efdeportes.com

Perfil antropométrico de praticantes 

de jiu-jitsu da cidade de Cascavel, PR

Perfil antropométrico de los practicantes de jiu-jitsu de la ciudad de Cascavel, PR

 

*Formado em Educação Fisica pela Faculdade Assis Gurgazs Cascavel-PR

Mestrando em Ciências do Desporto pela Universidade

de Trás os Monte e Alto Douro- UTAD, Vila Real –Portugal

Pós Graduado em Fisiologia do Exercício pela Universidade

dos Bandeirantes-Uniban-PR (2007). Pós Graduado em Avaliação

e Prescrição de Exercícios Físicos para População Especiais

pela Faculdade Assis Gurgaczs- FAG-PR (2008)

Campeão Mundial de Jiu-Jitsu (2004 e 2005)

Ana Carlina Gleden Poderoso

Rodrigo Poderoso*

rodrigopoderoso@bol.com.br

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          Introdução: O Jiu-Jitsu é uma arte marcial que foi inventada por monges budistas, em busca de proteção em suas viagens, é uma arte marcial que visa fazer imobilizações através de chaves e alavancas em articulações. A antropometria é importante para poder saber percentuais de gordura, circunferências entre outras coisas para que se possa cada vez mais melhorar o desempenho de atletas. Objetivo: Analisar o perfil Antropométrico dos praticantes de jiu-jitsu da cidade de Cascavel - PR e comparar com estudos de outras regiões comprovando que os praticantes de Jiu-Jitsu estão com percentuais elevados se comparados com atletas de alto rendimento. Metodologia: A amostra foi representada por 31 praticantes de Jiu-Jitsu da cidade de Cascavel- PR. Que praticam a arte marcial ao menos 3 vezes por semana, a pelo menos 1 ano. Foi uma amostra recrutada não aleatoriamente uma vez que o objetivo do presente estudo é identificar o perfil dos praticantes. A amostra foi selecionada de acordo com a idade dos praticantes, uma vez que o Jiu-Jitsu também é dividido por faixa etária e o seu peso pode mudar de acordo com a idade do praticante, por isso foram recrutados apenas homens que se classificam na categoria adulta sendo de 17 anos em diante. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, com valores de média e desvio padrão. Para comparar os resultados da antropometria com outros estudos, foi empregada a análise de variância Anova One-Way, seguida do teste de Post hoc de Scheffé com nível de significância de p<0,05. Conclusão: Que os praticantes de Jiu-Jitsu da cidade de Cascavel se comparados com outros praticantes estão com o percentual de gordura, IMC acima do normal para os praticantes dessa modalidade, mas se comparados com pessoas comuns que praticam atividade física, estão com a sua saúde em dia.

          Unitermos: Jiu-Jitsu. Antropometria. Cascavel.

 

Abstract

          Introduction: Jiu-Jitsu is a martial art that was invented by Buddhist monks in search of protection in his travels, is a martial art that aims to make tangible through switches and levers in the joints. Anthropometry is important to be able to know fat percentage, circumference among other things so that we can increasingly improve athletic performance. Objective: To assess the anthropometric practitioners of jiu-jitsu of Cascavel - PR and compare with other studies showing that regions of the practitioners of Jiu-Jitsu with high percentages are compared with high-performance athletes. Methods: The sample was represented by 31 practitioners of Jiu-Jitsu of Cascavel-PR. Practicing martial arts at least three times a week, at least one year. It was not a random sample chosen since the purpose of this study is to identify the profile of practitioners. The sample was selected according to the age of the practitioners, since the Jiu-Jitsu is also divided by age and weight can change depending on the age of the practitioner, so only men were recruited to be classified in three adult being 17 years onwards. Data were analyzed using descriptive statistics with mean and standard deviation. To compare the anthropometric results with other studies, we used analysis of variance One-Way ANOVA followed by post hoc test with Scheffé significance level of p <0.05. Conclusion: What practitioners of Jiu-Jitsu of Cascavel compared with other practitioners are with the fat percentage, BMI above normal for the practitioners of this modality, but if compared with ordinary people who perform physical activities, are to his good health.
          Keywords: Jiu-Jitsu. Anthropometry. Rattlesnake.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 16, Nº 159, Agosto de 2011. http://www.efdeportes.com

