efdeportes.com

A importância da pesquisa na universidade

La importancia de la investigación en la universidad

The importance of research in universities

 

*Pós-Graduando em Educação Física Escolar do Centro

de Educação Física e Desportos da Universidade Federal

de Santa Maria-RS CEFD/UFSM, membro do Grupo de Estudos

e Pesquisas em Educação Física do PPGE, UFSM

***Pós-Graduando em Metodologia do ensino

da Filosofia e Sociologia Indaial, SC-ASSEVIM

Cassiano Telles*

Antony Targino de Freitas***

telleshz@yahoo.com.br

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          Sendo a pesquisa um grande sistema complementar nas Universidades, podemos dizer que a mesma vem por proporcionar aos acadêmicos um profundo aperfeiçoamento formativo, tendo em vista que a pesquisa tem o compromisso de formar não somente estudiosos ou cientistas, mas também é de fundamental importância para o desenvolvimento local, regional, podendo até nos aventurar em dizer que o mesmo possui características de desenvolvimento nacional, mesmo ele sendo difundindo em nossa Universidade, através de um meio tão amplo que é a graduação superior, que possui muitos cursos e áreas de desenvolvimento tendo em vista que cada dia surge mais e mais universidades proporcionando ao país um grande pólo de pesquisa. Mas ao pesquisarmos ou tornarmos pesquisadores acabamos por encontrar uma realidade que nos assusta definitivamente. Este sendo um meio de desenvolvimento, aprimoramento de conhecimentos, formador de estudiosos, cientistas, literários, deveria ser muito melhor explorado por todos nós. Os grandes centros de pesquisa encontram-se nas Universidades Federais, que possuem verbas governamentais como o próprio nome já diz é inteiramente sustentada pelo Governo Federal, que mesmo mandando muitas vezes poucos recursos proporciona as mesmas verbas para a pesquisa, o que não acontece com as particulares que se encontram muitas vezes sem recursos até para pagar a sua infra-estrutura, deixando suas pesquisas limitadas aos projetos governamentais, sendo que não destinam recursos próprios para a pesquisa.

          Unitermos: Pesquisa. Universidade. Recursos.

 

Abstract

          As a major research universities in the complement system, we can say that it is for providing a thorough academic training improvement, considering that the research is committed to train not only scholars or scientists, but also is of fundamental importance to develop local, regional, and could even venture to say in that it has characteristics of national development, whether it is spreading in our university, in a way that is as broad a higher ranking, which has many courses and areas of development given that each day is more and more universities offering the country a major center for research. But researchers to become researchers or just to find a reality that frightens us forever. This is a means of development, improvement of knowledge, training of scholars, scientists, literary, should be exploited much better by all of us. The major research centers are in the federal universities, which have government money as the name says is fully supported by the Federal Government, even sending a few resources often gives them money for research, which is not the case with the individuals who are often without resources to pay for its infrastructure, leaving limited their research to government projects and is not intended that resources for the search.

          Keywords: Research. University. Resources.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 16, Nº 159, Agosto de 2011. http://www.efdeportes.com

1 / 1

Introdução

    Ao andar dentro de um Centro Universitário, podemos constatar o que representa a pesquisa para os professores e acadêmicos, transpassa os recursos destinados, pois a vontade de fazer a diferença para quem quer chegar ao conhecimento faz com que estes recursos façam muito mais, não somente valorizando o currículo dos mesmos, mas ajudando sua comunidade e por que não seu país a entrar em uma era de modernização.

    Como o dicionário de língua portuguesa já diz, a pesquisa é um processo sistemático de construção de conhecimentos que tem como metas principais gerar novos conhecimentos ou corroborar/refutar algum conhecimento já existente.

    Mais a sincera opinião sobre a pesquisa é que na mesma encontramos e buscamos o desconhecido, colaborando com o desenvolvimento do assunto pesquisado, além de levantarmos dados para futuros descobrimentos ou até para futuros investimentos públicos nos locais ou até no assunto em pesquisado.

    O pesquisador como é chamado o acadêmico/professor universitário que realiza por via de regra uma pesquisa dentro do âmbito da academia é responsável por realizá-la com êxito, sendo que esta realização pode levar muito tempo para ocorrer nas instituições Federais, mas nas instituições privadas como a nossa ela deve ocorrer dento de doze meses, pois os recursos destinados para este fim são repassados pelo próprio governo que espera resultados imediatos.

