efdeportes.com

O Festival de Dança e Ginástica enquanto 

possibilidade de ampliação do eixo corpo-movimento

El Festival de Baile y Gimnasia como posibilidad e ampliación del eje cuerpo-movimiento

 

*Discentes do 5º período do curso de Educação Física

da Universidade Salgado de Oliveira-Goiânia.

** Orientador. Docente da Universidade Salgado de Oliveira

Mestre e Doutor em Educação Física

(Brasil)

Mariela Bueno*

Marilha Santana*

Raquel Carvalho*

Sabrina Garcia*

Sérgio Ricardo*

Samanta Garcia**

raquelsports@gmail.com

 

 

 

 

Resumo

          O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa ação, onde o objetivo foi analisar como a ginástica rítmica se relaciona com o eixo corpo/movimento. As construções corporais são a práxis do processo onde docente e discente buscaram desenvolver possibilidades de movimento para subsidiar uma problematização: corpo x mente, representada na coreografia na dualidade meninos x meninas. Nesta perspectiva a avaliação se deu no interior da disciplina de ginástica 2 problematizando um Festival de Ginástica.

          Unitermos: Ginástica Rítmica. Corpo. Movimento.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 18, Nº 179, Abril de 2013. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

1.     Introdução

    O presente artigo tem como objetivo de analisar as questões relacionadas ao eixo corpo-movimento, na perspectiva da ginástica rítmica na qual é caracterizada pelos gestos essencialmente femininos, delicados prevalecendo o desenvolvimento da graça, a delicadeza de seus movimentos.

    Propõe-se nos colocar em constante compreensão e reflexão ao eixo central da Educação Física, o corpo em movimento numa perspectiva crítica.

    Foram envolvida na construção do festival de dança e ginástica as disciplinas de: História da Educação Física, Fundamentos Filosóficos da Corporeidade, Fundamentos Antropológicos da Educação Física, Ginástica I e II, e Recreação e Lazer.

    Na qual teve como objetivo geral proporcionar aos acadêmicos, a experimentação e a compressão do corpo em movimento.

2.     O eixo corpo – movimento

    O corpo é nosso meio geral de ter um mundo. Ora ele se limita aos gestos necessários à conservação da vida e, correlativamente, põe em torno de nós um mundo biológico; ora, brincando com seus primeiros gestos e passando de seu sentido próprio a um sentido figurado, ele manifesta através deles um novo núcleo de significação. (Merleau-Ponty, 1996, p. 203)

    Os movimentos corporais estão presentes na vida mesmo antes do nascimento, eles são parte integrante do nosso ser, da mesma forma que precisamos do alimento, da água, de carinho, amor e afeto, necessitamos dos movimentos para nossa sobrevivência. (SILVA, 2006)

    Soares (2000) nos esclarece que os corpos bem como a gestualidade podem ser imaginados como expressão e lugares sociais ocupados, ou seja, o corpo e sua gestualidade é a primeira forma visível de nossa apresentação ao mundo, vemos e somos inicialmente vistos como um corpo em movimento.

    A intervenção no corpo e movimento é compreender, analisar e produzir conhecimentos sobre diferentes processos que se relacionam tanto pela materialidade biológica quanto pelas diversas dimensões em que o corpo se ocupa e se expressa. (OLIVEIRA, OLIVEIRA e VAZ, 2008 apud VILARINHO NETO e SOUZA, 2010).

    Segundo Fátima (2011), apud Vilarinho Neto e Souza (2010) através da publicidade, ocorre a vulgarização e mercantiliza a corporeidade humana.A sociedade contemporânea vê o corpo como objeto de consumo, que está alienado da mesma forma que o fez.

    Segundo Daolio (2007), apud Vilarinho Neto e Souza (2010) o corpo é o primeiro e mais natural instrumento do homem, nele são expressos os sentidos os signos do homem na sua totalidade. O corpo é dotado de significados sociais, que é construído culturalmente, já que sociedade se expressa diferente através de corpos diferentes.

