efdeportes.com

Fatores e características determinantes que praticantes de musculação buscam para contratar um personal trainer em um Studio da cidade de Caratinga, MG

Factores y características determinantes que practicantes de musculación buscan

 para contratar un personal trainer en un Estudio de la ciudad de Caratinga, MG

 

Universidade Norte do Paraná

Londrina, PR

(Brasil)

Marcelino do Carmo Damasceno

marcelinodamasceno@hotmail.com

Gleison José Damasceno

gleisonefisc@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          Poder se exercitar e aumentar suas capacidades físicas, fazer manutenção ou até mesmo obter resultados mais satisfatórios no treinamento de musculação para hipertrofia, força, resistência ou emagrecimento, onde são realizados com maior segurança e comodidade pelo aluno os exercícios prescritos pelo personal trainer passou a ter uma grande procura. O objetivo do trabalho foi verificar quais fatores e características são determinantes para que praticantes de musculação contratem um personal trainer em um Studio da cidade de Caratinga-MG. Foi realizada uma pesquisa com praticantes de musculação de um Studio personalizado, numa população total de 25 indivíduos (100%), sendo pesquisados 20, representando (80%), e deste total, 14 do sexo feminino (70%) e 6 do sexo masculino (30%), ambos com média de idade em (35 anos ± 6,5). Foi aplicado um questionário elaborado pelo próprio pesquisador, contendo 3 questões estruturadas, entre os dias 27 de janeiro a 07 de fevereiro de 2014, por 2 profissionais que trabalham neste Studio, inclusive o pesquisador. Como se trata de questionário estruturado utilizou-se a freqüência de cada resposta dada e, em seguida, a soma e conversão em porcentagem. Os principais resultados encontrados foram: com relação ao tempo de prática de musculação com auxílio personalizado, foi de 11 indivíduos (55%) 6 meses no mínimo; sobre os motivos que os levaram a procurar por um personal trainer, 11 (55%) para exercitar corretamente e 6 (30%) obter resultados mais rápidos; a característica para que o personal trainer seja contratado, 9 (45%) responderam que tem que ter referência no mercado de trabalho. Conclui-se que a prática da musculação com orientação personalizada vem tendo muitos adeptos e que, para os praticantes de musculação de um Studio da cidade de Caratinga-MG, os fatores que os levam a esta busca é exercitar corretamente e a principal característica para que o personal seja contratado é a referência no mercado de trabalho.

          Unitermos: Musculação. Personal trainer. Treinamento personalizado. Qualidade de vida.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 19, Nº 195, Agosto de 2014. http://www.efdeportes.com

1 / 1

1.     Introdução

    Nos tempos atuais, o avanço da tecnologia tem propiciado o surgimento de equipamentos altamente sofisticados e complexos (computadores, celulares, televisores, vídeo games, etc.), trazendo um grande nível de conforto às pessoas. Dessa forma, na medida em que o conforto vai ocupando cada vez mais espaço no cotidiano da vida das pessoas, elas tendem a movimentar-se cada vez menos, aumentando a inatividade. Além disso, o tempo livre disponível para o lazer nos grandes centros urbanos vem diminuindo consideravelmente, devido ao grande tempo despendido na execução das tarefas do trabalho diário, assim como no deslocamento casa-trabalho-casa. Acrescenta-se a isso as imposições de uma valorizada burocracia que retém as pessoas em intermináveis filas. As atividades de lazer passivo (cinema, teatro, televisão, vídeos, assistir jogos, vídeo games, entre outros) estão superando as de lazer ativo (esporte em geral, atividades físicas, caminhadas, andar de bicicleta, jogos de brincadeiras interativas, andar a cavalo, etc.). Enfim, a maioria da população tem diminuído o gasto diário de calorias (PINHEIRO, 2000).

