efdeportes.com

A influência da música na motivação de praticantes de musculação

La influencia de la música en la motivación de los practicantes de musculación

The influence of music on the motivation of bodybuilders

 

*Dra. em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília

Professora assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

**Graduados do curso de Educação Física da Universidade

do Estado da Bahia – Campus XII

(Brasil)

Berta Leni Costa Cardoso*

Jaedson dos Santos Pereira**

Willian Sales Souza**

bcardoso@uneb.br

 

 

 

 

Resumo

          A música assume um importante papel que suscita a motivação dos praticantes de musculação. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a influência da música para a prática de musculação, verificando se ela seria o principal elemento motivacional para o desenvolvimento dessas atividades em academias de ginástica da cidade de Guanambi, BA. Tratou-se uma pesquisa descritiva, quantitativa, em que foi aplicado um questionário em 60 (sessenta) praticantes de musculação em três academias da cidade de Guanambi, BA. A música apresentou como um dos maiores fatores motivacionais durante as práticas de musculação nas academias de Ginástica e que sua percepção varia de acordo com cada indivíduo. O estilo de musica eletrônica foi a que mais se destacou como preferida, dentre os fatores motivacionais para essa prática.

          Unitermos: Música. Motivação. Musculação. Atividade física.

 

Abstract

          Music plays an important role that raises the motivation of bodybuilders. This research aimed to analyze the influence of music to practice bodybuilding, making sure it would be the main motivational factor in the development of these activities in gyms City Guanambi, BA. This was a descriptive, quantitative research, in which a questionnaire was applied in 60 (sixty) bodybuilders in three academies of the city of Guanambi, BA. The music presented as a major motivational factor during weight training practices in gymnastics academies and their perception varies with each individual. The electronic music style was the one that stood out as the preferred among the motivating factors for this practice.

          Keywords: Music. Motivation. Bodybuilding. Physical activity.

 

Recepção: 25/03/2015 - Aceitação: 23/04/2015

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 20 - Nº 204 - Mayo de 2015. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

1.     Introdução

    A música acompanha o homem desde a pré-história e nos dias atuais pode ser observada em diversos lugares com finalidades específicas de acordo com a necessidade dos ouvintes. Sabe-se ainda que ela compõe um artifício que faz parte da produção cultural da sociedade e que está ligada às mais diferentes especificidades e costumes, sendo assim, cada vez mais vem sendo utilizada como componente e fator de influência nos mais diversos setores, principalmente, pela mídia.

    Penna (2010) destaca a música enquanto fenômeno universal que está presente em todos os lugares e grupos sociais realizando-o de modos diferenciados, concretizando-se diferentemente, conforme o momento da história de um determinado grupo.

    A influência que a música exerce sobre nós remete-nos evidentemente o seu poder sobre o corpo; ela coloca o corpo em movimento, faz com que ele vibre de forma não comparável as outras artes; e é fato de estarem inscritas em nosso corpo que dá tanta acuidade as emoções musicais; por seu enraizamento psicológico, [...]. (Snyders, 1992, p. 85)

    Segundo Pedro (2009), há uma forte ligação entre música e atividade física, pois é muito comum observar a prática da atividade física acompanhada por música, seja em situação grupal, com música ambiente ou de forma individual com o uso de fones de ouvidos. De fato, a prática de atividade física assume papel fundamental nos diferentes e específicos níveis de intervenção. Tendo em vista que a mesma bem orientada e realizada regularmente pode proporcionar vários benefícios, principalmente quando se trata de praticantes de musculação presentes nas academias de ginástica.

    Considerando a música como um dos principais fatores presentes nas academias de ginástica que pode contribuir para a motivação dos praticantes de musculação, o presente estudo tem como objetivo analisar a influência da música para a prática de musculação, verificando se ela seria o principal elemento motivacional para o desenvolvimento dessas atividades em academias de ginástica da cidade de Guanambi, BA.

2.     Metodologia

    Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, com abordagem quantitativa. “Na pesquisa descritiva, se observam, registram, analisam, classificam e interpretam fatos, sem que o pesquisador lhes faça qualquer interferência” (Prestes, 2011, p.30).

    Para o desenvolvimento dessa pesquisa, a amostra foi formada por 60 indivíduos, praticantes de musculação, de ambos os sexos com faixa etária entre 18 a 35 anos de idade. A população alvo versou em praticantes de musculação e como critério de inclusão, os pesquisados deveriam praticá-la a mais de 3 (três) meses, além de serem maiores de idades e terem menos de 35 (trinta) anos de idade.

    Inicialmente, foi solicitada uma autorização dos proprietários das academias. Depois da autorização, os pesquisados foram devidamente informados sobre os objetivos da pesquisa e seus procedimentos, todos assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido.

    As coletas do presente estudo foram realizadas durante um período de duas semanas, nas próprias academias. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário.

    Para os procedimentos de análise dos dados, as questões foram tratadas com dados percentuais e apresentadas através de gráficos e tabelas.

3.     Resultados e discussão

    Participaram da pesquisa 60 indivíduos praticantes de musculação, distribuídos em três academias de ginástica da cidade de Guanambi, BA. A amostra do estudo possui em média 22,4 anos, na qual essa distribuição dos participantes foi limitada em 30 homens e 30 mulheres.

    As tabelas e os gráficos foram estratificados por sexo, em que algumas dessas variáveis não apresentaram diferenças significativas, quando comparados aos sexos.

