efdeportes.com

30 anos de voleibol brasileiro: 1982 a 2012

30 años de voleibol brasileño: 1982 a 2012

 

*Seção de Educação Física, Corpo de Cadetes da Aeronáutica

Academia da Força Aérea, Pirassununga, São Paulo

Equipe Colaboradora 22 – Programa Segundo Tempo

Ministério do Esporte

Fábio Angioluci Diniz Campos*

Leandra Cristina Benetti Campos

fabiocampos06@gmail.com

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          O objetivo deste trabalho foi realizar um resgate histórico do voleibol brasileiro, analisando os principais títulos conquistados pela seleção adulta masculina e feminina bem como também os principais títulos das equipes de base. O foco principal deste trabalho foi o período entre 1982 e 2012, totalizando assim 30 anos de estudo. Neste período, o Brasil conquistou praticamente todos os títulos mundiais possíveis (a exceção da seleção feminina que não conquistou apenas um torneio: copa do mundo). Ao longo deste tempo, o voleibol teve uma grande evolução, sendo atualmente o segundo esporte na preferência do público. São quatro conquistas de Jogos Olímpicos (masculino 1992/2004 e feminino 2008/2012). Neste relato, foi possível descrever os maiores feitos do voleibol brasileiro, passando de uma equipe coadjuvante nas principais competições esportivas internacionais a protagonista na maioria absoluta das competições, tanto na categoria adulta, como nas categorias de base.

          Unitermos: Voleibol. Brasil. Historia.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 18, Nº 184, Septiembre de 2013. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    O voleibol é uma modalidade esportiva que possui aproximadamente 188 anos. Chegou ao Brasil em 1915, sendo jogado pela primeira vez no Colégio Marista de Pernambuco. Porem, as informações divergem entre os pesquisadores, já que existem relatos que o voleibol chegou ao Brasil pela primeira vez na cidade de São Paulo, sendo praticado na Associação de Cristãos e Moços de São Paulo (MARQUES JR, 2012). A partir da década de 80, houve um maior número de conquistas de medalhas nos principais eventos de voleibol em nível mundial. O voleibol brasileiro é atualmente, um dos maiores protagonistas no contexto mundial em competições masculinas e femininas, tanto na categoria adulta como em seleções de base. O objetivo deste trabalho foi descrever as principais conquistas em torneios e campeonatos nos últimos trinta anos do voleibol brasileiro.

Histórico

    O voleibol, como prática esportiva de grande alcance e aceitação por parte da população brasileira, considerado como o segundo esporte nacional, atrás apenas do futebol na preferência (MEZZAROBA e PIRES, 2011). Na década de 80 o Brasil teve uma grande ascensão no contexto mundial. No recorte desta década, o primeiro grande feito foi à medalha de bronze da seleção masculina na Copa do Mundo de 1981. Após este feito, no ano de 1982 a seleção brasileira masculina ficou em segundo lugar no mundial da Argentina, perdendo a final para a equipe da União Soviética. No ano de 1983, a seleção masculina conquistou a medalha de ouro no campeonato sul-americano de 1983, disputado na cidade de São Paulo. A maior conquista que marcou esta geração foi à medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1984, perdendo a final para a seleção dos Estados Unidos. Assim, a seleção brasileira de voleibol masculino ficou conhecida como a “Geração de Prata”, que conquistou a primeira medalha olímpica neste esporte. Em recente entrevista, Willian Carvalho da Silva, levantador e capitão da equipe descreveu:

    "Com certeza esta é a prata mais valorizada. Dificilmente você reconhece tanto uma prata como a que o voleibol conseguiu. Aquele grupo foi um marco para esporte amador. Não se desenvolvia trabalho tão bem feito com planejamento e estrutura física. Mostramos que o Brasil podia produzir equipes vencedoras. Foi um modelo na década de 80 e hoje o vôlei está à frente de outras modalidades”. 

    Willian Carvalho da Silva – Jogos Olímpicos de 1984

    Outro feito marcante da seleção masculina foi à conquista de todos os campeonatos sul-americanos desta década (Santiago em 1981, São Paulo em 1983, Caracas em 1985, Montevidéu em 1987 e Curitiba em 1989), não tendo fortes adversários no continente sul-americano. Ainda na década de 80, a seleção brasileira conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos de Indianápolis, Estados Unidos. Neste interim, a partir desta década, o voleibol conseguiu conquistar um destaque no cenário brasileiro, devido ao sucesso trilhado nestas competições. Contextualizando este fato, o recorde mundial de publico em uma partida de voleibol aconteceu em um amistoso entre o Brasil e a extinta União Soviética. Em 26 de Julho de 1983, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, em que 95.887 pessoas presenciaram a vitória brasileira por 3 sets a 1 contra a equipe da União Soviética (campeã olímpica e mundial a época).

