efdeportes.com

Diagnóstico da utilização dos sistemas táticos de 

jogo na Eurocopa 2012 e resultado final da partida

Diagnóstico de la utilización de los sistemas tácticos de juego en la Eurocopa 2012 y el resultado final del partido

 

Educador Físico, UNIFAE

Especialista em Treinamento Desportivo, FMU

Mestrando em Ciência da Motricidade Humana

Henrique Miguel

prof.henriquemiguel@yahoo.com.br

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          O objetivo central deste estudo foi diagnosticar a utilização dos sistemas táticos do futebol, nos jogos da Eurocopa de seleções 2012, e sua relação com o resultado final da partida. Foram analisados os trinta e um jogos da competição e dentro desta proposta visualizou-se a utilização de onze padrões táticos diferentes. O sistema tático mais utilizado foi o 4-2-3-1 (37%), seguido pelo 4-3-3 (21%). Contudo, nem sempre o sistema mais utilizado se mostrou o mais eficiente durante a competição. O padrão 4-3-1-2 obteve a maior eficiência entre todos (75%), enquanto o 4-3-3 obteve 56%. Dentro desta proposta, foi observado que os padrões modernos de três linhas de distribuição de atletas pelo campo de jogo, vêm sendo cada vez menos utilizados, cedendo espaço para suas variáveis, que possuem quatro ou cinco linhas de distribuição. Este fato pode ser uma futura proposta a ser pesquisa, tendo em mente que o futebol, como as demais modalidades esportivas está em constante evolução, tanto nos fatores físicos, quanto nos abordagens técnicas, táticas e psicológicas.

          Unitermos: Sistemas táticos. Futebol. Eurocopa 2012. Resultados.

 

Abstract

          The central objective of this study was to detect the use of tactical systems of soccer, in games of Eurocup selections 2012, and its relationship with the end result of the match. It were analyzed the thirty one games of the tournament and within this proposal viewed to the use of eleven standards tactical different. The tactical system most used was the 4-2-3-1 (37 %), followed by 4-3-3 (21 %). However, not always the most used system proved the most efficient during the competition. The pattern 4-3-1-2 obtained the highest efficiency between all (75 %), while the 4-3-3 was 56 %. Within this proposal, it was observed that the modern standards of three lines of distribution of athletes by game field, is being increasingly used, giving room for its variables, which have four or five lines of distribution. This fact can be a future proposal to be research, having in mind the soccer, as the other sports is in constant evolution, both in physical factors, as in technical approaches, tactics and psychological.

          Keywords: Tactical systems. Soccer. Eurocup 2012. Results.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 177, Febrero de 2013. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

1.     Introdução

    O futebol, devido sua cultura, foi uma das últimas modalidades a aderir a ciência do treinamento dentro do contexto de jogo. Muitas décadas se passaram até que a metodologia de investigação científica, embasando a prática nas teorias fundamentadas fosse inteiramente propagada por profissionais da modalidade, deixando um pouco de lado o empirismo que assolava os adeptos do futebol. Tal mudança influenciou de maneira significativa as estruturas táticas que determinariam o resultado de uma partida (DRUBSCKY, 2003; MIGUEL, 2012).

    As análises dos fatores gerais que englobam a modalidade são responsáveis pelo melhor rendimento de uma equipe. Este fenômeno implica numa metodologia científica que aborda conceitos teóricos, provenientes de experiências práticas, auxiliando de maneira precisa e significativa todos os profissionais que estão imbuídos nos aspectos de treinamento, sejam eles físico, técnico, tático ou psicológico. Esse contexto tem enorme relevância durante os períodos de trabalho e as fases de assimilação de propostas de resultados (BARROS NETO e GUERRA, 2004).

    O diagnóstico das características do futebol pode ser realizado de diferentes perspectivas, contudo, todas buscam otimizar o rendimento de determinada equipe através de pontos que ficam esclarecidos dentro de uma análise minuciosa de jogo. Todas as informações pertinentes a estas propostas são responsáveis por mudanças que devem provir de uma nova modelagem de controle para melhoria do rendimento esportivo (GODIK, 1996).

