efdeportes.com

Excelência no atletismo: a história de vida de Fabiano Peçanha

La excelencia en el atletismo: la historia de vida de Fabiano Peçanha

 

*Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde (DCDES)

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

**Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD)

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

***Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD)

Instituto Politécnico de Viseu (IPV)

Andrigo Zaar, Ms*

Victor Manuel Machado dos Reis, Ph.D.**

Antonino Pereira, Ph.D.***

andrigozaar@yahoo.com.br

(Portugal)

 

 

 

 

Resumo

          O objetivo desta pesquisa é fornecer uma compreensão em profundidade de algumas das características, valores, referências e preocupações que orientam atividade de um atleta de alto rendimento, bem como, conhecer as representações que tem sobre a excelência, a partir do estabelecimento da sua História de Vida. Para tanto, nos concentramos nos acontecimentos da vida de Fabiano Peçanha, 30 anos, especialista nas provas de Meio-Fundo no Atletismo, semi-finalista nos 800m rasos dos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 e Londres 2012, décimo sexto colocado no ranking mundial em 2007 e 2009. Fabiano ilustra algumas das dimensões da construção da sua performance em um ambiente altamente desafiador e competitivo. Entre as principais características de um atleta de alto rendimento salientam-se uma grande paixão pela profissão, respeito pelos atletas e determinação perante os obstáculos.

          Unitermos: Excelência esportiva. Atletismo. Meio-fundo.

 

Abstract

          This research aims to provide an in-depth understanding of some of the characteristics, values​​ references and concerns that guide the activity of a high performance athlete. It also seeks to know his/her representations on excellence, by the understanding of his/her life story. Thus, we will focus on 30-year-old Fabiano Peçanha´s life events, who is an expert middle distance runner; a semi-finalist in the 800m in the Beijing Olympic Games 2008 and London 2012; he was also in the sixteenth place in the world rankings 2007 and 2009. Fabiano centers some of the construction of his performance in a highly challenging and competitive environment. Among the main features of a high performance athlete we can mention a great passion for the profession, respect for the other athletes and determination to overcome the obstacles.

          Keywords: Sports excellence. Athletics. Middle distance.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 175, Diciembre de 2012. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    O desporto é uma atividade que busca a transcendência, apelando ao homem para superar, sistematicamente, os seus limites (Garcia & Lemos, 2005). Como afirma Bento (2004), a essência da sua prática se concretiza a subir os degraus da superação das dificuldades para a excelência.

    Nos últimos tempos, tem-se verificado um crescente interesse pelo estudo de atletas que apresentam desempenhos desportivos de nível superior (Sanderson, 1997). Apesar da riqueza da informação existente acerca dos fatores que influenciam a aquisição e a manutenção do desempenho de alto nível, a nossa compreensão está longe de estar completa e são ainda muitas as interrogações frente a este tema (Baker, Horton, Robertson-Wilson & Wall, 2003).

    Arens (1983), Mallett e Hanrahan (2004), e Orlick (2008), salientam os motivos que condicionam atletas a obter sucesso por vários anos enquanto outros desaparecem rapidamente; como conseguem obter confiança, lealdade e respeito dos adversários; como conseguem permanecer motivados, confiantes e agressivos de modo a superarem com êxito as exigências do alto rendimento; como se inspiram pelo gosto e prazer na atividade que exercem.

    Apesar de estarem muitas vezes no centro do interesse público, sabe-se pouco acerca dos comportamentos e das práticas dos corredores de alto rendimento.

    Nesse sentido, é necessário a realização de investigações que permitam recolher dados sobre as interpretações do atleta acerca da sua experiência, do seu trabalho quotidiano, sobre princípios que orientam as suas ações e os significados das suas atitudes e comportamentos (Bompa, 2000; Borin & Gonçalves, 2004).

