efdeportes.com

Relato de experiência: Educação Física e formação social

Relato de experiencia: Educación Física y formación social

 

*Discentes do Curso de Educação Física

da Universidade Salgado de Oliveira

**Docente do Curso de Educação Física

Mestre em Morfologia

(Brasil)

Arlane Alves Gomes*

Camila Bernardo Santos*

Kleber Mirallia de Oliveira**

arlany_alves@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          Educação Física é um vasto campo de ensino e aprendizagem que proposto pelo PCN e demais diretrizes que regem a educação, tem em seus conteúdos objetivos que propõem a formação social do aluno, ensinando-lhes através das diversas áreas da Educação Física a prática do respeito, dignidade e solidariedade, principalmente, dentre outros desígnios importantes para o desenvolvimento do caráter do aluno e sua vida em sociedade. Para que haja socialização entre os indivíduos é necessário inicialmente respeito, e trabalhar as opiniões discriminativas e preconceituosas que o aluno traz da sociedade formada pela maioria ou até mesmo por poucos e seguida por muitos, tais opiniões podem ser melhoradas na vida dos alunos quando o educador intervém e em suas aulas não se passam somente fundamentos esportivos e de treinamentos, mas sim atividades que venham sugerir aos alunos bem estarem consigo e com o outro. Os conhecimentos adquiridos nas aulas têm por finalidade ser transpassados pelos alunos aos que os cercam influenciando-os positivamente e ensinando-os novas formas de socialização. Na formação humana o professor tem como principal objetivo ensinar o aluno os valores humanos, fazendo atividades que possibilitem essa vivência como cooperação, responsabilidade, amizade entre outros. O professor de Educação Física pode realizar atividades em que os alunos possam discutir e modificar da forma como acharem mais pertinente, fazendo com que os alunos comecem a desenvolver e a perceber suas limitações. Além disso, essa aprendizagem é levada pelo aluno ao longo de sua vida ajudando a transformá-lo em um cidadão. Ensino Médio encerra a educação básica e tem por finalidade consolidar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental por meio da construção de competências básicas que situem o aluno como produtor de conhecimento e cidadão participante. Existe a necessidade de integrar a aula de Educação Física às demais disciplinas, buscando alcançar os objetivos com base nos conhecimentos que lhe são próprios. Por isso, o trabalho interdisciplinar é muito bem aceito nesse nível. Nessa fase, os alunos estão passando pelas transformações e turbulências típicas da adolescência. Existem várias definições que buscam caracterizar esse período em diferentes dimensões (psicológica, física, social, etc.), mas, de maneira geral, há um consenso de que essa fase se caracteriza por ser um momento de transição entre a infância e a juventude. De certo modo, os primeiros anos da adolescência têm muito em comum com os primeiros anos da infância. Consideramos que a EF é uma disciplina que procura proporcionar o bem estar físico, mental e social de seus alunos. Na última etapa do ensino médio, o período pré-vestibular, é fato que os alunos sentem-se pressionados e o seu nível de stress se eleva. É nesse momento, que acreditamos ser necessária a presença da EF neste momento do ensino.

          Unitermos: Educação Física. Ensino Médio. Formação Social.

 

Recepção: 24/11/2014 - Aceitação: 20/12/2014

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 19, Nº 200, Enero de 2015. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    Trabalhar Educação Física e Esporte é o objetivo deste ensaio científico que é embasado em autores que tratam o assunto de distintos pontos de vista, somados a isto algumas experiências. Dentro desta linha, onde abrange um leque de opções de assuntos a ser desenvolvido, o norte desta reflexão é o segmento voltado ao esporte enquanto meio para sociabilização e formação do caráter do indivíduo, começando no ambiente escolar e expandindo ao mundo em que vive e se relaciona. (Tubino, 1993) O homem busca o equilíbrio e harmonia da dualidade corpo e mente, na ajuda desta busca pela formação do ser humano melhor, consequentemente uma sociedade mais justa.

    O esporte possui vários focos, que em sua grande maioria são imperceptíveis. Através dele podem ser vislumbradas diversas possibilidades de sociabilização, onde se pode citar saúde, respeito entre companheiros e adversários, observância das regras, entre outros.

    Falar de Esporte é falar de algo muito maior do que competições. A importância que este tem dentro da sociedade em diversas áreas é imensa e vai muito além de uma olimpíada e atletas consagrados. É um importante veículo para educação, movimenta a economia, quebra barreiras geográficas e étnicas, torna corpo e mente mais saudáveis e a maior relevância entre os povos: o respeito. O esporte traz consigo um verdadeiro milagre que tem em seu envolto e pode unir a humanidade (NEUENFELDT 2008).

