efdeportes.com

Relato de experiência: projeto com idosos em 

Estratégias de Saúde da Família de Bom Jesus da Lapa, BA

Relato de experiencia: proyecto con las personas mayores en Estrategias de Salud Familiar de Bom Jesus da Lapa, BA

Experience report: project with the elderly in the Family Health Strategies of Bom Jesus da Lapa, BA

 

*Graduação em Serviço Social (UNOPAR). Pós-graduação

em Gestão Pública (FACIT). Assistente Social

da Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus da Lapa

**Graduação em Educação Física (FASB). Pós-graduação em Saúde Coletiva

com Ênfase em ESF (FG). Integrante do corpo docente da Faculdade

São Francisco de Barreiras (FASB)

Gilvânia Tonhá de Souza*

vaniatonha@hotmail.com
Deise Bastos de Araújo**

deisetkd@hotmail.com

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo
          Bom Jesus da Lapa está localizada no oeste do estado da Bahia e possui 68.112 habitantes, dentre estes 6.989 são idosos que representam 10.26% da população total (SIAB, 2014). A Atenção Básica do município é composta por uma rede de serviços composta por dezenove Estratégias de Saúde da Família - ESF’s, duas equipes de Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF’s, Academia da Saúde e dois Programas de Agentes Comunitários de Saúde – PACS’s. Neste sentido, ao considerar que a Atenção Básica é a porta de entrada inicial e preferencial dos usuários do sistema público de saúde (Brasil, 2006), é que se tem pensado em estratégias que melhorem estes aspectos. A partir disto, foi identificada pela a Assistente Social da equipe NASF – idealizadora do projeto, a necessidade de melhorar o acolhimento aos idosos nas ESF’s, de forma diferenciada e em prol do reconhecimento da importância e responsabilização dos idosos mediante ao cuidado à saúde. Assim elaborando e colocando em prática o projeto “Envelhecer Cuidando da Saúde: Arte de Viver Bem”, através dele, é possível identificar o melhoramento do acolhimento aos idosos na Unidade, pois através dos encontros quinzenais, é possível conhecer as especificidades deste público e promover ações que atendam às necessidades e promovam a socialização de conhecimentos em saúde. Enfim, este Relato de Experiência tem o objetivo de apresentar este projeto, apontando a estrutura, às dificuldades e benefícios no decorrer da execução do mesmo.

          Unitermos: ESF. Idosos. Projeto.

 

Abstract

          Bom Jesus da Lapa is located in the west of Bahia state and has about 68,112 inhabitants, among them 6,989 are seniors representing 26.10% of the total population (SIAB, 2014). Primary Care of the municipality is made up of a network of services composed of nineteen Family Health Strategies - ESF's, two teams of Support to the Family Health Center - NASF's Academy of Health and two Community Health Workers Program - PACS's. In this sense, considering that the Primary is the initial gateway and preferred users of the public health system (Brazil, 2006) it's that one has thought of strategies to improve these aspects. From this, it has been identified by the social worker team NASF - creator of the project, the need to improve the care for the elderly in the ESF's, in different ways and to achieve recognition of the importance and responsibility of the elderly by health care. So working out and putting into practice the project "Caring for Aging Health: Art of Living Well", through it, you can identify the improvement of the elderly in the host unit because through the fortnightly meetings, it is possible to know the specifics of this public and to promote actions that meet the needs and promote the socialization of health knowledge. Anyway, this Experience Report aims to present this project, pointing the structure, the difficulties and benefits during the execution.

          Keywords: ESF. Elderly. Project.

 

Recepção: 18/05/2015 - Aceitação: 06/07/2015

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 20 - Nº 206 - Julio de 2015. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

1.     Introdução

    Bom Jesus da Lapa está localizado no oeste do estado da Bahia e possui 68.112 habitantes, dentre estes 6.989 são idosos que representam 10.26% da população total (SIAB, 2014).

    A Atenção Básica do município é composta por uma rede de serviços composta por dezenove Estratégias de Saúde da Família - ESF’s, duas equipes de Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF’s, Academia da Saúde e dois Programas de Agentes Comunitários de Saúde – PACS’s.

    Neste sentido, ao considerar que a Atenção Básica é a porta de entrada inicial e preferencial dos usuários do sistema público de saúde, pela oferta de serviços baseados nos princípios da universalidade, da acessibilidade e da coordenação do cuidado, do vínculo e continuidade, da integralidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social (Brasil, 2006), é que se tem pensado em estratégias que melhorem estes aspectos.

