efdeportes.com

Obesidade e emagrecimento. Exercício físico de alta 

intensidade intervalado, no controle do peso e da obesidade

La obesidad y el adelgazamiento. El ejercicio físico de alta intensidad intervalado en el control del peso y de la obesidad

 

Graduandos do curso de Educação Física-Licenciatura Plena

Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Campus Vll. Conceição do Araguaia, PA

(Brasil)

Fernanda dos Santos Garcia

n_a_n_d_a_fk@hotmail.com

José Viana Junior

grupojoseviana@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          A obesidade é um dos problemas mais importantes que a Saúde Pública enfrenta hoje no Brasil é em outros países do mundo. Na sociedade moderna a atividade física, passou ser separada, das tarefas diárias, enquanto na antiguidade a atividade física estava ligada as tarefas do dia a dia. Á presente pesquisa esta relacionada na busca de um método que ajude pessoas com obesidade tipo I no processo de perda de peso. Buscou analisar estudo que abordasse sobre a atividade física, visando emagrecimento, optamos pela a abordagem que enfatizar que exercícios físicos de alta intensidade principalmente os intervalados ajuda no processo de emagrecimento. O exercício de intensidade alta intervalado, ajuda no processo de emagrecimento pessoas com obesidade tipo I? Há Obesidade por ser um tema muito discutido no decorre dos anos, seu índice aumenta cada vez mais na população do mundo. Nossos objetivos é aprimorar informações que ajude no entendimento do processo de perda de peso de forma saudável através do exercício físico de alta intensidade intervalado. Montar-se-á um grupo de praticantes de atividade física, com obesidade tipo I, onde os mesmo passarão por um programa de atividade física proposta pela pesquisar, onde participarão dos treinamentos de exercício físico de intensidade alta é intervalado. Á pesquisa seguira um cronograma estabelecido. Á análise dos resultados dos dados será realizada por meio da construção de gráficos mostrando os resultados dos treinamentos proposto.

          Unitermos: Obesidade. Emagrecimento. Atividade física.

 

          Pré-projeto apresentado na Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso de Educação Física. Orientador: Raphael Gentil.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 19 - Nº 192 - Mayo de 2014. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    Segundo a (OMS) A obesidade é um serio problema dentro da sociedade moderna, que vem se alastrando cada dia mais, e não é de hoje que enfrentamos esse serio problema. A obesidade é um dos problemas mais importantes que a Saúde Pública enfrenta hoje no Brasil e em outros países do mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que, atualmente. Nos países desenvolvidos, ela seja o principal problema de saúde a enfrentar.

    Há 50 mil anos, nossos antepassados tinham grande dificuldade para conseguir alimentos. A possibilidade de estocá-los é contemporânea ao advento da agricultura há dez mil anos, um segundo em termos evolucionistas. Essa carência alimentar moldou o cérebro humano de tal maneira, que ele busca obter o máximo de calorias possível para mobilizar energia acumulando-a sob a forma de gordura que, teoricamente, será usada nos períodos de fome provocados pela escassez de comida.

    “A observação do metabolismo ao longo da pré-história reforça a hipótese, enquanto o australo pithecus afarensis, gastava cerca de 63% da energia com o metabolismo de repouso, um forrageador moderno gasta apenas 46%” (Cordain et al., 1998). Essa velocidade de alteração não pode ser acompanhada por uma reestruturação genética, ou seja nossa relação de gastos entre ingestão calórica e gasto energético é praticamente o mesmo desde a idade da pedra.Na sociedade moderna a atividade física, passou ser separada para a maioria das pessoas das tarefas diárias, enquanto na antiguidade a atividade física estava ligada as tarefas do dia a dia. “A falta de atividade física e os novos hábitos alimentares tornaram a biologia humana desordenada, o que afetou negativamente diversos sistemas (sistema cardiovascular, esquelético, metabolismo de carboidratos...) e contribuiu para prevalência da obesidade, conseqüentemente das doenças crônicas degenerativas” (Eaton et al., 2006). De acordo com McArdle (2003) homens jovens com percentual de gordura acima de 20% e mulheres jovens com percentual acima de 30% são considerados obesos. Porém, a configuração e a distribuição de tecido adiposo no organismo, altera o risco para a saúde. O maior risco é para a gordura encontrada na região abdominal, particularmente em depósitos viscerais internos, pois estimula o risco para doenças Cardíacas, e câncer. A relação cintura-quadril pode representar um risco aumentando para a prevalência de doenças cardiovasculares.