    Entre as buscas por realização de atividades físicas que, com orientação e prescrição, passa a ser chamada de exercícios físicos, a musculação vem crescendo e tendo muitos praticantes. No Brasil, a prática da musculação tornou-se muito freqüente. Este padrão cultural reflete-se no número de academias de ginástica, que tem crescido vertiginosamente e se sofisticado, atraindo até investidores profissionais (SILVA e MOREAL, 2003) e, como se trata de uma prática um tanto complexa no sentido de ser executada corretamente, a busca pelo personal trainer se torna uma opção e ao mesmo tempo, uma necessidade de exercitar corretamente já que nas academias, devido ao alto volume de praticantes, a orientação pessoal pelo instrutor geral se torna insuficiente.

    Neste contexto, justifica-se a busca da realização correta da prática de musculação através da orientação de um personal trainer por se tratar de uma prática de exercício que traz muitos benefícios para o praticante, mas que, se não for executado de maneira correta, os resultados esperados não serão alcançados e até mesmo, pode se tornar um grande risco para a saúde, sendo necessário o auxilio personalizado. Com isto, o objetivo do trabalho é verificar quais fatores e características que praticantes de musculação buscam para contratar um personal trainer em um Studio da cidade de Caratinga-MG.

2.     Desenvolvimento

Treino personalizado, personal trainer e musculação

    O treinamento personalizado vem ganhando espaço e aumentando a sua participação no mercado da atividade física. Quando os meios de comunicação de grande circulação destacam a atividade física orientada e individualizada, logo emerge a figura deste escultor da forma física. A televisão, os jornais e as revistas especializadas em fitness reservam sistematicamente espaços para apresentar dicas destes profissionais (BOSSLE e FRAGA, 2011).

    Antes era traduzido por aulas particulares, hoje se convencionou chamar de treinamento personalizado ou Personal Training (MONTEIRO, 2004). Cada vez mais, o Personal Training vem conquistando seu espaço nas esferas sociais e, atualmente, pode ser considerado um alvo de consumo da sociedade.

    Indivíduos buscam o treinamento personalizado de acordo com suas prioridades ou necessidades individuais sendo, por vários motivos, destacando ou se resumindo em busca pela estética, saúde ou fatores sócio-afetivos propiciando aos mesmos, uma qualidade de vida que nada mais é que estar bem consigo mesmo e com o próximo, podendo desfrutar ou viver uma vida harmoniosa, sendo assim, em outras palavras, inserção da vida no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.

    Nas academias de musculação, o personal trainer é muito requisitado, porque é o único profissional capacitado para trabalhar nesse ambiente, onde muitas pessoas procuram pelo atendimento individualizado para poder se exercitar e aumentar suas capacidades físicas, fazer manutenção ou até mesmo obter resultados mais satisfatórios no treinamento de musculação para hipertrofia, força, resistência ou emagrecimento, sendo realizados com maior segurança e comodidade pelo aluno.

3.     Metodologia

População e amostra

    A pesquisa foi realizada com praticantes de musculação de um Studio personalizado da cidade de Caratinga-MG, numa população total de 25 indivíduos (100%), sendo a amostra 20, representando (80%), e deste total, 14 do sexo feminino (70%) e 6 do sexo masculino (30%), ambos com média de idade em (35 anos ± 6,5).

Materiais e procedimentos para coletas de dados

    Foi aplicado um questionário elaborado pelo próprio pesquisador, contendo 3 questões estruturadas, referentes ao perfil geral dos entrevistados, dos motivos pela busca do auxilio profissional personalizado e das características que o personal trainer deve conter para ser contratado, sendo aplicado entre os dias 27 de janeiro a 07 de fevereiro de 2014, por 2 profissionais que trabalham neste Studio, inclusive o pesquisador.

Análise dos dados

    Como se trata de questionário estruturado utilizou-se a freqüência de cada resposta dada e, em seguida, a soma e conversão em porcentagem apresentada nas tabelas.