    Mattos (2006) O esporte traz a capacidade de trabalhar várias das habilidades dos alunos ao mesmo tempo. A possibilidade de interações sociais que a aula de Educação Física tem é única, sendo que muitas vezes é nesta disciplina escolar que o indivíduo tem a oportunidade de relacionarem-se com as mais variadas formas de comunicação, como linguagem motora, modelos, respeito e cognitivo.

    A intenção deste estudo visou demonstrar a infinita importância que a Educação Física juntamente com o Esporte tem para elevar as mais diversas formas de sociabilização. Buscou-se aqui, a partir do professor como modelo, preconizando a saúde mental e o desenvolvimento saudável.

Objetivo geral

Objetivos específicos

Metodologia

    O trabalho de estágio supervisionado III foi realizado na instituição Colégio Estadual Olavo Bilac, onde utilizamos quadra e a sala de aula para seu desenvolvimento, as aulas eram ministradas pelo Professor Danilo. Suas aulas eram basicamente, meninos jogavam bola e as meninas vôlei, não tinha uma aula heterogenia, onde todos poderiam se expor e interagir com o sexo oposto. Trabalhamos com uma turma que possuía 29 alunos, que cursavam o 3°ano do Ensino Médio.

    Iniciamos o estágio com as aulas de observação, após a conclusão dessa etapa, começamos a realizar as aulas de co-regência e por último, as aulas de regência onde visava a conclusão do problema de investigação proposto no inicio do trabalho.

    O fato de que eram alunos que cursavam o último ano do ensino médio, nossa proposta de ensino foi realizar aulas para que resgatasse o interesse dos alunos em realizar aulas em conjunto e principalmente utilizar os métodos conceituais, procedimentais e atitudinais, com o intuito de mostrar a esses alunos a importância do respeito e valores humanos, para que os mesmos tenham sua própria perspectiva de vida, para não serem jovens vítimas da alienação, ou seja, obterem uma formação social.

    Não tivemos contratempos no desenvolvimento. Para a formação do trabalho tivemos orientações de estudiosos da educação física como MATTOS e SOLER.

Referencial teórico

    O esporte traz consigo um verdadeiro milagre que tem em seu envolto e pode unir a humanidade (NEUENFELDT, 2008).

    O esporte traz a capacidade de trabalhar várias das habilidades dos alunos ao mesmo tempo. A possibilidade de interações sociais que a aula de Educação Física tem é única, sendo que muitas vezes é nesta disciplina escolar que o indivíduo tem a oportunidade de relacionarem-se com as mais variadas formas de comunicação, como linguagem motora, modelos, respeito e cognitivo. (Mattos, 2006)

    O homem busca o equilíbrio e harmonia da dualidade corpo e mente, na ajuda desta busca pela formação do ser humano melhor, consequentemente uma sociedade mais justa. (Tubino, 1993)

    Segundo Coll et al. (2000) corresponde às seguintes questões: "o que se deve saber?" (dimensão conceitual), "o que se deve saber fazer?" (dimensão procedimental), e "como se deve ser?" (dimensão atitudinal).

Resultados e discussão

    O estágio supervisionado ocorreu de forma tranqüila, onde todos os objetivos planejados foram alcançados. As aulas regências foram baseadas nas aulas de observação, ou seja, a partir dessas aulas retiramos o problema de investigação proposto pelo trabalho, e realizamos as regências, em cima desse problema, com o intuito de melhoria nas aulas de educação física. Nessas aulas propomos atividades pedagógicas que visasse à solução do problema de investigação.

    Os resultados foram felizmente satisfatórios, devido ao desempenho dos alunos e também a grande cooperação, foi o suficiente para que conseguíssemos concluir o estágio com êxito.

Conclusão

    O professor tem de inovar e diversificar, pois o campo de trabalho envolve muitas atividades que podem ser trabalhadas com os alunos. As aulas devem ser dinâmicas, estimulantes e interessantes. Os conteúdos precisam ter uma complexidade crescente a cada série acompanhando o desenvolvimento motor e cognitivo do aluno. Precisa existir uma relação teórico-prática na metodologia de ensino, para que ocorra um completo conhecimento dos alunos, em relação ao pensar e agir.

    É uma oportunidade de desenvolver as potencialidades de cada um, mas nunca de forma seletiva e sim, incluindo todos os alunos no programa. Considerando que são alunos que estão encerrando essa etapa do ensino médio é necessitam de toda a orientação possível, para que se torne um indivíduo consciente, de respeito e formação social.

Referências

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 19 · N° 200 | Buenos Aires, Enero de 2015
© 1997-2015 Derechos reservados