efdeportes.com

Os benefícios do Jogo de Câmbio para os idosos: promovendo
qualidade de vida por meio do esporte Newcomb o Cachibol

Los beneficios del Juego del Cambio para personas mayores: promoviendo la calidad de vida por medio del deporte Newcomb o Cachibol

 

*Mestre em Ciências Aplicadas à Atividade Física e ao Esporte

e aluna do Programa de Pós Graduação em Envelhecimento Humano. UPF, RS

**Doutora em Informática na Educação

***Doutoranda do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida

e Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. UFRGS, RS

****Acadêmico do Curso de Licenciatura em Educação Física. UNIJUI, RS

*****Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, RS

(Brasil)

Roseli Bess*

rosebess@terra.com.br

Ana Carolina Bertoletti De Marchi**

carolina@upf.br

Ângela Bortoli Jahn***

abjahn@terra.com.br

Fernando Bach****

fbslipknot@gmail.com

Maria Rosa Chitolina Schetinger*****

mariachitolina@gmail.com

 

 

 

 

Resumo

          O câmbio é um jogo de voleibol adaptado para idosos que faz uso da quadra e bola de vôlei. O objetivo do jogo é praticar uma atividade física que promova qualidade de vida, valorizando a convivência, a troca de experiências e a construção de novas amizades entre os participantes. Neste sentido, este trabalho buscou verificar qual a influência e os benefícios desse jogo na vida e na saúde dos praticantes. Verificou-se que a prática do jogo de câmbio ressalta a imagem positiva dos idosos, melhorando sua qualidade de vida e sua autoestima, e a sociedade pode, com isso, beneficiar-se com a riqueza de experiências, vivências e sabedoria dos idosos.

          Unitermos: Qualidade de vida. Idoso. Atividade física. Jogo de câmbio.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 176, Enero de 2013. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    Com o intuito de estimular os idosos à prática de atividades físicas, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Santa Rosa (RS) oportuniza projetos para a 3ª Idade e, desde o ano de 2009, vem incentivando e investindo no jogo de câmbio. O câmbio é um jogo de voleibol adaptado para os idosos que faz uso da quadra e bola de vôlei. O objetivo do jogo é, além de promover qualidade de vida por meio do esporte, valorizar a convivência, a troca de experiências e a construção de novas amizades entre os participantes. Neste sentido, este trabalho buscou verificar qual a influência e os benefícios desse jogo na vida e na saúde dos praticantes. Estudos e pesquisas comprovam que indivíduos fisicamente ativos, tendem apresentar menor incidência de doenças, visto que com o aumento da expectativa de vida, as pessoas buscam alternativas para ter um envelhecimento saudável, sendo a atividade física uma das grandes responsáveis pela manutenção da saúde e qualidade de vida.

Metodologia

    No município de Santa Rosa, o jogo de câmbio é praticado por pessoas de ambos os sexos, com idade entre 50 e 75 anos, três vezes por semana, num período de uma hora, sempre com a orientação de um Professor de Educação Física. Desde o início do projeto, em abril de 2009, já participaram desta atividade em torno de 100 idosos. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, se desenvolve numa situação natural, tendo como foco a essência do fenômeno, a visão de mundo conforme percepção de cada um, onde o pesquisador interessa-se mais pelo processo que pelo produto (THOMAS & NELSON, 2002). A observação e o questionário foram os instrumentos utilizados para a coleta dos dados. Segundo RUDIO (1995) observar é aplicar os sentidos a fim de obter uma determinada informação sobre algum aspecto da realidade. O questionário, segundo TRIVIÑOS (1999) deve ser estruturado com perguntas, elaboradas previamente, cuja finalidade é averiguar a opinião dos sujeitos da pesquisa sobre o tema proposto. Um questionário aberto, contendo 03 perguntas, foi aplicado para 14 integrantes do projeto com idade acima de 60 anos, que se dispuseram a participar da pesquisa, a saber: 1) Há quanto tempo você participa do jogo de câmbio? 2) Por que você participa do jogo de câmbio? 3) Como o jogo de câmbio influenciou na sua vida?

Resultados e discussões

    A observação dos profissionais de Educação Física que trabalham com este grupo, há aproximadamente três anos, possibilitou destacar alguns aspectos relevantes da prática do jogo de câmbio, entre eles: i) a prática de uma atividade física proporciona ao idoso a vontade de permanecer ativo na sociedade, o que é muito importante devido ao aumento da expectativa de vida; e ii) a questão da desacomodação proporcionada com a prática de uma atividade física e o convívio com outras pessoas causa um efeito de satisfação, de prazer e alegria ao grupo. Por sua vez, destacam-se nas respostas dos participantes ao questionário os seguintes tópicos: i) a formação de novas amizades e, com isso, a ampliação das relações sociais; ii) o prazer em jogar e, consequentemente, a prática de um exercício físico e a melhoria na qualidade de vida. Conforme MANIDI e MICHEL (1998), independente da idade, todas as pessoas podem beneficiar-se dos efeitos favoráveis da atividade física. Quanto à influência do jogo de câmbio na vida dos praticantes, foram relatados os seguintes aspectos: agilidade, raciocínio rápido, resistência, disposição, equilíbrio, movimento, diminuição das dores no corpo e do uso de medicamentos. Também constaram entre as respostas dos sujeitos participantes: melhora na autoestima, diminuição do estresse e a importância do convívio social.

    Corroborando com essa ideia, Toscana e Oliveira (2009) afirmam que

    “programas de atividade física podem contribuir de forma expressiva na qualidade de vida na população de idosos, tanto pelo engajamento social que eles promovem, quanto pelo estímulo positivo nos aspectos físicos, o que na prática resulta em maior autonomia. Os níveis elevados de atividade física parecem intervir de maneira positiva pelo fato de estarem associados às limitações funcionais que interferem direta ou indiretamente em todos os domínios da qualidade de vida relacionada com a saúde”.

    Outro estudo que aborda o tema em questão intitula-se “Melhoria da qualidade de vida e nível de atividade física dos idosos” (Bruna Pereira Nascimento et al, 2009) e descreve alguns pontos importantes, dentre eles podemos destacar: i) o exercício físico praticado regularmente tem uma importância significativa na manutenção da saúde física e mental do indivíduo em qualquer fase da vida, principalmente na terceira idade, aonde a expectativa de vida vem crescendo a cada dia; ii) atualmente o idoso está mais disposto a viver com saúde, em busca da qualidade de vida e bem-estar, inserindo-se e participando de grupos que praticam atividades físicas. Sendo assim, considera-se que o jogo de câmbio é uma atividade esportiva que contribui, e muito, para o bom condicionamento físico e saúde da população idosa, bem como na sua socialização.

Conclusões

    Com a realização desta pesquisa, concluímos que a prática do jogo de câmbio ressalta a imagem positiva dos idosos, melhorando sua qualidade de vida e sua autoestima, e a sociedade pode, com isso, beneficiar-se com a riqueza de experiências, vivências e sabedoria dos idosos. Concluímos também, que a prática desse jogo proporciona a formação de novas amizades e, consequentemente, a ampliação das relações sociais, possibilitando com isso que o idoso não se acomode e não se sinta excluído do contexto onde está inserido, mas sim, permaneça ativo e atuante na sociedade.

Referências

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 17 · N° 176 | Buenos Aires, Enero de 2013
© 1997-2013 Derechos reservados