efdeportes.com

Casos de injúrias raciais no meio futebolístico:

intervenções acerca do tema no âmbito do ensino escolar

Los casos de insultos raciales en el ámbito del fútbol: intervenciones sobre el tema en el contexto de la educación escolar

Cases of racial slurs in the middle of soccer: interventions on the subject in the context of school education

 

*Licenciada/o em Educação Física pelo CEFD/UFSM, Santa Maria, RS

**Doutor em Ciências da Comunicação Processos Midiáticos pela UNISINOS

***Mestre em Ciência do Movimento Humano pela UFSM

****Acadêmica do Curso de Educação Física Licenciatura no CEFD/UFSM

Membros do Laboratório de Análise dos Cenários Esportivos na Mídia (LACEM)

(Brasil)

William Daniel Bitencourt*

Antonio Guilherme Schmitz Filho**

Lidiane Soares Bordinhão*

Jaqueline Backendorf Regert***

Daniella Araujo Ceratti*

Ivana Maria Lamberti Miotti****

Marciely Vargas Pereira****

Thaís Ribeiro Machado****

williambitencourt1989@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          O presente artigo tem como objetivo compreender as possibilidades interdisciplinares da Educação Física com a disciplina de História no âmbito do ensino escolar. Este se reveste de dois momentos em sua metodologia, no primeiro momento foi realizado um levantamento cartográfico para aquisição e estudo sobre os episódios de racismo no futebol brasileiro e no segundo momento a aplicação prática das preposições levantadas anteriormente. É pertinente ressaltar que mesmo em um trabalho realizado de forma interdisciplinar, as disciplinas envolvidas na ação não perdem as especificidades de seus conteúdos; portanto o racismo abordado apresentou de forma relevante à importância de ressignificar o propósito didático pedagógico de campos de conhecimento diverso, no âmbito escolar e social.

          Unitermos: Mídia. Racismo. Futebol. Interdisciplinaridade.

 

Abstract

          The present article aims to understand the possibilities of interdisciplinary Physical Education with the discipline of History in the context of school education. This is of two moments in its methodology, the first time it was performed a mapping for acquisition and study on the incidents of racism in football and in the practical application of prepositions raised previously. It is worth pointing out that even in a study carried out in an interdisciplinary, the disciplines involved in action does not lose the specificities of their contents. Therefore racism addressed presented in a relevant way to the importance of remaking the didactic purpose of pedagogical knowledge fields diverse, educational and social.

          Keywords: Media. Racism. Soccer. Interdisciplinarity.

 

Recepção: 17/02/2012 - Aceitação: 19/03/2016

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 214, Marzo de 2016. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    Casos de injúrias raciais e racismo estão se tornando, infelizmente, cada vez mais comuns em nosso cotidiano. Muitas vezes ambas as discriminações são tratadas como sinônimos, no entanto, dentro de um sentido denotativo possuem significados distintos.

    A primeira, injúrias raciais, é entendida como um tipo de ofensa discriminatória referente à cor, raça, etnia, religião ou origem, situação em que a vítima (ou alvo) é exclusivamente uma única pessoa ou um grupo com número determinado de indivíduos, onde as ofensas abalam a autoestima da vítima. Já a segunda, racismo, também diz respeito às ofensas mencionadas anteriormente, porém, ocorre quando atinge a toda uma “raça” quando não há como determinar o número exato de vítimas ofendidas, ambas são consideradas crimes, contudo o racismo é inafiançável.

Manifestações contra o racismo no Brasil

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/gauchao/noticia/2014/03/foto-pelotas-e-sao-luiz-homenageiam-arbitro-marcio-chagas-da-silva-4440780.html

    Tais fenômenos sociais são refletidos também dentro do esporte e, principalmente, no meio futebolístico. Vale destacar que casos de injúrias raciais e de racismo possuem uma constituição histórica. Um bom exemplo foi por ocasião da chegada do futebol ao Brasil, que trouxe em sua prática preceitos que ocasionaram diversas formas de segregação social presentes na época.

