efdeportes.com

Copa do Mundo de Futebol: desempenho
dos países sedes, 1930 a 2010

La Copa del Mundo de Fútbol: rendimiento de los países sedes, 1930 a 2010

Soccer World Cup: performance of the home countries, 1930 to 2010

 

Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB do RJ

(Brasil)

Nelson Kautzner Marques Junior

nk-junior@uol.com.br

 

 

 

 

Resumo

          O futebol é o esporte mais popular do mundo e a Copa do Mundo é um dos eventos esportivos mais relevantes, mas nem sempre a melhor equipe consegue vencer no campo. Existem os interesses econômicos e políticos e outros que podem beneficiar a vitória de uma seleção de futebol de um país nessa competição. O objetivo do estudo foi determinar a colocação dos países sedes de cada Copa do Mundo – 1930 a 2010. Os países sedes das Copas do Mundo com tradição no futebol fizeram esse campeonato no seu país em 10 mundiais, eles tiveram boa colocação em 9 mundiais e ruim posição em 1 campeonato. Em conclusão, ser sede da Copa do Mundo de Futebol é benéfico na colocação dos países sedes do mundial com tradição no futebol.

          Unitermos: Futebol. Esporte. Vantagem em casa.

 

Abstract

          Soccer is the most popular sport in the world and World Cup is one the most important sporting events, but not always the best team can win on the field. There are economic and political interests and others that can benefit to win of a soccer team of a country in this competition. The aim of the study was to determine the placement of the home countries of each World Cup – 1930 to 2010. The home countries of the World Cup with soccer tradition made this championship in their country in 10 world championship, they had good placement in 9 world championships and bad position in 1 championship. In conclusion, the home countries of the Soccer World Cup are benefited in position because the country with soccer tradition has the best position.

          Keywords: Soccer. Sport. Home advantage.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 19 - Nº 193 - Junio de 2014. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    O futebol é o esporte mais popular do mundo1, então, a Copa do Mundo é o evento esportivo ao lado dos Jogos Olímpicos como o mais relevante. O Brasil é o maior ganhador de Copas do Mundo, venceu 5 vezes, um dos motivos desse sucesso para Tubino2, é que o brasileiro possui vocação para jogos esportivos coletivos com bola.

    Apesar da Copa do Mundo ser um dos eventos mais populares do mundo, nem sempre a melhor equipe consegue vencer no campo, existem os interesses econômicos e políticos e outros que podem beneficiar a vitória de uma seleção de futebol de um país nessa competição3. Por exemplo, na Copa do Mundo de 1954 realizada na Suíça, a final foi entre Alemanha e Hungria, com vitória de 3 a 2 para os alemães, mas para alguns entendidos do futebol, o resultado do jogo foi decidido antes da partida. O melhor jogador da Hungria e um dos melhores do mundo naquela época era Puskas, ele recebeu 1 milhão de dólares da CIA para jogar em um país capitalista e talvez, para facilitar o jogo contra a Alemanha4. Embora no jogo final, Puskas estava com o tornozelo lesionado porque na fase de grupos os alemães usaram a violência para tirar o melhor jogador húngaro de campo (Obs.: na fase de grupos a Hungria venceu a Alemanha por 8 a 3).

    Outro resultado questionado em Copa do Mundo é o mundial de 1978 realizado na Argentina. O país sede da Copa vivia sob uma violenta ditadura, para o governo popularizar o regime político e distrair o povo dos problemas políticos e econômicos o ideal é que a Argentina conseguisse o título. Segundo a reportagem na Revista Placar5, na segunda fase, caso o Peru não perdesse por mais de 3 gols para a Argentina, o Brasil estaria classificado para a final. Porém, a Argentina venceu o Peru de 6 a 0, o goleiro Quiroga do Peru, era argentino naturalizado peruano sendo o mais criticado pela imprensa mundial6. Após essa goleada, surgiram denúncias que o a seleção de futebol do Peru facilitou o jogo para a Argentina porque a equipe foi comprada.