    Nesta pesquisa interessa-nos fundamentalmente, problematizar a excelência do corredor especialista nas provas de Meio-Fundo (MF). Assim, partimos de uma questão que parece justificar-se: como caracterizam-se os corredores excelentes?

    O objetivo central deste estudo foi identificar os valores, as referências e as preocupações que orientam, a atividade de um atleta de alto rendimento, bem como conhecer as representações que tem sobre a excelência, a partir do estabelecimento da sua História de Vida.

    A Excelência no Desporto é um fenomeno muldimensional e como tal não pode ser limitado a uma única perspectiva (Housner & French,1994). Um desempenho excelente tem a ver com uma série de disposições, atitudes, crenças, conhecimentos e comportamentos que se inserem na forma como o atleta vê o mundo e a sua atividade. Sendo assim, para que o seu estudo possa ser o mais abrangente possível, deve contemplar várias dimensões (pedagógicas, socais, psicológicas, morais e políticas) e utilizar diversos paradigmas e metodologias de investigação científica.

    Nessa perspectiva, optamos pela utilização de uma metodologia de caráter qualitativo uma vez que, devido às suas potencialidades (Denzin & Lincon, 2000), pode proporcionar um conjunto de dados que nos ajudem a compreender os significados e representações acerca da excelência no desporto.

    Por outro lado, cada caso é, em muitos aspectos, semelhante de muitas formas a outras pessoas e único em muitos aspectos (Stake, 2009). Estamos, pois, interessados no seu estudo tanto pela sua singularidade como pelas suas semelhanças. Nesse sentido, há que procurar comprendê-los e conhecer como eles agem na sua atividade e contextos. A utilização das Histórias de Vida justifica-se porque, segundo o sociólogo Machado Pais (2002), o sistema social manifesta-se sempre na vida individual, de tal modo que pode ser apreendido a partir das especificidades das práticas individuais. Esta técnica atribui, pois, à subjetividade um valor de conhecimento que constitui um ponto de partida para a compreensão da realidade social.

Tarefa empírica

Participante do estudo

    O nosso estudo incidiu sobre um atleta brasileiro especialista nas provas de MF, Fabiano Peçanha, nascido em 1982, em Cruz Alta, uma cidade do norte do Rio Grande do Sul, Brasil. Enquanto jovem foi captado aos 11 anos de idade para a prática do Atletismo na escola de iniciação desportiva sob supervisão de seu pai Jorge Peçanha. Em 1997 aos 15 anos venceu e quebrou o recorde da Corrida de São Silvestrinha, percorrendo os 1.200m em 3min12s.

    Aos 16 anos no decurso de 1998, conquistou o primeiro dos 20 títulos brasileiros nas categorias Menores, Juvenil e Adulto, integrando a seleção juvenil e adulta do Estado do Rio Grande do Sul, em 2001 sagrou-se campeão Pan-Americano Juvenil dos 1.500m, em 2002 foi campeão Sul-Americano Universitário dos 800m e 1.500m. Mas foi em 2003 que Fabiano apresentou-se para o alto rendimento esportivo, ao marcar 1min46s20 nos 800m. Entre os numerosos títulos obtidos em seus 19 anos de carreira, salientam-se os seguintes:

    Fabiano conquistou quatro vezes o Campeonato Sul-Americano Adulto nos 800m (2003, 2005, 2006 e 2009) e três vezes nos 1.500m (2003, 2005 e 2007). Em 2003 e 2007 foi medalha de bronze nos 800m dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo e do Rio de Janeiro. Duas vezes Bronze em Campeonatos Mundiais Universitários nos 800m (2003 e 2009) e nos 1.500m (2003 e 2007). Campeão Mundial Universitário dos 800m em 2005 na Turquia, em 2007 foi vice Campeão Mundial Universitário dos 800m na Tailândia, Campeão Ibero-Americano dos 1.500m e semi-finalista nos 800m nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 e Londres 2012, dos Campeonatos Mundiais Indoor da Hungria em 2004 e da Espanha em 2008.

