efdeportes.com

Análise do recurso de Bad Ragaz no tratamento da fibriomialgia

Estudio del recurso de Bad Ragaz en el tratamiento de la fibromialgia

 

Fisioterapeuta, Mestranda do Curso de Pós-Graduação Strictu Sensu

em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo, RS

(Brasil)

Franciele Zorzo Marques

francielezmarques@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          A fibromialgia refere-se a uma condição dolorosa generalizada e crônica. É considerada uma síndrome porque engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição, distúrbios do sono. A hidroterapia, com destaque para o método dos anéis de Bad Ragaz tem apresentado grande prestígio no tratamento de inúmeras disfunções, dentre estas, a fibromialgia. As propriedades ímpares de flutuação e de resistência da água fazem dela um importante recurso para o fisioterapeuta, proporcionando ao mesmo numerosas opções para a elaboração de um programa de reabilitação. Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica que se utiliza dessa metodologia para apontar a importância do método dos anéis de Bad Ragaz no tratamento desta síndrome. Através do presente estudo ficou claro os benefícios da hidroterapia e do método dos anéis de Bad Ragaz, porém há necessidade de maiores estudos para a comprovação dos efeitos buscados com a fisioterapia aquática aplicando-se o método dos anéis de Bad Ragaz.

          Unitermos: Hidroterapia. Bad Ragaz. Fibromialgia. Fisioterapia.

 

Abstract

          The fibromyalgia refers to a widespread and chronic pain condition. It is considered a syndrome because it encompasses a range of clinical manifestations such as pain, fatigue, malaise, sleep disturbances. Hydrotherapy, especially the method of rings Bad Ragaz has had great prestige in the treatment of many disorders, among which, the fibromyalgia. The unique properties of buoyancy and water resistance make it an important resource for the physiotherapist, giving them numerous options for the development of a rehabilitation program. This study deals with a literature review that uses this methodology to highlight the importance of the method of rings Bad Ragaz in the treatment of this syndrome. Through this study I clear the benefits of hydrotherapy and the method of the rings of Bad Ragaz, there is a need for further studies for confirmation of the effects fetched with aquatic therapy applying the method of the rings of Bad Ragaz.

          Keywords: Hydrotherapy. Bad Ragaz. Fibromyalgia. Physiotherapy.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 167, Abril de 2012. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    O termo fibromialgia refere-se a uma condição dolorosa generalizada e crônica. É considerada uma síndrome porque engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição, distúrbios do sono. No passado, pessoas que apresentavam dor generalizada e uma série de queixas mal definidas não eram levadas muito a sério. Por vezes problemas emocionais eram considerados como fator determinante desse quadro ou então um diagnóstico nebuloso de “fibrosite” era estabelecido. Isso porque acreditava-se que houvesse o envolvimento de um processo inflamatório muscular, daí a terminação “ite” (DAVIS; 2006).

    A Síndrome da Fibromialgia é uma doença reumática não-articular, que faz parte de um grupo das patologias musculoesqueléticas dolorosas, caracterizada por dor difusa, rigidez, fadiga, distúrbios no sono, e pontos dolorosos (BATES & HANSON, 1998).

    A definição atual da síndrome é decorrente da aplicação dos critérios de classificação desenvolvidos pelo Colégio Americano de Reumatologia e descritos por WOLFE, et al (1990). Sendo que para o diagnóstico da síndrome seja confirmado, o paciente precisa um histórico de dor generalizada por pelo menos três meses, a dor é considerada generalizada quando todos os sintomas estão presentes: dor no lado esquerdo do corpo, no lado direito do corpo, abaixo da cintura e acima da cintura. E dor presente em pelo menos 11 dos 18 pontos dolorosos sensíveis quando submetidos à pressão digital envolvendo 4 kg de pressão (CHAITOW; 2002).

    É uma síndrome não totalmente entendida, e, portanto seu tratamento permanece empírico. Em geral, antes do diagnóstico correto estes pacientes já foram medicados inúmeras vezes com antiinflamatórios não esteróides e esteróides, e submetidos a inúmeros exames, todos normais, o que faz com que a ansiedade destes indivíduos esteja em geral aumentada e com receio de uma doença grave (YUNUS; 1981).

