efdeportes.com

Proposta de avaliação do nível de conhecimento tático 

declarativo e tomadas de decisões, dentro das 

capacidades coletivas de ataque e defesa no futsal

Propuesta de evaluación del nivel de conocimiento táctico declarativo y toma de 

decisiones, dentro de las capacidades colectivas de ataque y defensa en futsal

 

*Autor IEFES/UFC – NEPEC

**Co-autor

Universidade Federal do Ceará

(Brasil)

Prof. Ms. Otávio Nogueira Balzano*

Edilson Medeiros de Oliveira**

otaviobalzano@yahoo.com.br

 

 

 

 

Resumo

          O futsal tem apresentado ao longo dos últimos anos uma grande evolução em seus aspectos técnicos, táticos e físicos. Dentre essas evoluções, nota-se, segundo Mendonça (2010), que o rendimento está fortemente interligado com a melhor decisão a ser tomada durante uma determinada situação. Uma tomada de decisão acertada para Souza (1999) irá depender de conhecimentos táticos, que se relacionam com conhecimentos adquiridos e armazenados na memória do atleta. O conhecimento tático declarativo segundo Giacomini (2007) citado por Medeiros (2009) é entendido como a capacidade do atleta de, saber “o que fazer” em uma determinada situação de jogo. O presente estudo tem como objetivo desenvolver uma proposta de avaliação do nível de conhecimento tático declarativo e tomadas de decisões, dentro das capacidades coletivas de ataque e defesa no futsal para comparar a capacidade de tomada de decisão e conhecimento declarativo de atletas de futsal com o nível de conhecimento tático de experts no futsal. A proposta se caracteriza por apresentar vinte e oito desenhos (sete desenhos de cada um dos principais sistemas táticos ofensivos no futsal: 2.2, 3.1, 4.0 e 0.5), onde cada atleta deverá escolher que ação deve adotar dentro da situação proposta, e descrever porque escolheu esta ação. A proposta foi apresentada para três treinadores experts no futsal. A expertise dos treinadores foi garantida pelo tempo de experiência na área de atuação. Para a ratificação da proposta foram utilizados como referência as sugestões dos experts em futsal e a compatibilidade entre as respostas dos experts. Almeja-se com esse estudo, que os técnicos de futsal tenham um instrumento para avaliar o conhecimento tático declarativo de seus atletas, e a partir desses resultados possam organizar e planejar seus treinamentos técnico-táticos de uma forma mais científica.

          Unitermos: Futsal. Tática. Tomadas de decisões.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 18 - Nº 181 - Junio de 2013. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

1.     Introdução

    O Futsal brasileiro se destaca entre os melhores do mundo principalmente após a conquista do último Mundial de 2008 (Brasil), divulgando mais a modalidade e despertando o interesse pela sua prática nas escolinhas de esportes, clubes e escolas. Porém, os métodos de ensino-aprendizagem-treinamento no futsal abordam predominantemente o ensino dos gestos técnicos, totalmente dissociados das situações reais de jogo. Conseqüentemente, isso gera um padrão de comportamento utilizado em situações padronizadas, que não possuem uma relação de proximidade com as condições táticas do jogo. O futsal não atende somente o aspecto técnico, ou seja, os fundamentos, mas também são compostas dos aspectos táticos como as capacidades de percepção, conhecimento do jogo e tomada de decisão onde há uma exigência do processo cognitivo do jogador em solucionar as situações problemas que acontecem a todo o momento do jogo. Filgueira e Greco (2008), Souza et al (2000), têm demonstrado a importância atribuída à capacidade tática, procurando investigar os processos cognitivos e a capacidade de tomada de decisão como um dos fatores determinantes no desempenho, sem negligenciar a relevância da qualidade de execução técnica por entenderem que fazem parte do jogo e não podem ser dissociadas. O presente estudo tem como objetivo desenvolver uma proposta de avaliação do nível de conhecimento tático declarativo e tomadas de decisões, dentro das capacidades coletivas de ataque e defesa no futsal para comparar a capacidade de tomada de decisão e conhecimento declarativo de atletas de futsal com o nível de conhecimento tático de experts no futsal.