    No decurso de 2009 obteve o décimo primeiro lugar nos 800m no Campeonato Mundial de Atletismo em Berlim, sagrou-se bi-campeão do GP Brasil de Atletismo em Belém, campeão do GP de Lucerna na Suíça, e quinto colocado no Super Grand Prix de Londres. Além de configurar em décimo sexto colocado no ranking mundial da International Association of Atlhetics Federations (IAAF), nos 800m em 2007 e 2009 com 1min44s60 e 1min44s63 respectivamente.

Procedimentos

    A técnica de investigação científica utilizada foi a das “Histórias de Vida”, a qual dá ênfase às experiências dos indivíduos e às suas ligações com as mudanças ocorridas ao longo do trajeto de vida (Tierney, 2000). Atendendo às suas características, permitem a obtenção de informações relativas à vida desportiva e pessoal dos atletas de alto rendimento, aumentando a compreensão acerca das suas influências sociais e culturais e sobre os contextos onde treinam, competem e vivem (Sands, 2002).

    A recolha de informação para o estabelecimento da História de Vida decorreu durante o período de 12 meses (09/2011 a 09/2012).

    Os instrumentos para o estabelecimento da História de Vida foram as entrevistas e a observação não participante:

1.     entrevistas - a técnica da entrevista semidiretiva é a que serve de base à recolha de informação no âmbito das Histórias de Vida (Poirier et al. 1995). Uma vez que se centrou somente num indivíduo, História de Vida única, procedeu-se à realização de vários diálogos cujo objetivo foi o aprofundamento da informação e a abordagem de temas que não foram antes tratados (Poirier et al. 1995).

    O guião da entrevista foi elaborado tendo em conta os requisitos metodológicos definidos por vários autores (Bogdan & Birklen, 1994; Ruquoy, 2005). Antes da sua aplicação ao sujeito do estudo, o guião foi submetido a um grupo de professores do ensino superior, habituados a lidar com este tipo de instrumento, que o sancionaram. As entrevistas foram gravadas com a devida autorização e posteriormente transcritas.

2.     observação não participante - sem o envolvimento do observador no campo do objeto de estudo, foram observados treinos, competições, conferências, bem como refeições e momentos de lazer do atleta. Daqui resultou todo um conjunto de informações que se constituíram como notas de campo (Heinemann, 2003; Thomas & Nelson, 1996) as quais consistem em descrições das intervenções e comportamentos, bem como as interações pessoais e processos organizacionais em que Fabiano Peçanha estava envolvido.

    Nesta pesquisa, a transcrição das entrevistas e notas de campo constituíram o corpus de análise. A técnica de tratamento da informação utilizada foi a “Análise de Conteúdo” (Bardin, 2008). Neste estudo foram consideradas as duas funções da Análise de Conteúdo, ou seja, a confirmatória e a heurística (Bardin, 2008). Assim, com base na revisão de literatura, realizou-se parte da categorização - a priori - e após uma exploração mais aprofundada do corpus, efetuou-se a restante categorização - a posteriori.

    A análise dos dados foi submetida a uma discussão com outros investigadores com o objetivo de se promover um confronto com as opções por nós efetuadas, desenvolvendo-se assim um processo com vista a tornar todo o percurso metodológico desenvolvido o mais credível possível (Bardin, 2008).

Compreensão do êxito desportivo através da história de vida

    Seguidamente, iremos apresentar as idéias e reflexões estruturantes do pensamento, das atitudes e comportamentos do entrevistado. Estas emergiram como as categorias decisivas deste estudo.

Princípios orientadores

    O nosso estudo procurou compreender como caracterizam-se os corredores excelentes, identificando os valores, as referências e as preocupações que orientam a atividade de um meio-fundista de alto nível, bem como conhecer as representações que tem sobre a excelência, a partir do estabelecimento da sua História de Vida. Nesse âmbito, o nosso entrevistado expressou um conjunto de cuidados que o tem acompanhado ao longo da sua carreira.

