efdeportes.com

O golfe como um componente curricular em universidades

El golf como un componente curricular en universidades

The golf as a curricular component in universities

 

*Licenciado em Educação Física pela Faculdade União das Américas - UNIAMÉRICA

Especializando em Alimentos, Nutrição e Saúde no Espaço Escolar

pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Professor de Educação Física das redes estadual e municipal de ensino

em Foz do Iguaçu – PR (Brasil)

**Profesor de Educación Física. Lic. em Psicología

Director de EFDeportes.com (Argentina)

Leandro Pereira da Silva*

leandrops@seed.pr.gov.br

Tulio Guterman**

efdeportes@gmail.com

 

 

 

 

Resumo

          Uma prática pedagógica inovadora foi adotada por algumas universidades da Ásia e da Europa em meados da década passada. O golfe foi incluído como disciplina em alguns cursos como Administração, Economia e Direito, com a proposta de ensinar aos alunos habilidades de relações empresariais no esporte.

          Unitermos: Golfe. Universidade. Negócios.

 

Resumen

          Una práctica pedagógica innovadora ha sido adoptada por algunas universidades de Asia y Europa a mediados de la década pasada. El golf se incluyó como tema en algunos cursos como Administración de Empresas, Economía y Derecho, con el propósito de enseñar a los estudiantes habilidades de relaciones de negocios en el deporte.

          Palabras clave: Golf. Universidad. Negocios.

 

Abstract

          An innovative pedagogical practice has been adopted by some Asian and European universities in the middle of the last decade. The golf was included as a school subject in some courses as Administration, Economy and Law, with the purpose of teaching students business relations skills in the sport.

          Keywords: Golf. University. Business.

 

Recepção: 29/07/2015 - Aceitação: 15/09/2015

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 209, Octubre de 2015. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

    O golfe é um esporte que se pratica em campos abertos, onde jogadores usam tacos para bater em uma bolinha a fim de acertá-la dentro de buracos. Sua origem é incerta, pois há registros que apontam jogos de taco e bolinha sendo praticados na China há mais de mil anos. Todavia, estudiosos afirmam que o golfe mais parecido com o que é jogado atualmente nasceu na Escócia, em meados do século XV.

    O golfe é muito popular em países ocidentais. Inglaterra, Estados Unidos e Canadá são alguns dos países onde o esporte tem imensa popularidade. Entretanto, nos últimos anos este esporte vem ganhando bastante popularidade na China, fazendo até crescer o número de matrículas em escolas de golfe do país.

    Desde 2006 uma universidade chinesa tornou obrigatório o golfe como disciplina da grade curricular de alguns cursos de ciências humanas como Administração, Economia e Direito. Totalmente o contrário do que poderíamos pressupor o objetivo principal da direção da Universidade de Xiamen não é fazer com que os alunos desenvolvam habilidades esportivas, mas sim habilidades sociais para que futuramente tornem-se profissionais bem-sucedidos. Outras universidades da cidade de Shanghai também já trabalham com a hipótese de incluir este esporte como componente curricular.

Postgraduação sobre Golf em Huelva

    Os defensores da proposta acreditam que, por ser um esporte de elite, o golfe facilita o contato e a comunicação com homens de grande poder aquisitivo. O campo de golpe se torna um ambiente propício para iniciar uma relação profissional. O professor de Esportes da tal universidade, Chen Xiao, acredita que os alunos, depois de formados, terão mais oportunidades de fazer negócios, pois durante um jogo de golfe, é muito comum jogadores tratar de negócios.

    O campo de golfe além de um “palco” para fechar negócios é também o lugar onde se inicia muitos deles. Segundo David Bradford, professor de Empreendedorismo da Universidade de Utah (EUA), “um jogo de Golfe é perfeito para você demonstrar que é inteligente, competente e amigável. Se de fato você se interessar pelo jogo e ter uma boa conversa, aumentará suas chances de fechar um negócio mais tarde."

    A grande polêmica causada por essa medida pioneira reside no fato de que muitos estudantes não têm condições financeiras para arcar com os custos de um curso de golfe. Segundo a agência oficial chinesa Xinhua, alguns alunos disseram que o golfe é um esporte para aristocratas e que, deste modo, não é uma atividade para estudantes. Mesmo assim, muitos pais se esforçam para matricular seus filhos, empolgados com o possível ingresso deles no grupo de elite.

    O golfe também se tornou objeto de estudo numa instituição acadêmica da Espanha. A Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade de Huelva introduziu o golfe como disciplina teórica para os alunos aprenderem o máximo sobre relações empresariais, contato com a imprensa, marketing e negócios no mundo do esporte.

    Por fim, concordamos que é complicado mensurar a efetividade desse instrumento educacional, mas podemos enxergar uma vantagem para os profissionais da Educação Física e do Esporte, uma vez que, se esse tipo de ensino for uma tendência educacional, naturalmente aumentará as opções no mercado de trabalho para quem atua no Ensino Superior.

Bibliografia

  • BBCBRASIL.com. Universidade chinesa torna o golfe obrigatório. Acesso em: 23 de julho de 2015. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/reporterbbc/story/2006/10/061017_china_golfe_pu.shtml

  • Calle, I. I. (2015, julho 10). Golf, más allá del swing... y los negocios. Estilo de Vida. Acesso em: 23 de julho de 2015. Disponível em: http://www.altonivel.com.mx/52135-golf-mas-alla-del-swing...-y-los-negocios.html

  • EMOL.com. Universidad china enseñará golf como forma de hacer negocios. Acesso em: 23 de julho de 2015. Disponível em: http://www.emol.com/noticias/economia/2006/10/17/233087/universidad-china-ensenara-golf-como-forma-de-hacer-negocios.html

  • Golfe.esp.br. Golfe, um esporte chinês. Acesso em: 23 de julho de 2015. Disponível em: http://golfe.esp.br/?s=entenda&c=1

Outros artigos em Portugués

www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 20 · N° 209 | Buenos Aires, Octubre de 2015
Lecturas: Educación Física y Deportes - ISSN 1514-3465 - © 1997-2015 Derechos reservados