    Ao longo dos anos o futebol evoluiu, passando a ser o esporte mais praticado no Brasil, dessa forma o país alcançou tamanho prestígio que se tornou reconhecido como “País do Futebol”. Tal prestígio proporcionou ao fenômeno esportivo sua assimilação pelos diversos meios de comunicação e redimensionou a possibilidade da especialidade relacionada a relações existentes entre o jornalismo e o fenômeno esportivo. Com o papel cotidiano amplificado desempenhado na relação midiática, o futebol agregou atributos fenomênicos e passou a interagir nas diversas esferas sociais. No entanto, o conjunto crescente (social, tecnológico, econômico, etc.), que caracterizaria uma evolução positiva para o esporte, alguns acontecimentos, a exemplo daqueles envolvendo atos de racismo, trazem à evolução aspectos negativos.

    Neste viés, serão destacados episódios relacionados ao racismo no futebol brasileiro que ocorreram no ano de 2014, destacando sua ocorrência simultânea no meio futebolístico. Alguns casos foram contra jogadores brasileiros, como no caso do atleta Paulo César Nascimento, conhecido como “Tinga” que foi alvo da torcida da Asociación Civil Real Atlético Garcilaso do Peru, em jogo válido pela Copa Libertadores da América e, também, contra o goleiro “Aranha” do Santos Futebol Clube em jogo válido pela Copa do Brasil em disputa com Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Outro caso que também ganhou bastante repercussão, até mais que os anteriores, foi o caso de racismo ocorrido contra o árbitro Márcio Chagas da Silva, que aconteceu na cidade de Bento Gonçalves, RS, na partida entre o Clube Esportivo Bento Gonçalves (mandante do jogo) e Veranópolis Esporte Clube Recreativo e Cultural, no Estádio Parque Montanha dos Vinhedos.

    Dessa forma, é possível perceber que o assunto racismo adquiriu grande destaque nos últimos tempos e, mais especificamente, no meio futebolístico ressaltando que a repercussão nunca foi tão grande como atualmente. Sabe-se que casos de racismo não ocorrem apenas no esporte, eles também estão presentes no cotidiano da sociedade. Por influência midiática, alguns fatos ocorridos ganham maior destaque do que outros, pois muitas vezes o que vale acima de qualquer coisa é a divulgação do assunto, do que o próprio combate contra o preconceito.

    Neste contexto, a partir do momento em que assuntos envolvendo o objeto esporte são tratados cotidianamente pela mídia é interesse compreender quais as possibilidades de uso interdisciplinar, desses assuntos em aulas de Educação Física relacionadas com outras disciplinas, a exemplo da história.

Justificativa

    A possibilidade de refletir sobre assuntos como injúrias raciais e racismo no âmbito do ensino escolar, na disciplina de Educação Física em conjunto com a de História se faz necessária tendo em vista que tais conteúdos estão diretamente ligados às respectivas disciplinas, considerando as especificidades de cada uma. Essa articulação entre as duas disciplinas em busca de interesses em comum é considerada uma ação interdisciplinar que tem como objetivo dinamizar o ensino escolar a fim de torná-lo mais interessante aos alunos através de conteúdos semelhantes com a realidade social que vivem.

    Considerando a importância da História no contexto escolar que é uma disciplina que estuda a vida do homem ao longo do tempo, que investiga o que ele fez, passou e sentiu enquanto ser social. E da Educação Física que busca educar pelo movimento e pela reflexão do mesmo, trazendo em um de seus conteúdos mais hegemônicos, o esporte, a reflexão e a discussão sobre a construção histórica deste fenômeno social e a relação do mesmo com as freqüentes injúrias raciais e casos de racismo presentes no esporte e mais especificamente no futebol.

Objetivos

    O artigo apresenta como objetivo geral compreender as possibilidades interdisciplinares da Educação Física com a disciplina de História no âmbito do ensino escolar. E como objetivos específicos reconhecer requisitos para a interdisciplinaridade em assuntos esportivos midiatizados; bem como desenvolver uma proposta aplicada para o ensino da Educação Física com base histórica.