    Um evidenciado está relacionado com a valorização da educação recebida pela família. “Acredito que tive uma boa educação familiar. Isto fez com que eu aprimorasse ainda mais minhas decisões, a fim de seguir o caminho do bem e de ter atitudes corretas.” Como refere Mallett & Hanrahan (2004), as decisões do ser humano são influenciadas pelos princípios e valores norteados pela educação oferecida pela famíla. Assim, “o fato do pai e a mãe serem professores, também contribuiu muito para que eu seguisse esse caminho.” Tal posição vai de encontro á bibliografia, uma vez que a pesquisa retrospectiva sobre os últimos 30 anos com indivíduos de elite em vários domínios, revelou a importância da sustentação parental para o desenvolvimento da excelência na sua atividade (Baker, Horton, Robertson-Wilson & Wall, 2003).

    O gosto e a paixão pela atividade profissional foi também algo muito valorizado pelo nosso entrevistado. Efetivamente, “acredito que possuo outras características natas que somadas ao talento, fazem a diferença. A mais importante delas, sem dúvida é o gosto e a paixão pela superação de desafios e isto sempre esteve presente em mim.”

    A paixão pela sua atividade revela-se como uma grande linha orientadora que marca a forma de sentir, estar e atuar deste atleta. Uma grande afeição que surge desde sempre e que é profunda, persistente e inabalável. Tal aspecto é apontado na literatura como fator determinante na promoção da excelência (Tanser, 1997; Orlick, 2008). Nesta perspectiva Patrício (2008), afirma que o que vale a pena ser feito, vale ainda mais se for bem feito e isso só é possível quando se gosta daquilo que se faz.

    Outra inquietação manifestada por Fabiano Peçanha tem a ver com o tipo de relação que o atleta possui com seu treinador. “Essa relação de confiança e respeito é fruto do profundo conhecimento técnico e convívio familiar... parceria na qual perdura pelos 19 anos de carreira sob a supervisão do meu treinador e pai Jorge Peçanha.” Atendendo ao papel desempenhado pelo treinador, verifica-se um incremento no estudo dos seus conhecimentos e suas competências, salientando-se que a relação treinador-atleta tem papel fundamental (Salinero & Ruiz, 2010; Santos & Mesquita, 2010; Sarı & Soyer, 2010). Nesta perspectiva Tanser (1997), afirma que a relação treinador-atleta deve ser norteada pela credibilidade e respeito.

    O sentimento de felicidade foi bem evidenciado pelo nosso entrevistado como fundamental para alcançar o êxito. “Assim, acho que estar próximo da família e amigos e morar na própria casa são fatores que mantêm a felicidade em um nível mais elevado.” Esta afirmação permite-nos verificar que Fabiano Peçanha possui o desejo genuíno de se tornar melhor e continuamente melhor na relação social que o mantêm motivado. “Possuo grande carisma populacional no RS. Grande torcida antes e durante as competições. Acho esse fator, um grande contribuinte não somente no favorecimento do alto rendimento, mas principalmente na manutenção da felicidade.” Como afirma Balbinotti et al. (2007), a felicidade está relacionada à sensação de bem estar, de prazer e satisfação que a prática regular da atividade proporciona. Supõe o interesse que se tem pela atividade assim como a necessidade e a importância acordada pelo sujeito. Também Martínez e Chirivella (1995) afirmam que a felicidade é a chave para a compreensão da motivação no desporto e a promoção da busca do prazer pode ser o aspecto principal da autonomia e da satisfação.

    A determinação foi outra apreensão bem vincada, a qual está relacionada com a capacidade de ser firme nas suas decisões, em não se deixar abater perante as dificuldades e em não ter hesitações nos seus objetivos. Ou seja, “isso me movia aos treinos e competições com uma capacidade de suportar o sofrimento me sentindo com uma força muito maior.