    A partir disto, foi identificada pela a Assistente Social da equipe NASF – idealizadora do projeto, a necessidade de melhorar o acolhimento aos idosos nas ESF’s, de forma diferenciada e em prol do reconhecimento da importância e responsabilização dos idosos mediante ao cuidado à saúde, assim elaborando o Projeto “Envelhecer Cuidando da Saúde Arte de Viver Bem”.

    Inicialmente, em algumas ESF’s e equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF houve resistência na adesão ao Projeto, por motivos diversos, dentre eles o número elevado de atividades internas e de reconhecimento da importância deste Projeto. Sobretudo, posteriormente com o bom andamento em outras ESF’s e participação ativa dos idosos (usuários) ao projeto, este, passou a ter melhor visibilidade.
Através deste, identificou-se o melhoramento no acolhimento aos idosos na Unidade, pois através dos encontros quinzenais, é possível conhecer as especificidades deste público e promover ações que atendessem às necessidades e promovessem a socialização de conhecimentos em saúde.

    Vale ressaltar, os benefícios para os profissionais envolvidos, que podem ter contato direto com a legislação brasileira no que tange os direitos dos idosos e vivenciar experiências inéditas. No ensejo, também se pode destacar, de forma geral, os benefícios para a Unidade, em que se aumentou a presença deste público nas atividades ofertadas pelas ESF’s e assim subtendendo os benefícios diretos para a sociedade lapense.
Enfim, este Relato de Experiência tem o objetivo de apresentar este projeto no município de Bom Jesus da Lapa – BA, apontando a estrutura, às dificuldades e benefícios no decorrer da execução do mesmo.

2.     Desenvolvimento

2.1.     Estrutura do projeto

2.1.1.     Justificativa

    O Projeto intitulado, “Envelhecer cuidando da saúde: arte de viver bem”, parte do princípio de que os profissionais da saúde podem contribuir significativamente na qualidade de vida da população, através do processo de educação em saúde, que proporciona a corresponsabilização do usuário, preparando-a para viver de forma autônoma e harmônica com as mudanças associadas ao envelhecimento, desta forma auxiliando na promoção de uma vida saudável, ativa e feliz (Brasil, 2009).

    Como é do conhecimento da maioria das pessoas a “velhice” não é uma doença e sim um processo normal do desenvolvimento humano, no qual acarreta mudanças no organismo do indivíduo. Dependendo de uma série de fatores, essas mudanças poderão ocasionar algumas doenças ou problemas de saúde (Brasil, 2009).

    A ideia deste Projeto é motivar os idosos na promoção do envelhecimento saudável, é também, compartilhar informações e refletir sobre como a Educação em Saúde pode auxiliar na compreensão das mudanças na fase do envelhecimento e prevenir os problemas de saúde e doenças que podem ocorrer durante esta fase da vida, ou antes, desta.

    A proposta de educação em saúde desse Projeto está focada no desenvolvimento de ações que promovam o autocuidado e auxiliem no reconhecimento e estabelecimento de uma rede social e de apoio às pessoas idosas. Auxiliar o idoso e sua família / rede social no reconhecimento de sua condição e situação de vida e saúde, prover informações sobre o processo de envelhecimento, incentivar a implementação de atitudes que contribuam na construção de um envelhecimento saudável. Assim sendo, ações que podem contribuir na manutenção do estado de saúde e de um viver com mais qualidade, mesmo com a existência de alguma doença estabelecida (Brasil, 2009).

    Acredita-se que prover informações sobre o envelhecimento saudável ou normal e sobre a fragilidade ocasionada por processos fisiológicos ou problemas de saúde, entre outros, podem contribuir significativamente na qualidade de vida da pessoa idosa. Além disso, é fundamental estimular e promover mudanças de hábitos e atitudes para prevenir, minimizar e até mesmo sanar os problemas de saúde.

2.1.2.     Objetivo geral

    Prover informações sobre educação em saúde e técnicas participativas para trabalhar com promoção da saúde em grupos de idosos visando sua qualidade de vida em quatro Unidades Básicas de Saúde do município de Bom Jesus da Lapa-BA.

2.1.3.     Objetivos específicos

  • Sensibilizar demais profissionais da Atenção Básica de Saúde sobre as peculiaridades e necessidades específicas da população de idosos;

  • Promover a valorização da pessoa idosa;

  • Promover a participação efetiva da pessoa idosa na sociedade;

  • Sensibilizar para a necessidade de realizar educação em saúde em nível individual e/ou coletivo nas Unidades de Saúde;

  • Prover de forma simples e coloquial informações científicas sobre os temas considerados pela Organização Mundial de Saúde como relevantes para utilização no processo educativo de promoção da qualidade de vida do idoso;

  • Motivar os Idosos a serem protagonistas da sua qualidade de vida;

  • Possibilitar através de informação mudanças nos hábitos do cotidiano da população idosa assistida nas Unidades Básicas onde está sendo desenvolvido esse Projeto.

