efdeportes.com

Atletismo como esporte-base nas aulas de Educação Física

El atletismo como deporte de base en las clases de Educación Física

Athletics as a sport-based in physical education classes

 

*Professor de Educação Física Graduado

na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

**Professor do Curso de Educação Física da Universidade

do Sul de Santa Catarina, Mestre em Ciências da Saúde

(Brasil)

Anderson Luis de Andrade*

cando_zimba@hotmail.com

Msc. Marcos Paulo Huber**

marcos.huber@unisul.br

 

 

 

 

Resumo

          O atletismo é uma modalidade que pode ser considerada como esporte-base, pela capacidade de realizar os movimentos naturais do ser humano, através das suas diferentes provas. É no período escolar, mais precisamente durante as aulas de Educação Física, que os alunos desenvolvem suas habilidades motoras básicas, além de desenvolver também sua parte motora, cognitiva e afetiva. Através das diversas pesquisas de caráter bibliográfico, que foram realizadas, buscou-se verificar se a modalidade de atletismo está presente durante as aulas de Educação Física, e também de que forma essa modalidade é trabalhada durante as aulas de Educação Física, com o objetivo de servir como base para o desenvolvimento das habilidades motoras básicas dos alunos, e também para o desenvolvimento de outras modalidades. Todavia, o objetivo deste trabalho é também identificar benefícios em se trabalhar o atletismo durante as aulas de Educação Física, além de buscar novas alternativas para se trabalhar o atletismo durante as aulas de Educação Física. Observou-se que a maioria dos autores estudados, afirmam que o atletismo é uma modalidade que proporciona muitos benefícios para os alunos, porém também é um esporte que é pouco praticado durante as aulas de Educação Física. Portanto, conclui-se que os professores devem se esforçar para que a modalidade de atletismo seja trabalhada durante as aulas de Educação Física, fazendo com que os alunos possam desfrutar de todos os benefícios propostos pelo atletismo.

          Unitermos: Atletismo. Educação Física. Esporte-Base.

 

Abstract

          Athletics is a modality can be considered like a base sport, for to capacity to realize the natural movements of the human being, through its differents tests. It is in the school period, particularly during the Physical Education classes, that students develop their basic motor skills, besides they also develop motor part, cognitive and affective. Through the various researches with bibliographical character, that were realized, we sought to check if athletics mode is present during the Physical Education classes, and also in what form this mode is worked during the Physical Education classes, with the objective to serve like a base for the development of students basic motor skills, and also to the development of other modalities. However, the objective of this work is also to identify benefits in to the work the athletics during the Physical Education classes, besides to seek new alternatives for to work during the Physical Education classes. However, it was observed that the most studied authors affirm that the athletics is a modality that many benefits to the students, but it is also a sport is not much practiced during the Physical Education classes. Therefore, the teachers must try themselves for that the athletics modalities to be worked during the Physical Education classes, making with the students con enjoy all the benefits proposed for the athletics.

          Keywords: Athletics. Physical Education. Sport base.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 18, Nº 187, Diciembre de 2013. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    O atletismo é uma modalidade que pode ser considerada como um conteúdo clássico dentro da Educação Física escolar. Sua prática ajuda a desenvolver habilidades naturais do ser humano, como o correr, saltar, lançar ou arremessar. Porém, pode se dizer que o atletismo ainda é pouco conhecido ou praticado pelos alunos no ambiente escolar. (GOMES, 2008; MATTHIESEN, 2012).

    Segundo Becker (2012) o atletismo é uma modalidade muito importante na formação da criança em qualquer faixa etária, este esporte não requer materiais muito complexos para sua prática, também é formado por regras de fácil aprendizado. O atletismo é constituído por movimentos que ajudam a motivar todos que o praticam, além de ser considerado como esporte-base para as outras modalidades. Apesar da importância constatada, em algumas ocasiões, o atletismo é uma modalidade que é deixada em segundo plano pelos professores, comprometendo um conhecimento mais profundo dessa modalidade esportiva.