4.     Discussão dos resultados

    Na tabela 1, foi realizada a primeira pergunta: Há quanto tempo você pratica musculação com auxilio personalizado?

    De acordo com a entrevista realizada com um total de 20 indivíduos, pode-se interpretar através da tabela que: 6 (30%) pratica musculação com auxilio personalizado entre 6 meses a 1 ano; 5 (25%) a mais de 1 ano; 4 (20%) entre 3 a 6 meses; 3 (15%) entre 1 a 3 meses e 2 (10%) em menos de 1 mês.

    Para Jacob Filho (2006) estudos recentes têm documentado importantes benefícios do treinamento com peso para reabilitação e profilaxia de incapacidade física em pessoas de todas as idades.

    Pinheiro (2005), diz que a musculação é um treinamento de força, realizado por meio de exercícios com pesos e vem sendo considerado um dos meios de atividade física mais seguro, controlado e efetivo em termo de obtenção de resultados satisfatórios sob vários aspectos, desde o almejado resultado estético, assim como resultados de caráter profilático, terapêutico, reparador entre outros.

    Com todas estas características benéficas que a musculação traz, caso não seja executada corretamente, o objetivo com sua pratica pode se tornar negativa e para que não corra este risco, a busca pela pratica de musculação personalizada vem conquistando muitos adeptos.

    Estes dados da pesquisa tornam muito relevantes para a sociedade, sendo que a maioria das pessoas já praticam musculação entre 6 meses a 1 ano, enquanto outras estão inserindo agora para a realização de sua prática, significando cada vez mais o número de indivíduos que buscam as academias, sendo assim, já obtém alguns dos benefícios, pois (BAECHLE e GROVES, 2000), relatam que, o aumento na força muscular que ocorre em resposta ao treinamento de força não são observáveis em geral até a terceira semana de treinamento, havendo um ganho entre 4% a 6% por semana, se executado corretamente.

    Na tabela 2, são mostradas as % dos principais motivos que levaram os praticantes de musculação a contratar um personal trainer.

    Da tabela 2, podemos extrair os seguintes dados: Do total de 20 entrevistados, 11 (55%) procura um personal trainer para exercitar corretamente; 6 (30%) para conseguir resultados mais rápidos; 1(5%) para companhia para exercitar e 2 (10%), outros.

    A carreira no treinamento individualizado requer uma busca constante na atualização e especialização do profissional envolvido. Os profissionais que se destacam neste meio, como na maioria das profissões, são os que têm o perfil formado com extremo esforço e que sabe tirar proveito das exigências da profissão. Contudo, este esforço normalmente é limitado ao fator conhecimento científico (MULLER, 2008).

    O profissional para atender um dos principais motivos que indivíduos o procuram, tem que acompanhar as mudanças no mercado de forma geral e sempre estar atualizado no que diz respeito ao conhecimento sempre buscando atender varias esferas do treinamento.

    Barbanti (2001) cita várias áreas que o personal deve adquirir em sua formação e atualização cotidiana, entre as quais estão ilustrados abaixo:

Fonte: Barbanti (2001)

    Na pesquisa, mais da metade dos entrevistados apontaram “exercitar corretamente”, e isto implica que este profissional deve ser detentor desta amplitude de conhecimento para atender esta demanda.

    Diferentes metodologias são utilizadas durante a prescrição de um programa de treinamento esportivo. A realização de esforços contra determinada resistência, conhecidos como treinamento com pesos (TP) parece ter papel decisivo na melhora da resposta morfofuncional de atletas e participantes de programas de exercícios (MARIN et al., 2012) e, a manipulação das variáveis do treinamento como a intensidade, volume, freqüência, ação muscular e intervalo de repouso deve considerar os objetivos específicos e as necessidades dos praticantes em cada fase do treinamento.