1 / 1

Introdução

    O Jiu-Jitsu é uma arte marcial que segundo Thomas (2000) foi inventado por monges budistas na índia sem data precisa, mas foi no Japão que foi reconhecido e popularizado. O significado de Jiu-Jitsu é arte suave, é uma luta onde se baseia em chaves e alavancas em articulações.

    Esse trabalho tem como objetivo identificar o perfil antropométrico de praticantes de Jiu-Jitsu demonstrando a sua composição corporal através de dobras cutâneas, circunferência, peso e altura. Para que possamos aprimorar cada vez mais o desempenho dos atletas.

    Segundo Petroski (2007) a antropometria tem grande aplicação no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças, na verificação das adaptações ao treinamento, na seleção de atletas e em estudos de caracterização étnica.

    Quando as medidas são feitas periodicamente, obtêm-se informações precisas da resposta do organismo a estímulos dados (OLIVEIRA, 2003).

    Segundo Petroski (1995) a análise da composição corporal é a quantificação dos principais componentes estruturais do corpo humano. O tamanho e a forma corporais são determinados basicamente pela carga genética e formam a base sobre a qual são dispostos, em proporções variadas, os três maiores componentes estruturais do corpo humano: osso, músculo e gordura.

    O acompanhamento das variações antropométricas fornece importantes informações que auxiliam o clínico no acompanhamento de respostas a tratamentos, na verificação do estado nutricional e de anormalidades do desenvolvimento físico dos indivíduos (PETROSKI, 2007).

    No presente estudo foi utilizado a medição de perímetros, altura, comprimentos e dobras cutâneas.

    Segundo Oliveira (2003) a tomada de medidas antropométricas requer o conhecimento prévio dos pontos anatômicos usados para padronizar essas medidas. Esses pontos anatômicos devem ser corretamente identificados por palpação e marcados com lápis demográfico para que a colocação do instrumento de medida seja feita no ponto padronizado.

    A medida da massa corporal permite o acompanhamento do processo de crescimento e desenvolvimento da criança, o controle das variações da massa corporal em função de intervenções como dietas ou treinamento físico, ou ainda, no controle do restabelecimento físico. Essa é uma medida antropométrica que está relacionada com a idade, sexo, estado nutricional, nível de condicionamento físico, entre outras variáveis. O equipamento usado na sua quantificação é uma balança que mede a força (peso) com que a massa corporal é atraída pela terra (OLIVEIRA, 2003).

    Petroski (2007) as alturas são medidas lineares realizadas no sentido vertical. Teoricamente, qualquer ponto do corpo humano pode gerar uma distancia ao solo, caracterizando assim, uma variável que permite a analise cineantropométrica.

    O propósito dessas medidas será utilizado para acompanhar o crescimento corporal e desenvolvimento, como também, em projetos de engenharia para concepção de maquinários, utensílios e espaços físicos ocupados pelo homem (PETROSKI, 2007).

    Segundo Petroski (2007) as dobras cutâneas ou pregas cutâneas como também são conhecidas, apresentam-se como uma forma indireta de mensuração da adiposidade corporal. As medidas de dobras cutâneas são utilizadas para estimar a composição corporal.

    Existem varias formas de equações para estimar esta composição, mas o mais importante é salientar que as equações foram criadas para população especificas, generalizadas e podem produzir resultados distorcidos quando não são bem utilizadas. Portanto é de primordial importância que mensurar as dobras cutâneas seja verificado qual o objetivo e qual a população que será mensurada (PETROSKI, 2007).