3.     A Ginástica

    A Ginástica se consolida no cenário mundial quando se volta aos preceitos científicos para o conjunto das populações urbanas tendo como objeto central de preocupação converte-se em um modelo de educação veiculado pelo poder, uma educação capaz de preservar as forças físicas e ensinar o indivíduo a adequação de seu uso. Esta compreensão da Ginástica permite inscrevê-la como constitutiva da mentalidade científica, pragmática e prática que se consolida ao longo do século XIX (SOARES, 2000). Assim, Oliveira e Lourdes (2004) apud Vilarinho Neto e Souza (2010) definem que os parâmetros da ginástica moderna se fundamentam em preceitos tecnicistas, higienista e militarista.

    Já na segunda metade do século XIX seu caráter higiênico alarga-se e imprime-se, então, outra estética, a estética da retidão. Multiplicam-se neste momento, pesquisas sobre o movimento, sobre sua utilização na vida cotidiana e, particularmente, no mundo do trabalho (SOARES, 2000). Nestes preceitos observa se uma auto educação corporal e a internalização de economia de forças do interior de seus próprios corpos. Gestos medidos, gestos pensados, gestos contidos. Não havia ali nenhuma explicação científica. O corpo aprendia, no silêncio, a gestualidade necessária e a adequada utilização das forças para a produção (SOARES, 2000).

    Por essa história marcada por características excludentes a Ginástica no ambiente escolar se torna algo distante da realidade dos alunos e ainda mais distante da prática pedagógica dos professores de Educação Física. Ou seja, justamente na escola, onde a prática da Ginástica deveria ser abordada numa perspectiva crítica e de integração muitas vezes os professores de Educação Física negam essa experiência aos seus alunos alegando falta de conhecimento acerca do assunto, falta de equipamentos e de materiais, tais como, colchões, barras, traves, arcos, bolas em dimensões oficiais e espaços necessários para desenvolverem este conteúdo da Cultura Corporal (SHAVION e PICCOLO, 2007).

4.     Ginástica Rítmica

    A GR é uma modalidade que combina de forma harmoniosa diversa qualidades. Possui uma exigência técnica corporal apuradíssima que se apresenta aliada ao manejo de seus aparelhos específicos: a corda, o arco, a bola, as maças e a fita. (LAFFRANCHI e LOURENÇO, 2006).

    Laffranchi (2001) a ginástica rítmica é uma modalidade essencialmente feminina, na qual sua fundamentação se dá na expressividade artística, conceituada pela beleza de seus movimentos e gestos,na explosão de talentos e pela sua criatividade,em que a expressão corporal forma um conjunto de movimentos harmoniosos e precisos.

    Conforme Gaio (2006) a Ginástica Rítmica se fundamenta em três dimensões e princípios que relacionam o corpo, o movimento e a manipulação de equipamentos. Nessas particularidades e especificidade da GR desenvolve se a ampliação e o domínio por parte dos indivíduos da apropriação do seu corpo e do movimento. Dallo (2007) argumenta ainda que a ginástica rítmica é uma ferramenta didática e pedagógica para os docentes trabalharem com os alunos aspectos físicos e motores (ações motoras formas e funções corporais) além de aspectos cognitivos e estéticos.

    Na perspectiva crítica o mundo ginástico é uma possibilidade de ações com significado cultural nesta proposta as novas possibilidades de movimento e exercitações em confronto com as tradicionais permitem e possibilitam uma prática corporal que tem sentido próprio, vivido, criado pelo aluno (COLETIVO DE AUTORES, 1992).

5.     A ginástica como possibilidade de ampliação do eixo corpo – movimento

    Quando se percebe e sente seu corpo através de elementos como a auto-imagem, conhecimento do próprio corpo e consciência corporal, identificando, após a realização de uma seqüência de aulas pautadas em práticas corporais diferenciadas e sistematizadas consegue se ampliar a percepção por parte dos indivíduos do seu próprio corpo, do seu movimento como a proposta da GR estabelecida no Festival (MATTHIESEN, 1996).