    De acordo com Almeida et al (2007), estes profissionais sendo detentores do conhecimento, devem se preocupar com a saúde do praticante, não colocar em risco a integridade física com os aparelhos de musculação, atentar para a busca da saúde e não permitir o consumo de substâncias anabólicas. No plano da responsabilidade civil o profissional que não cumprir a ética profissional incide as regras deste instituto. Como é uma profissão que oferece serviço deve ter o dever de zelar pelas pessoas que cofiam no seu conhecimento profissional.

    Ampliando esta discussão, conhecimento científico é cada vez mais necessário para o exercício dessa profissão e, hoje, existe grande preocupação com a produção de conhecimentos aplicados, ou seja, direcionados para o profissional que atua no mercado de trabalho. Desse mercado de trabalho, as academias de ginástica e musculação, caracterizam uma significativa parcela sendo uma das principais empregadoras. A proliferação das academias de ginástica e musculação é um fenômeno internacional e, devido à rapidez dessa expansão, um melhor conhecimento desse fenômeno se faz necessário para buscar seu aprimoramento. (SCHWENGBER e ZANON, 2013).

    Seu compromisso é utilizar todos os meios e esgotar as diligências ordinariamente exercidas. Em suma: usar de prudência e diligenciar normalmente a prestação do serviço. Haverá inadimplência se a atividade for exercida de forma irregular, atípica ou imprudente, e se, na prestação do serviço, venha ocorrer um acidente de consumo, o profissional de educação física terá sua responsabilidade civil apurada dentro dos limites da má prática. (ALMEIDA et al., 2007).

    Na tabela 3, são apresentadas as % das características que os praticantes de musculação buscaram para contratar um personal trainer.

    Da terceira e última tabela, chegamos aos seguintes resultados: quase metade da amostra, 9 (45%) responderam que o personal trainer tem que ter referência no mercado de trabalho; 4 (20%) o personal tem que ser simpático; 2 (10%) optaram pelos que cobraram valores acessíveis e 5 (25%), outras características.

    O personal trainer é uma área de prestação de serviços. Serviço é definido como um valor econômico, acrescido de valor pessoal. A qualidade do serviço distingue e compara os profissionais e gera a confiança pelo aluno. Então, poderíamos dizer que para buscar novos alunos e manter os atuais, devemos oferecer um serviço de qualidade, onde irá gerar a confiança do aluno, assim como, proporcionar a divulgação destas qualidades para o publico alvo (MULLER, 2008).

    Para ser referência no mercado de trabalho, o personal deverá ser detentor de vasto conhecimento cientifico e áreas ligadas ao treinamento esportivo, realizando um exímio trabalho com resultados esperados por quem o procura e conseqüentemente, haverá procura pelo mesmo.

    Na concepção de Muller (2008), personal trainer é antes de tudo um ser social onde seu carisma estará sendo colocado à prova, diariamente. Sua “entrega” aos clientes estará sendo avaliada constantemente. A conquista de clientes e a manutenção deles podem ser entendidas como ações de marketing de relacionamento. Dar a oportunidade de um cliente conhecer o seu trabalho poderá criar uma relação duradoura. Essa relação pretenderá atender os anseios dos clientes, fazendo com que em longo prazo este relacionamento seja partilhado em uma espécie de fidelidade profissional. O cliente, então satisfeito com o serviço, irá fazer recomendações aos seus amigos, familiares e colegas. Este grande canal de comunicação chamado de boca a boca é extremamente importante em termos de comunicação e divulgação. Para o caso do personal training esta forma de propaganda é muito eficiente.

    Os profissionais que atuam e/ou que irão atuar com a musculação, entendido neste trabalho como possibilidade formação pela dinâmica desse ensino não-formal, têm sempre a necessidade de estudar e preparar as ações que tratem desse objeto de atuação, respeitando os aspectos de planejamento e intencionalmente que sua prática pretende atingir, de maneira especial no processo de treinamento em que os alunos necessitam de orientações científicas sobre os ‘cuidados’ dos exercícios no seu corpo.