    Também “em 2008, fiquei sem clube por quatro meses. Foi um período de tensão. Mas utilizei do momento como motivo para me dedicar ainda mais e fazer bons resultados. Em 2009 quando voltei a correr 1.44 para os 800m a situação melhorou significativamente.” Ao longo dos tempos, e nos vários domínios, têm-se encontrado notáveis personalidades que venceram porque sempre se recusaram a desistir perante as dificuldades detectadas no seu percurso e os fracassos intermédios. Orlick (2008), afirma que todos nós possuímos uma força incrível quando centramos esta força num objetivo bem determinado. Segundo este autor a excelência flui naturalmente quando você desenvolve a confiança em seu objetivo, ao saber que seu foco vai levá-lo onde você quer chegar.

Ambições e projetos futuros

    Num período de grandes mudanças e transformações sociais a capacidade de olhar em frente, de idealizar é fundamental para a construção do futuro. Uma idéia que transparece nas afirmações de nosso entrevistado tem a ver com a necessidade de desenvolver todos os dias um bom trabalho. “Sei das dificuldades. Que eu tenho que melhorar uma porcentagem difícil de atingir, embora seja muito pequena. Acho que sim, que meu desempenho poderia ser ainda um pouco melhor e chegar a uma medalha em Campeonatos Mundiais ou Jogos Olímpicos.” Mas quando “o resultado não é o esperado, a gente pensa em como seria se fizesse o passado de maneira diferente... mas, de qualquer forma, se eu tivesse feito um passado diferente de nada me garantiria que o resultado poderia ser melhor, pois seria criada uma nova linha de tempo, com novas situações que poderiam dar certo, mas que também poderiam dar errado.”

    Na intenção de refletir a esse respeito Orlick (2008), nos lembra que o coração da excelência humana, muitas vezes começa a bater quando o indivíduo descobre uma perseguição que absorve, liberta, desafia ou lhe dá um senso de significado, alegria e paixão. Quando o atleta encontra algo que promove satisfação a motivação e o compromisso em atingir o resultado tende a crescer.

Constrangimentos e dificuldades

    Ao longo de todo o percurso de vida, os atletas passam por momentos de grandes dificuldades, chegando algumas delas a gerar crises profundas. Perante tais obstáculos, a reação do atleta Fabiano Peçanha vai num sentido positivo e construtivo. Assim, “as lesões são momentos bastante difíceis. Eu tive duas sérias em minha carreira que me fizeram perder importantes competições. Na volta aos treinos, se tem a impressão de que não mais conseguirá correr como antes. Mas sempre sonhei em elevar o atletismo a uma maior importância social em nosso país”. Segundo Potrac et al. (2002), a percepção da necessidade em estabelecer uma forte ligação social através de seus resultados criam um laço fundado sobre o seu comportamento profissional e pessoal.

    O grande constrangimento apontado pelo nosso entrevistado tem a ver com o desejo profundo e constante envolvimento na profissão, em ter obtido índice para os Jogos Olímpicos de 2004 e ser impedido de participar por motivo de lesão.

    Este tipo de atitude insere-se na pedagogia da inquietação e intervenção, do gosto pelo fazer, de estimulação do querer, de celebração do entusiasmo perante as dificuldades e de premiação dos progressos alcançados (Bento, 2004).

Os momentos marcantes

    Ao longo do seu trajeto de vida existem sempre momentos que se constituem como marco de relevo na vida de um atleta de sucesso. Entre os momentos mais importantes, estão os relacionados com o sucesso que obteve no desempenho da sua atividade. “O primeiro resultado que fez eu e minha família perceber que seria um atleta de nível nacional foi em 1997 aos 15 anos quando venci e quebrei o recorde da Corrida de São Silvestrinha em SP. Ali eu superei fortes adversários que já eram destaque em competições nas categorias de base nacional, por uma distância de mais de 100m na prova dos 1.200m. Outro resultado importante foi no Troféu Brasil de 2003, quando melhorei minha marca dos 800m de 1min48s pra 1min46s. Esse resultado era índice B para o Mundial e me colocou nos Jogos Panamericanos de Santo Domingo”.