2.     Conhecimento declarativo no futsal

    Os desportos coletivos, dentre eles o futsal, tem apresentado ao longo dos últimos anos uma grande evolução em seus aspectos técnicos, táticos e físicos, proporcionando a estes esportes um desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem e treinamento, pois, segundo Souza (1999) a procura por um maior rendimento esportivo é uma constante, onde professores e técnicos buscam abandonar um ensino empírico por uma maior fundamentação cientifica. Dentre essas evoluções, notou-se segundo Mendonça (2010) que o rendimento nos esportes coletivos está fortemente interligado com o comportamento de execução, ou seja, não basta um jogador ser bom tecnicamente, para obter êxito nas ações é necessário que se consiga eleger a melhor decisão a ser tomada durante uma determinada situação. Uma tomada de decisão acertada para Souza (1999) irá depender de conhecimentos táticos, que se relacionam com conhecimentos adquiridos e armazenados na memória do atleta. Corroborando com esta idéia Medeiros (2009) afirma que para o atleta obter uma melhor tomada de decisão, este deverá ter conhecimentos táticos sobre a modalidade que pratica, e estes conhecimentos podem se classificar de duas formas, pode ser um conhecimento tático processual ou um conhecimento tático declarativo. O conhecimento tático processual segundo Guimarães (2011) é identificado como a capacidade de um atleta, em uma situação problema real de jogo, colocar em prática a decisão mais adequada, demonstrando domínio tanto dos aspectos cognitivos da tática como dos aspectos técnicos das ações relacionadas com o “como fazer”. Já o conhecimento tático declarativo segundo Giacomini (2007) citado por Medeiros (2009) é entendido como a capacidade do atleta de “conhecer o que”, ou seja, saber “o que fazer” em uma determinada situação de jogo, na mesma linha de pensamento Pinto (2007) afirma que este conhecimento está relacionado com o “saber o que fazer” perante algum momento do jogo e relacionando-se com informações, fatos, conceitos e conhecimentos específicos das situações de jogo já existentes. Adequando o conhecimento tático declarativo ao futsal, notamos que devido ao alto grau de imprevisibilidade e variabilidade do jogo, onde as ações dos jogadores são altamente condicionadas por companheiros e adversários, um bom conhecimento declarativo se torna indispensável no desempenho de um atleta, pois segundo Williams et al. (1999) citado por Pinto (2007) este tipo de conhecimento se torna uma variável importante para os atletas de elite, pois garante elevados níveis de maestria. No futsal segundo Greco (1997) existem três tipos de ações táticas (capacidades) que os atletas executam durante uma partida, sendo elas a capacidade tática individual (apenas um jogador), de grupo (dois a três jogadores) e coletiva (mais de três jogadores). Souza (1997) afirma que o conhecimento das táticas individuais, de grupo e coletivas irão proporcionar ao atleta uma conduta com maiores chances de êxito em qualquer situação de jogo.

3.     Tomadas de decisão

    Para Greco (2006), a capacidade de tomada de decisão se caracteriza pela preparação de medidas e providências para realizar uma ação. A tomada de decisão consiste na capacidade de tomar decisões rápidas e taticamente exatas, constituindo uma das mais importantes capacidades do atleta. (COSTA et al, 2002 apud FILGUEIRA e GRECO, 2008, p. 62). De acordo com Souza (2002) a tomada de decisão é uma seleção de possibilidades de ações ou reações em uma situação onde aparecem várias ações possíveis. A capacidade cognitiva é um pré-requisito fundamental para o jogo, o que faz com que não possa esquecer-se de fazer interagir as diferentes componentes de treino. (GARGANTA e PINTO, 1995 apud PINTO, 2005, p. 6). Por isso, atualmente os treinadores desejam ter atletas com uma alta capacidade cognitiva para compreender e interagir sobre as dimensões táticas e estratégicas do jogo. Os aspectos cognitivos estão diretamente ligados a acontecimentos no âmbito intelectual. Mutti (2003) cita alguns elementos que influem na tática, esses fatores são: adversário, condição técnica, condição física, aspectos psicológicos, situações de jogo, dimensões da quadra, regras e regulamento. A tática é refletida pelas ações individuais, de grupo e coletivas dos jogadores de uma equipe preparada e guiada por um plano de ações antecipadamente estabelecido, considerando as características dos jogadores e suas funções nas situações de ataque ou defesa, para solucionar os problemas durante um jogo com a finalidade de conquistar vitória nos resultados dos jogos.

4.     Capacidades táticas coletivas de ataque e defesa no futsal

    Para Greco e Benda (2001) todas as ações que os atletas necessitam nos esportes coletivos referem-se à capacidade tática, situações como defender e atacar com ou sem a posse de bola e as ações do tipo individual, grupo e coletiva. A tática coletiva é executada por ações de três ou mais jogadores que ocorrem ao mesmo tempo sendo determinada preliminarmente por um projeto de ação determinado, de acordo com as regras do jogo, relacionando as ações do adversário e as respostas como situações ofensivas para alcançar o alvo desejado. As capacidades táticas coletivas são compostas de Ações da Defesa: quanto ao espaço: meia quadra, meia pressão, pressão no homem da bola. Ações do Ataque: Jogo posicional: 2.2, 2.1.1, 3.1, 4.0, 0.5; rodízios, contra-ataque, manobras combinadas, gol linha. Ações do goleiro: uso ou não do contra-ataque, situações especiais: pressão, superioridade numérica, inferioridade numérica, adaptar-se aos sistemas defensivos.