    Diferentemente do contexto masculino, a seleção brasileira de voleibol feminino não teve grandes conquistas na década de 80. A equipe brasileira apenas se destacava em competições continentais, como a medalha de ouro nos jogos sul-americanos disputados em Santo André em 1981. Em campeonatos mundiais e Jogos Olímpicos sempre revezava entre o 6º e o 8º lugar. Os melhores resultados em competições intercontinentais aconteceram no campeonato mundial de voleibol em 1986, onde o Brasil ficou em 5º lugar e nos Jogos Olímpicos de Seul em que o Brasil ficou com a sexta posição.

    No início da década de 90 foi criado a Liga Mundial de Voleibol Masculino, sendo este o torneio mais longo organizado pela Federação Internacional de Voleibol. Para o voleibol feminino, foi criado no ano de 1993 o Grand Prix (similar ao torneio realizado no masculino). A década de 90 foi um período de grande ascensão do voleibol brasileiro no contexto internacional. Em 1992, para a disputa dos Jogos Olímpicos de Barcelona, o Brasil envia uma equipe masculina com boas perspectivas de ficar entre os cinco primeiros. Na fase classificatória, o Brasil venceu seus adversários. Nas quartas-de-final, vence o Japão – alcançando o objetivo da comissão técnica que era ficar entre os quatro primeiros. Vencem a equipe norte-americana na semifinal (até aquele momento, a atual bicampeã olímpica) e a Holanda na final. (BIZZOCHI, 2004)

    Ainda na década de 90 a equipe masculina foi ouro na Copa dos Campeões de 1997, prata na Copa dos Campeões em 1993 e bronze na Copa do Mundo de 1995, todas estas competições disputadas no Japão. Na Liga Mundial, o Brasil conquistou a medalha de ouro no ano de 1993, prata em 1995 e bronze nos anos de 1990, 1994 e 1999. Nos campeonatos sul-americanos, a seleção brasileira masculina venceu todos os campeonatos disputados: São Paulo-BR (1991), Córdoba-ARG (1993), Porto Alegre-BR (1995), Caracas-VEN (1997) e Córdoba-ARG (1999).

    A seleção brasileira de voleibol feminino conquistou no ano de 1994 o vice-campeonato mundial realizado no Brasil (cidades de Belo Horizonte e São Paulo), a medalha de ouro no Grand Prix nos anos de 1994, 1996 e 1998 bem como a medalha de prata na Copa do Mundo em 1995. A grande rival brasileira nesta época era a equipe cubana, considerada a melhor equipe do mundo nos anos 90. Nos Jogos Olímpicos de Atlanta-EUA, o Brasil ganhou sua primeira medalha olímpica com a conquista do bronze, vencendo a equipe russa na decisão do terceiro lugar. Até o final dos anos 90, a seleção brasileira conquistou vários títulos sul-americanos (1991, 1995, 1997 e 1999). O último título desta década foi à conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg (Canadá) em 1999. A mesma equipe foi mantida para os Jogos Olímpicos de Sidney na qual o Brasil conquistou sua segunda medalha de bronze, derrotando na decisão do terceiro lugar a seleção norte-americana.

    O sucesso do voleibol na década de 90 em importantes campeonatos internacionais representou um grande incentivo para a população brasileira, despertando grande interesse pela prática esportiva do voleibol.

    A seleção brasileira de voleibol masculino tornou-se a seleção mais forte no início do século XXI. Em jogos sul-americanos, o Brasil venceu todos os campeonatos realizados: Cali-COL (2001), Rio de Janeiro-BRA (2003), Lages-BRA (2005), Santiago-CHI (2007) e Bogotá-COL (2009). Os primeiros lugares incluíram três campeonatos mundiais (Argentina - 2002, Japão – 2006 e Itália - 2010), oito títulos da Liga Mundial (2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009 e 2010), duas copas do mundo (2003 e 2007), duas copa dos campeões e um Jogos Olímpicos (2004). Esta conquista nos Jogos Olímpicos foi especial ao técnico Bernardo Rocha Rezende, medalha de prata como jogador nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984.

    É difícil dizer o sentimento. É um misto de trabalho e felicidade. Até porque eu não vou estar lá no pódio, mas minha medalha já esta ganha”. 