Metodologia

    Neste artigo a metodologia se apresenta dividida em dois momentos principais. O primeiro é baseado em um levantamento cartográfico e o segundo em uma parte aplicada no âmbito do ensino escolar.

Primeiro momento

    Constituído através de um levantamento cartográfico referenciado em Schmitz (2005, p.16-21) e se estrutura a partir das cenas de racismo ocorridas no futebol brasileiro no ano de 2014; com especial atenção à ênfase que o autor oferece para estudos cartográficos como forma de mapear as relações entre o sistema esportivo e o jornalístico e as tensões e retroalimentações entre eles e o ambiente.

    Para tanto, foram observadas as recomendações indicadas em (Schmitz, 2005, p.18) para a estruturação de um roteiro que serviu para alinhavar uma planilha de análise coerente com as proposições estabelecidas. A planilha considerou como pano de fundo os aspectos relacionados ao caso de racismo no futebol brasileiro, mais especificamente o cenário de racismo contra Márcio Chagas da Silva e o caso de racismo contra o goleiro “Aranha”, ocorridos durante o Campeonato Gaúcho de Futebol e a Copa do Brasil, e a forma como os ritos midiáticos se sobrepuseram determinando as formas de reconhecimento às diversas relações em ato:

  • Descrições do ambiente caracterizando as misturas entre notícias e a evolução das manifestações.

  • Ritos iniciais: Como se deu a apreciação dos casos de racismo por parte da mídia especializada e como isto influenciou na formação de juízo de valor após os episódios ocorridos.

  • Papéis jornalísticos, políticos e esportivos assumidos pelos diferentes envolvidos nos cenários apresentados nas manifestações durante a cobertura do acontecimento (protagonistas e coadjuvantes).

  • Tensão entre o objeto de investigação e as apreciações produzidas para a determinação de interesses/utilidades: notícias x apreciações públicas, fatos polêmicos x apreciações e outros.

    O texto metodológico cria uma formatação para o desenvolvimento das apreciações que envolveram os cenários de racismo contra o árbitro Márcio Chagas da Silva e o goleiro “Aranha” durante as respectivas competições. Fundamentalmente no que diz respeito à relação dos cenários esportivos em processo e a inclusão de pautas de ordem institucionalizada junto ao cotidiano brasileiro. Estimou-se encontrar, nos rituais desenvolvidos pelo evento, elementos significativos que colaborem no estabelecimento de proposições teóricas e práticas à aplicação das descobertas como um conteúdo expressivo para o ensino escolar de forma interdisciplinar.

Segundo momento

    Consiste na parte aplicada no artigo, embasada nos conhecimentos adquiridos através do levantamento cartográfico e posteriormente levados como conteúdo para as aulas de Educação Física do Ensino Médio em uma escola estadual do município de Santa Maria, RS, a fim de proporcionar momentos de discussão sobre o assunto racismo no meio esportivo. Contudo, salientando que as aulas com essa temática foram muito produtivas percebeu-se a oportunidade, bem como o interesse dos alunos e da própria escola em realizar um trabalho interdisciplinar com a disciplina de História.

    A intervenção interdisciplinar foi realizada com uma das turmas de ensino médio da escola, em conjunto com os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto “Educação Física na Educação Básica” segmento de atuação ensino médio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com a professora da disciplina de História da escola.

    Inicialmente a professora de História trouxe questões étnico-raciais para debate na turma, envolvendo a parte histórica, cultural e social. Deste modo houve a descrição de questões como: a chegada dos negros no Brasil; escravidão; contribuições dos negros na economia e sociedade; na cultura; na religião e nas formas de injúrias raciais que, na maioria das vezes, são despercebidas por quem às comete.