    O atletismo é uma modalidade fácil de ser praticada, por não requerer muitos materiais ou espaços para sua realização. Porém, às vezes a falta de materiais de espaços adequados são motivos que fazem com que o professor de Educação Física não trabalhe o atletismo de uma forma mais ampla, ou seja, deixando de ensinar conceitos e atitudes que também deveriam ser ensinados durante as aulas de Educação Física. (MATTHIESEN et al., 2006).

    Mesmo sendo um conteúdo da Educação Física chamado de clássico por ter seus movimentos considerados base do atletismo, esta modalidade ainda é pouco divulgada e praticada em nosso país. (MATTHIESEN, 2012).

    A partir da afirmação de Matthiesen (2012), e também sabendo que o atletismo é chamado de esporte base porque sua prática corresponde aos movimentos naturais do ser humano, movimentos esses, que são o correr, o saltar e o lançar, normalmente utilizados em outros esportes, inclusive os coletivos, necessita-se pesquisar o que os autores estudam a respeito do atletismo nas aulas de Educação Física.

    Entender se o atletismo é trabalhado durante as aulas de Educação Física e identificar quais são os benefícios em se ensinar o atletismo segundo esses autores são aspectos de grande importância neste estudo.

    De acordo com alguns autores, existe uma dúvida muito grande entre os profissionais de Educação Física. Freqüentemente tem se questionado se atletismo se aprende na escola, ou apenas é um mito? (MATTHIESEN, 2012). A mesma autora deixa claro que em um primeiro momento não se aprende quando observa-se a prática, porém temos que dizer sim, quando analisamos a importância da modalidade.

    A partir da afirmação do respectivo autor, busca-se através da literatura, informações quanto aos métodos para se trabalhar com o atletismo durante as aulas de Educação Física, e também necessita-se buscar aspectos relevantes quanto aos movimentos de correr, saltar e lançar na escola. Essas são propostas importantes nesta pesquisa. Desta forma, surge uma questão a ser pesquisada: O atletismo pode ser utilizado como esporte base nas aulas de Educação Física?

Fundamentação teórica

Educação Física escolar

    De acordo com o PCN-EF (BRASIL, 2001, p. 27) a Educação Física escolar pode sistematizar situações de ensino e aprendizagem que ofereçam aos alunos o acesso a conhecimentos práticos e conceituais, lembrando, no entanto, que é necessário mudar a ênfase na aptidão física e no rendimento padronizado que caracterizava a Educação Física para uma visão mais abrangente, que se situe entre todas as dimensões envolvidas em cada prática corporal.

    O Segundo Betti e Zuliani (2002), a Educação Física passa a assumir novos objetivos com relação a sua prática pedagógica, tendo a responsabilidade de preparar os seus alunos para se tornarem praticantes lúdicos e ativos, que incorporem e usufruam do esporte e dos demais componentes da cultura corporal.

    Daolio (1996) considera que a Educação Física faz parte da cultura humana, pois ela estuda e atua nas mais diversas práticas e movimentos criados pelo homem ao longo de sua história: os jogos, as danças, as lutas, as ginásticas e os esportes.

    Ainda, segundo Daolio (1996), dentro desta perspectiva cultural em que a Educação Física esta inserida, o professor de Educação Física deve proporcionar aos seus alunos as mesmas oportunidades de acesso à cultura de movimento, e que a Educação Física escolar deve estar atenta a importância cultural de sua prática, ou seja, a Educação Física deve manter uma relação com o contexto cultural em que os seus alunos estão inseridos, pois isto facilitará o processo de ensino-aprendizagem e aumentará a participação dos alunos nas aulas de Educação Física.

A prática do Atletismo na escola

    Quando se pratica o atletismo, pode se dizer que também estamos desenvolvendo os nossos movimentos básicos, portanto o atletismo pode ser considerado como um dos principais conteúdos a ser trabalhado nas aulas de Educação Física, pois trabalha tanto a parte motora, quanto ajuda no desenvolvimento de outras modalidades. (RABELO; FERNANDES, 2010).