    Na literatura internacional, são muito raros os estudos que buscam elucidar os conceitos táticos preponderantes no futebol. Muito disso se deve à constante mudança que estes acabam sofrendo durante os momentos de evolução da modalidade, fazendo com que sejam completamente modificados dentro de períodos específicos que se encontram. Há atualmente, vários modelos pré-definidos em relação à tática de jogo, porém, suas variações são infinitas. Isto se torna muito constante quando está ligado diretamente a alguns fatores como tipo de atletas do plantel, necessidade do resultado, momento da competição, local onde é realizada a partida, entre outros (PINTO, 1996; GARGANTA, 2007).

    Desta forma, utilizando jogos de alto nível, busca-se uma modificação desta proposta, analisando os principais sistemas táticos utilizados na a atualidade e suas variações. Também é importante tomar nota se o sistema tático tem relação direta com o resultado do jogo, principalmente na marcação dos tentos. Um dos pontos principais dentro deste conceito é a duvida sobre um sistema tático que possa ser muito eficiente tanto nos padrões ofensivos, quanto nas manobras defensivas. Esse equilíbrio primoroso seria responsável pelo melhor rendimento de uma equipe dentro de uma competição ou temporada (CASTELO, 1994, SILVA, 2006).

2.     Metodologia

2.1.     Amostra

    Este estudo foi realizado através dos dados obtidos no site oficial da competição (uefa.com), após o término da mesma, onde todos os 31 (trinta e um) jogos realizados durante o período da competição foram descritos.

    As 16 (dezesseis) seleções que participaram da Eurocopa de seleções do ano de 2012, tiveram seus sistemas táticos verificados e computados para a pesquisa, independente da fase que deixaram o torneio.

2.2.     Delineamento do estudo

    Através do site oficial da competição (uefa.com), foi observado o resumo de todos os jogos realizados durante a Eurocopa de seleções 2012. Primeiramente foram observados os jogos dentro dos grupos, em ordem alfabética (do A até o D). Em seguida foram relatados os jogos de cruzamento simples na ordem cronológica que estes foram realizados durante a competição (quartas-de-final, semi-final e final).

    Como era do interesse desta pesquisa, buscou-se a verificação dos principais sistemas táticos utilizados durante a realização da Eurocopa 2012.

    Primeiramente houve a análise dos 31 jogos da competição, onde cada uma das equipes contou com um modelo de padrão tático de jogo.

    Para a análise do aproveitamento final, analisamos apenas os modelos de distribuição de jogadores que apareceram mais de 3 vezes durante a competição. Este fator se deve pela estrutura de jogos da Eurocopa, que obriga a fazer com que todos participantes joguem ao menos 3 vezes durante a competição.

    As propostas de pontos disputados e pontos ganhos segue a regra tradicional de pontuação dentro de competições internacionais. Desta forma, a vitória vale 3 pontos, o empate vale 1 ponto para cada uma das duas equipes em jogo e a derrota não vale pontos.

    A ferramenta tecnológica utilizada para a criação das tabelas e gráficos foi o Excel 2010 para Windows XP.

    Estes pontos serviram para nortear o desenvolvimento da pesquisa sobre a análise dos sistemas táticos de jogo e resultado final da partida visualizados durante os jogos da Eurocopa 2012.

2.3.     Conceituando sistema tático

    Para Azevedo (2009), sistema tático é o modo organizacional que uma equipe possui para permitir solucionar problemas, determinar objetivos ao longo de uma partida e de um campeonato.

    Segundo Falk e Pereira (2010), o esquema tático nas modalidades coletivas é dito por o fator fundamental de relação técnico-time, onde o primeiro mostra seu conhecimento sobre as limitações e qualidades de seu plantel e do adversário, utilizando os conhecimentos da modalidade junto à criatividade e liderança. Ele é responsável não apenas pela montagem do padrão tático de jogo, mas sim, das formas de marcação, saídas de jogo, jogadas ensaiadas, entre outros.

    Os princípios táticos podem ser visualizados através de um conjunto de normas elaboradas dentro do campo de jogo, permitindo aos atletas buscarem oportunidades de solucionar problemas coletivamente, defrontando situações adversas. Desta maneira, os sistemas táticos são fundamentais, não apenas no futebol, mas em qualquer modalidade coletiva que busque a vitória através de uma estruturação sistematizada (GARGANTA e PINTO, 1994; BANGSBO, PEITERSEN, 2002).