    A Fisioterapia Aquática pode ser definida como a utilização do meio aquático com temperatura adaptada para alcançar objetivos fisioterapêuticos, tais como: manutenção ou ganho de amplitude de movimento (ADM) e força muscular (FM), analgesia, relaxamento, redução do espasmo muscular, promoção de independência funcional, treino de marcha, reeducação dos movimentos comprometidos por alguma disfunção. Além destes objetivos, a água também pode ser utilizada como forma de promover a melhora da socialização, autoconfiança e qualidade de vida do paciente (RUOTI; 2000).

    O método dos anéis de Bad Ragaz é uma das técnicas da Fisioterapia Aquática que utiliza exercícios de flutuação sustentada, nos quais o terapeuta oferece estabilização e comando, e que foi desenvolvido através dos anos nas águas termais da cidade de Bad Ragaz, Suíça. Este método utiliza as propriedades físicas da água e ao mesmo tempo possibilita a função anatômica e fisiológica normal das articulações e músculos, contribuindo, conseqüentemente, para o aumento da amplitude de movimento da articulação afetada (RUOTI; 2000).

    Portanto, o presente estudo tem como objetivo demonstrar a importância da Hidroterapia com ênfase no método dos anéis de Bad Ragaz no tratamento da Fibromialgia.

Procedimentos metodológicos

    O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, para a realização deste buscou-se embasamento científico em livros e artigos periódicos nacionais e internacionais. Foram selecionadas categorias prévias para dirigir o estudo baseadas nas seguintes questões: Hidroterapia. Bad Ragaz, Fibromialgia, Fisioterapia.

    Para Pádua (2004) a pesquisa bibliográfica é a que conduz o pesquisador a acessar o que se tem produzido e registrado perante o tema a que se dispõe pesquisar, também permite ao pesquisador o acesso diversificado a estudos de vários autores, assim com pontos de vista, informações diversas e a cobertura em qualquer escala que cada autor faz com seu enfoque perante o tema.

Discussão

    A fibromialgia é uma forma de doença reumática associada à sensibilidade do indivíduo frente a um estímulo doloroso. Podendo prejudicar a qualidade de vida e o desempenho profissional, motivos que plenamente justificam que o paciente seja levado a sério em suas queixas.

    Os diferentes fatores, isolados ou combinados, podem favorecer as manifestações da fibromialgia, dentre eles doenças graves, traumas emocionais ou físicos e mudanças hormonais. Para amenizar o sofrimento do paciente com fibromialgia, através da água aquecida, existem várias modalidades de tratamento. Dentre as mais utilizadas e conhecidas, destacamos a técnica de Bad Ragaz, onde a finalidade principal desses exercícios é promover a estabilização do tronco e das extremidades, trabalhando com exercícios resistidos.

    Como constatou-se, a hidroterapia não é um recurso novo, pois a cada ano outros métodos são desenvolvidos, estudados e testados. Dois estímulos vêm colaborando e direcionando as pesquisas para a confirmação dos efeitos da água, de acordo com Becker e Colle (2000).

    O primeiro estímulo para os estudiosos pesquisarem foi terem considerado a terapia aquática como um método ideal para se estudar as respostas cardíacas, pulmonares e renais às súbitas alterações no volume sanguíneo, uma parte essencial da compreensão de como a espécie humana mantém as funções normais durante uma alteração fisiológica, o segundo foi o reconhecimento de que a imersão aquática é o ambiente ideal para mimetizar a ausência de gravidade, e então, quando o homem começou a se preparar para ir ao espaço, encontraram-se respostas sobre o primeiro ambiente da espécie humana: a imersão total corporal termoneutra.

    De Vierville (2000) cita que: “a reabilitação aquática contemporânea está redescobrindo e redefinindo as tradições aquáticas estabelecidas no inicio deste século através da hidrologia (...), balneários de saúde e da terapia em spa”.

    Martinez (2000) destaca que atualmente as atividades aquáticas são utilizadas e indicadas por diversas profissões, citando entre elas, a Fisioterapia, a Medicina, a Educação Física, a Terapia Ocupacional, a Psicologia, a Pedagogia e outras, as quais podem ter caráter preventivo e/ou terapêutico.

    Dias et. al. (2003, p.324), referindo-se à Fisioterapia Aquática, consideram que “a expansão e aceitação desta técnica de reabilitação são, em grande parte, resultado da resposta positiva dos pacientes e da alta taxa de sucesso da Fisioterapia Aquática”.

    Fala-se em respostas positivas porque se exercitar na água capacita a pessoa à auto-expressão, à auto-realização e à auto-valorização, melhorando sua autoconfiança e aprimorando progressivamente suas habilidades e independência (CORRÊA & MARINHO, 2003).

