efdeportes.com

A alimentação no futebol

La alimentación en el fútbol

 

Treinador Profissional. Real Federação Espanhola de Futebol, UEFA

Mestre em Gestão Desportiva. INEF Lleida, Catalunha

(Espanha)

Emerson Fernandes

emernandes22@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          A falta de uma boa ingestão de alimentos e líquidos são causas de problemas que ocorrem em jogadores de futebol como lesão, baixo rendimento ou cansaço. Uma alimentação em condições, em termos de tempo e de forma, aumentará significativamente a saúde e a capacidade de suportar o esforço das partidas e dos treinamentos. A hidratação, os horários, o que comer e em que momento são dicas para obter um melhor desempenho.

          Unitermos: Alimentação. Jogador de futebol. Treinamento. Hidratação.

 

Resumen

          La falta de una buena ingestión de alimentos y líquidos, son causas de problemas que ocurren en jugadores de futbol como lesión, bajo rendimiento o cansancio. Una alimentación en condiciones tanto en tiempo como en forma, elevará de forma notable la salud y capacidad de soportar el esfuerzo de los partidos y entrenamientos. La hidratación, los horarios, que comer y en qué momento, son consejos para obtener una mejor performance.

          Palabras clave: Alimentación. Jugador de fútbol. Entrenamiento. Hidratación.

 

Tradução: Leandro Pereira da Silva - leandrops@seed.pr.gov.br

Licenciado em Educação Física pela Faculdade União das Américas - UNIAMÉRICA

Especializando em Alimentos, Nutrição e Saúde no Espaço Escolar pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Professor de Educação Física das redes estadual e municipal de ensino em Foz do Iguaçu – PR (Brasil)

Artigo original em espanhol: La alimentación en el fútbol

 

Recepção: 14/07/2015 - Aceitação: 11/09/2015

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 208, Septiembre de 2015. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Dicas básicas para um bom rendimento

    Nos últimos anos a nutrição tem sido motivo de interesse por parte dos jogadores e da comissão técnica de equipes profissionais, que cada vez mais estão conscientes de seus benefícios. A preocupação com a nutrição e hidratação tem um objetivo claro que é o de fornecer ao atleta o aporte energético e os nutrientes necessários para garantir o desempenho.

    Também é importante para garantir o peso ideal, recuperar o jogador mais rapidamente de traumas e lesões eventualmente causadas nos treinamentos e partidas desgastantes, tendo sempre como objetivo final a saúde e o desempenho do jogador. Além disso, a alimentação adequada tem outros benefícios, tais como: preservar a composição corporal, favorecer o metabolismo, armazenar energia em forma de glicogênio, retardar a fadiga e ajudar na hipertrofia muscular.

    Os jogadores de futebol de nível profissional e que se dedicam a isto precisam muito de seu corpo para responder às exigências dos treinamentos e jogos, mas os jogadores amadores ou semiprofissionais também deveriam se cuidar mais neste aspecto, já que além dos treinamentos e jogos, têm uma vida laboral que faz com o desgaste físico seja ainda maior e por isso, precisam se alimentar de forma adequada.

    Uma dieta deve ser variada e que satisfaça as exigências de energia para a atividade e sua recuperação, e que se baseie em alimentos ricos em nutrientes como verduras, frutas, feijões, legumes, cereais, carne magra, peixes e laticínios ou algum destes grupos de alimentos que asseguram a ingestão adequada de vitaminas e minerais necessários.

Hidratação

    A ingestão adequada de líquidos é importante antes, durante e no final dos treinamentos e jogos. A ingestão de líquidos mantém o equilíbrio eletrolítico e regula a temperatura corporal. Uma má hidratação diminui a capacidade de rendimento e pode levar a um quadro grave como o caso de insolação em temperaturas elevadas.

Alimentação antes do treinamento

    Para que o jogador chegue no campo bem preparado, seus músculos devem ter bastante carboidrato. Algumas sugestões de alimentos ricos nesse nutriente e de fácil digestão são: frutas, sucos de frutas, biscoitos e pães. O melhor é que se coma com antecedência ou que seja algo leve no caso de pouca disponibilidade de tempo.

Alimentação antes de uma partida de futebol

    A preocupação deve ter início no jantar do dia anterior à partida. Deve-se jantar pelo menos 2 (duas) horas antes de dormir e os alimentos devem ser de fácil digestão: macarrão ou arroz cozido, salada de legumes, peixe magro ou omelete, fruta ou iogurtes ou pão, e também não se esquecer de beber água, principalmente.

No dia da partida deve-se ter em conta uma série de recomendações:

  • A última refeição antes da partida deve acabar pelo menos três horas antes, para permitir que o estômago realize a digestão e evitar desconfortos gastrointestinais.

  • O cardápio deve conter alimentos ricos em carboidratos, sem muitas proteínas e com pouca gordura.

  • Não ingerir grandes quantidades.

  • Evitar os molhos, as pimentas e as especiarias.

  • Não é conveniente beber muito líquido durante a refeição, porque dificulta a digestão.

  • Deve-se comer devagar e mastigar bem os alimentos.

Durante a partida

    Conforme passam os minutos da partida, o glicogênio muscular diminui, causando a fadiga e, com isto, a diminuição na eficiência de execução dos movimentos técnicos e táticos. O consumo de bebidas com hidratos de carbono no intervalo da partida garantem a hidratação do organismo e a manutenção dos níveis de glicose no sangue.

Depois do treinamento ou partida

    Durante a partida nosso corpo sua e queima gordura e hidratos de carbono para produzir a energia suficiente para poder realizar a atividade. Isso faz com que percamos muitos nutrientes e que desequilibremos os níveis que tem nosso corpo. Se a partida foi intensa é provável que tenhamos perdido peso devido à perda de líquido, que vai sendo reposto na medida em que vamos bebendo e nos alimentando. É necessário consumir alimentos ricos em hidratos de carbono e proteínas com um baixo teor de gordura ao longo das duas horas após o esforço. Neste período o corpo está mais receptivo e absorverá melhor os nutrientes. Com estes se fará uma reconstrução muscular, com duração de até 48 horas.

    Para favorecer o relaxamento dos nossos músculos e recuperá-los o quanto antes é importante ingerir alimentos ricos em potássio, como bananas, fruta desidratada ou verduras, ou também podemos recorrer aos suplementos alimentares que nos ajudam bastante na hora de nos recuperar.

Referências

Outros artigos em Portugués

www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 20 · N° 208 | Buenos Aires, Septiembre de 2015
Lecturas: Educación Física y Deportes - ISSN 1514-3465 - © 1997-2015 Derechos reservados