efdeportes.com

A prática de exercício físico no controle
e prevenção da síndrome metabólica

La práctica del ejercicio físico en el control y la prevención del síndrome metabólico

 

*Professora Orientadora

**Autor

***Acadêmicos da disciplina de Fisiologia do Exercício

do Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Leão Sampaio

(Brasil)

Roberta Lice Queiroz de Araujo*

João Paulo da Silva Maciel**

Joelio Lormira Feitosa***

Rossilane Barros***

Samia Rafaella do Nascimento***

jp.ed.fisica@globomail.com

 

 

 

 

Resumo

          Atualmente, conforme os dados abordados, a Síndrome Metabólica é um transtorno complexo, caracterizada por um conjunto de fatores de risco ou valores analíticos que condicionam um grande aumento de desenvolver doenças cardiovasculares e/ou Diabetes Mellitus tipo II. Por exemplo, Obesidade, definida por um grande perímetro de cintura, Hipertensão arterial, Hiperglicemia elevados níveis de açúcar no sangue, Aumento dos níveis de triglicérides um tipo de gordura no sangue, alteração dos níveis de colesterol, Microalbuminúria, perda de albumina na urina, relacionados com resistência à insulina. Os objetivos desse projeto é ressaltar como é o estilo de vida de indivíduos que possuem a síndrome metabólica, buscando analisar os aspectos relacionados a pratica de exercício físico e como este pode influenciar no desenvolvimento, e possível intervenção no controle e prevenção. Através da prática de atividade física e corretos hábitos alimentares este e um trabalho realizado a partir de uma Pesquisa Bibliográfica, sobre o assunto, Síndrome metabólica, buscando analisar os aspectos influenciáveis e interventores da prática de Atividade física, uma alimentação equilibrada. A pesquisa intitulada: “A Prática de Exercício Físico no Controle e Prevenção da Síndrome Metabólica”, analisando-se os artigos estudando, foi observado que síndrome metabólica e uma morbidade crônica que atinge pessoas com a idade adulta e também com a meia idade, aumentando progressivamente com o envelhecimento. Seus fatores são a obesidade, O tratamento esta em reeducar a alimentação, realizar exercícios físicos, ou seja, a pratica de exercício físico ajuda a prevenir e também a controlar a síndrome metabólica, pois o tratamento esta baseado, na adoção de um estilo de vida saudável, com alimentação adequada, perda de peso e atividades físicas. Em casos mais graves torna-se necessário o uso de medicamentos. O estudo intitulado Síndrome metabólica, doença crônico-degenerativa caracteriza-se por vários fatores, incluindo a má qualidade de vida. Desta forma objetivamos discutir alguns aspectos da prática de atividade física relacionada com o controle e prevenção da síndrome metabólica. A pesquisa identificou-se como cunho bibliográfico.

          Unitermos: Diabetes Mellitus Tipo II. Alimentação nutricional. Aptidão física. Resistência à insulina. Dislipidemia. Hipertensão arterial. Prescrição de exercício físico.

 