    Feita estas escolhas que ao mesmo tempo são determinantes para que possam manter os alunos como fiéis ao contrato de personal, ainda será alvo de procura por outros por desenvolver satisfatoriamente a sua função.

5.     Conclusão

    É cada vez mais freqüente o número de pessoas que procuram as academias para a prática da musculação como meio de melhorar e aumentar suas capacidades físicas; hipertrofia, força, resistência ou emagrecimento e proporcional a esta demanda, a procura por contratar uma orientação personalizada vem crescendo, pois os exercícios orientados com o personal trainer são realizados com maior segurança e comodidade.

    Conclui-se que o principal motivo e característica que leva os indivíduos que freqüentam um Studio da cidade de Caratinga-MG é poderem exercitar corretamente com este auxilio personalizado e para que seu serviço seja contratado, tem que ter referência no mercado de trabalho respondendo assim ao objetivo proposto na pesquisa.

Referências bibliográficas

  • ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de; GUTIERREZ, Gustavo Luis; BEDIN, Celso;  ALMEIDA SOBRINHO, João Batista de. A responsabilidade civil do profissional de educação física: interpretação jurídica das ações profissionais à luz do direito positivo. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, año 11, N° 106, mar. 2007. http://www.efdeportes.com/efd106/a-responsabilidade-civil-do-profissional-de-educacao-fisica.htm

  • BAECHLE, Thomas R; GROVES, Barney R. Treinamento de força: passos para o sucesso. 2ª ed. Porto Alegre: Editora Artmed Ltda: 2000.

  • BARBANTI, Valdir J. Treinamento físico: bases científicas. 3 ed. São Paulo: Bolieri Editores Ltda, 2001.

  • BOSSLE, Cibele Biehl; FRAGA, Alex Branco. O personal trainer na perspectiva do marketing. Revista Brasileira Ciências e Esporte. Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 149-162, jan./mar. 2011.

  • JACOB FILHO, Wilson. Atividade física e envelhecimento saudável. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, v.20, p.73-77, set. 2006.

  • MARIN, D.P; FIGUEIRA JUNIOR AJ, OTTON R. Influência de três intervalos entre series sobre o desempenho neuromuscular no treinamento com pesos. Revista Brasileira Ciências e Movimento. 20(4): 54-59, 2012.

  • MONTEIRO, Wallace. Personal Training: avaliação e prescrição de condicionamento físico. 4ª ed. Rio de Janeiro: editora Sprint Ltda, 2004.

  • MULLER, Antonio José. Personal trainer e seu marketing pessoal. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, año 13, N° 126, nov 2008. http://www.efdeportes.com/efd126/personal-trainer-e-seu-marketing-pessoal.htm

  • PINHEIRO, Daisy Ribeiro Venâncio. O perfil do personal trainer na perspectiva de um treinamento físico orientado para saúde, estética e esporte. Dissertação Apresentada como Pré-qualificação à Obtenção do Título de Mestre em Ciência da Motricidade Humana, Rio de Janeiro: 2000.

  • PINHEIRO, Daisy. Força muscular para idosos: Uma questão de bom senso. Fitness e Performance Journal. Rio de Janeiro, v 4, n.4, p-194, jul/ago., 2005.

  • SCHWENGBER, Rafael; ZANON, Silmar. Análise do perfil administrativo e estrutural das academias de Santa Cruz do Sul. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, año 18, Nº 179, abr. de 2013. http://www.efdeportes.com/efd179/perfil-das-academias-de-santa-cruz-do-sul.htm

  • SILVA, Luciana Silvia Maria Franco; MOREAU, Regina Lúcia de Moraes. Uso de esteróides anabólicos androgênicos por praticantes de musculação de grandes academias da cidade de São Paulo. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. São Paulo, vol. 39, n. 3, jul./set., 2003.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 19 · N° 195 | Buenos Aires, Agosto de 2014  
© 1997-2014 Derechos reservados