    A derrota dos brasileiros na Copa de 50 para o Uruguai é lembrada com tristeza. Mas a derrota do Brasil para a França na Copa de 1998 por 3 a 0 causa para muitos uma revolta. Existem boatos que a seleção brasileira foi comprada para perder o jogo para França ou foi o problema de saúde que Ronaldinho teve antes da decisão que afetou emocionalmente o grupo na final7. Até hoje existem várias versões para essa derrota nesse mundial, a seleção brasileira venceu a Holanda na semifinal jogando muito bem, mas na final toda a equipe jogou muito abaixo do esperado8.

    A Copa do Mundo de 2002 realizada no Japão e na Coréia do Sul é outro evento com resultados obscuros. A seleção de futebol da Coréia do Sul foi beneficiada pela arbitragem nas quartas de final ao derrotar a Espanha nos pênaltis, acontecendo a anulação de dois gols regulares dos espanhóis no tempo regulamentar9. Também nessa Copa, o Brasil enfrentou a Bélgica nas oitavas de final, venceu por 2 a 0, mas foram os belgas que marcaram o primeiro gol, sendo marcado pelo árbitro como gol irregular, o juiz determinou que o atacante da Bélgica fez falta no zagueiro brasileiro no momento da cabeçada que originou no gol, mas isso não é detectado nas imagens do jogo que está à disposição na internet (veja em www.youtube.com/watch?v=I6Fbs-LmKZk).

    O jogo de futebol não é sempre decidido pela qualidade das equipes, no 1º jogo do Brasil versus a Croácia, na fase de grupos da Copa do Mundo de 2014. A partida estava 1 a 1, até o momento que o juiz marcou um pênalti não existente (Obs.: veja isso na internet em: http://www.foxsports.com.br/vídeo/279907395690-gols-de-brasil-3-x-1-croacia-neymar-e-oscar-garantem-vitoria-de-virada), o jogo acabou 3 a 1. O segundo jogo do grupo do Brasil, entre México e Camarões, 2 gols da seleção mexicana foram anulados erroneamente por causa de impedimento inexistente (Obs.: o México é concorrente direto do Brasil para disputar o 1º lugar do grupo), mas no final da partida acabou 1 a 0 para os mexicanos (Obs.: veja isso na internet em: http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/temporeal/13-6-2014/mexico-camaroes/). Porém, nem tudo foi negativo nessa fase inicial da Copa do Mundo de 2014, pesquisa liderada pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis permitiu que, uma pessoa especial sem movimento nos membros inferiores, usando um exoesqueleto que foi controlado pelo cérebro, caminhou e deu um chute na bola da Copa para iniciar essa competição10 (Obs.: veja em http://blogs.estadao.com.br/herton-escobar/exoesqueleto-chuta-bola-na-abertura-da-copa/ ou em http://gizmodo.uol.com.br/vídeo-exoesqueleto-nicolelis ou em http://www.foxsports.com.br/vídeo/279837763880-pontape-inicial-da-copa-e-dado-por-jovem-tetraplegico-que-usa-exoesqueleto).

    Sabendo desses casos irregulares que acontecem numa Copa do Mundo, muitas pessoas que acompanham futebol no Brasil afirmam que o país sede do Campeonato Mundial de Futebol geralmente é no mínimo semifinalista e termina no mínimo em 4º lugar, porque isso gera lucros para os organizadores do espetáculo.

Qual é a colocação dos países sedes de cada Copa do Mundo?

    Até a data presente, não foi escrito nenhum artigo dessa natureza, então, o objetivo do estudo foi determinar a colocação dos países sedes de cada Copa do Mundo – 1930 a 2010.

Método

Amostra e procedimentos

    A colocação dos países sedes foi estabelecida no site da FIFA em 12 de junho de 2014 (http://pt.fifa.com/). Após determinar o desempenho dos países sedes os dados foram tratados pela estatística.

Tratamento estatístico

    Os dados foram apresentados pela estatística descritiva, total e percentual.

Resultados

    A tabela 1 mostra as colocações dos países sedes de cada Copa do Mundo – 1930 a 2010.

Tabela 1. Desempenho dos países sedes de cada Copa do Mundo.

    Os países sedes das Copas do Mundo tiveram boa colocação em 12 mundiais e ruim posição em 8 campeonatos. Então a diferença entre boa e ruim colocação foi mínima, correspondendo a 4 (12 – 8 = 4). Não existindo uma grande diferença entre o desempenho dos países sedes. A figura 1 ilustra esse achado.