Abstract

          Currently, according to data covered, the metabolic syndrome is a complex disorder characterized by a set of risk factors or analytical values ​​that affect a large increase in cardiovascular disease and / or diabetes mellitus type II. For example, obesity, defined by a large waist circumference, hypertension, and hyperglycemia elevated blood sugar levels, increase triglyceride levels a type of blood fat, abnormal cholesterol levels, Microalbuminuria, loss of albumin in the urine, associated with insulin resistance. To underscore how the lifestyle of individuals who have metabolic syndrome, trying to analyze the practical aspects of exercise and how it can influence the development and possible intervention in the control and prevention through physical activity habits and correct This food and a work from a Bibliographical Research on the subject, metabolic syndrome, seeking to analyze the issues and actors influenced the practice of physical activity, a balanced diet. The research entitled "The Practice of Physical Activity in Control and Prevention of Metabolic Syndrome", analyzing the articles studied, we found that metabolic syndrome and a chronic disease that affects people with the adults and also with middle age, increasing progressively with aging. Its factors are obesity, treatment is in retraining eating, physical exercise, ie the practice of physical exercise also helps prevent and control the metabolic syndrome, because treatment is based, in adopting a lifestyle healthy with proper nutrition, weight loss and physical activity. In severe cases it is necessary to use drugs. The study entitled metabolic syndrome, chronic degenerative disease characterized by several factors, including poor quality of life. Thus we aim to discuss some aspects of physical activity related to the control and prevention of metabolic syndrome. The survey identified themselves as bibliographical.
          Keywords: Diabetes Mellitus Type II. Food nutrition. Physical fitness. Insulin resistance. Dyslipidemia. Hypertension. Exercise prescription.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 18, Nº 186, Noviembre de 2013. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    Atualmente, conforme os dados abordados, a Síndrome Metabólica é um transtorno complexo, caracterizada por um conjunto de fatores de risco ou valores analíticos que condicionam um grande aumento do risco de desenvolver doenças cardiovasculares e/ou Diabetes Mellitus tipo II. Embora existam diferentes critérios para o diagnóstico da síndrome metabólica (OMS, NCP, EGIR). Esta é de forma geral caracterizada por vários fatores encontrados como, por exemplo, Obesidade, definida por um grande perímetro da cintura, Hipertensão arterial, o aumento da pressão do sangue na parede das artérias, Hiperglicemia, elevados níveis de açúcar no sangue, Aumento dos níveis de triglicerídeos um tipo de gordura no sangue, Dislipidemia, alteração dos níveis de colesterol, Microalbuminúria, perda de albumina na urina, relacionados com resistência à insulina e obesidade abdominal.

    Podemos ressaltar como é o estilo de vida de indivíduos que possuem a síndrome metabólica, buscando analisar os aspectos relacionados a pratica de exercício físico e como este pode influenciar no seu desenvolvimento, também buscar uma forma coerente de observação, conclusão e possível intervenção no controle e prevenção dessa patologia, através da prática de atividade física e corretos hábitos alimentares. Investigar a preocupação com a saúde, identificar como se relacionam socialmente, e por fim investigar como a prática de exercício e a alimentação adequada podem amenizar seu desenvolvimento. O referente artigo tem como principal objetivo, Analisar como o desenvolvimento da síndrome metabólica acontece e expor como a prática de exercício físico diariamente pode ajudar no controle e prevenção da doença. Também avaliar o estilo de vida e estado nutricional, abordar sobre o tipo físico, principalmente demonstrar que o mais eficaz tratamento para a síndrome metabólica e dificuldades associadas passa por uma importante mudança nos hábitos de vida, especificamente uma alimentação mais saudável e prática de exercício físico regular, que possa acarretar na perda do excesso de peso. Como os fatores encontram-se interligados uns aos outros, a melhoria de um dos aspectos da síndrome metabólica pode levar a uma melhoria integral de todo o quadro clínico.

    De acordo com a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia). A Síndrome Metabólica ainda carece de uma definição bem estabelecida, há uma indicação consensual do aumento da pressão arterial, distúrbios do metabolismo dos glicídios e lipídios e o excesso de peso estão, de forma definitiva, associados ao aumento da morbimortalidade cardiovascular, fatos observados não só nos países desenvolvidos, mas também, de uma forma preocupante, nos países em desenvolvimento e subdesenvolvidos.

    Com relação aos aspectos que envolvem a qualidade de vida do individuo que contém o transtorno da síndrome metabólica, destacamos não somente o tratamento como prevenção ou regularização dos distúrbios advindos dessa doença crônico-degenerativa. Exaltamos a relevância da manutenção do padrão de vida do individuo que certamente já sofre não só fisicamente, mas também psicologicamente com a doença.

    De acordo com Caranti et al. (2007), Deram et al. (2008) e Leite et al. (2009). As alterações metabólicas e antropomé­tricas que compõem a síndrome são mutáveis, principalmente no período da puberdade, podendo haver mudanças na clas­sificação de um mesmo indivíduo em curto espaço de tempo. Estudos que avaliaram intervenções relacionadas à dieta e à atividade física mostraram reduções rápidas dos parâmetros. (apud TAVARES et al. 2010, p.474).

