o Sesi Esporte Solidário, resultado da parceria do SESI com a Secretaria Nacional de Esporte do Ministério do Esporte e Turismo. Este programa vai além de atividades esportivas e recreativas. Seu forte impacto social é garantido por ações complementares de educação para a saúde, orientação social e alimentação, permitindo o cuidado integral da criança e do adolescente.

    Outro programa que pode estar associado ao Atletas do Futuro é o Largada 2000, programa que dá sua contribuição para a construção das políticas de juventude no Brasil e para a inclusão do jovem na agenda nacional. Resultado da aliança social estratégica celebrada entre o SESI e o Instituto Ayrton Senna, o programa oferece oportunidades para que os jovens invistam nos seus relacionamentos e no seu tempo livre de maneira construtiva.


Torneio e Campeonatos

    Atividades desenvolvidas no SESICLUBE ARAÇAGY e nas Empresas, com caráter recreativo, permitindo a integração dos trabalhadores, tendo flexibilidade nas ações, proporcionando divertimento e prazer aos participantes.

    Esse o objetivo do Programa SESIEsporte: transformar o operário em trabalhador-atleta. É assim que este programa proposto ao SESICLUBE ARAÇAGY deve atuar.

    No Brasil, são mais de 500 mil esportistas participando de campeonatos nacionais e internacionais promovidos pelo SESI com o apoio de diversas empresas e entidades ligadas à área esportiva.

    As competições fazem parte do calendário das Confederações das quais o SESI faz parte: a Confederação Esportiva Internacional do Trabalho (CSIT) e a Confederação Pan-Americana de Desporto do Trabalhador (Copadet).

    O retorno do programa pode ser traduzido na melhoria da qualidade e estilo de vida do trabalhador, resultando no aumento da produtividade industrial e na satisfação pessoal.


Jogos dos Industriários

    Com o intuito de incentivar o esporte na empresa como forma de atividade física, entretenimento e integração entre trabalhadores, serão desenvolvidos os JOGOS SESI DO MARANHÃO.

    Estes acontecerão anualmente e levarão para a etapa regional os vencedores de cada modalidade para representarem suas empresas e o SESI/MA. Os campeões desta etapa classificam-se para os JOGOS NACIONAIS DO SESI:

    MODALIDADES:

  • Atletismo Feminino/Masculino

  • Futebol de Campo

  • Futebol Sete Master

  • Futsal Adulto

  • Natação Feminino/Masculino

  • Tênis de Mesa

  • Volei de Praia Feminino/Masculino

  • Voleibol

  • Xadrez

Projetos Especiais Colônia de Férias

    Conjunto de atividades recreativas e de iniciação esportiva envolvidas de modo informal durante algumas horas do dia nos períodos de férias escolares; é, também, uma maneira de orientar os alunos em férias para as necessidades educacionais, culturais e esportivas com um mínimo de gasto e o máximo de alegria, sendo também em alguns casos, complementação ideal para a Merenda de Férias.

    O objetivo é oferecer à Criança oportunidade de: desenvolver-se social, cultural, cívica e fisicamente, através da prática de atividades recreativas; estimular o gosto pelas atividades físicas e o reconhecimento de seu valor para a saúde física e mental; desenvolver o espírito de grupos e a manifestação de liderança, preparando-as para a vida; expressar-se e comunicar-se; fazer jogos esportivos simplificados quando a idade assim o permitir; dar expansão às suas energias em atividades físicas, culturais e artísticas programadas.

Terceira Idade, Melhor Idade

    Programa voltado para os industriários aposentados, se constituindo uma preocupação do SESI, voltado para atendimento de idosos. As atividades devem incluir esporte, lazer, educação e saúde.

Portadores de Necessidades Especiais

    Programa voltado para o Industriário portador de deficiência física, ou afastado do trabalho em função de acidente que o mutilou. As atividades devem incluir além da reeducação motora através de atividades físicas, esportivas e de lazer, a sua reinserção social (adaptação à sua nova condição de vida).

Ações sócio-culturais & artísticas SESIFOLIA - (Carnaval do SESI) ARRAIAL DO SESI - Festejos Juninos - 23 a 29 de junho HOJE É DIA DE .... - Datas comemorativas

Cursos de Atualização, Qualificação e Requalificação Profissional

    Esses cursos se destinam a profissionais que atuam na área de administração esportiva, coordenadores de entidades esportivas e administradores de empreendimentos do esporte; a profissionais de esportes e educação física, responsáveis pelo desenvolvimento de atividades físicas e esportivas, com o objetivo de fornecer aos participantes uma perspectiva atual dos componentes organizacionais, econômicos, técnicos, sociais e políticos do esporte, do lazer, das atividades físicas e da educação física.