    Segundo Petroski (2007) o propósito de medida de dobras cutâneas é para estimar a densidade e a quantidade de gordura corporal para:

    Identificar os riscos a saúde associados com o excesso ou falta de gordura corporal total, controlar mudanças na composição corporal associados ao efeito da nutrição e do exercício, estimar peso ideal, acompanhar o crescimento, desenvolvimento maturação e idade relacionada com a mudança da composição corporal. Identificar nos pacientes os riscos a saúde associada com o acumulo de gordura, principalmente a intra-abdominal e por ultimo formular recomendação dietéticas e prescrição de exercícios (PETROSKI, 2007).

    No esforço do atleta em alcançar o seu nível mais alto do desempenho esportivo, a nutrição pode servir como um dos meios para obtenção de tal objetivo. A escolha da estratégia dietética correta não fará com que um atleta de baixa técnica, por exemplo, apresentem melhores ou os mesmos resultados de um atleta com boa técnica. Porém, se pensar em atletas com as mesmas capacidades técnicas, físicas e psicológicas, onde detalhes fazem a diferença entre um campeão e um perdedor, certamente a dieta deverá ser considerada e avaliada (MAUGHAN, GLEESON & GREENHEFF, 2000).

    Segundo Guarnieri (2006) conhecer sobre nutrição é hoje um importante diferencial na desempenho de atletas, especialmente tratando-se de atletas de alto nível.

    A quantidade de calorias a ser ingerida por um atleta dependerá da sua idade, sexo, peso, modalidade esportiva, volume, duração, intensidade e fase do seu treinamento (POWERS & HOWLEY, 1997).

    A ingestão inadequada de calorias e dos nutrientes, pode causar um desgaste energético representativo, e conseqüentemente, o desempenho do atleta estará comprometido (HULTMAN et al, 1996).

    Além disso, o acúmulo de gordura corporal refletida em altos índices do Índice de Massa Corporal (IMC) e níveis não desejados no percentual de gordura corporal irão necessitar ser combatidos durante a preparação física da equipe visando aumentar o potencial técnico do jogador (GUARNIERI, 2006).

    No Jiu-Jitsu são desenvolvidas várias valências físicas e psicológicas dentre elas a velocidade de raciocínio, o praticante de Jiu-jitsu consegue ter um controle a si mesmo e uma destreza e desenvolve uma autoconfiança muito grande.

    Por ser uma luta onde é baseada em alavancas e quedas, o atleta busca utilizar a força de seu oponente a seu favor, o Jiu-jitsu desenvolve uma capacidade de raciocínio muito rápido, uma vez que a luta é comparada com um jogo de xadrez, onde os adversários tentam utilizar o erro do outro para buscar a vitória.

    As valências desenvolvidas no Jiu-jitsu são: Força, resistência, flexibilidade, coordenação, equilíbrio, agilidade e velocidade.

    Para isso foram avaliados praticantes de Jiu-Jitsu da cidade de Cascavel de duas academias, que praticam Jiu-Jitsu pelo menos três vezes na semana, alguns são atletas e outros praticam apenas como uma forma de atividade física e nunca participaram de campeonatos.

    Através dos resultados obtidos comparemos com outras pesquisas sugerindo a melhora aos treinamentos, uma vez que trabalhamos com a modalidade

Materiais e métodos

    A amostra foi representada por 31 praticantes de Jiu-Jitsu da cidade de Cascavel, PR. Que praticam a arte marcial ao menos 3 vezes por semana, a pelo menos 1 ano.

    Foi uma amostra recrutada não aleatoriamente uma vez que o objetivo do presente estudo é identificar o perfil dos praticantes.

    A coleta de dados foi iniciada após palestra explicativa acerca dos objetivos do estudo e as devidas orientações sobre os protocolos utilizados.

    A amostra foi selecionada de acordo com a idade dos praticantes, uma vez que o Jiu-Jitsu também é dividido por faixa etária e o seu peso pode mudar de acordo com a idade do praticante, por isso foram recrutados apenas homens que se classificam na categoria adulta sendo de 17 anos em diante.

