efdeportes.com

Colpbol, um novo esporte de equipe

Colpbol, un nuevo deporte de equipo

 

Graduado em Educação Física, Valência

(Espanha)

David Paredes Calabuig

warholsport@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          O Colpbol é de fato um novo esporte com umas conotações muito valencianas, uma vez que surge como um resultado de unir a bola valenciana e o futebol. É um esporte disputado por duas equipes mistas de 7 jogadores que se joga em uma quadra de futsal. A finalidade é introduzir, através de toques com a palma da mão, braços ou parte superior do tronco, uma bola no gol adversário. Ninguém pode golpear a bola duas vezes seguidas. O Colpbol é inovador, integrador, dinâmico e diferente. Os dois pilares fundamentais do Colpbol que definem sua essência são a cooperação elevada à máxima potência, e a coeducação, por ser um jogo sempre misto.

          Unitermos: Colpbol. Valência. Esporte de equipe.

 

Resumen

          El Colpbol de hecho es un nuevo deporte con unas connotaciones muy valencianas puesto que surge como resultado de unir la pelota valenciana y el futbol. Es un deporte disputado por dos equipos mixtos de 7 jugadores que se juega en una pista de fútbol sala. La finalidad es introducir, a base de toques con la palma de la mano, brazos o parte superior del tronco, una pelota en la portería contraria. Nadie puede golpear el balón dos veces seguidas. El Colpbol es innovador, integrador, dinámico y diferente. Los dos pilares fundamentales del Colpbol, que definen su esencia son la cooperación elevada a la máxima potencia, y la coeducación, al ser un juego siempre mixto.

          Palabras clave: Colpbol. Valencia. Deporte de equipo.

 

Tradução: Leandro Pereira da Silva - leandrops@seed.pr.gov.br

Licenciado em Educação Física pela Faculdade União das Américas - UNIAMÉRICA

Especializando em Alimentos, Nutrição e Saúde no Espaço Escolar pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Professor de Educação Física das redes estadual

e municipal de ensino em Foz do Iguaçu - PR

(Brasil)

 

Artigo original em espanhol: Colpbol, un nuevo deporte de equipo

 

Recepção: 31/05/2015 - Aceitação: 02/09/2015

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 209, Octubre de 2015. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

1.     História do Colpbol

    Colpbol é um novo esporte, criado por Juanjo Bendicho, professor de Educação Física, no ano de 1997. Sua intenção desde o início foi a de criar um jogo que cumprisse uma série de requisitos, nada fáceis, como favorecer a máxima participação dos jogadores, promover o jogo em equipe, não precisar de habilidades técnicas específicas para jogar e, portanto, minimizar as diferenças individuais. Em suma, um verdadeiro esporte em equipe. Estas são as razões pelas quais, logo, companheiros de profissão e profissionais do esporte e da atividade física se interessaram pelo Colpbol nos seus respectivos centros educativos, estendendo a prática do Colpbol por diferentes populações da província de Valência. Nasceram assim os “Encontros de Colpbol”, competições entre centros de diversos municípios. Atualmente já foram realizados mais de dez “encontros”, ano após ano vem aumentando o número de localidades representadas, atingindo um total de 24, assim como o de participantes, mais de 3000, em algumas de suas últimas edições. Em paralelo surge o interesse da mídia por este novo esporte, o Colpbol; imprensa, rádio, televisão e revistas ecoaram esta nova e crescente modalidade esportiva. Mais tarde o Colpbol acabou se consolidando, com a apresentação oficial do Colpbol perante a mídia e profissionais da educação e do esporte em 2005, graças ao apoio do Ministério da Cultura, Educação e Esporte do Governo Valenciano.

    O Colpbol é incorporado como um novo conteúdo da Educação Física em muitas escolas da Comunidade Valenciana.

    Hoje o Colpbol está presente em diversos municípios da Comunidade Valenciana e do território espanhol, inclusive há registros de sua aplicação em outros países fora da Espanha.

2.     O que é o Colpbol?

    O Colpbol é um esporte coletivo de invasão disputado por duas equipes mistas de 7 jogadores em um espaço claramente definido, cuja finalidade é introduzir, através de golpes com as mãos, uma bola no gol adversário.

    Estimula a máxima participação de todos e todas independentemente de seu nível físico e promove a cooperação contínua entre os jogadores, reduzindo o individualismo de outros esportes coletivos.

    É um esporte diferente, com um espírito integrador e com grandes potencialidades educativas. Um esporte para todos, dinâmico, motivador e obrigatoriamente misto.

3.     Regras básicas

    A habilidade básica do Colpbol é o golpe. Ele é a base do jogo. A bola só pode ser jogada através de golpes com as mãos, braços ou parte superior do corpo. Além disso, (regra fundamental do jogo) nunca nenhum jogador pode golpear a bola duas vezes consecutivas (duplo).

Proibido

  • Fazer toque duplo.

  • Contato intencional com as pernas ou pés.

  • Golpear a bola com o punho fechado.

  • Reter, agarrar ou lançar a bola com uma ou ambas as mãos.

  • Empurrar ou levar ao contrário.

  • Não respeitar as distâncias nos tiros.

    • Todas estas infrações são punidas com falta: Todas as faltas são executas com um tiro efetuado, pela equipe que recebeu, na linha lateral, do lugar mais próximo onde ocorreu a infração.

    • Nenhum jogador pode bater na bola com o pé, exceto, exclusivamente, o goleiro, dentro de sua área de meta (definida normalmente como uma área de 9 metros) e só em situação defensiva (quando a bola é impulsionada em última instância por um jogador adversário).