    De acordo com Becker (2012) o atletismo é uma modalidade que quando é trabalhada dentro das aulas de Educação Física, possui como um dos objetivos a socialização entre os alunos, ou seja, não importa se é menino ou menina, pobre ou rico, branco ou preto, todos vão ter o mesmo tratamento durante a prática do atletismo nas aulas de Educação Física.

    Segundo Dorst e Bourscheid (2010) o atletismo é uma modalidade que possui diversas características diferentes, por isso sua prática se torna muito importante durante as aulas de Educação Física. Sua prática vai ajudar os alunos a desenvolver tanto suas capacidades físicas, como resistência, força e velocidade, quanto suas funções corporais, como equilíbrio, coordenação, noção de espaço e tempo, entre outros.

    Para Marques e Iora (2009) os movimentos naturais como caminhar, correr, saltar e lançar, são movimentos inatos de todo ser humano. Segundo os autores, as crianças que executam esses movimentos durante o período escolar, ou seja, mais precisamente durante as aulas de Educação Física terão uma maior oportunidade para aperfeiçoar e desenvolver esses movimentos.

    De acordo com Pedrosa et al (2010) o atletismo é uma modalidade que constantemente é vista como um esporte que sempre teve muita importância no desenvolvimento de atividades ou exercícios que são realizados por crianças que estão na fase escolar. Para os autores esse é um fato que fica claro, quando se percebe as dificuldades encontradas pelas crianças, quando eles vão desenvolver algum movimento como arremessar, saltar ou até mesmo correr, nesse momento percebesse a dificuldade encontrada pelas crianças em realizar esses movimentos de forma coordenada. De acordo com os autores acima, o atletismo escolar vai ajudar as crianças a desenvolver de forma correta os movimentos básicos realizados no dia a dia, além de fazer com que a criança perceba a importância que se tem em realizar esses movimentos de uma forma correta.

    Segundo Silva e Sedorko (2011) o atletismo é uma modalidade que é composta por movimentos que são de muita importância para o aperfeiçoamento e desenvolvimento das habilidades motoras das crianças e adolescentes. Sendo assim, o atletismo é um dos principais conteúdos que deveriam ser trabalhados pelos professores, durante as aulas de Educação Física.

    Segundo Pieri e Huber (2013) e Justino; Rodrigues (2007), para que o atletismo se torne uma modalidade mais praticável durante as aulas de Educação Física, é necessário que escolas e professores se empenhem em desenvolver uma grande diversidade de atividades referente ao atletismo. É necessário que escolas e professores promovam ações com seus alunos, referente à modalidade, com o objetivo de tornar o atletismo como pratica corporal, e fazer com que os alunos percebam a importância do atletismo na sua formação pessoal, física e psicológica.

    De acordo com Silva e Sedorko (2011) muitas escolas no Brasil, na maioria das vezes as públicas, não possuem um espaço adequado para a execução de atividades esportivas. Para os autores outro fator é decisivo para a não realização de atividades esportivas, é que são poucas as escolas que oferecem a disciplina de Educação Física para as séries iniciais, e quando é oferecida, a aula ainda é ministrada por professores que não possuem formação na aérea de Educação Física, o que torna praticamente impossível a realização de atividades voltadas para o atletismo, comprometendo assim o desenvolvimento das habilidades motoras básicas dos alunos.

Discussão

    A partir da revisão de literatura que foi realizada nessa pesquisa, pode-se observar que o atletismo ainda é uma modalidade que não é muito inclusa durante as aulas de Educação Física, mesmo assim autores como Gomes (2008), Tsuneta et al (2010), Rabelo e Fernandes (2010), Silva (2011), e também outros que foram citados nesta pesquisa, descrevem o atletismo como uma modalidade que possui muita importância para se trabalhar no âmbito escolar, além dos benefícios que a sua pratica pode proporcionar no desenvolvimento físico motor dos alunos.