3.     Resultados e discussão

3.1.     Utilização dos sistemas táticos durante a competição

    Analisando as trinta e uma partidas realizadas durante a Eurocopa 2012, notamos, de acordo com os resumos do site oficial da competição, a utilização de onze (11) modelos táticos diferentes. Estes sistemas variaram muito de acordo com o momento da competição que ocorreu o encontro e os objetivos galgados pelas equipes que disputavam os jogos.

    Na tabela 1, é importante ressaltar que o total de sistemas táticos apresentados, é baseado no total de jogos da competição, sendo que dentro de uma partida, uma equipe “A” enfrenta uma equipe “B”. Portanto, em cada partida encontramos 2 sistemas táticos que foram utilizados para este estudo, somando assim, um total de sessenta e dois momentos observados, ou seja, trinta e um jogos com equipe “A” e equipe “B”.

Tabela 1. Ocorrência dos sistemas táticos durante as partidas da Eurocopa 2012

    Observa-se através desta tabela que, o sistema tático mais utilizado durante a Eurocopa 2012, foi o 4-2-3-1, onde o mesmo foi verificado por vinte e três vezes. Este modelo tático teve ocorrência de 37% dentre os demais sistemas utilizados durante a competição. Já, os sistemas menos utilizados pelas dezesseis seleções européias participantes da competição, foram o 3-5-2, o 4-5-1 e o 3-3-2-2. Estes modelos de distribuição espacial de jogadores pelo campo foram utilizados somente uma vez cada um, somando apenas 6% do total dos sistemas táticos observados.

    O segundo sistema tático mais utilizado foi o 4-3-3, que, em suma, apresenta uma linha de quatro defensores, três jogadores no meio campo e três jogadores na zona de ataque. Este, apresentou preferência em 21% dos jogos observados, sendo seguido pelo 4-1-3-2, com 10% e, pelo 4-4-1-1, com 8%.

Gráfico 1. Porcentagem da utilização dos sistemas táticos durante os jogos.

3.2.     Sistema tático e gols marcados

    A Eurocopa 2012 obteve ao seu final uma média de 2,45 gols por jogo, e o desvio padrão de 1,52. Em relação à utilização dos sistemas táticos e a ocorrência de gols durante a competição, podemos notar algumas particularidades.

    O maior número de gols marcados ocorreu através do sistema 4-2-3-1, onde, 26 gols foram anotados e a média foi de 1,1 gols por partida. Este fator deve-se, principalmente, pelo fato deste sistema ter sido o mais utilizado nos jogos durante a competição.

Tabela 2. Sistema tático e ocorrência de gols

    Porém, é importante observarmos que as melhores médias de gols por jogo, foram analisadas em outros sistemas. O modelo tático com melhor média de gols por partida foi o 4-3-1-2, onde foram anotados sete gols em quatro utilizações do sistema. Em seguida, encontramos o 4-3-3 e o 4-1-3-2, ambos com média de 1,5 gols por jogo. Porém, o primeiro foi utilizado 13 vezes com 19 gols anotados, enquanto o segundo foi utilizado 6 vezes com 9 gols anotados. Devemos ressaltar também o sistema 4-4-1-1 que foi utilizado 5 vezes e terminou com média de 1,4 gols por partida.

    Da mesma maneira que os sistemas táticos podem ter excelentes médias de gols por jogo, podemos notar que alguns parecem ser deficientes quanto à marcação dos mesmos. Durante a Eurocopa 2012, o sistema 4-4-2 foi o único a ser utilizado que não contou com a marcação de tentos.

Gráfico 2. Sistema tático e ocorrência de gols

3.3.     Sistema tático e resultados finais dos jogos

    Em relação ao resultado final das partidas, podemos observar que nem sempre os sistemas táticos mais utilizados foram os que apresentaram um maior número de vitórias.