    Neste estudo, pretendemos avaliar o conhecimento tático declarativo dos atletas, através de situações de jogo indicadas por gráficos, nas quais os jogadores devem escolher que tomadas de decisões devem adotar, dentro de uma determinada circunstância do jogo, na qual corresponde a um sistema tático de ataque.

5.     Procedimentos da pesquisa

    A proposta foi apresentada para três treinadores experts no futsal (entre os meses de julho a setembro de 2012 através de e-mail). Para Foina (2000), a metodologia utilizada na pesquisa por meio de envio de e-mail é semelhante à metodologia usada na obtenção de dados por meio de questionários enviados por correio, diferenciando-se apenas em alguns pontos. Segundo o autor, utilizar e-mail é um dos modos mais eficientes na relação custo beneficio de se adquirir dados. Estes treinadores foram ou são de grandes clubes desta modalidade no Brasil, entre os anos de 2009 a 2012. A expertise dos treinadores foi garantida pelo tempo de experiência na área de atuação, considerando que os indivíduos devem apresentar em média 10 anos de experiência na condição de treinadores, 10 anos de experiência como atletas da modalidade e treinarem equipes que disputaram a Liga Nacional de Futsal em 2012. Para a ratificação da proposta de avaliação do nível de conhecimento tático declarativo e tomadas de decisões, dentro das capacidades coletivas de ataque e defesa no futsal foram utilizados como referência as sugestões dos experts em futsal e a compatibilidade entre as respostas dos experts.

6.     Proposta de avaliação do nível de conhecimento tático declarativo e tomadas de decisões, dentro das capacidades coletivas de ataque e defesa no futsal

    A proposta se caracteriza por apresentar vinte e oito desenhos (sete desenhos de cada um dos principais sistemas táticos ofensivos no futsal: 2.2, 3.1, 4.0 e 0.5), onde cada atleta deverá escolher que ação deve adotar dentro da situação proposta, e descrever porque escolheu esta ação. Através deste instrumento pretende-se comparar a capacidade de tomada de decisão e conhecimento declarativo de jogadores de futsal com o nível de conhecimento tático de “Experts” no esporte. Para análise dos testes utilizaremos o critério de avaliação apresentado por Greco (1995) que tem como característica classificar as respostas quanto ao julgamento e á justificativa:

  1. 0 (zero) ponto – se tanto a decisão, assim como a justificativa estiverem erradas, ou se a resposta for do tipo “não sei” ou em “branco”;

  2. 1 (um) ponto – se a justificativa estivesse errada, mas a decisão correta;

  3. 2 (dois) pontos – se a justificativa estiver mais ou menos correta e a decisão errada ou em branco;

  4. 3 (três) pontos – se a justificativa estiver mais ou menos correta e a decisão correta;

  5. 4 (quatro) pontos – se a justificativa estiver correta e a decisão errada ou em branco;

  6. 5 (cinco) pontos – se a justificativa e a decisão estiverem corretas.

Classificação:

  • De 140 a 120 pontos = ÓTIMO

  • De 119 a 100 pontos = BOM

  • De 99 a 70 pontos = REGULAR

  • Igual ou abaixo de 69 pontos = FRACO

Questões

1.     Qual o nome do sistema tático ofensivo abaixo? Por quê?

        ( ) 2.2 ( ) 2.1.1 ( ) 1.2.1 ( ) 3.1 ( ) 4.0 ( ) 0.5

2.     Analise a situação abaixo, o número 1 recebe a bola do goleiro, depois ele deve passar a bola para o numero 3 ou para o número 2? Por quê?

3.     Analise a situação abaixo, o número 1 que passou a bola para o número 3, deve deslocar-se para o ataque ou ficar na defesa? Por quê?

4.     Analise a situação abaixo, o número 1 está com a bola, neste momento o número 4 deve deslocar-se para o centro da quadra ou correr em direção do número 3? Por quê?

5.     Analise a situação abaixo, o número 3 recebeu a bola do número 1, o número 3 deve passar para o número 1 que correu para o ataque ou tentar a jogada individual? Por quê?