    No entanto, isto mostra uma contradição muito evidente, pois ao mesmo tempo em que o atletismo é uma modalidade muito importante para ser trabalhada, por ajudar o aluno a desenvolver e aperfeiçoar os movimentos naturais que são realizados no dia a dia, também muitas vezes ou na maioria das vezes a modalidade é deixada de lado, seja pela falta de motivação dos professores em trabalhar com a modalidade, seja pela falta de interesse dos alunos para com a modalidade, sendo que na maioria das vezes eles preferem os esportes mais tradicionais, como futebol, vôlei ou handebol, ou ainda seja também pela falta de espaço físico adequados e materiais.

    Contudo, o que se pode perceber é que sendo o atletismo, uma modalidade que pode proporcionar vários benefícios aos seus praticantes, não pode ser deixada de ser trabalhada em nenhum momento durante as aulas de Educação Física.

    Gomes (2008), Tsuneta et al (2010), Rabelo e Fernandes (2010), Silva (2011) concordam que o atletismo é uma modalidade que é pouco praticada durante as aulas de Educação Física, também pode se dizer que é uma modalidade que não faz muita parte do ambiente escolar. Muitas vezes os motivos alegados por professores ou alunos para a não realização do atletismo durante as aulas, é a falta de espaço físico apropriado e também a falta de material. Esta pesquisa reforça também, a idéia dos autores citados anteriormente que falam que são poucas às vezes em que o atletismo é trabalhado durante as aulas de Educação Física, a não ser nos momentos quando são realizadas algumas corridas ou saltos que são praticados na quadra ou aos seus redores.

    Portanto, no entendimento de autores como Matthiesen et al (2006), Matthiesen et al (2008) e Miranda (2012) entre vários outros citados nessa pesquisa, a carência de se trabalhar com o atletismo dentro das aulas de Educação Física, vai muito mais além do que argumentos que são citados por professores e alunos, como por exemplo a falta de espaço adequado e a falta de materiais. Pode se dizer que a não inclusão da modalidade durante as aulas de Educação Física, está muitas vezes relacionada com a desqualificação de alguns professores e também por vezes com a pouca falta de vontade dos professores, que preferem apenas trabalhar esportes mais tradicionais, como conteúdos principais de suas aulas.

    Na verdade o grande papel do professor de Educação Física, é justamente passar todos os seus conhecimentos para seus alunos, ou seja, trabalhar desde os esportes mais tradicionais como o futebol, por exemplo, até mesmo os menos tradicionais, que nesse caso seria o atletismo. Também sabendo do grande benefício que o atletismo pode proporcionar aos alunos, os professores poderiam utilizar de táticas e técnicas diferentes, para poder desenvolver a modalidade de atletismo no âmbito escolar, e assim não deixar que alguns pequenos empecilhos se tornem motivos para a sua não inclusão durante as aulas de Educação Física.

    Esta pesquisa reafirma os pensamentos de Mattiesen et al (2006), Pedrosa et al (2010) e Silva (2011) estes autores concordam que o atletismo é uma modalidade que deve e que pode ser facilmente incluída durante as aulas de Educação Física, pois não necessita de materiais muito complexos e nem de muito espaço para a realização de algumas de suas provas. Qualquer espaço ao redor de uma quadra ou mesmo no próprio pátio da escola, já se torna suficiente para sua pratica, ou então qualquer material confeccionado por professores ou por alunos pode ser perfeitamente utilizado na realização de suas provas.

    Entretanto, necessita-se tomar alguns cuidados quanto à realização do atletismo durante as aulas de Educação Física. O método de como se vai desenvolver ou se trabalhar, a modalidade de atletismo durante as aulas de Educação Física, deve ser observada como uma forma que inclua todos os alunos, e que não se caracterize como uma competição entre os participantes que estão iniciando o atletismo, principalmente entre as crianças. Tanto os mais habilidosos, quanto os menos habilidosos, devem ter o mesmo tratamento quando estiverem realizando a modalidade de atletismo, desse modo obter-se-á uma boa relação de todos os alunos para com o atletismo.