    Os benefícios da atividade física sobre a Síndrome Metabólica podem ser alcançados, indicando a sustentação de um estilo de vida ativo, independente de qual atividade praticada, pode evitar o desenvolvimento dessa doença ocasionando reduções rápidas que possa ajudar na qualidade de vida do individuo. O artigo busca uma abordagem resultante de pesquisas bibliográficas, cujos objetivos elaborais seria a observação de como os aspectos da síndrome metabólica pode influenciar no desenvolvimento de outras doenças crônicas e como seriam suas expectativas para um tratamento que possa minimizar seus sintomas compostas por varios fatores de risco que condicionam um grande aumento no risco de desenvolver doenças cardiovasculares e/ou Diabetes Mellitus tipo II. A tentativa de encontrar parâmetros em relação à qualidade de vida dos indivíduos que consequentemente desenvolveram a síndrome metabólica e também como a pratica de exercício físico pode controlar o desenvolvimento desta doença.

Materiais e métodos

    Este e um trabalho realizado a partir de uma Pesquisa Bibliográfica, sobre o assunto, Síndrome metabólica, buscando analisar os aspectos influenciáveis e interventores da prática de Atividade física e de uma alimentação equilibrada. O desenvolvimento da pesquisa será realizado a partir de referenciais teóricos, buscando analisar os aspectos para a realização de exercícios físico para o controle da síndrome metabólica. Podemos salientar de forma especifica que a análise sucessiva dos dados pesquisados, teve o intuito de buscar uma forma coerente observação, conclusão e possível intervenção no controle e prevenção dessa patologia através da prática de atividade física e corretos hábitos alimentares.

    A Síndrome Metabólica corresponde a um conjunto de doenças cuja base é a resistência insulínica. Pela dificuldade de ação da insulina, decorrem as manifestações que podem fazer parte da síndrome. Não existe um único critério aceito universalmente para definir a Síndrome. Os dois mais aceitos são os da Organização Mundial de Saúde (OMS) e os do National Cholesterol Education Program (NCEP) - americano. Porém o Brasil também dispõe do seu Consenso Brasileiro sobre Síndrome Metabólica, documento referendado por diversas entidades médicas. A síndrome metabólica por ser um transtorno complexo, composto por um conjunto de fatores de risco, como hipertensão arterial, hipercolesterolemia, e diabetes, entre outros, com a destituição principal de gordura e a resistência à insulina. Podemos destacar no ponto de vista clinico que a resistência à insulina da obesidade e do diabetes tipo 2 é caracterizada por alterações em diversos pontos da via de transmissão do sinal da insulina que consequentemente pode acarretar em diversos problemas ocasionado a essa resistência.

    A insulina é o hormônio responsável por retirar a glicose do sangue e levá-la às células do nosso organismo. A ação da insulina é fundamental para a vida. Mas, a insulina também é responsável por inúmeras outras ações no organismo, participando, por exemplo, do metabolismo das gorduras. Resistência insulínica corresponde então a uma dificuldade desse hormônio em exercer suas ações. Geralmente ocorre associada à obesidade, sendo esta a forma mais comum de resistência. Um estilo de vida saudável, incluindo uma atividade física regular e uma alimentação equilibrada, bem como manter o peso corporal dentro do normal, são as melhores maneiras de prevenir e também de tratar essa condição.

Resultados e discussões

    A pesquisa intitulada: “A Prática de Exercício Físico no Controle e Prevenção da Síndrome Metabólica” foi realizada com o objetivo geral de analisar o estilo de vida de indivíduos que possuem a síndrome metabólica, buscando analisar os aspectos relacionados a pratica de exercício físico e como este pode influenciar no seu desenvolvimento. Também buscar uma forma coerente de observação, conclusão e possível intervenção no controle e prevenção dessa patologia, através da prática de atividade física e corretos hábitos alimentares. Para tal a pesquisa realizada foi de cunho bibliográfico no intuito de demonstrar a influencia que a pratica de exercício físico pode ocasionar, utilizando desse recurso corretamente, foram utilizados vários artigos para elaboração desse trabalho cientifico.