    Após esse momento, os bolsistas PIBID apresentaram dois estudos de Trabalho de Conclusão de Curso realizados no Laboratório de Análise dos Cenários Esportivos na Mídia (LACEM) do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM; com o tema principal “injúrias raciais no meio futebolístico”, com a intenção de realizar uma discussão com os alunos, relacionando o tema. Os trabalhos desenvolvidos foram: o caso Márcio Chagas da Silva e o caso do goleiro “Aranha”, seus desdobramentos e a sua repercussão na mídia, comparando com outros casos semelhantes ocorridos recentemente, como o caso do jogador Daniel Alves que ironizou um ato racista comendo uma banana jogada por torcedores na Espanha; e do jogador Tinga que foi alvo de insultos racistas durante a partida contra o Real Garcilaso, do Peru. Além disso, foram abordadas curiosidades e fatos históricos envolvendo jogadores negros na dupla “Grenal”.

    Na seqüência, os alunos participaram de uma discussão relacionada com as questões apontadas, com a problematização e debate de alguns fatos polêmicos apontados por eles, assim como relatos que presenciaram tanto no âmbito escolar como fora dele.

Discussão

    Considerando todo o contexto apresentado, através dos atos de racismo contra o então árbitro Márcio Chagas da Silva e o goleiro “Aranha”, diferentes esferas como a política, a midiática, a jurídica, a esportiva, entre outras, fizeram-se presentes na discussão dos episódios. Dentre estas, a esfera midiática protagonizou uma parcela bastante significativa acerca da temática, o racismo, através das diversas plataformas midiáticas, tal repercussão se reafirma em outros estudos.

    Assim como na discussão de outras temáticas, o objeto esporte envolve o debate e o lança o racismo à conversação pública intermediado na difusão característica dos diversos meios de comunicação. A repercussão do fato é amplificada no contexto das redes sociais e remexe com a definição de um posicionamento favorável ou contrário ao ocorrido (Santos Junior, 2014, p. 21).

    Neste sentido, a conversação entre os diferentes segmentos que ingressaram no debate do racismo junto ao futebol brasileiro colaboram com a constituição do processo de institucionalização. Fator este que pautou diversas perspectivas relacionadas ao posicionamento sobre a temática.

    Para Berger e Luckmann (2009), o processo de institucionalização para os humanos ocorre de uma forma bastante diferenciada das outras espécies animais. Na medida em que, a maioria dos animais possui um espaço específico de estruturação social e desenvolvimento; os homens ao contrário possuem uma forma constantemente variável neste contexto. Em relação com o seu ambiente (natural e humano), existe a promoção de um desenvolvimento que vai além do ambiente natural que o envolve, ultrapassando para ordens culturais e sociais específicas.

    No fenômeno esportivo o processo de institucionalização surge para o redimensionamento do mesmo, intermediado pelo Barão Pierre de Coubertin. Tal processo modificou diversos comportamentos com o objetivo de estabelecer uma nova dimensão existente para a ordem mundial à época. Esta nova dimensão acarretou em um envolvimento cultural e a agregação de novos componentes sociais. Neste sentido a discussão da temática racismo alavancou-se a partir da composição destes segmentos sociais como a política, a economia, a mídia entre outros.

    Exemplos significativos como os episódios com o goleiro “Aranha” e com o então árbitro Márcio Chagas da Silva, estabeleceram uma abordagem específica para a temática do racismo. Claro que casos existentes na esfera esportiva foram precedentes, porém a repercussão adquirida por eles abordou diferentes classes e meios sociais; a escola faz parte deste contexto e é um excelente ambiente para se abordar o tema de forma crítica e de forma aprofundada, visto que no ambiente escolar os alunos passam uma parcela significativa de seu tempo formativo. Portanto, cabe refletir como o fenômeno esportivo através do futebol auxilia nas abordagens relacionadas com a tematização do racismo apresentado nos episódios anteriormente citados.