    As experiências e vivências significativas contribuem positivamente para a ampliação e apropriação do seu corpo, do movimento e da gestualidade por parte dos sujeitos. Assim, Para Benjamin (1980) citado por Barreto (2008) a experiência é tudo aquilo que as pessoas sentem, percebem, vivem e se transformam em memória para elas. Enquanto que vivências para o mesmo autor: são as situações fragmentadas pelas quais as pessoas passam durante um dia nas grandes cidades, por exemplo, trocar o almoço de família por um restaurante de fast-food.

6.     Metodologia

    Este trabalho consiste em uma pesquisa-ação, segundo Thiollent (1985, p. 14) apud Mattos, Rosseto Junior e Blecher (2008, p. 34) é uma pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e na qual os pesquisadores e os participantes estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.

7.     O Festival de Dança e Ginástica da Universo

    O Festival de Dança e Ginástica da Universo busca a compreensão do eixo central da Educação Física: o corpo em movimento numa perspectiva crítica. É um trabalho interdisciplinar que acontece no curso de graduação em Educação Física. Via movimento da práxis desenvolve-se o eixo temático “a construção do corpo pela Educação Física” (SOUZA e VILARINHO NETO, 2010).

    Os conteúdos da Ginástica e da Dança devem ser entendidos e sistematizados na formação acadêmica dentro da articulação teoria e prática. Nesta perspectiva propõe-se uma prática embasada na Teoria Crítica em que o ser humano seja visto e entendido como um ser total que pensa que sente e que age. O objetivo é proporcionar aos alunos a experimentação e a compreensão do corpo bio-psico-sócio-cultural, cujo movimento é contextualizado e possui sentido/significado na construção das coreografias (SOUZA e VILARINHO NETO, 2010).

    O movimento corporal é tematizado e, desta forma, a expressão corporal passa a ser objeto de estudo, pesquisa e extensão. A perspectiva é constituir-se num espaço de vivência corporal, de cooperação e de superação dos próprios limites acadêmicos formativos, desvelando o corpo, o movimento e os determinantes e estruturantes que constituem a formação pessoal e profissional no processo de educação do corpo para a docência em Educação Física. É um processo de experimentação racional e lúdica do corpo, testando-o e deliciando-nos com seus sabores e texturas (SOUZA e VILARINHO NETO, 2010).

    Os alunos são responsáveis por buscar referenciais teóricos que embasem o tema escolhido para o semestre bem como pensar em figurino, maquiagem e movimentos que ilustrem o tema.

8.     Considerações finais

    A Educação Física é a área do conhecimento que trata da cultura corporal de movimento (COLETIVO DE AUTORES, 1992) e como tal deve-se compreender que o movimento não é apenas um deslocamento do corpo ou das suas partes. Para o entendimento amplo do movimento, é preciso conhecer o indivíduo do ponto de vista biológico e também das suas relações sociais.

    O festival como evento cultural da Educação Física permitiu a construção das vivencias da disciplina de Ginástica Rítmica, e com isso apresentamos a partir de uma concepção pedagógica, por meio das aulas, ensaios e propriamente a apresentação predominando o processo de experiência entre a teoria e prática. Embora se saiba que o festival simboliza a dinâmica da Ginástica Rítmica e o amplo desenvolvimento da expressão corporal em relação à sintonia de corpo no eixo e movimento.

    O objetivo desta proposta foi proporcionar aos acadêmicos do curso de Educação Física, a experimentação e a compreensão do corpo biológico, onde assim o movimento é contextualizado possuindo sentido e significados na construção das coreografias.

    Foram também desenvolvidas ações pedagógicas e interdisciplinares que proporcionaram aos acadêmicos de Educação Física o processo de formação.

Referências bibliográficas

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 18 · N° 179 | Buenos Aires, Abril de 2013
© 1997-2013 Derechos reservados