    A Fisioterapia Aquática está bem mais divulgada e aceita pela sociedade, hoje em dia, inclusive os meios de comunicação colaboram para esta divulgação no momento em que publicam e relatam casos de pessoas atendidas com ótimos resultados na recuperação motora e psíquica, fato que pode promover o retorno às atividades cotidianas e a interação social, principalmente nos casos de fibromialgia.

    Atualmente, a hidroterapia, com destaque para o método dos anéis de Bad Ragaz tem apresentado grande prestígio no tratamento de inúmeras disfunções, dentre estas, as fibromialgia. As propriedades ímpares de flutuação e de resistência da água fazem dela um importante recurso para o fisioterapeuta, proporcionando ao mesmo numerosas opções para a elaboração de um programa de reabilitação individual. As vantagens da redução do peso corporal e da imersão em um meio com resistência são bem conhecidas, razão pela qual foi estimulada a utilização da água como meio de reabilitação.

    A fibromialgia é caracterizada por: incômodo, dor, enrijecimento de múltiplas áreas do sistema músculo-esquelético, fadiga, fraqueza muscular e diminuição da amplitude de movimento. Os efeitos buscados com a fisioterapia aquática aplicando-se o método dos anéis de Bad Ragaz visam, principalmente, a redução do tônus muscular, relaxamento, aumento da amplitude articular, fortalecimento muscular, restauração de padrões normais de movimento, maior mobilidade articular, analgesia e trabalho proprioceptivo em pacientes com fibromialgia (POLLAK, 1999).

    A realização dos exercícios na água poderá ter melhor tolerância se comparado aos exercícios realizados em terra, visto que existe um menor gasto de oxigênio, uma vez que menos massa muscular é exigida, diminuindo também dessa forma a freqüência cardíaca.

    O método dos anéis de Bad Ragaz nos casos de fibromialgia diferencia-se das outras técnicas da Fisioterapia Aquática, pois utiliza as propriedades físicas da água, ao mesmo tempo em que possibilita a função anatômica e fisiológica normal de músculos e articulações. Sendo assim, o fisioterapeuta que desejar trabalhar nessa área deverá estar ciente dos efeitos da água no organismo do paciente, para então adequar as diversas possibilidades de tratamento em piscina terapêutica, objetivando um atendimento o mais individualizado e especializado possível.

    Esta técnica baseia-se em padrões específicos de movimento para aumentar a força e a amplitude de movimentos de braços, pernas e tronco em padrões unilaterais ou bilaterais. A movimentação bilateral pode ser simétrica ou assimétrica. Os padrões podem encorajar contrações musculares isotônicas ou isométricas. Ele exige que o fisioterapeuta posicione suas mãos sobre locais específicos, enquanto o paciente é instruído para mover-se em uma direção determinada. O fisioterapeuta então torna-se um ponto de estabilização a partir do qual o paciente se move. A resistência ao movimento do paciente é criada por arrasto turbulento. Por outro lado, o método, usualmente permite ao paciente determinar a quantidade de resistência baseando-se na sua velocidade específica de movimento (MORRIS, 2000).

    Sendo um método versátil de tratamento é indicado nas condições ortopédicas e reumatológicas, em transtornos neurológicos, fibromialgias, síndromes dolorosas de extremidades, distrofia simpática reflexa e/ou dessensibilização sensitiva, pacientes mastectomizadas, pacientes pós-cirurgia cardíaca, atraso de desenvolvimento motor.

    Fiorelli (2002) tem descrito a grande eficácia do método devido à resistência fornecida na medida em que o corpo se move através da água, sendo que quanto mais rápido é o movimento maior será a resistência.

    Conforme Gama (2006) relata que isotonicamente a resistência do exercício é graduada e controlada pelo fisioterapeuta, podendo aumentar ou diminuir a resistência em movimentos assistidos ou resistidos. Isocineticamente esta resistência é graduada pelo paciente e o fisioterapeuta será um fixador enquanto o paciente se movimentará determinando a velocidade e a resistência. Passivamente é utilizado para alongamento passivo do tronco, tendo como objetivo o relaxamento, a inibição do tônus muscular, o alongamento da coluna e do tronco. E por final isometricamente mantém uma posição enquanto é movido na água pelo fisioterapeuta e o paciente sustenta a contração.

