efdeportes.com

Análise dos aspectos motivacionais dos alunos praticantes de musculação

Estudio de los aspectos motivacionales de los alumnos practicantes de musculación

Analysis of the motivational aspects of student’s bodybuilders

 

*Graduado em Educação Física pela Faculdade Integrada do Ceará

**Professor orientador. Mestre em Saúde Coletiva, UNIFOR

Docente FCC. Professor de Educação Física. Mestre em Saúde Coletiva

Professor adjunto da Faculdade Católica do Ceará (FCC)

Paulo José Thomé de Saboya*

Demétrius Cavalcanti Brandão**

demetriuscb@yahoo.com.br

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          A falta de motivação leva as pessoas a desistirem de suas metas, fato muito comum nas academias de musculação, por este motivo procurou-se averiguar o porque dessa desistência. Sabe-se que existem duas formas de motivação, a intrínseca e a extrínseca. A primeira fala da auto-estima, que é interna e pessoal e a segunda vem de motivações externas, que alguém tem que auxiliar para ocorrer êxito nas conquistas. Esta pesquisa teve por objetivo analisar os aspectos motivacionais dos alunos praticantes de musculação. O estudo é do tipo perfil modelo descritivo que utilizou um questionário. A população alvo foi formada por 50 pessoas de ambos os sexos freqüentadores de uma academia em Fortaleza-Ce, com idade variando entre 20 e 60 anos, que freqüentam a musculação com até seis meses da pratica. Os resultados foram analisados através da estatística descritiva. Pode-se observar que os principais motivos a levarem os alunos a se desmotivarem, depois das primeiras semanas de treino, foram o excesso de pessoas na sala de musculação e a desistência de poucos professores para o atendimento e que o principal motivo a levar o aluno a abandonar os treinos foi à falta de motivação.

          Unitermos: Motivação. Treinamento. Musculação.

 

Abstract
          Lack of motivation causes people to desist from their targets, a fact very common in gyms, bodybuilding, for this reason it was investigation why this waiver. It is known that there are two forms of motivation, intrinsic and extrinsic, the first talks of self esteem, it is internal and personal motivations, and the second is external, someone has to occur to assist in the successful achievements. This survey amid to examine the motivation aspects of the student’s practitioners of bodybuilding. The study is the type profile descriptive model that used a questionnaire, the population was composed by 50 persons of both sexes visitors of an academy of Fortaleza-Ce, with ages ranging from 20 to 60 years old, who attend the bodybuilding with up to 6 months of practice, the results were analyzed by descriptive statistics. It may be noted that the main reason witch leads a students to discourage up after the first week of training was, the excess of people in the room, weight lifting and few teachers to meet and noted that the main reason leading a student to leave the training was the lack of motivation.

          Keywords: Motivation. Training. Bodybuilding.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 18, Nº 179, Abril de 2013. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    Existem muitas pessoas que precisam de uma motivação a mais para completar suas metas, são indivíduos que por si só não conseguem progredir nos seus objetivos esportivos sem que tenham uma ajuda extra como, por exemplo, a de um treinador.

    No mundo de hoje todos nós estamos em busca de algo, seja ele no lado profissional, ou seja, pelo lado esportivo. Existe uma palavra chave fundamental para conseguirmos êxito nas nossas metas que se chama motivação.

    Segundo SAMULSKI (2002) a motivação se caracteriza como um processo ativo, intencional e dirigido a uma meta, no qual, fatores com características pessoais se definem como intrínsecos e ambientais extrínsecos.

    “A motivação para a realização é a tendência a lutar por sucesso, persistir em face de fracasso e experimentar orgulho nas realizações. A motivação para realização em situações esportivas e de exercício focaliza-se na autocompetição, enquanto a competitividade influencia o comportamento em situações de avaliação social”. (WEINBERG e GOULD, 2001. p. 83).

    A falta de tempo hoje em dia é notória, devido ao ritmo frenético das pessoas, por colocarem em primeiro plano o trabalho e depois, se houver tempo, a atividade física.

    WEINBERG e GOULD (2001) se expressam muito bem ao falar de atribuições ao fracasso, eles dão alguns exemplos.