Resultados e discussão

    Iremos demonstrar as variáveis de composição corporal dos atletas através de mínimo, máximo, média e desvio padrão.

Tabela 1. Variaveis da composição corporal

    A massa corporal foi obtida por meio de uma balança antropométrica digital, da marca Filizola, graduada de 0 a 150 kg, com precisão de 0,1 kg, e a estatura foram determinadas em um estadiômetro portátil, fixado à parede, da marca Seca, graduado de 0 a 220 cm, com escala de precisão de 0,1 cm, de acordo com os procedimentos descritos por Gordon, Chumlea e Roche (1988). A partir dessas medidas calculou-se o índice de massa corpórea (IMC) por meio do quociente massa corporal/ (estatura)2, sendo a massa corporal expressa em quilogramas (kg) e a estatura em metros (m) (GUEDES; GUEDES, 2003).

    Foram avaliados 31 atletas de Jiu-jitsu com a idade de 17 a 43 anos sendo uma distância muito grande entre a idade mínima e a máxima, isso faz com que ocorra uma diferença na composição corporal dos praticantes.

    O peso teve um mínimo de 54 kg e um máximo de 115 kg fazendo com que o desvio padrão ficasse muito alto devido à diferença brusca entre os pesos mínimo e máximo mesmo deixando o peso com uma média de 76,15 kg.

    A estatura foi mais uma variável pesquisada no tema ficando com uma média de 1,76 metros, mesmo com o menor praticante medindo 1,61 metros e o maior com 1,92 metros, uma diferença de praticamente 31 cm o que faz diferença em algumas lutas.

    Segundo Bianchi et al. 2005 onde foi feita uma análise em apenas 8 atletas de BJJ onde foram obtidos valores parecidos na média de massa corporal de 79 kg e a estatura também semelhante com media de 1,76 metros mas o percentual de gordura estava abaixo dos praticantes de Cascavel.

    A média do IMC dos atletas ficou enquadrada em normal de acordo com a OMS, mas o máximo ficou enquadrado como obesidade 1 sendo que o risco para a saúde seria classificado em moderadamente aumentando.

    A tabela 5 apresentará um índice de atletas classificando eles de acordo com o IMC e a classificação de peso de acordo com a OMS.

Tabela 2. Índice e freqüencia do IMC nos praticantes de jiu-jitsu

    Na tabela 5 é possível visualizar que a maioria, ou seja, 54,83% dos atletas estão com o IMC classificados como normal mostrando que estão saudáveis, 12 atletas sendo 38,70 % da amostra estão classificado com sobrepeso não devido ao percentual de gordura e sim pela massa muscular deles como será visto.

    E apenas 2 deles sendo 6,47% da amostra está com obesidade 1, isso devido ao seu peso e gordura abdominal.

    Iremos demonstrar a composição corporal dos atletas através do percentual de gordura, sua massa magra e massa gorda, isso através de máximos, mínimos e médios e desvios padrões.

    Os percentuais de gordura foram calculados através do protocolo de Faulkner (1968) para homens atletas.

Tabela 3. Composição corporal através da massa magra, massa gorda e percentual de gordura

    A adiposidade corporal foi determinada pela técnica de espessura do tecido adiposo subcutâneo, por meio da utilização de um adipômetro científico da marca Lange (Cambridge Scientific Industries Inc., Cambridge, Maryland), de fabricação americana, com precisão de 1 mm. Para tanto, foram medidas as espessuras das dobras cutâneas supra ilíaca, abdominal e triciptal, de acordo com as recomendações de Harrison, Bursik, Carter, Johnston, Lohman e Pollock (1988). Três medidas foram realizadas, de forma rotacional, em cada ponto anatômico, adotando-se o valor mediano como referência.