    Concordando com autores como Laigret (2000), Nascimento (2010) e Becker (2012) o atletismo quando trabalhado dentro das aulas de Educação Física, deve proporcionar aos alunos os mesmos direitos, de forma com que cada um consiga atingir seus objetivos ou ambições dentro da modalidade. Dessa forma pode se dizer que fatores raciais, sexuais, sociais ou biológicos, não são fatores que vão determinar a prática ou não pratica do atletismo dentro do ambiente escolar.

    Segundo Silva e Sedorko (2011) e Matthiensen (2012) a partir de muitas pesquisas que foram realizadas sobre a pratica da modalidade de atletismo durante as aulas de Educação Física, ficou constatado que essa é uma modalidade que é pouco praticada durante as aulas de Educação Física, e muito menos ainda praticada nos anos iniciais. Os mesmos ainda declaram ser um enorme erro por parte dos professores, a não realização do atletismo durante as aulas de Educação Física, sendo que o atletismo é uma modalidade que é de essencial importância para o aperfeiçoamento das habilidades motoras básicas dos alunos. Sua prática durante as aulas pode ajudar a ampliar o seu domínio corporal, o que é muito importante para o desenvolvimento sensorial, motor e mental dos alunos.

    Portanto concordando com Souza et al (2006), Meurer et al (2008), Dorst e Bourscheid (2010) e Magno et al (2011) fica evidente que a modalidade de atletismo, se for trabalhada de uma forma correta durante as aulas de Educação Física, vai poder proporcionar muitos benefícios para os alunos, além de que o atletismo escolar pode ser considerado como uma modalidade que é responsável por desenvolver as capacidades motoras básicas dos alunos, por aperfeiçoar os movimentos básicos que são realizados no dia a dia, como o correr, saltar e lançar e também por promover nos alunos hábitos relacionados a pratica de atividades físicas e hábitos voltados para a promoção a saúde.

    Desta forma, concordando com autores como Marques e Iora (2009) e Pedrosa et al (2010), o atletismo é uma modalidade muito importante para o desenvolvimento dos movimentos naturais do ser humano. Portanto, pode se dizer que é modalidade que possui uma importância muito grande na vida do ser humano e principalmente para as crianças que estão na fase escolar. Além disso, o atletismo é uma modalidade que ajuda também a melhorar a realização de outras modalidades que serão desenvolvidas durante as aulas de Educação Física. É uma modalidade que pode servir de base para a realização de outras modalidades, pois a partir do momento em que se consegue desenvolver de forma correta os movimentos básicos como, correr, saltar e lançar, que são movimentos básicos realizados no atletismo, também obter-se-á uma melhora na realização de outras modalidades, que também basicamente necessitam de movimentos como o correr, saltar e lançar, para a sua realização.

Considerações finais

    Após a realização deste estudo, pode-se concluir que o atletismo escolar é uma modalidade esportiva que pode proporcionar diversos benefícios para seus alunos, além de servir como esporte base para o desenvolvimento de outras modalidades esportivas, que geralmente são praticadas durante as aulas de Educação Física, ou até mesmo para o aperfeiçoamento dos movimentos naturais dos alunos que são realizados durante as aulas de Educação Física, como o correr, saltar e o lançar.

    Durante as aulas de Educação Física, é importante que se desenvolva atividades relacionadas com o correr, saltar e lançar, pois assim estará se desenvolvendo os movimentos básicos dos alunos, além de estar proporcionando aos alunos uma melhora no seu desenvolvimento físico motor, quanto no seu desenvolvimento cognitivo. Portanto, acreditasse que o atletismo é uma modalidade que possui muita importância para se trabalhar durante as aulas de Educação Física.

    Com relação a alternativas para se trabalhar com o atletismo durante as aulas de Educação Física, é necessário que os professores, juntamente com a ajuda das escolas, se empenhem para desenvolver uma grande variedade de atividades referente a modalidade de atletismo, promovam ações conjuntas com os alunos, para aí sim fazer com que o atletismo realmente se torne uma modalidade com uma grande importância na formação pessoal, física, social e cognitiva de seus alunos.

Referências

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 18 · N° 187 | Buenos Aires, Diciembre de 2013
© 1997-2013 Derechos reservados