2.1.4.     Metodologia

    A formação de grupos no cuidado à Saúde na Atenção Básica é uma importante ferramenta de identificação de especificidades e de desenvolvimento de ações que ofertam a promoção e a prevenção de, especialmente, através da educação em saúde, que são fundamentais para o desenvolvimento da autonomia, a participação e a corresponsabilização dos usuários (Brasil, 2014).

    Partindo do exposto foi montado um grupo de idosos, para cada Unidade cadastrada no Projeto, caracterizados como grupos operativos, por ter um conjunto de pessoas com objetivos comuns, que interagem e estabelecem vínculos, através da comunicação e criatividade dinâmica, de atividades reflexivas e democráticas (BRASIL, 2014).

    Para tanto, são realizados encontros quinzenais, nas ESF’s que aderiram o projeto, onde a população idosa cadastrada nas mesmas são convidados pelos Agentes Comunitários de Saúde – ACS, a participarem de atividades educativas e rodas de conversas (perguntas, respostas e relatos).

    As temáticas trabalhadas nestes encontros são determinadas pela necessidade identificada pelos profissionais e apontada pelos idosos participantes, que são discutidos analisados pela equipe do NASF e ESF em reuniões posteriores aos encontros. Dentre os temas trabalhados podemos destacar: Cuidados essenciais na prevenção da Hipertensão Arterial e Diabetes, Orientações para o equilíbrio no orçamento da pessoa idosa; Envelhecimento saudável; Combate ao tabagismo na terceira idade; A importância da atividade física para a pessoa idosa; Dia nacional do idoso (foco nos direitos da pessoa idosa), entre outros.

    Para a realização das atividades supracitadas, este projeto conta com parcerias da equipe do NASF, das ESF, do Departamento de Atenção Básica – DAB, Instituto Nacional do Seguro Social - INSS e Gestão Municipal, que juntos, contribuem para a efetivação das práticas que pertinentes ao projeto em pauta.

    No ensejo, é de suma importância destacar o reconhecimento do ministério da saúde sobre o projeto, que em novembro de 2014 este projeto foi selecionado pelo concurso de mapeamento de experiências estaduais e municipais no campo do envelhecimento e saúde da pessoa idosa – 2014, conduzido pela Coordenação da Saúde da Pessoa Idosa (COSAPI/DAET/SAS/MS), na categoria de experiência com potencial de contribuição para Qualificação da Gestão da Saúde da Pessoa Idosa no SUS.

    Para seleção, o Comitê Avaliador considerou os seguintes critérios: alinhamento aos princípios e diretrizes do SUS, caráter inovador, reprodutibilidade em outras realidades, relevância dos resultados para qualificar a gestão.

    A experiência foi apresentada no IX Colegiado de Coordenadores Estaduais e Municipais de Saúde da Pessoa Idosa, realizado no dia 18 de novembro de 2014, em Brasília – DF.

Conclusão

    Este projeto trouxe importantes benefícios para os idosos participantes, como a melhoria da qualidade de vida (prática de atividade física, alimentação saudável, educação postural, educação financeira, etc.), a oportunidade de trocas de informações sobre patologias (prevenção e promoção), além disto, estendeu-se ao benefícios para a comunidade envolvida, em que melhorou a interação técnica-idosos-ESF, o compartilhamento de saberes e experiências. Podendo ainda elucidar a ampliação de olhares da gestão pública sobre a importância do cuidado à saúde da pessoa idosa.

    Para continuidade do Projeto é de fundamental importância a troca do espaço físico das ESF’s por outros espaços públicos de convivência (CRAS, Academia da Saúde, Associações Comunitárias, outros). Considera-se também necessário a participação ativa da Rede de Serviços de referência para a pessoa idosa e a multiplicação deste Projeto em todas as ESF’s da Zona Urbana e Rural do município.

    Diante do exposto, conclui-se que é preciso investir em ações que contribuam para a longevidade da população de Bom Jesus da Lapa, melhorando a qualidade de vida e o acesso à saúde, para tanto, existem ações, como o projeto supracitado, que visão esta melhoria. E mesmo que não atenda todas as demandas municipal, este pode ser uma iniciativa que desencadeie novas formas de intervenção que minimizam os riscos sociais existentes.

Bibliografia

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 20 · N° 206 | Buenos Aires, Julio de 2015  
Lecturas: Educación Física y Deportes - ISSN 1514-3465 - © 1997-2015 Derechos reservados