efdeportes.com

Copas do Mundo de Futebol como elemento didático nas aulas 

de Educação Física com o auxílio das plataformas midiáticas

La Copas del Mundo de Fútbol como elemento didáctico en las clases de Educación Física con el apoyo de las plataformas mediáticas

 

Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

(Brasil)

William Daniel Bitencourt

Antonio Guilherme Schmitz Filho

Lidiane Soares Bordinhão

Veridiana Desordi Bernardi

williambitencourt1989@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          O seguinte estudo teve como objetivo desenvolver o conhecimento dos alunos a respeito da História das Copas do Mundo de Futebol, por meio de diferentes plataformas midiáticas, pois este é um conteúdo muito importante para as aulas de Educação Física, independentemente do nível de ensino. Além de estimular a criatividade e a imaginação dos mesmos a partir de signos icônicos. A referente intervenção deu-se nas aulas de Educação Física e compreendeu a turma de 2º ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Naura Teixeira Pinheiro no município de Santa Maria, RS, composta por dezessete (17) alunos, na sua maioria meninos, na faixa etária entre oito (8) e nove (9) anos. O processo didático estabelecido para tal intervenção incrementou a formação crítica de todos os envolvidos na ação, sendo que ao considerar as condições de pré-alfabetização, dos alunos envolvidos na investigação, observou-se que os caráteres icônicos de certos elementos constitutivos da história das Copas do Mundo de Futebol adquiriram maior relevo e protagonismo por parte dos alunos.

          Unitermos: Copa do Mundo. Educação Física. Plataformas midiáticas.

 

Abstract

          The following study aimed to develop students' knowledge about the history of the World Cup Soccer, through different media platforms, as this is a very important content for physical education classes, regardless of level of education. In addition to stimulating the creativity and imagination of the same from iconic signs. A related intervention took place in Physical Education and understood the class of 2nd year of primary school at the State High School Teacher Naura Teixeira Pinheiro in Santa Maria, RS, composed of seventeen (17) students, mostly boys, aged between eight (8) nine (9) year. The didactic process established for such intervention increased the critical training of all involved in the action, and to consider the conditions of the pre-literacy of the students involved in the investigation, it was observed that the iconic characters of certain constituents in World Cup history World Cup have become more important and leadership by students.

          Keywords: The World Cup. Physical Education. Media platforms.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 19, Nº 196, Septiembre de 2014. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    Com a sedimentação dos meios de comunicação de massa, principalmente com a criação da rede mundial de computadores (internet), houve uma crescente aquisição de costumes e hábitos renovados. Tal situação se reflete culturalmente nas diferentes sociedades, ampliando a sua condição midiática convergente. A facilidade de acesso é algo fascinante e faz parte de um exercício diário compartilhado. Tal situação acarreta novos movimentos de consumo e influencia diretamente no estabelecimento de conteúdos para a Educação Física, com possíveis interferências nos requisitos necessários a uma cultura corporal de movimento, como também aos objetivos da Educação Física Escolar.

    Ao cunhar a expressão “cultura das mídias”, Santaella (2003, p.52), evidencia a formação de “redes de complementaridades” e o estabelecimento dos processos socioculturais específicos, oriundos das relações entre as mídias. Para tanto, a proposta de investigação baseou-se na diversidade das plataformas midiáticas. A maior ênfase se localizou na aprendizagem dos alunos, o que permitiu interações e convivências. A temática trabalhada durante as aulas se concentrou na história das Copas do Mundo de Futebol da FIFA, a fim de instigar a curiosidade, a criatividade e o interesse dos alunos.

    Segundo Lévy (1999), novas maneiras de pensar e de conviver são elaboradas no mundo da comunicação. As relações entre os homens, o trabalho, a própria inteligência dependem na verdade, da metamorfose incessante de dispositivos informacionais de toda ordem. Escrita, leitura, visão, audição, criação e aprendizagem são capturadas por um aparato informacional cada vez mais avançado. Neste contexto, se reitera o entendimento de que as mídias hoje não são apenas meios de transmissão de informações, elas criam novos ambientes comunicacionais de socialização em rede, originados por dispositivos informacionais, denominados ambientes virtuais (SOUSA e MAGALHÃES, 2008).

    Ribeiro et al (2010) reforça a discussão da formação de ambientes midiáticos na esfera contemporânea e aponta o alto grau de desenvolvimento tecnológico como elemento que proporciona uma série de novas e marcantes formas de relacionamento com a notícia. Isso é marcante junto às coberturas de futebol no Brasil; a contextualização midiática do jogo infere na criação de juízos e na constituição de uma crítica adequada do acontecimento em si.