6.     Analise a situação abaixo, a bola está com o goleiro, o número 4 deve deslocar-se e tomar a frente de seu marcador ou deslocar-se em direção do número 3? Por quê?

7.     Analise a situação abaixo, o goleiro está com a bola, o número 2 desloca-se na direção do número 3. O número 3 deve ocupar o lugar deixado pelo número 2 ou deslocar-se em direção ao número 4? Por quê?

8.     Qual o nome do sistema tático ofensivo abaixo? Por quê?

        ( ) 2.2 ( ) 2.1.1 ( ) 1.2.1 ( ) 3.1 ( ) 4.0 ( ) 0.5

9.     Analise a situação abaixo, F passa para E, depois F corre para o ataque cruzando pela frente de E, acompanhado pelo seu marcador. E deve conduzir a bola para o lugar anterior de F ou passar para D que está na outra ala? Por quê?

10.     Analise a situação abaixo, E está conduzindo a bola em direção do número D. D está sendo marcado sobre pressão pelo adversário. D deve deslocar-se para o setor 1 de ataque ou setor 2 de ataque? Por quê?

11.     Analise a situação abaixo, G está com a bola, sua equipe esta sendo marcada sobre pressão, 1 deve marcar na frente ou atrás de P? Por quê?

12.     Analise a situação abaixo, F esta com a bola, sua equipe está sendo marcada no meio da quadra (linha 3), 1 deve marcar na frente ou atrás de P? Por quê?

13.     Analise a situação abaixo, F passa a bola para D e depois se desloca para o setor 3 da quadra. E desloca-se para o setor 2 da quadra. D conduz a bola do setor 4 para o setor 3 da quadra. P deve ficar no setor 1 da quadra ou deslocar-se para o setor 4 da quadra? Por quê?

14.     Analise a situação abaixo, F passa a bola para E, depois se desloca para o setor 1 da quadra. P deve aparecer para tabelar com E ou deslocar-se para o setor 2 da quadra? Por quê ?

15.     Qual o nome do sistema tático ofensivo abaixo? Por quê?

        ( ) 2.2 ( ) 2.1.1 ( ) 1.2.1 ( ) 3.1 ( ) 4.0 ( ) 0.5

16.     Analise a situação abaixo, 4 está com a bola. 2 desloca-se para o setor A de ataque e 3 desloca-se para o setor B de ataque. 4 deve passar a bola para 2 ou 3? Por quê?

17.     Analise a situação abaixo, 1 está com a bola. 2 desloca-se para o setor B de ataque e 3 desloca-se para o setor A de ataque. 1 deve passar a bola para 2 ou 3? Por quê?

18.     Analise a situação abaixo, 1 está com a bola. 2 bloqueia o marcador de 1. 3 desloca-se para o setor B de ataque. 1 deve conduzir para o centro ou setor A de ataque? Por quê?

19.     Analise a situação abaixo, 3 passa para 2. 2 deve conduzir em direção ao ataque ou passar para 1? Por quê?

20.     Analise a situação abaixo, 1 está com a bola, 2 desloca-se para o setor B de ataque e 3 desloca-se para o setor A de ataque. O número 2 ou o número 3 deve retornar para tabelar com o número 1? Por quê?

21.     Analise a situação abaixo, 1 está com a bola. 2 desloca-se por trás de 1 para o setor A de ataque e 3 desloca-se por trás de 4 para o setor B de ataque. 1 deve passar para 2 ou para 3? Por quê?

22.     Qual o nome do sistema tático ofensivo abaixo? Por quê?

        ( ) 2.2 ( ) 2.1.1 ( ) 1.2.1 ( ) 3.1 ( ) 4.0 ( ) 0.5

23.     Analise a situação abaixo, 2 passa a bola para 4. O jogador 3 ou o jogador 5 deve se deslocar para o setor B da quadra de ataque, para auxiliar o jogador 4? Por quê?

24.     Analise a situação abaixo, GL passa a bola para 2. O jogador 4 ou o jogador 5 deve se deslocar para o setor B da quadra de ataque, para auxiliar o jogador 2? Por quê?

25.     Analise a situação abaixo, GL passa a bola para 3 (canhoto), 3 está marcado sob pressão pelo adversário (x). 3 deve dominar a bola ou fazer um corta luz para 5 receber a bola? Por quê?

26.     Analise a situação abaixo, 2 passa a bola para GL. GL deve passar para 3 ou conduzir e depois chutar a gol? Por quê?

27.     Analise a situação abaixo, número 1 está com a bola. A equipe que esta sem a bola (equipe X) deve marcar de acordo com o posicionamento do quadro A ou do quadro B? Por quê?