    Considerando diferentes metodologias de trabalho, uma se destaca e pode ser de grande importância na ação pedagógica do professor, a concepção dialógica apresentada por Paulo Freire (2011). No constructo metodológico, tanto o contexto teórico como o prático devem ser trabalhados de forma e medidas proporcionais, sem que o ocorra à sobreposição de uma para com a outra. O autor ainda reforça a necessidade para se estabelecer uma formação de conhecimentos significativos e verdadeiros.

    Os episódios aqui em parte analisados, apresenta para o campo da Educação Física e da História, a possibilidade de construção de conteúdos a serem trabalhados de forma interdisciplinar dentro do conhecimento teórico bem como sua aplicação na prática. E então entender como as diversas institucionalizações presentes no processo acerca de uma formação de juízo de valor próprio e fundamentada sobre a temática.

    Para tanto, o processo de análise se ocupou em verificar como as questões presentes no processo de institucionalização foram apresentadas e influenciaram e interferiram na formação de juízo acerca do fato relacionado com as injurias raciais ocorridas no futebol brasileiro.

    Embora o estilo de vida que uma sociedade impõe aos seus integrantes é determinante na distribuição do conhecimento e de papéis específicos, cabe a essa mesma sociedade articular o fluxo do conhecimento e a interpretação dos diversos papéis assumidos (a exemplo do racismo). O episódio contra o então árbitro Márcio Chagas da Silva produziu um fato empírico envolvendo diversas instituições nos seus desdobramentos apresentados e o envolvimento nestes, busca explicações na referência de uma consciência reflexiva individual, no que se refere a uma complementação sobre a injúria racial cometida (Bitencourt, 2014, p. 18).

Considerações finais

    Os casos de racismo apresentados de forma abrangente na parte inicial do artigo possibilitaram uma excelente oportunidade à organização de conteúdos no âmbito do ensino da Educação Física Escolar. Além de propiciar uma aproximação da disciplina com a de História, o que ofereceu informações importantes à realização de novos trabalhos de cunho interdisciplinar.

    No entanto, é pertinente ressaltar que mesmo em um trabalho realizado de forma interdisciplinar as disciplinas envolvidas na ação não perdem as especificidades de seus conteúdos; portanto o racismo abordado apresentou de forma relevante à importância de ressignificar o propósito didático pedagógico de campos de conhecimento diverso, no âmbito escolar e social.

    Outro fator relevante destacado principalmente por parte dos alunos envolvidos na prática interdisciplinar foi a influência midiática, que ganhou destaque como fator preponderante que interfere de forma direta no cotidiano da sociedade. Neste sentido, a intervenção aplicada caracterizou-se de suma importância para a formação de um senso crítico e a formação de juízos de valor por parte dos alunos; principalmente envolvendo questões raciais, que estão muito presentes no contexto esportivo e na escola. Logo é de extrema importância o desenvolvimento de ações de análise com capacidade suficiente para interpretar as complexidades inerentes a cada campo de conhecimento específico envolvido.

Bibliografia

  • Berger, P.L. e Luckmann, T. (2009). A Construção Social da Realidade. Petrópolis, RJ: Vozes.

  • Bitencourt, W.D. (2014). Cenas de racismo no futebol gaúcho: O caso Mário Chagas da Silva. Trabalho de conclusão de curso, Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal de Santa Maria como pré-requisito para a conclusão do curso de Licenciatura em Educação Física. Santa Maria, RS.

  • Freire, P. (2011). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra.

  • Santos Junior, L.O. (2014). Um grito na arena. Trabalho de conclusão de curso, Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal de Santa Maria como pré-requisito para a conclusão do curso de Licenciatura em Educação Física. Santa Maria, RS.

  • Schmitz Filho, A.G. (2005). A CPI do futebol: agendamento e processualidades sistêmicas. Tese de Doutorado em Ciências da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, RS.

Outros artigos em Portugués

www.efdeportes.com/

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 20 · N° 214 | Buenos Aires, Marzo de 2016
Lecturas: Educación Física y Deportes - ISSN 1514-3465 - © 1997-2016 Derechos reservados