efdeportes.com

Percepção dos estudantes de Educação Física quanto aos critérios 

adotados e analisados nas contratações por empresas de 

fitness de variados portes na cidade do Rio de Janeiro

La percepción de los estudiantes de Educación Física con respecto a los criterios adoptados y considerados 

en las contrataciones por las empresas de fitness de distintas dimensiones en la ciudad de Río de Janeiro

 

*Especialização em Administração e Marketing esportivo - Universidade Gama Filho

Especialização em Gestão de empresas de Fitness e Wellness

Faculdades São José de Itaperuna

Graduação em Educação Física - Universidade Estácio de Sá

**Especialização em Gestão de empresas de Fitness e Wellness

Faculdades São José de Itaperuna

Graduação em Educação Física - Universidade UERJ

Mestrado em Educação - Universidade Estácio de Sá

***Especialização em Educação e Desenvolvimento Humano - Universidade Estácio de Sá

Especialização em MBA Executivo Internacional – Amana Key Desenvolvimento e Educação

Especialização em Educação Física Escolar – Universidade Gama Filho

Graduação em Educação física- Universidade Castelo Branco

Rafael Fernandes Ferreira*

rafaelfferreira84@gmail.com

Itamar Figueiredo Amorim**

amorim.itamar@yahoo.com.br

Edvaldo de Farias***

edvaldo.farias@gmail.com

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          O presente estudo visa analisar como é a percepção dos estudantes de Educação Física quando são submetidos á uma entrevista para estágio. O estudo foi realizado com 38 estudantes de Universidades Públicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro. O questionário aplicado foi adaptado do questionário desenvolvido por Castinheiras Neto (2004), com 2 perguntas objetivas e 6 perguntas discursivas. Os estudantes entrevistados acreditam não haver um critério de seleção bem definido na hora das entrevistas de estágio.

          Unitermos: Percepção. Estudantes de Educação Física. Contratação. Empresas de fitness.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 19 - Nº 192 - Mayo de 2014. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    Hoje no Brasil possuímos entorno de 26 mil academias e centros fitness com um total de 7 milhões de praticantes, segundo relatório da IRHSA (2013). Somente na jurisdição do Conselho Regional de Educação Física do Rio de Janeiro e Espírito Santo – CREF1 (2013) temos cerca de 2000 academias registradas, além de diversos projetos sociais em praças públicas financiados pelos governos das cidades. Com essa vasta oportunidade de atuação não são raras as oportunidades de estágio para estudantes de Educação Física no segmento fitness.

    Costa (2004) em sua publicação no Atlas do Esporte no Brasil já sinalizava que as academias absorviam entre 60 e 70 % dos profissionais de Educação Física que entravam no mercado, pois uma academia precisa de muitos professores para atender a grande demanda de clientes. Stinghen, Hreczuck, Fonseca, Haas e Molleta (2012) em seu estudo mostraram que 48,83% dos graduandos Bacharéis em Educação Física da Universidade federal de Curitiba atuam em academias. Dentre outras causas apontadas, o volume de demanda por mão de obra neste segmento pode ser fator de influência na escolha do segmento pelos alunos, o que reafirma o exposto por Costa (2004).

    Embora as ofertas de estágio e emprego em academias estejam em alta, Silva e Silva (2011) em seu estudo com responsáveis por contratações de estagiários para as empresas de fitness na cidade de Niterói -RJ, apontam que 25% dos gestores encontram estagiários comprometidos com o perfil da empresa e que atendem os critérios de seleção.

    Olhando para toda essa dinâmica e sabendo que o mercado de Educação Física é um mercado muito dinâmico, esse estudo vislumbra identificar qual a percepção dos estudantes de Educação Física quanto aos critérios adotados e analisados nos dias de hoje por empresas de fitness de variados portes na cidade do Rio de Janeiro no momento da seleção dos candidatos ao estágio.

Material e método

    O estudo foi realizado com 38 graduandos das principais Universidades públicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro.

    O questionário aplicado foi adaptado do questionário desenvolvido por Castinheiras Neto (2004), com 2 perguntas objetivas e 6 perguntas discursivas, que visam identificar a percepção dos graduandos, quanto aos critérios utilizados pelos gestores de academias na hora da seleção dos candidatos ao estagiário nas academias.

Resultados e discussão

    Podemos notar em nosso estudo, que 44,26% dos graduandos em Educação Física ainda utilizam-se da indicação como estratégia de busca por um estágio, enquanto as redes sociais apesar de toda velocidade de informação é utilizada somente por 29,51% dos entrevistados e os sites especializados correspondem há 11,48%. Parceria com as Universidades chamou a atenção pela baixa procura, somente 6,56% ás procuram para uma oferta de estágio. Outras formas (distribuição de currículos e email para as empresas) apresentam percentual de 6,56%.

    Essas estratégias utilizadas pelos estudantes correspondem ao que eles enxergam como as estratégias utilizadas pelas empresas para contratação de estagiários. Quando perguntados qual a opinião deles sobre como ocorre o processo de recrutamento e seleção nas empresas fitness. 27,91% acreditam que somente através da indicação; 25,58 % acham que é de forma amadora, ou seja, sem critérios ou por meios obscuros e sem clareza; 13,95% somente por provas de conhecimento; 9,30% através das redes sociais; 9,30% acreditam que através de análise de currículo, entrevistas e provas e 13,96% acreditam que o processo de recrutamento e seleção é feito por vários critérios, entre eles: aparência, entrevistas, anúncios e até o local onde o estudante habita.

    Quanto à utilização de algum instrumento para avaliar os estagiários durante a seleção, houve equilíbrio de opiniões: 50% acreditam que sim e a outra metade que não haverá instrumentos de avaliação.