28.     Analise a situação abaixo, número 1 está com a bola. A equipe que esta sem a bola (equipe X) deve marcar de acordo com o posicionamento do quadro A ou do quadro B? Por quê?

7.     Considerações finais

    Almeja-se com esse estudo, que os técnicos de futsal tenham um instrumento para avaliar o conhecimento tático declarativo de seus atletas, e a partir desses resultados possam organizar e planejar seus treinamentos técnico-táticos de uma forma mais científica. Pretende-se também, que os técnicos de futsal, através dos dados obtidos com este instrumento, se utilizem de metodologias adequadas para o desenvolvimento tático de seus atletas. É importante que os jogadores entendam o futsal de uma forma coletiva, utilizando os fundamentos técnico-táticos individuais em detrimento da equipe. É necessário para obter êxito no futsal, que dentro do jogo, o atleta solucione os inúmeros problemas que a partida oferece. Para solucionar estes problemas, é relevante que os jogadores adquiram um vasto conhecimento tático. A tática é o elemento de inteligência do jogo, e para isso é necessário preparar atletas inteligentes para jogar futsal e principalmente serem capazes de resolver problemas.

Referências

  • FILGUEIRA, F.M.; GRECO, P.J. Futebol: um estudo sobre a capacidade tática no processo de ensino-aprendizagem-treinamento. Revista Brasileira Futebol, 2008.

  • FOINA, Ariel G. Métodos de Aquisição de Dados Quantitativos na Internet: O uso da rede como fonte de dados empíricos. Revista Educação Brasileira Vol.22, N.44, Janeiro / Julho de 2000, CRUB, pp. 155-166.

  • GARGANTA, J.; PINTO, J. Contributo da modelação da competição e do treino para a evolução do nível do jogo no futebol. In: Centro de Estudos dos Jogos Desportivos FCDEF-UP, 1995.

  • GRECO, J. P. O ensino do comportamento tático nos jogos esportivos coletivos: aplicação no handebol. Tese de doutorado. Unicamp. S.P Brasil. 1995.

  • _____________. Iniciação esportiva universal 2: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1997.

  • _____________; BENDA R. N. Iniciação Esportiva Universal 1: Da Aprendizagem Motora ao Treinamento Técnico. 1º Reimpressão. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

  • _____________. Conhecimento Técnico-Tático: O modelo pendular do comportamento e da ação tática nos esportes coletivos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte e do Exercício. V.0, 107-129, 2006.

  • GUIMARÃES, Leandro Corrêa. Perfil de desenvolvimento das habilidades táticas: validação preliminar da versão para avaliar jogadores de futsal. Brasília. Universidade de Brasília - UNB, 2011.

  • MEDEIROS, Henrique S. Conhecimento Tático Declarativo e Processual nas Categorias de Base de Futebol de Belo Horizonte. Belo Horizonte. Universidade Federal De Minas Gerais – UFMG, 2009.

  • MENDONÇA, Luís F. (2010). A Importância da Tomada de Decisão no Jogo e no Treino em Futsal. Porto: L. Mendonça. Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

  • MUTTI, D. Futsal: Da Iniciação ao Alto Nível/ Daniel Mutti - 2ª ed. - São Paulo: Phorte, 2003.

  • PINTO, R. D. R. V. Conhecimento declarativo no futsal: Estudo comparativo de equipes profissionais e amadoras, considerando anos de prática, idade, estatuto posicional e sistema de jogo. Monografia realizada no âmbito da disciplina de seminário do 5º ano do curso de Licenciatura em Desporto e Educação Física, da Opção Complementar de Desporto de Rendimento - Futebol. Porto. Universidade do Porto, 2005.

  • SOUZA, P. R. C. Proposta de avaliação e metodologia para desenvolvimento do conhecimento tático em esportes coletivos: o exemplo do futsal. In: 1º
    Prêmio INDESP de Literatura Desportiva. 1997. Brasília: Publicações do
    INDESP, 1999.

  • _________________Validação de teste para avaliar a capacidade de tomada de decisão e o conhecimento declarativo em situações de ataque no futsal. Dissertação (Mestrado em Treinamento Esportivo). Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, Belo Horizonte, 2002.

  • SOUZA, P.R.C.; PAULA, P.F.A.; GRECO, P.J. Tática e Processos Cognitivos Subjacentes à Tomada de Deci­são nos Jogos Esportivos Coletivos. In: Garcia, E. S.; Lemos, K. L. M. (Org.). Temas atuais V em Educação Física e Esportes. Belo Horizonte: Health, 2000.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 18 · N° 181 | Buenos Aires, Junio de 2013  
© 1997-2013 Derechos reservados