    • Sobre a intencionalidade do toque duplo ou toque com os pés. Regra específica: “7.2. O árbitro será o responsável por decidir se houve ou não houve intenção dos toques com as pernas e pés, determinando se é ou não é falta. Se for um toque intencional será punido com cobrança de falta na lateral; se não for, o árbitro gritará a frase ‘rebote, continuem’ e realizará um gesto com as mãos indicando que continue o jogo.”.

Tiros

  • Faltas: são sempre feitas na linha lateral.

  • Fora da linha lateral: tiro lateral.

  • Fora da linha de fundo: escanteio, ou tiro de meta de dentro da linha pontilhada (somente pode estar dentro o/a goleiro/a e o/a lançador/a).

  • Depois de um gol. Tiro inicial.

  • Ao começar a partida e depois do jogo parado. Lançamento do árbitro.

    • Todos os tiros são efetuados com um golpe na bola e os demais jogadores, obrigatoriamente, a 3 metros de distância.

    • Não há pênaltis. Falta dentro da área é cobrada como qualquer outra.

    • Terreno de jogo: quadra poliesportiva de 20mx40m com traves de 2 metros de altura e 3 metros de largura. Linhas: linhas laterais, linhas de fundo e linhas da área de 9 metros, delimitada por uma linha pontilhada.

  • Bola: a bola é de forma esférica de plástico, borracha ou material sintético e de quicada dinâmica.

  • Número de jogadores: 7 jogadores (6 e o goleiro) na quadra. Uma equipe é composta por, no máximo, 12. Equipes obrigatoriamente mistas.

  • Duração da partida: Para equipes acima de 18 anos, a duração da partida é de dois tempos de 25 minutos com 10 minutos de intervalo. A duração da partida para faixa etária inferior a 18 anos é de: 2x20 minutos se têm de 13 a 18 anos e de 2x12 minutos de 8 a 12 anos, nestes dois casos com um intervalo de 5 minutos.

4.     Valores

    O Colpbol é um esporte de equipe, do qual se desprende uma série de valores muito importantes: cooperação, integração e coeducação.

    É um esporte que promove a máxima cooperação reduzindo ao máximo o individualismo de outros esportes. Desta premissa básica surge a regra mais genuína e essencial do Colpbol e que o diferencia de qualquer outro esporte de invasão: nenhum jogador nuca pode golpear a bola duas vezes consecutivamente, só pode voltar a tocar a bola quando um companheiro de equipe, preferencialmente, ou um adversário tenha tocado antes, a bola não pode ser agarrada ou retida, só pode golpeá-la. Dessa forma, reduzimos as individualidades do jogo ao máximo, tanto física como tecnicamente. Nunca um jogador pode criar jogadas sozinho e precisa sempre do apoio dos companheiro, e não apenas um, uma vez que a grande mobilidade da bola e a impossibilidade de imobilizá-la ou pará-la torna todos os membros da equipe igualmente importantes, eis aqui seu caráter integrador. Todos são necessários e úteis, todo mundo trabalha em benefício da equipe e, portanto, se incrementa o espírito de equipe.

    O Colpbol é um esporte que não faz distinção nem provoca rejeições, especialmente na dicotomia entre meninos e meninas. Esporte originalmente e obrigatoriamente misto. Um esporte coeducativo. O jogo não é determinado pelas capacidades físicas para sua prática, podendo ser exercido em condições similares tanto por jogadores como por jogadoras, potencialmente com as mesmas chances de êxito.

5.     Aspectos técnicos

    O aspecto técnico principal é o golpe com a mão.

    Não existe um modelo exato a se copiar tampouco um modelo inadequado a ser evidenciado. Qualquer resposta é válida às diferentes situações motoras que aparecem.

    Permite uma grande diversidade de gestos e ações técnicas baseadas no golpe. A batida na bola pode ser feita tanto pelo ar como pelo solo. Isto é feito principalmente com as mãos, embora seja permitido utilizar outras partes do corpo como os braços, a cabeça, o tronco e a parte superior do corpo.

    Muitas das técnicas utilizadas neste esporte têm uma relação técnica com a bola valenciana, especialmente com a modalidade Raspall, com a qual compartilha uma grande variedade de gestos técnicos e golpes característicos.

    Nesse sentido, compartilha nomes dos golpes:

  • Voleio

  • Golpe com a palma da mão

  • Raspada

  • Arremate

  • Passe.

6.     Conclusão

    Em suma, o Colpbol é um esporte de equipe, não só pela disposição inicial do jogo em termos de jogadores, mas sim porque suas regras inevitavelmente os exigem. As regras do jogo exigem a parceria necessária e obrigatória com o companheiro para progredir no jogo e conseguir pontuar. O sucesso sempre reside na participação de um grande número de jogadores da equipe. E é aí que se emergem os valores que o Colpbol promove, sendo um esporte integrador, cooperativo, coeducativo, atrativo e dinâmico.

    “Eu aprecio o Colpbol” (Encontros esportivos).

Bibliografia

  • Bendicho, Juanjo (2010). "El colpbol, un deporte integrador e igualitario". Ed. Carena.

  • Bendicho, Juanjo (2007). El Colpbol: un nuevo deporte. Revista Tándem Nº 25 Julio, Agosto, Septiembre.

  • Bendicho, Juanjo (2009). “Igualdad y coeducación en el deporte, el ejemplo del colpbol”. http://www.lasprovincias.es/valencia/20090225/opinion/igualdad-coeducacion-deporte-20090225.html

  • Página oficial Colpbol: http://www.colpbol.es/

Outros artigos em Portugués

www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 20 · N° 209 | Buenos Aires, Octubre de 2015
Lecturas: Educación Física y Deportes - ISSN 1514-3465 - © 1997-2015 Derechos reservados