1 . Para maiores informaçoes sobre Panamericanismo ver estudos de Octavio Ianni (1976) e Gerson Moura Uma visao resumida, mas adequada, pode também ser encontrada no estudo de Otávio G. Tavares da Silva (1996).

2 . O primeiro desses Congressos foi realizado na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1941. Esses eventos científicos, fartamente documentados, já estao a merecer um cuidado maior em nossos trabalhos históricos, tal a sua importância para a compreensao de vários aspectos da Educaçao Física brasileira e da América Latina.

3 . Nao por acaso, o primeiro presidente desde Instituto, criado no Congresso Panamericano de 1946, foi um norte-americano bastante conhecido na América Latina, inclusive no Brasil: Charles H. McCloy.

4 . Os dois primeiros argentinos que vieram para o Brasil foram Luis Masera e Elsa Dora Zabalza.

5 . Por exemplo, foi destacável a presença de professores brasileiros nas I, II e III Conferências de Professores de Educaçao Física, realizadas em Buenos Aires no ano de 1945, 1946, 1947. Maiores informaçoes podem ser obtidas no estudo de Inezil Penna Marinho (1945) e Maria Jacy Vaz (1948).

6 . Decreto-lei 1212 de 17 de abril de 1939.

7 . Esta mudança nao significou exatamente uma completa ruptura com as posturas filosóficas de até entao. Maiores informaçoes sobre a ENEFD podem ser obtidas no estudo de Victor Andrade de Melo (1996a).

8 . Maiores informaçoes sobre as relaçoes de poder e a ascensao dos médicos no interior da ENEFD podem ser obtidas no estudo de Melo (ibid.)

9 . Naquela época, a ENEFD possuía quatro cursos: Superior, com duraçao de dois anos, onde era exigido ao ingressante somente o 1o grau; Medicina da Educaçao Física, com duraçao de 1 ano, para médicos já formados; Educaçao Física Normal, com duraçao de 1 ano, para quem concluira o Normal; Massagista e treinador desportivo, com duraçao de 1 ano. Mais tarde este último curso seria dividido em dois: Massagista e Treinador (id.).

10 . Cabe ressaltar que aqui nao estou utilizando o termo Educaçao Física em um sentido restrito, querendo significar especificamente uma disciplina escolar. Neste caso estou falando sobre uma área de conhecimento e as práticas ao seu redor.

11 . No Uruguai, foram recebidos por Julio Rodrigues, responsável pela orientaçao técnica da Comissao de Educaçao Física. Na Argentina, por César S. Vasquez, ainda diretor da Divisao Geral de Educaçao Física.

12 . Maiores informaçoes sobre a influência dos militares na ENEFD podem ser obtidas no estudo de Melo (op.cit.).

13 . Por exemplo, já nos 'Arquivos da ENEFD' de junho de 1947, Maria Helena Sá Earp, professora da cadeira, publicava um artigo onde fazia referências a utilizaçao das danças regionais.

14 . Algumas informaçoes sobre tais iniciativas podem ser obtidas no estudo de Melo (1996b) e/ou no estudo de Melo e Ingrid Ferreira Fonseca (1997).

15 . Podemos encontrar esta preocupaçao, por exemplo, em artigo do autor publicado nos 'Arquivos da ENEFD' (1945b)

16 . Procurei discutir profundamente a importância do Diretório Acadêmico e do movimento estudantil para a ENEFD em artigo escrito em 1996c.

17 . Além da Ginástica, segundo os professores, o Uruguai se destacava pelas atividades de recreaçao, enquanto a Argentina pela estrutura esportiva.

18 . Já nos 'Arquivos da ENEFD' de junho de 1947, Maria Jacy Vaz e Luzia Paolielo publicaram artigo discutindo as peculiaridade e vantagens da Ginástica Acrobática.

19 . Por exemplo, o Brasil sempre era bem representado, qualitativa e quantitativamente, nos Congressos Pan-americanos e Sul-americanos Procuro discorrer sobre tal aspecto em artigo publicado nos Anais do I Encontro Fluminense de Educaçao Física Escolar (1996d).

20 . A professora lamenta que isto nao tenha acontecido, pois foi avisada de última hora e nao teve tempo apropriado para se preparar adequadamente.

21 . Na época, essa revista era a única de grande circulaçao nas bancas, pois a revista Educaçao Physica nao mais circulava, e a Revista de Educaçao Física (da Escola de Educaçao Física do Exército) e os Arquivos da ENEFD tinham distribuiçao dirigida e gratuita. Na verdade, a RBEF começou a ser publicada em 1944, pela editora 'A Noite' e tendo Joao Barbosa Leite como editor. Quando 'A Noite' desistiu de publicar a Revista, Inezil Penna Marinho sustentou a Revista e deu continuidade à sua publicaçao, aumentando o número de assinantes de 146 para mais de 1000, sendo 300 no exterior.

22 . Nesse artigo, Marinho faz um inventário das diversas açoes de intercâmbio desde 1941.

23 . Hoje temos cinco listas brasileiras de discussao ligadas a Educaçao Física, esporte e lazer já em funcionamento. A efesport-L é a lista geral e mais ampla. A cevhist-L é a lista de História da Educaçao Física e do Esporte. A cevlazer-L é a lista de lazer. A cevhand-L é a lista de handebol. E a cevefesc-L, a lista de Educaçao Física escolar. Embora brasileiras, as listas congregam pesquisadores de vários países, inclusive da Argentina e do Uruguai. Maiores informaçoes podem ser obtidas no e-mail victor@marlin.com.br.


Lecturas: Educación Física y Deportes. Año 2, Nº 5. Buenos Aires. Junio 1997
http://www.efdeportes.com