    Dos entrevistados que acreditam em algum instrumento podemos verificar suas opiniões no quadro abaixo.

Instrumento

%

Entrevistas

15,79

Provas

31,58

Currículo e perfil

5,26

Entrevista e currículo

5,26

Currículo, disponibilidade e perfil

5,26

Currículo

15,79

Perfil e prova

5,26

Perfil

5,26

Sem resposta

10,54

    Os estudantes foram questionados sobre quais os critérios eles entendem que serão utilizados para a seleção de estagiários neste segmento.

Critérios utilizados

%

Conhecimento básico

16,44

Disponibilidade

12,33

Perfil e Estar cursando EDF**

10,96

Interesse e experiência**

9,59

Aparência

8,22

Sem critérios

6,85

Pró atividade

5,48

Onde mora e indicação**

4,11

**Para cada item

    34,21% dos estudantes acreditam que os critérios de seleção são formulados pelos coordenadores de áreas das empresas; 28,95% entendem que os proprietários os definem; 13,16% acham que os professores tem esse poder; os gestores são só os responsáveis para 5,26% e a mídia corresponde há 2,63%. Os demais não souberam responder a questão.

    Para os graduandos, 4 características pessoais mais necessárias para atuação em empresas de fitness que são: Interesse do candidato, aparência, boa comunicação e o candidato ser responsável. Quanto às características técnicas, os entrevistados acreditam que devem ter conhecimento básico na área que vão estagiar, conhecimentos de biomecânica, fisiologia e anatomia.

    Perguntamos aos graduandos se já haviam participado de algum processo de seleção. 60,53% disseram que nunca participaram e 39,47% afirmam que já participaram. 100% dos estagiários que participaram de um processo de seleção obtiveram sucesso nos testes. Para eles os fatores determinantes para o sucesso fora: Conhecimento 26,67%; interesse no estágio 20%; experiência, perfil do candidato e disponibilidade de horário ambos com 13,33% e indicação 6,67%.

    Argüimos aos entrevistados se acreditavam que em um processo de seleção seriam avaliados somente por um profissional de Educação Física. 55,26% disseram que não e 44,74% que sim. Dentre os profissionais que também participariam da avaliação em um processo de seleção os candidatos acreditam que os seguintes profissionais participariam do processo:

Profissionais envolvidos

%

Psicólogo

33,33

Administrados

23,81

RH específico

9,52%

Sem respostas

4,76

Respostas sem consistência

28,58

Conclusão

    Esses estudantes utilizam-se da indicação como forma de procurar estágio e também acreditam que essa é a principal forma que os empresários utilizam para contratação, sendo que esse processo na visão dos candidatos ao estágio é feita de forma obscura e sem critérios, com poucas empresas realmente definindo seus critérios de seleção. Contudo, ao mesmo tempo em que os estudantes acham que não possuem critérios de seleção, entendem que as provas, entrevistas e currículos são as formas mais utilizadas para selecionar pessoal para estágio, sendo os critérios utilizados para avaliação os conhecimentos básicos da área disponível para estágio, disponibilidade de horários, perfil e estar cursando Educação Física sem importar a habilitação (Bacharel ou Licenciatura).

    Esses estudantes entendem que os coordenadores são os principais responsáveis por normatizar os critérios de seleção e que características pessoais como: O estudante ser interessado, a aparência física e a boa comunicação são fatores que os ajudam a serem selecionados. Quanto às questões técnicas eles acreditam que: o conhecimento da área ofertada no estágio, biomecânica, fisiologia e anatomia são fatores que pesam na hora da escolha do candidato. Esses estudantes também acreditam que serão avaliados por outro profissional durante o processo de seleção. Sendo esse profissional o psicólogo.

    Em nosso estudo podemos notar que os estudantes não apresentam uma clara percepção quanto aos critérios de seleção adotados pelas empresas fitness. Seja por falta de maturidade e experiências com processos de seleção ou os vários modos como essas seleções são feitas.

    Recomendamos uma ampliação do estudo com um N maior de entrevistados e Universidades e que o instrumento seja aplicado em outras áreas do segmento da Educação Física.

Referências

  • CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 6ª ed. São Paulo: Elsever, 2010. 579 p.

  • HRECZUCK, Daniel Vila et al. A Escolha do Estagio Obrigatório e as Influências que levam a essa. In: Fórum Internacional de Qualidade de Vida e Saúde, 8, 2012, Curitiba. Revista Científica JOPEF. Curitiba: Korppus, 2012. v. 13, p. 1-264.

  • MARTINS, Rosimere; ALMEIDA, Gabriela de; DORNELLES, Marcia Iara da Costa. Recrutamento e seleção de pessoal: o processo de buscar e escolher novos profissionais. Revista Eletrônica Ponto Científico, Alegrete, n. , p.1-8, 2012.

  • NANIS, Alessandra. A importância da seleção no processo da contratação. Disponível em: http://www.rh.com.br/Portal/Recrutamento_Selecao/Artigo/3544/a-importancia-da-selecao-no-processo-da-contratacao.html. Acesso em: 1º de Ago. de 2013.

  • SILVA, Leandro S.; SILVA, Sávio O.L. Modelos e práticas em recrutamento e seleção de estagiários adotados por empresas fitness em Niterói-RJ. 2011. Trabalho de conclusão de curso da pós graduação em Gestão de empresas Fitness e Welness. Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda.

  • VENLIOLES, Fábio Motta. Manual do gestor de academia. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 19 · N° 192 | Buenos Aires, Mayo de 2014  
© 1997-2014 Derechos reservados