efdeportes.com

A importância dos fundamentos técnicos do 

futebol e o papel do professor neste processo

La importancia de los fundamentos técnicos del fútbol y el papel del profesor en este proceso

 

Curso de Educação Física – Unip

(Brasil)

Marcones Matos da Silva

Carlos Aparecido Zamai

marcones01@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          No futebol, existem fundamentos básicos que fazem a base de ação técnica dos praticantes. Estes fundamentos, que constituem o suporte do futebol chamam-se técnica e para uma boa execução durante uma prática desportiva, esta deve ser aprendida e treinada. O objetivo deste estudo foi analisar a importância dos fundamentos técnicos do futebol e o papel do professor neste processo em escolinhas de futebol. Participaram desta pesquisa 30 professores de Educação Física que atuam na área. Foi efetuada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo com um questionário composto por 10 questões contemplando perguntas fechadas e abertas. A partir dos resultados conclui-se que é necessário que o professor fale o nome e o porquê eles estão aprendendo; deve-se demonstrar a técnica, explicar os fundamentos e ajudá-los, sempre que necessário, a praticar a técnica. O aprendizado tem melhor resultado quando acompanhado de uma demonstração, sendo de forma racional e a longo prazo, sem interrupções, sempre aperfeiçoado e sendo treinado analiticamente para depois passar a uma ação global. Porém, a maioria dos professores admite que seus alunos não tenham noção de que os fundamentos técnicos possam ajudar a se tornarem melhores jogadores, e, portanto, isso é um aspecto a ser trabalhado entre os alunos, já que os professores concordam que os fundamentos técnicos são essenciais na decisão do resultado do jogo. Diante disso, conclui-se que os fundamentos técnicos são de extrema importância no futebol e que o professor é o responsável pela transmissão, assimilação e entendimento destes fundamentos aos alunos, fazendo com que eles compreendam e utilizem a técnica para obterem um bom resultado no jogo.

          Unitermos: Futebol. Fundamentos técnicos. Professores.

 

Abstract

          In soccer, there are basic fundamentals that are the basis of technical action practitioners. These fundamentals, which are the support of soccer called for proper technique and execution during a sports practice, must be learned and trained. The aim of this study was to analyze the importance of the technical fundamentals of soccer and the teacher's role in this process in soccer schools. The sample was 30 Physical Education teachers working in the area. It was performed a literature search and a field survey with a questionnaire consisting of 10 questions covering open and closed questions. From the results it is concluded that it is necessary that the teacher speak the name and why they are learning, you should demonstrate the technique, explaining the basics and help them, whenever necessary, to practice the technique. Learning has better results when accompanied by a demonstration of a rational being and long-term, uninterrupted, always being refined and analytically trained to go after the global action. However, most teachers admit that their students have no idea what the technical foundations can help players become better and, therefore it is an aspect to be worked between students, as the teachers agree that the technical fundamentals are critical in deciding the outcome of the game. Therefore, it is concluded that the technical fundamentals are extremely important in soccer and that the teacher is responsible for transmission, assimilation and understanding of these fundamentals to students, making them understand and use the technique to obtain a good result in game.

          Keywords: Soccer. Technical fundamentals. Teacher.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 18 - Nº 181 - Junio de 2013. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    No futebol, como em qualquer modalidade esportiva, existem fundamentos básicos, que fazem a base de ação técnica dos praticantes. Estes fundamentos, que constituem o suporte do futebol e também de outras modalidades esportivas, chamam-se técnica e para uma boa execução durante uma prática desportiva, deve ser aprendida e treinada.

    Aqui no Brasil a tarefa de ensinar futebol não é muito difícil, pois desde cedo todo garoto toma contato com a bola, seja ela de meia, papel ou bexiga, na rua, na quadra ou em um campo baldio, fazendo com que possam vivenciar experiências, que facilitarão no processo de aprendizagem.

    Praticamente não existe um garoto que nunca tenha tido contato com a bola, ou não assistiu a uma partida de futebol. Portanto, é possível relatar que já existe um contato inicial com a bola, fazendo com que os garotos tenham noções das técnicas necessárias para a prática do futebol.

A importância da técnica

    A técnica trata-se da forma racional, ideal e eficiente de executar os movimentos necessários à prática do futebol. Seus princípios podem ser assimilados com o treinamento e a prática constante.