    De acordo com a tabela 3, observa-se que o sistema tático 4-2-3-1, mostra-se com pouco mais de 50% de derrotas em 23 situações analisadas. Porém, este sistema ainda apresenta o maior número de vitórias entre todos os sistemas. O segundo modelo tático que apresenta maior número de vitórias é o 4-3-3, sendo que das 13 situações onde foi utilizado, apresentou 6 vitórias, 4 empates e 3 derrotas.

    Os sistemas táticos analisados que apresentaram maior número de vitórias em relação ao número de derrotas foram o 4-3-3, o 4-1-3-2, o 4-4-1-1 e o 4-3-1-2.

    Melo (1999) relata que o sistema 4-3-3 é um dos sistemas modernos mais equilibrados, pois, ao mesmo tempo em que a equipe possui a oportunidade de atacar com no mínimo cinco jogadores, quando atacada ou contra golpeada, pode se defender com no mínimo cinco atletas consequentemente.

Tabela 3. Sistemas táticos e resultados finais das partidas

    Dentre os sistemas táticos utilizados na Eurocopa 2012 que tiveram um baixo índice de vitórias, podemos citar o 4-2-2-2, o 3-5-2, o 4-5-1, 3-3-2-2, além do 4-4-2. Estes, não apresentaram nenhuma vitória durante as situações onde foram analisados durante a competição. Contudo, importante ressaltar de maneira negativa que o sistema 4-4-2, acumulou saldo negativo com duas derrotas em duas situações analisadas.

    O sistema tático que acumulou o maior número de empates dentro da competição foi o 4-3-3 (4 empates), seguido pelo 4-2-3-1 (3 empates) e pelo 4-4-1-1 (2 empates).

    Verifica-se através das informações anteriores que não temos clareza se um sistema pode ou não ter mais eficiência que o outro dentro de uma partida através de uma análise subjetiva. Tudo dependerá do momento da partida e do plantel que a equipe possui para formação de um modelo tático apropriado para determinado jogo.

Gráfico 3. Sistemas táticos e resultados finais das partidas

3.4. Sistema tático e aproveitamento final

    Quanto ao aproveitamento dos sistemas táticos em relação ao resultado final da partida, também podemos verificar que o sistema tático mais utilizado não foi o mais eficiente.

    Para observarmos o aproveitamento de um sistema tático, analisamos apenas os modelos de distribuição de jogadores que apareceram mais de três vezes durante a competição. Este fator se deve pela estrutura de jogos da Eurocopa, que obriga a fazer com que todos participantes joguem ao menos 3 vezes durante a competição. Portanto, de acordo com os dados obtidos através dos resumos da Eurocopa 2012, o sistema tático mais eficaz foi o 4-3-1-2, com 75% de aproveitamento em 4 situações analisadas. Este sistema teve 3 vitórias e apenas uma derrota.

Tabela 4. Aproveitamento dos sistemas táticos

    Outros sistemas que se mostraram confiáveis em relação ao aproveitamento durante a competição foram o 4-3-3, com 56,4% de aproveitamento dos pontos disputados, o 4-1-3-2, com 55,6% de aproveitamento dos pontos disputados, o 4-4-1-1, com 53,3% de aproveitamento dos pontos disputados, e o 4-2-3-1, com 39,1% de aproveitamento dos pontos disputados.

Gráfico 4. Aproveitamento dos sistemas táticos

    Importante ressaltar que o aproveitamento de um sistema tático depende muito das funções exercidas pelos atletas que são colocados para realização do mesmo. A partir do momento que estes conseguem assimilar sua função, o sistema é desempenhado com mais homogeneidade.

4.     Conclusões

    Vários pontos podem ser levados em conta quando buscamos analisar sistemas táticos das modalidades coletivas e relacioná-los aos resultados finais das partidas. O sistema tático mais utilizado durante a Eurocopa de seleções 2012 foi o 4-2-3-1, que foi visualizado em 23 oportunidades. Este sistema de jogo é uma variação dos padrões táticos modernos (4-4-2, 4-3-3, 3-5-2), que tem sido constantemente usado mundialmente, mostrando que não é diferente nos padrões europeus.