    Bernardo Rocha de Rezende - Técnico

    A seleção brasileira de voleibol feminino teve um grande fracasso nos Jogos Olímpicos 2004 em Atenas (Grécia), quando perdeu para a equipe Russa a semifinal, após estar vencendo por 2 sets a 1 e no 4º set ter 6 possibilidades de pontuar para terminar o jogo, sendo esta à terceira vez seguida que a seleção feminina perdeu em semifinal olímpica (1996, 2000 e 2004). Em entrevista a ESPN a época o técnico José Roberto Guimarães deu a seguinte declaração:

“É difícil explicar o inexplicável. Nós tivemos todas as chances, o passe na mão, três atacantes na rede. A gente não conseguiu fazer o ponto que mais precisou no jogo. Mas vamos lá, a vida segue.”

José Roberto Guimarães - Técnico

    E a vida seguiu. Depois desta derrota a seleção brasileira feminina conquistou o título inédito da copa dos campeões de forma invicta. Em 2008, a seleção conquistou o heptacampeonato do Grand Prix e de forma inédita a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim. Em 2009, a seleção venceu novamente o Grand Prix, se tornando o maior vencedor do torneio com oito títulos conquistados. Ainda neste mesmo ano, o Brasil conquistou a medalha de prata na Copa dos Campeões, sendo este o único vice-campeonato após seis títulos consecutivos em 2009. Conquistou em 2011 os jogos Pan-americanos disputados em Guadalajara-MEX. Após o ano de 2000, analisando os campeonatos sul-americanos disputados, a seleção brasileira foi imbatível, ganhou todos os campeonatos realizados de 2001 em diante. O ano de 2012 foi novamente a consagração para o voleibol feminino brasileiro, conquistando o bicampeonato olímpico nos Jogos Olímpicos de Londres, vencendo na final a seleção norte-americana por 3 sets a 1. Com esta conquista, o técnico José Roberto Guimarães é o maior recordista brasileiro de medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, com três medalhas (Masculino – Barcelona 1992; Feminino – Pequim 2008 e Londres 2012).

    “Algumas coisas foram importantes, mas o mais importante foi à comissão técnica, a conduta e a postura das jogadoras. Elas estavam treinando muito e não estavam traduzindo nos jogos. O pulo do gato desse time, foram os estudos e os treinamentos, foi o amor. O amor que nós sentimos uns pelos outros, o respeito, o carinho que nós precisávamos naquele momento angustiante depois do jogo da Coréia. Ali foi o pulo do gato da seleção, da nossa superação. A base da nossa conversa foi o carinho e o amor. Foi ali que começamos a ganhar os Jogos Olímpicos.”

José Roberto Guimarães - Técnico

    Os resultados do Brasil nas categorias de base também são bastante expressivos. Atualmente, o Brasil é o maior vencedor de torneios de base no voleibol mundial, tanto no masculino como no feminino conforme tabela 1.

Tabela 1. Resultados dos campeonatos mundiais de voleibol categorias de base (masculino e feminino)

    Assim, as conquistas garantem a confirmação do voleibol no cenário nacional como a segunda modalidade mais conhecida e praticada no Brasil, o que podemos constatar, nos últimos anos, é que tal perspectiva se afirma cada vez mais. Queiroga (2007, p. 15) ressalta que: “Por fim, a melhoria das condições de treino e jogo, os resultados desportivos, o profissionalismo e a formação de uma Escola Brasileira de Voleibol têm feito do Brasil um país em excelência neste desporto”.

Conclusões

    O voleibol é o segundo esporte favorito do brasileiro, atrás apenas do futebol. As conquistas do voleibol brasileiro nos últimos anos aumenta o número de praticantes e admiradores deste esporte. De acordo com nossa pesquisa bibliográfica, pode-se afirmar o aumento do número de medalhas em importantes competições nos últimos 30 anos.

Referências

  • BIZZOCHI, C. O voleibol de alto nível: da iniciação à competição. Barueri: Manole, 2004.

  • MARQUES JUNIOR, N.K. História do voleibol no Brasil e o efeito da evolução cientifica na educação física brasileira neste esporte. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 17, nº 170, Julio de 2012. http://www.efdeportes.com/efd170/historia-do-voleibol-no-brasil.htm

  • MEZZAROBA, C.; PIRES, G.L. Breve Panorama Histórico do Voleibol: do seu surgimento à espetacularização esportiva. Ativ. Fís. Lazer & Qual. Vida: R.Educ.Fís. Manaus, ISSN 2179-4677, v.2,n.2, p.3-19, jul./dez, 2011.

  • QUEIROGA, M. A.. Em busca da excelência. Revista Portuguesa de Ciências do Desporte, v. 7, n. 1, p. 15-15, 2007.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 18 · N° 184 | Buenos Aires, Septiembre de 2013
© 1997-2013 Derechos reservados