    Para American Sport Education Program (2000) mesmo que a importância de determinada técnica seja óbvia para você, seus jogadores podem não ter discernimento e não compreender como isso os ajudaria a se tornarem melhores jogadores de futebol. Para introduzir a técnica é necessário que o técnico fale o nome e o porquê eles estão aprendendo, e faça com que os mesmos prestem atenção. Para isso o técnico deve demonstrar a técnica, explicar os fundamentos e ajudá-los sempre que necessário a praticar a técnica. A demonstração é a parte mais importante no processo de ensinar técnicas esportivas para jovens atletas que podem nunca ter feito algo parecido. Os jogadores aprendem melhor quando recebem uma breve explicação da técnica acompanhada de uma demonstração. E também, (Fernandes, 2004) defende que esse estágio representa a base de todo o processo de formação de um jogador de futebol. Para o início da técnica [...] é importante assimilar que não existe uma metodologia decisiva. Deve-se proporcionar um contínuo envolvimento no jogo, despertando a criatividade e o aventurar-se em jogadas.

    Os fundamentos são essenciais na decisão do resultado do jogo. Por exemplo, o passe: segundo (Frissei e Mantovani, 1999) a qualidade de bons passes dentro de uma equipe irá poupar seus atletas quanto ao desgaste físico. Passes sucessíveis e corretos envolvem o adversário, fazendo com que seu desgaste físico seja maior. Seguindo na mesma importância, (Melo, 2002) relata que o passe é o fundamento mais utilizado no futebol. Portanto, deve-se desenvolver esta habilidade nos jogadores, pois, num passe que é dado com rapidez e eficiência, dificilmente o adversário pode se apoderar da bola.

Fundamentos principais do futebol

    Frissei e Mantovani (1999) e Barbanti (1997) denominam os fundamentos técnicos como:

    Passe é a movimentação de bola entre os companheiros da mesma equipe, objetivando chegar à meta adversária ou manter o maior tempo possível a posse da bola.

    Chute é o ato de tocar a bola utilizando a perna/pé, golpeando a mesma de diversas maneiras e em várias trajetórias com objetivo principal de realizar um gol.

    Cabeceio é o ato de golpear a bola com a cabeça, de forma ofensiva para passar ou finalizar ao gol ou defensivamente e também para servir um companheiro ou antecipar um passe, um cruzamento na área ou um chute do adversário.

    O drible é outro fundamento usado no futebol, de forma que o jogador se esquiva do seu adversário, através de um bom manejo da bola, com toques sucessivos, mudança de direção e deslocamento rápido.

    Voleio é o fundamento técnico de considerada beleza plástica, utilizado para realização de passes e chutes.

Preparação técnica

    Pode-se definir a técnica como um processo de movimentos, atitudes e posições gerais do indivíduo, que a realiza com uma utilidade determinada. É uma sequência de movimentos baseados na Física e na Biomecânica. Existem diferentes técnicas conforme os esportes e, inclusive, dentro de uma especialidade. Existem sequências distintas de movimentos que determinam outras técnicas do flop. Para Barbanti (1997) a preparação técnica objetiva a aprender a técnica esportiva de forma racional. É um processo a longo prazo, sem interrupções. Ela deve ser sempre aperfeiçoada. A habilidade e o equilíbrio são as bases motoras para uma melhoria da técnica. A técnica depende muito da condição de preparação física e da coordenação. Ela pode ser melhor assimilada quando as condições físicas são boas.

    Seguindo o processo da preparação da técnica, (Frissei e Mantovani, 1999) relatam que é importante que, num processo de aprendizagem, principalmente durante a fase de aquisição do elemento de forma rudimentar, o fundamento seja treinado analiticamente para depois passarmos a uma ação global.

    Através de pesquisa bibliográfica e de campo, pretende-se analisar a importância dos fundamentos técnicos do futebol e o papel do professor de Educação Física neste processo.

Metodologia

    Para o desenvolvimento dessa pesquisa, foi realizada uma revisão bibliográfica, abrangendo a importância dos fundamentos técnicos do futebol e o papel do professor nesse processo, sendo desenvolvida da seguinte forma: Pesquisa bibliográfica em bibliotecas e fontes digitais, com referências bibliográficas de diversos autores, resumo dos principais conteúdos dos mesmos, correções e redação final.

    Essa pesquisa tem como palavras-chaves: fundamentos técnicos e o papel do professor, abrangência de 1997 a 2012.

    Além da pesquisa bibliográfica foi desenvolvido também um roteiro de perguntas para observação com alunos e professores, realizada em escolinha de futebol.