    Contudo, nem sempre o sistema tático mais utilizado é o mais eficiente. A utilização dos padrões táticos 4-3-3, 4-1-3-2, 4-4-1-1 e o 4-3-1-2 foram verificados menos vezes e tiveram aproveitamento superior em relação ao sistema mais utilizado na Eurocopa.

    O sistema 4-4-2 que é um dos sistemas modernos de três linhas de distribuição em campo, foi pouquíssimo usado durante a competição, e, não apresentou eficiência esperada (seis pontos disputados e nenhum ponto conquistado).

    É de suma importância ressaltar que o sistema tático utilizado por determinada equipe, leva em consideração diversas variáveis de jogo, como por exemplo: características dos jogadores que fazem parte do elenco da equipe; sistema de jogo que será utilizado pela equipe adversária durante o jogo; momento da competição ou da temporada que os times vivenciam durante a realização de determinada partida; necessidade de se jogar por uma vitória ou um empate, utilizando o regulamento da competição, entre outros.

    Observa-se também, de maneira incisiva, uma nova tendência em relação à organização tática de equipes de futebol. Os sistemas táticos modernos que possuíam apenas três linhas (4-4-2, 4-3-3, 3-5-2), vêm perdendo espaço para suas variações que possuem quatro ou cinco linhas de distribuição de atletas em campo (4-4-1-1 ou 3-3-1-2-1, por exemplo).

    Este fator pode ser uma nova tendência para uma futura investigação relacionada a este mesmo contexto num momento seguinte, pois a evolução do futebol está se tornando cada dia mais constante e pesquisas e estudos se fazem necessários para que a modalidade seja cada vez mais pautados na ciência do treinamento, melhorando de forma significativa o rendimento das equipes e selecionados nacionais.

Referências

  • AZEVEDO, J. P. P. A construção de uma forma de jogar especifica. Um Estudo de Caso com Carlos Brito na Equipa Sénior do Rio Ave Futebol Clube. Porto, 2009.

  • BANGSBO, J.; PEITERSEN, B. Defensive soccer tactics: how to stop players and teams from scoring. Champaign, IL: Human Kinectics. 2002.

  • BARROS NETO, T. L.; GUERRA, I. Ciência do futebol. São Paulo: Editora Manole, 2004.

  • CASTELO, J. Futebol modelo técnico-táctico do jogo: identificação e caracterização das grandes tendências evolutivas das equipas de rendimento superior. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana, v.1. 1994. 379 p.

  • DRUBSCKY, R. O universo tático do futebol. Escola Brasileira. Belo Horizonte: Editora Health, 2003.

  • FALK, P. R. A.; PEREIRA, D. P. Futebol: Gestão e Treinamento. São Paulo: Editora Ícone, 2010.

  • GARGANTA, J.; PINTO, J. O ensino do futebol. In: GRAÇA, A. e OLIVEIRA, J. (Ed.). O ensino dos jogos desportivos Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto: Rainho & Neves Lda, v.1, 1994, p.95- 136.

  • GARGANTA, J. Modelação táctica do jogo de futebol – estudo da organização da fase ofensiva em equipas de alto rendimento. 1997. 312 p. (Doutorado). Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto, Universidade do Porto, Porto, 1997. 312 p.

  • GODIK, M. A. Futebol - Preparação dos futebolistas de alto nível. Grupo Palestra Sport, 1996.

  • MELO, R. S. Sistemas e táticas para futebol. Rio de Janeiro:Ed Sprint, 1999.

  • MIGUEL, H. Análise temporal dos gols anotados durante a disputa da Eurocopa de seleções 2012. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital. Buenos Aires, N° 174, 2012. http://www.efdeportes.com/efd174/gols-anotados-durante-eurocopa-2012.htm

  • PINTO, J. A táctica no futebol: abordagem conceptual e implicações na formação. In: OLIVEIRA, J. e TAVARES, F. (Ed.). Estratégia e táctica nos jogos desportivos colectivos. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto: Tip. Minerva, 1996, p.51-62.

  • SILVA, P. A análise do jogo em Futebol. Um estudo realizado em clubes da Liga Betandwin.com. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Motricidade Humana – Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 2006.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 17 · N° 177 | Buenos Aires, Febrero de 2013
© 1997-2013 Derechos reservados