SESI Clube Araçagy

        A prática regular de atividades de lazer constitui um dos fatores indispensáveis para o indivíduo conservar corpo e mente saudáveis, elevar a qualidade de vida e o potencial criativo e produtivo. No trabalho, o reflexo dessa prática é observado no aumento da produtividade da empresa e na redução dos índice de falta de trabalho.

    No SESI-DR/MA, o NEGÓCIO LAZER, desenvolvido diretamente no SESICLUBE ARAÇAGY - ou no próprio local de trabalho, poderá oferecer as condições necessárias para que o trabalhador da indústria e sua família possam participar de atividades formativas, esportivas-competitivas, artísticas e sociais, utilizando de forma inteligente o tempo livre.

    Para isso, o SESI-DR/MA deverá dispor de professores bem treinados e uma infra-estrutura física invejável no SESICLUBE ARAÇAGY.

    Quando o trabalhador descansa e tem atividades fora da empresa, cresce como pessoa e ganha em qualidade de vida. Isso se reflete em um trabalho mais alegre e na satisfação de estar bem consigo mesmo. Vendo seus familiares contentes também, pode render ainda mais.

    O SESICLUBE ARAÇAGY, com estrutura moderna e ampla, composta por:

  • piscina semi-olímpica, com cinco raias - uma

  • piscina de aprendizagem, medindo 8 x 3,50m - uma

  • campo de futebol - tamanho oficial - dois

  • quadra de basquetebol, descoberta, piso em cimento - duas

  • quadra de voleibol, descoberta, piso em cimento - uma

  • salão de jogos de salão, com equipamento para bilhar (duas mesas) e tênis de pesa (duas mesas - uma

  • Ginásio Poliesportivo, marcado para a prática de Futsal e Voleibol, mas com espaço para Handebol (20 x 40) e Basquetebol; com Vestiários (dois), com sauna; banheiro (dois); arquibancada com três lances, nos dois lados da quadra; dois salões, para alojamento, com capacidade para 20/30 pessoas cada; palco, com coxia. Há necessidade de recuperação do piso de jogo e novas marcações, assim como equipamentos para prática de basquetebol.

  • Área livre, gramada por detrás do Ginásio;

  • Área lateral, com piso de blocrete,

  • Área de estacionamento

  • além dessas áreas, há um amplo espaço, situado entre a Rodovia que vai para o Araçagy/Raposa, e o muro da sede, em que está localizado um dos campos de futebol, que poderá ser aproveitado para a construção de uma área para a prática do atletismo (pista de terra) e outras modalidades esportivas, como campos de voleibol de areia.

    poderá atender aos industriários, dependentes e à comunidade geral, com serviços de: NATAÇÃO; HIDROGINÁSTICA; MUSCULAÇÃO; GINÁSTICA; ATLETISMO; BASQUETEBOL; FUTEBOL; FUTSAL; HANDEBOL; VOLEIBOL;

Objetivo geral
Ampliar a oferta de serviços nas áreas esportivas, social e artística tendo como foco a qualidade dos serviços, a satisfação da clientela bem como sua auto-sustentação.

Objetivos específicos
Transformar o Centro de Atividade em SESI-CLUBE, tornando-o Centro de Excelência do Lazer.
Otimizar a utilização da infra-estrutura existente.
Resgatar a participação dos industriários e seus dependentes.
Capacitar os técnicos envolvidos na área.
Criar mecanismos para a captação de receita para auto-sustentação.

Metas
Proporcionar o desenvolvimento de programas de lazer esportivo e social visando a melhoria da qualidade de vida e o bem estar do trabalhador e seus dependentes.

Lazer Físico Esportivo: 2.500 Trabalhadores
Lazer Formativo: 600 Alunos (natação)
Programa de Condicionamento Físico: 400 Matrículas
Programa SESI Ginástica na Empresa: 07 Empresas - 2.300 Trabalhadores
Lazer Social: 13.700 Participantes


Notas

  1. SESI.DIRETORIA NACIONAL. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2000-2004

  2. NASCIMENTO, Rui Lima de. in PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2000-2004, p. 6-7

  3. SESI-DR/MA. Planejamento estratégico do SESI-DR/MA para 2002, p. 10

  4. Não está excluída a possibilidade de desenvolvimento de outros negócios ou a prestação de outros serviços, desde que se revelem auto-sustentáveis.

  5. Portaria 019/2002, de 1º de fevereiro de 2002

  6. CAVALCANTI, Kátia Brandão. A função cultural do esporte e suas ambiguidades sociais. In COSTA, Lamartine Pereira da (org). TEORIA E PRÁTICA DO ESPORTE COMUNITÁRIO E DE MASSA. Rio de Janeiro : 1981, p. 301-316.