    Analisando-se os artigos estudados, foi observado que síndrome metabólica e uma morbidade crônica que atinge pessoas com a idade adulta e também com a meia idade e vai aumentando progressivamente com o envelhecimento. É uma doença que acomete mais o sexo masculino, mas as mulheres também estão sujeitas, principalmente as com ovários policísticos, os sintomas da síndrome são mascarados, ou seja, são menos percebidos seus sintomas no organismo, seu fator está relacionado à obesidade crônica. A resistência a insulina, Intolerância a glicose com glicemia de 100 a 125 em jejum, Hipertensão arterial, Altos níveis de colesterol, Aumento dos níveis de triglicérides, Ácido úrico elevado, Microalbuminúria (eliminação de proteína através da urina), Fatores pró-trombóticos, Processos inflamatórios. Para o tratamento da síndrome metabólica e preciso trabalha o que geralmente causou a doença e por isso e importante identificar o fator causador trabalhar em cima dele, reeducar a alimentação, transformando-a em uma alimentação balanceada, além de realizar exercícios físicos periodicamente, ou seja, a pratica de exercício físico ajuda não só a prevenir como também a controlar a síndrome metabólica, pois o tratamento esta baseado, na adoção de um estilo de vida saudável, com alimentação adequada, perda de peso e atividades físicas. Em casos mais graves torna-se necessário o uso de medicamentos.

    Em questão a prescrição de exercício foi observada que se deve levar em consideração quatro princípios básicos o da sobrecarga que diz que para haver uma resposta fisiológica ao treinamento físico, é necessário que esse seja realizado numa sobrecarga maior do que a que se está habituado, a qual pode ser controlada pela intensidade, duração e freqüência do exercício, o da especificidade, que esta relacionado a diferentes modalidades que desencadeiam deferentes adaptações fisiológicas ao exercício aplicado, o da individualidade biológica que expressa a individualidade de cada pessoa e o que deve ser levado em consideração ao elaborar um prescrição de exercício e o da reversibilidade, que se caracteriza pelo fato de que as adaptações fisiológicas promovidas pela realização de exercício físico retornam ao estado original de pré-treinamento quando o indivíduo retorna ao estilo de vida sedentário

    A dieta indicada para a alimentação deve ser o mais saudável possível, a ingesta diária de frutas, verduras, legumes, cereais integrais, leite desnatado e carnes magras. A dieta deve ser pobre em gorduras, rica em fibras e deve conter carboidratos complexos (pão integral, arroz integral, macarrão integral). Utilizando corretamente desses recursos o uso desses fatores pode diminuir e ate desaparecer por completo promovendo a pessoa com síndrome metabólica levar uma vida complemente saudável e sem risco de mais complicações.

Conclusão

    Após o estudo de pesquisa bibliográfica pode identificar que Síndrome metabólica, doença crônico-degenerativa caracteriza-se por vários fatores, incluindo a má qualidade de vida. Desta forma objetivamos discutir alguns aspectos da prática de atividade física relacionada com o controle e prevenção da síndrome metabólica. A pesquisa identificou-se como cunho bibliográfico e por fim podemos afirmar que no presente estudo analisados, pode se dizer que a pratica de exercício físico com uma vida saudável pode promover um estilo de vida melhor para pessoas com síndrome metabólica. E que o exercício e de suma importância para o controle e a prevenção da síndrome.

    A ingesta de alimento e atividade física periodicamente é capaz de melhorar sua qualidade de vida e induzir modificações biológicas, socioculturais e espirituais, a pesquisa analisou que nesta perspectiva, se entende a atividade física aliada a uma alimentação como um dos tratamentos para essas patologias como também em casos mais extremos o tratamento através de medicamentos.

    Por fim, pode-se afirmar que pratica de exercício e de extrema importância, pois a mesma pode influenciar no controle e também na prevenção não só da síndrome metabólica, mas também nos casos de obesidade, hipertensão arterial, ou seja, fatores esses que são uma junção da síndrome metabólica.

Referencias bibliográficas

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 18 · N° 186 | Buenos Aires, Noviembre de 2013
© 1997-2013 Derechos reservados