Figura 1. Desempenho bom e ruim dos países sedes da Copa do Mundo

    Os países de tradição no futebol mundial são constituídos pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Itália, Alemanha, Inglaterra, França, Holanda e Espanha, que é considerada oficialmente país de tradição no futebol a partir de 1998, momento que vários craques do Brasil e do mundo foram jogar nesse país. Na Copa do Mundo de 1982 na Espanha, esse país não era referência no futebol. A tabela 2 expõe a colocação dos países sedes da Copa do Mundo que possuem tradição no futebol.

Tabela 2. Desempenho dos países sedes de cada Copa do Mundo com tradição no futebol

    Os países sedes das Copas do Mundo com tradição no futebol fizeram esse campeonato no seu país em 10 mundiais, eles tiveram boa colocação em 9 mundiais e ruim posição em 1 campeonato. Então, ser sede da Copa do Mundo é benéfico para os países de tradição no futebol. A figura 2 ilustra as colocações dos países de tradição no futebol que foram sedes das Copas do Mundo.

Figura 2. Desempenho bom e ruim dos países sedes da Copa do Mundo com tradição no futebol

    A figura 3 mostra todos os valores da colocação ruim e boa dos países com tradição no futebol.

Figura 3. Mais detalhes sobre a colocação boa e ruim dos países sedes da Copa do Mundo com tradição no futebol

    Os países sedes das Copas do Mundo sem tradição no futebol fizeram esse campeonato no seu país em 9 mundiais, eles tiveram boa colocação em 3 mundiais e ruim posição em 7 campeonatos. Então, ser sede da Copa do Mundo não é benéfico para os países sem tradição no futebol. A tabela 3 mostra esses achados.

Tabela 3. Desempenho dos países sedes de cada Copa do Mundo sem tradição no futebol.

    A figura 4 ilustra as colocações dos países sem tradição no futebol que foram sedes das Copas do Mundo.

Figura 4. Colocação boa e ruim dos países sedes da Copa do Mundo sem tradição no futebol

    A figura 5 mostra todos os valores da colocação ruim e boa dos países sem tradição no futebol.

Figura 5. Mais detalhes sobre a colocação boa e ruim dos países sedes da Copa do Mundo sem tradição no futebol

    Após os resultados dessa pesquisa, é possível identificar que ser um país sede da Copa do Mundo e ter tradição nessa modalidade pode propiciar vantagem no resultado final do mundial. Então, essa Copa do Mundo de 2014, que vem sendo realizada no Brasil (Obs.: esse artigo foi escrito em 12 e 13 de junho de 2014), pode proporcionar a esse país o 6º título mundial, caso a seleção de futebol do Brasil confirme esses achados desse estudo ou no mínimo fique em 4º lugar.

    Em conclusão, ser sede da Copa do Mundo de Futebol é benéfico na colocação dos países sedes do mundial com tradição no futebol.

Referências

  1. Tubino M (2006). O que é esporte. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense. p. 31.

  2. Tubino M (1996). O esporte no Brasil. São Paulo: IBRASA. p. 86-7.

  3. Sigoli M, Rose Junior D (2004). A história do uso político do esporte. Rev Bras Ci Mov 12(2):111-9.

  4. Prado F (1998). O arquivo secreto da copas: 1930/54. São Paulo: Publisher. p. 94-102.

  5. Revista Placar (1994). 100 anos de futebol no Brasil (1097):76-7.

  6. Revista Placar (1995). 25 anos de Placar (1101):24.

  7. Leal J (2001). Futebol: arte e ofício. 2ª ed. Rio de Janeiro: Sprint. p. 250-2.

  8. Assaf R (2002). Banho de bola. Rio de Janeiro: Relume Dumará. p. 179-81.

  9. BBC Brasil (2002). Coréia do Sul elimina Espanha nos pênaltis. 22 de junho de 2002.

  10. Escobar H (2014). Exoesqueleto toca na bola na abertura da Copa. Estadão. 12 de junho de 2014.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 19 · N° 193 | Buenos Aires, Junio de 2014  
© 1997-2014 Derechos reservados