Gráfico 01. Relação percentual entre sexos e as variáveis que mais motivam os praticantes de musculação

Fonte: Dados da pesquisa

    Como resultado de uma diversidade de fatores que motiva o praticante de musculação à realização de sua atividade física nas academias, o principal objetivo desse estudo foi analisar e verificar entre os diversos fatores motivantes presentes na academia se a música seria o principal elemento para as práticas de atividades de musculação.

    O gráfico 01 demonstra que tanto para os homens quanto para as mulheres a variável “Rendimento”, enquanto fator motivante, assumiu maior significância para eles, correspondendo assim 43,3% e 36,6% respectivamente em relação às demais variáveis. No entanto, o componente “música” com 33,3% dos pesquisadores feminino demonstraram um valor considerável, quando comparada com os fatores “ambiente” e “saúde”.

    Sobretudo, nota-se que em ambos os sexos, no treino neuromuscular o rendimento individual é o fator que mais destaca. Isso pode ser explicado a partir da busca constante do corpo perfeito, “malhado”, que a sociedade e a mídia tanto influenciam os praticantes de musculação. Russo (2005) explica que a indústria corporal através dos meios de comunicação encarrega-se de criar desejos e reforçar imagens, padronizando corpos. Corpos que se vêem fora de medidas, sentem-se cobrados e insatisfeitos. O reforço dado pela mídia em mostrar corpos atraentes, faz com que uma parte de lance na busca de uma aparência física idealizada.

    A busca deste corpo perfeito está gerando excessos e preocupando profissionais da área de saúde e do desporto, mas por outro lado relatos vêm sendo apresentados em que profissionais de Educação Física não estão estabelecendo limites a seus alunos, nem mesmo distinguindo uma prática saudável de um exercício obsessivo (Russo, 2005, p. 84).

    Em análise às duas principais vertentes (rendimento e música), em ambos os sexos, a música quando direcionada para indivíduos com determinados objetivos, principalmente nas academias de musculação, pode ser muito eficaz para o acréscimo de rendimento, além de poder incrementar a motivação por modificar o ambiente que circunda o praticante de exercício físico de um modo geral.

    Martins (1996) explica que a escolha da música para a prática de atividade física influenciaria diretamente no rendimento dos praticantes. Weinberg e Gould (2001 apud Almeida, 2009) também explanam que a música é um fator de grande importância para o aumento da motivação, tornando a atividade mais atrativa e estruturada a partir das necessidades pessoais do indivíduo.

    Corroborando com essa ideia, Miranda e Godeli (2002 apud Muller, 2007) esclarecem que a música tem um papel significante no sucesso das atividades físicas, tornando relevante à escolha da seleção musical que contribua para o prazer de estar naquele ambiente e para motivação na prática da atividade física.

    A partir do gráfico 01, nota-se que a variável “ambiente”, para as mulheres praticantes de musculação, foi o fator que gerou menor motivação durante suas práticas nas academias, destacando o valor de 6,6% entre os participantes.

    Em determinado momento do estudo foi questionado aos indivíduos sobre a relevância de se praticar atividade de musculação com música, as respostas foram unânimes, ou seja, a totalidade dos participantes respondeu que ela constitui um elemento positivo, pois favorece o entusiasmo e a motivação durante a realização das atividades. Neste sentido, Moura et al. (2007) afirmam que a música ajuda no sentido de proporcionar benefícios psicológicos, aumentando a motivação e agindo como um elemento de distração do desconforto, além de tornar a atividade mais agradável.

4.     Considerações finais

    De acordo com os resultados da pesquisa, nota-se que na academia de musculação os componentes “Rendimento individual” e a “música” foram os fatores motivantes que alcançaram maiores prioridades entre os demais elementos presentes neste espaço. Portanto, é preciso considerar que não só a música em si influencia diretamente nas práticas de exercícios de musculação, mas também de outros critérios ou fatores que estão vinculados a esse processo, e que sua percepção ou parte dela variam de acordo com cada indivíduo de uma determinada cultura.

    De modo geral, a prática de educação física pode ser otimizada em função de alguns subsídios e/ou recursos utilizados pelos orientadores no decorrer das suas aulas. Para que esse procedimento suceda, o professor deve direcionar um olhar crítico diante de suas atividades que serão desenvolvidas ao longo de sua jornada profissional.

    Uma vez que, em se tratando de atividade física anaeróbica, exclusivamente a musculação, a música pode influenciar diretamente no bem-estar subjetivo do praticante, assumindo assim, papel significativo na continuidade dos envolvidos na prática mesmo sendo considerada uma atividade monótona, além de favorecer uma ritmicidade durante a atividade, retardando o cansaço que vem ocorrer em conseqüência de um treino exaustivo.

    Enfim, com subsídios de oferecer uma possível melhoria na intervenção e na aplicação de suas práticas para a obtenção de melhores resultados, os profissionais de Educação Física devem conhecer criticamente a realidade da cultura musical em que seus alunos estão inseridos, procurando avaliar consequentemente as músicas que serão executadas, fazendo assim uma ampliação do repertório musical, possibilitando uma variação dos estilos e ritmos das mesmas na tentativa de agradar a clientela de modo geral.

Bibliografia

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 20 · N° 204 | Buenos Aires, Mayo de 2015  
Lecturas: Educación Física y Deportes - ISSN 1514-3465 - © 1997-2015 Derechos reservados