Resultados

Gráfico 1. Quantidade de treinos semanais dos fundamentos técnicos

 

Gráfico 2. Facilidade dos alunos no aprendizado dos fundamentos técnicos

 

Gráfico 3. Dificuldade dos alunos no aprendizado dos fundamentos técnicos

 

Gráfico 4. Noção da importância dos fundamentos técnicos entre os alunos

 

Gráfico 5. Metodologia mais adequada para o ensino da técnica

 

Gráfico 6. Porcentagem de professores que acreditam ou não que as bases motoras tenham relação com a técnica

 

Gráfico 7. Forma de treinamento dos fundamentos técnicos, durante a fase de aquisição

 

Gráfico 8. Período do processo de aquisição da técnica

 

Gráfico 9. Aspectos para melhor assimilar a técnica

 

Gráfico 10. Relação entre os fundamentos e o resultado do jogo

Discussão

    A partir da revisão de literatura dos diversos estudos envolvidos com fundamentos técnicos e pesquisa com professores de educação física, observou-se que:

    A maioria dos professores (50%) treina os fundamentos técnicos 2 vezes por semana.

    O fundamento técnico em que os alunos têm mais facilidade no aprendizado é o passe (67%). Isso é muito importante, já que o passe é o fundamento mais utilizado no futebol, e deve ser bem treinado entre os jogadores, pois, num passe que é dado com rapidez e eficiência, dificilmente o adversário pode se apoderar da bola.

    O fundamento técnico em que os alunos têm mais dificuldade no aprendizado é o voleio (50%), o que está de acordo com a observação que diz que esse fundamento não é tão fácil de assimilar por ser de maior complexidade na sua execução e é pouco utilizado durante o jogo.

    53% dos professores responderam que seus alunos não têm noção de que os fundamentos técnicos podem ajudar a se tornarem melhores jogadores, o que está em discordância com a literatura, já que para a grande maioria dos autores é fundamental que os alunos tenham noção da importância dos fundamentos técnicos.

    Para a maioria dos professores (60%), a metodologia mais adequada para o treinamento dos fundamentos técnicos é: Explicar e demonstrar como se deve fazer. O professor deve demonstrar a técnica, explicar os fundamentos e ajudar os alunos, sempre que necessário, a praticar a técnica.

    93% dos professores acreditam que as bases motoras têm relação com a melhoria da técnica.

    A maioria dos professores (53%) afirma que durante a fase de aquisição do elemento de forma rudimentar os fundamentos devem ser treinados de forma analítica para depois passar a uma ação global.

    O processo de aprendizado da técnica esportiva, de forma racional, acontece a longo prazo, para a 53% dos professores. Da mesma forma é descrito na literatura.

    De acordo com 67% dos professores, a condição física e a coordenação são os aspectos necessários para melhor assimilar a técnica, já que esta depende muito da condição de preparação física e da coordenação, sendo melhor assimilada quando as condições físicas são boas.

    87% dos professores afirmam que os fundamentos são essenciais na decisão do resultado do jogo.

Conclusão

    A partir dos resultados da pesquisa e em comparação ao que preconiza a literatura, conclui-se que é necessário que o professor fale o nome e por que os alunos estão aprendendo determinado fundamento, para que a técnica seja melhor assimilada. Deve-se demonstrar a técnica, explicar o fundamento e ajudá-los, sempre que necessário, a praticar a técnica. O aprendizado tem melhor resultado quando acompanhado de uma demonstração, sendo de forma racional e a longo prazo, sem interrupções, sempre aperfeiçoado e sendo treinado analiticamente para depois passar a uma ação global.

    Nota-se então, que os professores tem consciência da importância do treinamento da técnica e dos fundamentos, e que eles vêm trabalhando esses fundamentos da maneira que a literatura descreve como a forma ideal de assimilar a técnica.

    Porém, a maioria dos professores admite que seus alunos não tenham noção de que os fundamentos técnicos possam ajudar a se tornarem melhores jogadores, e, portanto, isso é um aspecto a ser trabalhado entre os alunos, já que os professores concordam que os fundamentos técnicos são essenciais na decisão do resultado do jogo.

    Diante disso, conclui-se que os fundamentos são técnicos são de extrema importância no futebol e que o professor é o responsável pela transmissão, assimilação e entendimento destes fundamentos aos alunos, fazendo com que eles compreendam e utilizem a técnica para obterem um bom resultado no jogo.

Referências

  • AMERICAN SPORT EDUCATION PROGRAM. Ensinando Futebol para jovens. [Tradução Carlos Ugrinowitsh e Valdi J. Barbanti]. São Paulo: Manole, 2000.

  • BARBANTI, V.J. Teoria e prática do treinamento esportivo. São Paulo Edgard Blucher, 1997.

  • FERNADES, J.L. Futebol: da “escolinha” de futebol ao futebol profissional São Paulo: Pedagógica e Universitária, 2004.

  • FRISSEI, A.; MANTOVANI, M. Futebol: teoria e prática. São Paulo: Phorte, 1999.

  • MELO, R.S. de. Trabalhos técnicos para futebol. 2ª ed., Rio de Janeiro: Sprint, 2002.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 18 · N° 181 | Buenos Aires, Junio de 2013  
© 1997-2013 Derechos reservados