    Os elementos aqui apontados permitem verificar que os momentos mais altos correspondem a situações riquíssimas ligadas ao seu exercício profissional. Transparece a idéia de que este atleta desde há muito tempo sentiu o desejo de se realizar através da profissão, desenvolvendo perspectivas de futuro e estabelecendo objetivos a longo prazo.

    Na vida de um corredor de sucesso existem também momentos que geram infelicidade, angústia e sofrimento, sendo o mais salientado a situação financeira. “Muitas vezes passei por momentos difíceis, tendo de aceitar propostas incondizentes com meu nível de performance.” Infelizmente não temos uma política esportiva consistente, que apresente condições reais para o desenvolvimento do Atletismo no Rio Grande do Sul (Brandt, 2002). Na perspectiva de Pilatti (2000), o Atletismo brasileiro possui uma espetacularização restrita, apresentando três hipóteses para este fenômeno: i) incapacidade administrativa da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo); ii) falta de apoio da mídia e iii) uma tradição que associa o esporte ao apoio do Estado.

Percepções acerca da excelência

    Um dos aspectos que entendemos pertinente pesquisar foi saber qual o entendimento e reflexão que o atleta Fabiano Peçanha faz acerca do seu desempenho, das suas funções e significados que lhe atribui, bem como da sua missão na sociedade.

    Algo que nos pareceu importante saber, foi sobre de que forma a excelência é “construída” e gerida. As respostas vão na direção da procura constante da qualidade. Assim, “cada vez mais eu busco qualidade no treinamento para que a gente possa ser grande e conquistar o que ainda não foi conquistado em anos anteriores.” Nesse sentido afirma que “a motivação é um fator que deve vir do próprio atleta. Não há treinador ou treinamento no mundo que traga resultados se o atleta não tiver a determinação e motivação de buscá-lo.” Só com um espírito criativo, inovador e empreendedor, aberto a novas idéias e disponível para aprender (Tanser, 1997), que alguém impõe desafios a si próprio, que acredita na sua missão e na sua equipe (Orlick, 2008), a partir das respostas às muitas questões que acompanham um atleta de alto rendimento no seu quotidiano, podemos compreender os valores, as referências e as preocupações que os orientam. Neste sentido os caminhos para se chegar na excelência também são diversos. “Mas, provavelmente a manutenção da excelência necessita de uma mínima estrutura. É fundamental que haja treinos corretos, suporte nutricional adequado, estrutura médica profilática, somados aos níveis interessantes de motivação, com um estilo de vida interessante, apoio familiar, social e financeiro.”

    Outro aspecto que nos preocupou foi saber qual é o papel que um atleta excelente deve ter na sociedade e no desporto, em particular. As respostas apontam, de maneira clara, para a responsabilidade social. Assim, “...não quero ser apenas mais um em um grande centro, mas ser responsável pela criação de um novo centro de atletismo, que beneficie um grande grupo de pessoas.”

    É nesse sentido que a ação do atleta é determinante já que “isso também se tornou real. Através de nossas conquistas, formamos a equipe da UNISC, que beneficiou centenas de pessoas. Mais de trinta tiveram acesso a universidade com bolsas de estudos. Cerca de dez já concluíram o ensino superior.”

    A intervenção do atleta Fabiano Peçanha vai muitas vezes ao nível dos aspectos profissionais da vida em sociedade. Por exemplo, “mesmo estando em um grande centro, sempre preocupei-me em fazer o possível para auxiliar os colegas. Foi assim que auxiliei na decisão da ASICS a patrocinar todo o atletismo do Clube Pinheiros no qual represento.”