    Na busca de método que ajude pessoas com obesidade tipo I no processo de perda de peso, buscou-se analisar estudos que abordasse atividades físicas, visando emagrecimento, optamos pela a abordagem que enfatizar que exercícios físicos de alta intensidade principalmente os intervalados ajuda no processo de emagrecimento. De acordo com Billat (2001), o treinamento intervalado e mais eficiente em aumentar as taxas de oxidação de gordura do que o treinamento continuo, apesar de ser gastar menos energia. Nesse sentido, é verificado que atividades mais intensas, especialmente os treinos intervalados produzem alterações mais favoráveis para redução ponderal.

Problemática

    A partir da observação de pessoas com obesidade tipo I observou que há a falta de informação para as mesmas, em relação ao emagrecimento saudável.

    Problema: O exercício de intensidade alta intervalado, ajuda no processo de emagrecimento pessoas com obesidade tipo I?

Justificativa

    A obesidade por ser um tema muito discutido no decorre dos anos, seu índice aumenta cada vez mais na população do mundo. Á obesidade está associada a uma serie de doenças que comprometem a qualidade e a duração de vida, com essa temática se incidiu nossa atenção para esse tema muito discutido. Observando pessoas com obesidade tipo I, viu-se que as mesmas não tinha muito informação sobre uma forma saudável de emagrecimento, achando que a melhor é mais rápida forma de emagrecer, é buscar métodos cirúrgicos ou farmacológicos que podem prejudicar quando feitos ou usados de formas incorretas.

    Neste sentido a pratica de atividade física deve ser incentivado desde infância, criar hábitos que vai do interesse educacional como social, como prevenir a obesidade, e varias doenças. Nossa pesquisar terá embasamento nas obras dos autores que enfatizar que os treinamentos de intensidade alta, principalmente os intervalados, ajuda no processo de emagrecimento.

    A presente pesquisa trará grandes avanços na produção científica, para área da saúde dentro da nossa Universidade podendo ser estudada visando sempre o aprimoramento na pratica.

Objetivos

    Aprimorar informações que ajude no entendimento do processo de perda de peso de forma saudável através do exercício físico de alta intensidade intervalado. Mostrando uma proposta cientificamente embasada, elaborando um programa de exercício físico de alta intensidade intervalado para um grupo de pessoas com obesidade tipo I.

Objetivos específicos

  • Conhecer mais sobre a obesidade e o emagrecimento de forma saudável;

  • Proporcionar aos participantes treinos intervalados intensos, com alta exigência do sistema aeróbio, para que ocorram as alterações fisiológicas e no metabolismo;

  • Comparar atividade física proposta com o objetivo de emagrecimento de forma saudável.

Procedimentos metodológicos

    A pesquisar será de campo, com método dedutivo de caráter estatístico e comparativo. Sendo á pesquisa descritiva com á abordagem quantitativa tendo embasamento nas revisões literárias estudadas. Segundo Lakatos e Marconi (1999, p. 21), o critério para classificação dos tipos de pesquisa depende do enfoque dado pelo autor e de interesse, condições, campos, metodologia, situações, objetivos, objetivos de estudo, etc.

    A amostra será composta por 30 praticantes, com obesidade tipo I dos sexos masculino, e Feminino, com idades entre 18 e 30 anos, praticantes de atividades físicas de duas academias (A e B), da cidade de Conceição do Araguaia, PA.

    Onde será proposta um programa de atividade física de intensidade alta e intervalado, para os participantes da pesquisa.

    Os dados serão coletados por meio de um questionário semi-estruturados elaborados especificamente para este estudo, com perguntas objetivas é de múltipla escolha. Sendo aplicado no inicio da pesquisar e no final da pesquisa. A análise dos dados será realizada por meio da construção de gráficos mostrando os resultados dos treinamentos proposto.

Cronograma

    Orçamento da pesquisa será feito nas academias escolhidas, de qual será o custo da mensalidade para os participantes. E o valor dos exames que os participantes irão fazer antes do início dos treinamentos para saber se estarão aptos a participar dos treinamentos proposto no estudo.

Hipótese

    No contexto do emagrecimento, não basta só aderir um programa de atividade física. Para iniciar um programa de exercício, é muito importante que se faça um exame para verificar parâmetros de risco cardiovasculares, importante que se faça uma avaliação física para definir aptidão física e os limites de trabalho a serem, usados na prescrição dos treinos, com estes dados um profissional da área pode prescrever um treinamento para seu aluno.

    Em um estudo mas recente, Trapp et al. (2008) compararam os exercícios contínuos dos intervalados na composição corporal de mulheres jovens, as analise de gasto calórico revelaram que o dispêndio energético foi similar entre os grupos, mas a perda de gordura foi significativa apenas no Grupo de exercícios intervalados.