    Quando uma pessoa abandona um programa de exercícios e atribui seu fracasso a: um fator estável (p.ex: sua falta de talento) ou um fator instável (p.ex: o péssimo instrutor), uma causa interna (p.ex: seu problema de coluna) ou uma causa externa (p. ex: a academia ser muito longe de sua casa) um fator que você pode controlar (p.ex: sua falta de esforço) ou um fator fora de seu controle (p.ex: o custo do programa).

    Procura-se entender neste trabalho por quais motivos ocorre essa desistência das pessoas que tentam realizar uma atividade física, porém não conseguem progredir nos seus objetivos, assunto este que gera muitas perguntas entre nós profissionais de educação física, que no caso dessa pesquisa será enfocado especificamente dentro de uma sala de musculação.

Metodologia

    O presente estudo foi do tipo descritivo, que, segundo Rodrigues (2007), é aquele onde os fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem interferência do pesquisador. Além disso, são utilizadas técnicas padronizadas de coleta de dados (questionário e observação sistemática).Foram analisadas pessoas de ambos os sexos de 20 a 60 anos praticantes de musculação da academia Espaço de Meta Dunas localizados na rua Eng. Luiz Viera Nº 300 no bairro Dunas em Fortaleza;Foram analisadas 50 pessoas de 20 a 60 anos, de ambos os sexos, praticantes de musculação na referida academia.

    Somente foram analisadas pessoas que estavam praticando musculação com até seis meses na academia, os que tinham tempo de prática superior a seis meses não foram analisados. Os resultados foram analisados através da estatística descritiva, utilizando uma planilha de Excel para tabular os dados do questionário. Os entrevistados assinaram um termo de consentimento livre esclarecido atendendo a resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.

Resultados

Gráfico 1. O que o levaria a pagar a academia e logo após ausentar-se dos treinos?

    Dos entrevistados, 42% relatou a falta de motivação para ir à academia, e 4% relataram como motivo a falta de organização do seu tempo e outros motivos não listados, sendo 26% e 24% respectivamente relataram viagens e preguiça para ir à academia.

Gráfico 2. O que te motiva a ausentar-se dos treinos?

    Dos entrevistados, 34 % relataram ausentar-se da academia devido a outros motivos não relatados sendo os principais motivos excesso de alunos e poucos profissionais para atendimento adequado (28%), 8% relatou falta de vaga no estacionamento e precariedade da Higiene local.

Discussão

    Estudos realizados por SABA (2001) nas academias da grande São Paulo constatou que o principal motivo de ausência dos treinos, após pagar a academia, é a falta de tempo, com 37,4%, seguida da desmotivação com 15,6% e por último, motivos de viagens, com 7%. XAVIER e ZANETT (2005) realizaram suas pesquisas em ULBRAS, Canoas-RS e o resultado assimila-se com o meu em relação à ausência dos treinos, com 42% dos entrevistados que falaram da questão da falta de motivação.

    Outros autores tiveram opiniões contraditórias, como RAMOS (2000) mostra em seus estudos realizados em Santa Catarina que se ausentaram dos treinos devido o horário ser incompatível e a distância da academia. Já MENONCIN JR (2003) constatou que 56% dos ex-alunos, da cidade de Curitiba-PR, ausentaram-se dos treinos devido à falta de tempo.

Conclusão

    O estudo realizado foi satisfatório nesta pesquisa pode-se constatar que a falta de motivação foi à principal indagação que levou os alunos a pagarem a academia, freqüentarem pouco e ausentarem-se dos treinos.

    Dois fatores decisivos que demonstraram o motivo que leva um aluno a desmotivar-se depois das primeiras semanas de treino foram o excesso de pessoas na sala de musculação e poucos professores para o atendimento.

    O motivo principal que levou os alunos a escolherem a academia Meta Dunas foi o item localidade, com 62%, item este que é o mais preocupante entre os praticantes, pois o deslocamento de suas residências tem que ser o mais rápido possível, devido à segurança.

Referências bibliográficas

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 18 · N° 179 | Buenos Aires, Abril de 2013
© 1997-2013 Derechos reservados