    Para a determinação do percentual de gordura foi utilizado o protocolo de Guedes para três dobras: triciptal, suprailíaca e abdominal (GUEDES; GUEDES, 2003).

    Os percentuais de gordura dos atletas de Cascavel estão com médias acima dos outros praticantes de outras regiões, sendo que nos estudos de Del Vecchio, 2007 o percentual de gordura está com uma média de 9,83% e estão com padrões altos também se comparados com Bianchi 2005, ambos os estudos da região sudeste.

    A pesquisa de Del Vecchio foi realizada durante o campeonato mundial de Jiu-Jitsu realizado em São Paulo no ano de 2005 com uma amostra sendo caracterizada por atletas de diversas faixas.

    Apenas o valor de um praticante de Cascavel se enquadra com a média de Del Vecchio, com o valor de 9,53 %.

    A massa magra mostra que os praticantes têm mais massa magra do que massa gorda sendo que o máximo de massa magra é de 95,74 kg e de massa gorda é de 25 kg e o mínimo é de 34,22 kg e de massa gorda de 11,96 kg.

    Comparando com outro trabalho de Ferreira (2010), a media do percentual de gordura dos atletas de Cascavel foi de 14,35 e o estudo realizado por Ferreira (2010) foi de 11, 07, esta um pouco acima, mas a sua media de idade dos atletas de Cascavel é mais alta 24,55 Ferreira (2010) media da idade19, 25, isto pode caracterizar o porquê do aumento do percentual de gordura dos atletas de Cascavel estar acima em comparação com outros estudos, segundo Guedes (1998) com o avanço da idade é natural à perda da massa magra e o aumento da massa gorda.

Tabela 4. Resultado do percentual de gordura classificação do risco para saúde

    A amostra foi avaliada através do protocolo de Faulkner (1968) para homens atletas, teve um número significativo de pessoas, foram 31 indivíduos no total.

    Através do resultado obtido foi possível observar que os atletas de Jiu-jitsu têm um percentual de gordura considerado adequado por LOHAN (1982) citado por POWERS e HOWLEY, (1997 p.339) com a média de 14,35%, mas se comparado com outros estudos estes estão com um percentual um tanto quanto alto, uma vez que foram encontrados estudos onde os percentuais eram de 10,6% e 9,83%.

    A grande maioria, ou seja, 29 praticantes ou 93,54 % estão com um percentual de gordura considerado recomendado provando que o seu índice de massa corporal está alto devido elevado valores de massa magra e não pelo percentual de gordura. Já apenas 2 praticantes ou seja 6,46 % estão com o risco moderadamente elevado para a saúde.

    Foi avaliado a freqüência e o percentual de atletas de acordo com o risco para saúde através do calculo de relação entre cintura e quadril.

Tabela 5. Relação cintura quadril

    A mostra da relação cintura quadril onde a grande parte da amostra encontra com um nível moderado para a saúde quando comparada com a tabela de classificação de risco da ACSM (2006). Apenas 3 sendo 9,67 % da amostra de 20 a 29 anos se encontra com um risco baixo para a saúde, já com um número significativo na amostra de 8 pessoas sendo 25,80 % praticamente um quarto da amostra está classificado com um nível alto de acordo com a tabela da ACSM (2006).

Conclusão

    Através do presente estudo foi possível concluir que os praticantes de Jiu-Jitsu da cidade de Cascavel se comparados com outros praticantes estão com o percentual de gordura, IMC acima do normal para os praticantes dessa modalidade.

    Mas de comparados com pessoas comuns que praticam atividade física, estão com a sua saúde em dia, uma vez que seus percentuais de gordura, relação cintura quadril, IMC se encontram com a classificação normal para a idade, alguns deles se encontram com classificação de sobrepeso, mas por causa da sua massa magro elevado e não devido ao acúmulo de percentual de gordura.

Refêrencias bibliográficas

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 16 · N° 159 | Buenos Aires, Agosto de 2011  
© 1997-2011 Derechos reservados