    Segundo Rosa Filho (2005), a voz do fisioterapeuta é usada como estímulo verbal exigindo desta forma o esforço voluntário do paciente, as instruções são breves, simples, precisas e sincronizadas. Sendo a exatidão no comando essencial como: Segure – para contração isométrica, puxe ou empurre – para contração isotônica e relaxe – para relaxamento.

    Esta modalidade de tratamento fisioterapêutico exerce real efeito no comportamento da dor destes pacientes, tendo uma influência positiva na reabilitação dos pacientes com fibromialgia, melhorando a qualidade de vida.

Considerações finais

    Verificamos, através do presente estudo, que a hidroterapia pode melhorar a qualidade de vida dos indivíduos com fibromialgia - síndrome que engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição e distúrbios do sono.

    Os exercícios executados variam de acordo com a temperatura da água, a pressão hidrostática, a duração do tratamento e a intensidade dos exercícios. Outro fator importante é que as reações fisiológicas podem ser modificadas pelas condições da doença de cada paciente.

    Através da presente revisão bibliográfica, acreditamos na eficácia do método dos anéis de Bad Ragaz no tratamento da fibromialgia, sendo que, os efeitos buscados com a fisioterapia aquática visam, principalmente, o apoio parcial e progressivo de carga, maior mobilidade articular, facilitação dos movimentos, relaxamento muscular, analgesia e trabalho proprioceptivo. É importante que o terapeuta juntamente com o seu paciente defina claramente os objetivos de qualquer exercício específico na piscina, para dessa forma, garantir o progresso na direção dos objetivos funcionais globais.

    Pode-se destacar que a reabilitação de pacientes com a fibriomialgia através do método Bad Ragaz ainda necessita de muito estudo e pesquisas científicas que comprovem a eficácia da aplicação do método. Percebeu-se com este estudo uma escassez de literatura científica especializada no assunto. Evidencia-se, então, a importância no crescimento de pesquisas nessa área, no intuito de ampliar o leque de possibilidades na área da reabilitação.

Referências bibliográficas

  • BATES, Andréa; HANSON, Norm. Exercícios aquáticos terapêuticos.1 ed. São Paulo: Manole, 1998.

  • BECKER, B. E.; COLLE, A. Terapia aquática moderna. São Paulo: Manole, 2000.

  • CHAITOW, Leon. Síndrome da Fibriomialgia: Um guia para o tratamento. 1 ed. São Paulo: Manole,2002.

  • CORRÊA, J.; MARTINHO, L. Fisioterapia na água dá resultados. Revista Saúde Interativa, Santa Maria, ano 2, n. 5, p. 13, gev, 2003.

  • DAVIS, Carol M. Fisioterapia e reabilitação: terapias complementares. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

  • DIAS, K. S. G. Melhora da qualidade de vida em pacientes fibromiálgicos tratados com hidroterapia. São Paulo: Atlântica, 2003.

  • DE VIERVILLE A. Reabilitação aquática: uma perspectiva histórica. In: BECKER, B. E.; COLLE, A. Terapia aquática moderna. São Paulo: Manole, 2000.

  • FIORELLI, A.; ARCA, E. A.; PINTO, F. P. R. Efeitos da hidrocinesioterapia na amplitude de movimento em indivíduos sedentários utilizando o método Bad Ragaz. Revista Fisioterapia Brasil. V. 3, n. 5, set/out/2002.

  • GAMPER U & LAMBECK J. Apostila do curso internacional: método dos anéis de Bad Ragaz. São Paulo, 2006.

  • MARTINEZ, F. G. Atividade aquática. São Paulo: Cortez, 2000.

  • MORRIS, D.; COLE, A. Reabilitação Aquática. São Paulo: Manole, 2000.

  • PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da Pesquisa: Abordagem teórico prática. 10. ed. Campinas, SP: Papirus, 2004.

  • POLLAK, Daniel Febelman. Atualização terapêutica. Extratos da Literatura Mundial em Fibromialgia, 1999.

  • RUOTI, R. G.; MORRIS, D. M.; COLE, A. J. Reabilitação aquática. São Paulo: Manole, 2000.

  • ROSA FILHO, B. Facilitação neuromuscular proprioceptiva. Disponível em http://www.gate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/blair_art6.htm/ Acesso em: 14 out 2008.

  • YUNUS, Muhammad et. al. Seminário sobre Artrite e reumatismo. Vol. XI, nº 1, a gosto de 1981.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 17 · N° 167 | Buenos Aires, Abril de 2012
© 1997-2012 Derechos reservados