    No âmbito da responsabilidade social, o nosso entrevistado dá uma especial atenção à questão do valor educativo do desporto. “Criei a Associação Medalha de Ouro em Santa Cruz do Sul, que visa oportunizar o Atletismo de forma educacional a crianças da rede pública e estadual que não tem acesso ao esporte...”

    Segundo Tanser (1997), os atletas que procuram ter sucesso deverão demonstrar um genuíno interesse pela sua formação global, pela sua vida extra-desportiva e pelo seu futuro. Estarem disponíveis para auxiliar a sociedade em suas inquietudes e procurar desenvolver relações norteadas pela lealdade e amizade.

    Por outro lado, o desempenho dos atletas de topo mundial constitui um exemplo a seguir por milhares de jovens em processo de formação e desenvolvimento. Os seus comportamentos positivos são fundamentais para a promoção e valorização do desporto. Atletas que saibam respeitar o grau de responsabilidade que contraíram junto dos seus admiradores e que, para chegarem onde chegaram foi necessário o investimento de muitos recursos financeiros e humanos por parte do seu País.

    O desporto deve estar assente, numa visão ética da pessoa humana (Garcia & Lemos, 2005), pelos pressupostos teóricos em que se fundamenta, sempre foi visto como campo de vivência, de transmissão e socialização em valores e princípios humanistas (Bento, 1998).

Conclusões

    O objetivo central deste estudo foi identificar os valores, as referências e as preocupações que orientam, a atividade de um atleta de alto rendimento, bem como conhecer as representações que tem sobre a excelência, a partir do estabelecimento da sua História de Vida.

    O nosso entrevistado manifestou um conjunto de apreensões que o têm acompanhado ao longo da sua carreira, salientando uma grande paixão pela profissão, respeito pelos adversários, disciplina aos treinos e uma grande determinação que permitiu trilhar caminhos de sucesso e repletos de obstáculos.

    Em termos de ambições e projetos futuros salientou a vontade de desenvolver todos os dias um bom trabalho. A forma como lida com os constrangimentos e dificuldades é efetuada de uma forma construtiva, encarando-os como algo indispensável para um processo de aperfeiçoamento, ao auxiliar na implantação de uma pista sintética em Santa Cruz do Sul, além de obter bolsa de estudos aos colegas de equipe e incentivar seu patrocinador pessoal a tornar-se o patrocinador da equipe.

    Ao longo do seu trajeto os momentos mais importantes estão, essencialmente, relacionados com ocasiões em que foram alcançados grandes êxitos desportivos, enquanto que os que geram mais angústia e sofrimento acontecem quando ocorreram propostas financeiras que desmereciam seu nível de rendimento.

    O entendimento que tem sobre a sua missão na sociedade está estruturado em duas referências. Uma tem a ver com o fato de que somente a procura constante da qualidade, através de um espírito permanentemente empreendedor, inovador e exigente, poderá contribuir para a busca de mais e melhores resultados desportivos. A outra tem a ver com o gosto e a paixão pela atividade que desenvolve, com altos níveis de motivação acreditando que o faz com mais realismo, mais força que os adversários.

    A abordagem metodológica utilizada neste estudo foi a da história de vida, situada num quadro de valorização do subjetivo, do qualitativo e do particular. Esta abordagem do singular colocou um atleta de alto rendimento no centro da investigação, com a convicção de que a singularidade da sua vida pode fornecer informações que poderão contribuir para um maior conhecimento sobre a excelência no desporto.

Agradecimentos

    Gostaríamos de, publicamente, expressar os nossos agradecimentos ao atleta Fabiano Peçanha por, de uma forma tão generosa, ter partilhado conosco a sua História de Vida.

Bibliografia

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 17 · N° 175 | Buenos Aires, Diciembre de 2012
© 1997-2012 Derechos reservados