  7. REQUIXA, Renato.AS DIMESÕES SOCIAIS DO LAZER. São Paulo : SESC, 1969
    _____. Trabalho e lazer. In AS DIMESÕES SOCIAIS DO LAZER. São Paulo : SESC, 1976.
    MARINHO, Inezil Penna. RAÍZES ETIMOLÓGICAS, HISTÓRICAS E JURÍDICAS DO LAZER. Brasília : (s.e.), 1979.
    ______.INTRODUÇÃO AO ESTUDO FILOSÓFICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DOS DESPORTOS. Brasília : Horizontes, 1984.
    CUNHA, Newton. A FELICIDADE IMAGINADA: a negação do trabalho e do lazer. São Paulo : Brasiliense, 1987.

  8. DUMAZEDIER, Joffre. SOCIOLOGIA EMPÍRICA DO LAZER. São Paulo : Perspectiva, 1979

  9. TOTI, Giani. TIEMPO LIBRE Y EXPLOTACIÓN CAPITALISTA. México : Cultura Popular, 1975.

  10. TOTI, op. Citi., p. 9

  11. COMES, Salvatore. TIEMPO LIBRE, TIEMPO LIBERADO. Madri : Unión, 1970, p. 43.

  12. TOLKMITT, Horst Carlos. Sugestões de uma alternativa para a filosofia do EPT no Brasil. COMUNIDADE ESPORTIVA, Rio de Janeiro, n. 35, nov.-dez., 1985, p. 2-8.

  13. DRAGÃN, Ioan. RECUPERAÇÃO NO TRABALHO PELO DESPORTO. Lisboa : Horizontes, 1981, p. 107

  14. CAVALCANTI, 1981, op. Cit., p. 310

  15. MOREIRA, Wagner Wey. PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNIVERSIDADE. Campinas :
    UNICAMP, 1985.

  16. CAVALCANTI, 1981, op. Cit., p. 311

  17. MOREIRA, 1985, OP. CIT., P. 18

  18. MARINHO, citado por CANTARINO FILHO, Mário Ribeiro & PINHEIRO, Ewerton Negri. Ginástica de pausa, trabalho e produtividade. In REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS, Brasília, n. 20, mar.-abr., 1974, p. 20-30.

  19. DRAGRÃN, 1981, op. Cit., p. 18

  20. PEREIRA, Francisco ª Coelho. Esporte comunitário na Fundação Ishibrás. In COMUNIDADE ESPORTIVA, Rio de Janeiro, n. 9, dez. 1980, p. 6
    SESC-SP. Ginástica na empresa. In COMUNIDADE ESPORTIVA, Rio de Janeiro, n. 9, dez. 1980, p. 6-9

  21. NEULINGER; CLAPARÉDE, citados por GAELZER, Lenea. LAZER: BENÇÃO OU MALDIÇÃO ?. Porto Alegre : Sulina/UFRGS, 1979

  22. CUNHA, 1987, op. Citi. Citado por REQUIXA, 1976, OP. CITI. p. 15

  23. MOREIRA, 1985, op. Citi., p. 27.

  24. DUMAZEDIER, 1979, op. Cit.

  25. REQUIXA, 1976, op. Citi., p.38

  26. FUNDAÇÃO VAN CLÉ. Carta ao Lazer. In COMUNIDADE ESPORTIVA, Rio de Janeiro, n. 9, 1980, p. 20

  27. GAELZER, Lenea. ENSAIO À LIBERDADE: uma introdução ao estudo da educação para o tempo livre. Porto Alegre : UFRGS, 1985 (Tese de Livre Docência.

  28. Citado por HAAG, Herbert. Deport y tiempo libre. In KOCH, Karl. HACIA UNA CIENCIA DEL DEPORTE. Buenos Aires : Kapelusz, 1982, p. 95-115

  29. SANTIN, Silvino. EDUCAÇÃO FÍSICA: uma abordagem filosófica da corporeidade. Ijuí : UNIJUÍ, 1987

  30. citado por GAELZER, Lenea. Recreação e Lazer. In CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Florianópolis : UFSC, 1972 (mimeog.)

  31. citado por GAELZER, 1972, op. Cit.

  32. SESI. BALANÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA 2000

  33. MEC/SEED/SUEPT. PRINCÍPIOS BÁSICOS. Rio de Janeiro : Rede Nacional de Esportes para Todos, 1983.

  34. BRAMANTE, 1997.


| Inicio |

Outro artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
http://www.efdeportes.com/ · FreeFind
   

revista digital · Año 8 · N° 50 | Buenos Aires, Julio 2002  
© 1997-2002 Derechos reservados