    A interação entre o exercício Aeróbico e o exercício físico de alta intensidade intervalado, junto com restrição calórica orientada, seguida de avaliação periódica, é a melhor maneira de atingi o objetivo de emagrecimento saudável.

Revisão literária

    Para Dantas (2005), um estilo de vida fisicamente inativo é um fator de risco para o ganho de peso, além disso, indivíduos obesos são em geral muitos sedentários, não praticando nenhuma atividade física. Bouchard (1997) enfatiza que a atividade física está associada a vários benefícios, físico psicológico e social e a inclusão da mesma e de fundamental importância na prevenção e tratamento nos casos de obesidade em qualquer etapa da vida.

    Dantas (2005) visando o emagrecimento nos mostra que quando a atividade física e utilizada visando o Emagrecimento, assim como em qualquer treinamento aeróbio, dever ser levados em conta fatores com freqüência, intensidade, duração, a forma especifica do exercício e, principalmente, o custo energético total do programa de Atividade Física. Quando uma pessoa consegue reduzir expressivamente seu peso corporal, esta redução normalmente e acompanhada de uma queda no metabolismo de repouso. Ainda sobre o exercício de alta intensidade intervalado, Gentil (2011) destaca que ao analisar os processos fisiológicos dos diversos tipos de treino e seus resultados práticos, é possível concluir, que treinos intensos especialmente intervalados produzem alterações mais positivas para pessoas que desejam reduzi quantidade de gordura corporal.

Considerações finais

    Pelos motivos apresentados pode-se supor que o exercício físico de alta intensidade principalmente os intervalados apresentaram-se como a melhor escolha em programas para a redução da gordura corporal. Este tipo de exercício é particularmente importante nos programas para a manutenção do peso corporal. Cabe ressaltar que, a realização de exercícios é algo que deve ser praticado com regularidade a vida toda e não apenas nas pré-temporadas de verão ou quando se quer reduzir a gordura corporal. Contudo, deve-se ter em mente que um indivíduo para ser considerado integralmente ativo deve realizar exercícios tanto de natureza aeróbia quanto de natureza anaeróbia, pois uma aptidão física adequada está alicerçada na resistência, na força, na flexibilidade e na composição corporal adequada.

Referencias

  • BOUCHARD, Claude. Atividade Física e Obesidade. 1ª edição brasileira, 2003.

  • BILLAT LV. (2001). Interval training for performance a scientific and empirical practice. Special recommendations for middle – and long- distance running. Sports Med 31, 75 – 90.

  • CORDAIN, L. GOSTSHALL, R.W. Eaton S.B. (1998) Physical activity, energy expenditure and fitness: an evolutionary perspective. Int J Sports Med 19: 328-335.

  • DAMASO, Ana. Nutrição e Exercício na prevenção de Doenças. MEDESI; Editora medica cientifica Ltda. Copiraht, 2001.

  • DANTAS, E.H.M. Obesidade e Emagrecimento. Rio de Janeiro Sharpe 1ª edição 2005.

  • EATON, S.B. KONNER, M. SHOSTAK, M. (1988) Stone agers in the fast lane: chronic degenerative diseases in evolutionary perspective. Am J Med 84:739-749.

  • FRANKS, B. & HOWLEY, E. Manual de Condicionamento Físico para Saúde. 5ª Edição. Porto Alegre: Artmed, 2008.

  • GUISELINI, M.A. Qualidade de Vida: um programa prático para um corpo saudável. São Paulo: Gente, 1996.

  • GUISELINI, Mauro. Prescrição de Exercícios para Emagrecimento Saudável. 1ª ed. Artigo da revista. Evidencia em obesidade. Janeiro/fevereiro 2013.

  • GUISELINI, M.A. Aptidão Física, Saúde & Bem-Estar: fundamentos teóricos e exercícios práticos. 2ª edição, São Paulo: Editora Phorte, 2006.

  • GENTIL, Paulo. Emagrecimento: quebrando mitos e mudando paradigmas. Rio de Janeiro: Sprint, 2ª edição, 2011.

  • MCARDLE, W.D. KATCH, F.I. KATCH, V.L. Fisiologia do Exercício: Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

  • OLIVEIRA, Ricardo Jacó de. Atividade física e saúde: algumas abordagens sobre atividade física relacionada à saúde. Rio de Janeiro: Shape, 2005.

  • RAMOS, Alexandre Trindade. Atividade física – diabéticos, gestantes, terceira idade, crianças e obesos. – Rio de Janeiro: 3 edição: Sprint, 2002.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 19 · N° 192 | Buenos Aires, Mayo de 2014  
© 1997-2014 Derechos reservados