    O futebol brasileiro é algo peculiar quando comparado aos demais países. Sua formatação, estilo e características, fogem aos modelos previamente estabelecidos. Aqui os ídolos, a técnica e a tática são alçados a um patamar por vezes inatingível a compreensão comum. A cada edição da Copa do Mundo de Futebol, o imaginário do brasileiro e principalmente das crianças, cria e recria uma série de projeções possíveis e impossíveis. A partir de então, o jogo inicia a sua constituição como algo importante no universo de movimento infantil.

    O presente estudo visa demonstrar aos professores possibilidades de se trabalhar com as diversas plataformas midiáticas dentro de sala de aula, independente da faixa etária dos alunos. Sendo que estas tecnologias possuem o poder de estimular a criatividade e a imaginação de qualquer pessoa, que poderá se tornar um membro, dentro da sociedade, com autonomia e criticidade e que resolverá problemas com uma maior facilidade desvelando as tramalidades da sociedade.

Objetivos

    Dessa forma, objetivou-se desenvolver o conhecimento dos alunos a respeito da História das Copas do Mundo de Futebol, por meio de diferentes plataformas midiáticas, tendo em vista que no “país do futebol”, que está às vésperas de sediar este megaevento no ano de 2014, esse é um conteúdo muito importante para as aulas de Educação Física, independentemente do nível de ensino, que pode ser trabalhado de forma interdisciplinar. Além de estimular a criatividade e a imaginação dos mesmos a partir de signos icônicos.

Metodologia

    O presente estudo desenvolveu-se na Escola Estadual de Ensino Médio Naura Teixeira Pinheiro, localizada no bairro São José, município de Santa Maria, RS; envolvendo a Educação Básica e perfazendo aproximadamente 40 professores e 515 alunos de comunidades carentes, localizadas nas proximidades.

    Cabe ressaltar que a escola conta com o Projeto Segundo Tempo, o Projeto Mais Educação e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Os alunos da escola, em sua maioria, são de uma classe social menos privilegiada. Neste contexto, o recorte metodológico compreendeu a turma de 2º ano do ensino fundamental, composta por dezessete (17) alunos, na sua maioria meninos, na faixa etária entre oito (8) e nove (9) anos.

    Durante o primeiro encontro com a turma, houve a apresentação dos componentes da investigação, bem como das professoras responsáveis pela mesma, observando-se a disposição dos objetivos propostos.

    O segundo encontro ocupou-se de uma apresentação relacionada com a História das Copas do Mundo de Futebol. A intervenção se fundamentou na utilização de slides e vídeos apresentados por intermédio do equipamento Data Show. Considerando a condição de pré-alfabetização dos alunos, o foco de atenção voltou-se à apresentação de figuras, imagens e vídeos. Preservando o aspecto icônico como proposição interpretativa das crianças à produção de desenhos – relacionados ao final do segundo encontro e início do terceiro.

    Para o quarto encontro, os desenhos foram utilizados na produção de um material audiovisual (Windows Movie Maker), que serviu como elemento de encerramento da investigação, bem como elemento de discussão e ponderação daquilo que foi apresentado sobre a história das Copas do Mundo de Futebol.

Resultados e discussão

    Ao considerar as condições de pré-alfabetização, dos alunos envolvidos na investigação, observou-se que o caráter icônico de certos elementos constitutivos da história das Copas do Mundo de Futebol, tais como: a premiação, os mascotes, os estádios, os grupos de jogadores, a bola, os gramados, carros e estacionamento e os jogos clássicos, adquiriram relevo e protagonizaram a maioria dos desenhos apresentados.

    Neste sentido é possível inferir que tais representações deverão ser consideradas para o desenvolvimento de conteúdos relacionados à Educação Física. Na medida em que a coleta de informações realizadas, trouxe significativos elementos representativos às crianças, cabe considerar a inclusão dos mesmos, como componente didático com fluxo contínuo entre professores e alunos.

Conclusão

    Através dos desenhos, conclui-se que a grande maioria dos alunos produziram desenhos abstratos, no entanto, outros apenas reproduziram o que lhes foi apresentado, como fotos, imagens e vídeos durante o estudo. Porém cabe ressaltar que certamente os alunos adquiriram novos conhecimentos, pois os mesmos apresentaram dedicação e interesse durante a realização das atividades propostas.

    Também podemos salientar a importância de se trabalhar com as diferentes plataformas midiáticas nas escolas, tendo em vista que elas devem auxiliar no aprendizado dos alunos, em qualquer disciplina e em diferentes níveis de ensino.

Referências

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 19 · N° 196 | Buenos Aires, Septiembre de 2014
© 1997-2014 Derechos reservados