    Todos nós pesquisadores, sabemos, que uma pesquisa gera outra pesquisa o que faz com que ela seja cada vez mais emocionante e atrativa, mas ao mesmo tempo ela apresenta uma realidade que tudo pode, que através dela resolveremos todos os problemas do mundo, mas ao pesquisarmos vemos que nem tudo é possível, pois, tudo passa pelas regras da sociedade ou até dos mandatários que estão ali representados.

    É difícil falar sobre a universidade e sua importância, pois temos várias filosofias de universidade, todos pensamos sobre ela, mas muitas vezes chegamos sempre a mesma definição de que ela é a grande formadora de profissionais, mas não é assim pensadores a representam como uma formadora de sábios de pesquisadores e acima de tudo cidadãos.

    É um lugar - mas não só ela - privilegiado para conhecer a cultura universal e as várias ciências, para criar e divulgar o saber, mas deve buscar uma identidade própria e uma adequação à realidade nacional. (WANDERLEY, 1998, p.15)

    Ela é o melhor lugar possível para uma enriquecedora transição da adolescência para a juventude e, depois, para a idade adulta. A universidade tem ainda o papel de formar a cidadania. Cabe-lhe, e talvez seja essa a sua principal função, desenvolver a inquietude do ser social. (MARCOVITCH, 1998, p.23)

    Dentro destes pensamentos podemos dizer que a universidade nos proporciona o conhecimento que é muito importante para nossa formação profissional, assim ela nos capacita para exercermos uma determinada profissão, além disto, ela é uma formadora de cidadãos mais conscientes e críticos, pois se aprofunda no desenvolvimento cultural e intelectual.

    Ela nos proporciona algo que muitas vezes alguns acadêmicos nem sabem ou que passam por ela e não usufruem, pois não sabem como é bom estudar não tem a paixão por uma boa leitura e levam sua graduação como se fosse usar somente o canudo e não o conhecimento adquirido.

    Os recursos que as instituições possuem para tornar os seus acadêmicos mais críticos, estudiosos, literários são escassos, as privadas não possuem dinheiro para este fim, toda pesquisa na universidade particular é feita através de recursos financiados pelo Governo Federal ou Estadual, pois a mesma não possui muitas vezes recursos necessários nem para sua própria sustentabilidade, tornando a pesquisa inviável, ou viável somente se patrocinada.

    As pesquisas existentes hoje em nossa instituição são somente de caráter público, como o artigo 170 e 171, que proporcionam aos acadêmicos que querem pesquisar juntamente com os professores uma grande oportunidade.

Objetivo

    Analisar qual a importância da pesquisa na Universidade, tendo como foco o Centro Universitário de Brusque/SC - UNIFEBE.

Metodologia

     A investigação caracterizou-se pelo enfoque fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa.

    Os enfoques fenomenológicos na pesquisa começaram, em geral, nos últimos anos da década de 70. Esta corrente de pensamento contemporâneo tem suas raízes em vários pensadores que nos dizem que fazer fenomenologia não é utilizar um método previamente considerado, mas limitar-se às regras formais dirigidas, especialmente, a partir do fenômeno (fenômeno aqui entendido como aquilo que está presente como é ou está em si mesmo). Para Koogan & Larousse (1990, p.37) “a fenomenologia é o estudo descritivo de um conjunto de fenômenos”.

    Conforme Triviños (1987, p.125): “a pesquisa qualitativa de natureza fenomenológica surge como forte reação contrária ao enfoque positivista, privilegiando a consciência do sujeito e entendendo a realidade social como uma construção humana”. O autor explica que, para a realização de uma pesquisa qualitativa do tipo fenomenológico não é necessário, por exemplo, a elaboração de hipóteses empiricamente testadas, de testes estatísticos, tampouco de esquemas rígidos de trabalho, determinados aprioristicamente. Antes, sim, é importante que o pesquisador desenvolva uma certa dose de flexibilidade, no sentido de reelaborar, substituir, ou mesmo suprimir formulações, de acordo com as evidências e resultados que vai obtendo ao longo da pesquisa.

    Na concepção fenomenológica da pesquisa qualitativa, a preocupação fundamental é com a caracterização do fenômeno, com as formas que apresenta e com as variações, já que o seu principal objetivo é a descrição.

    Para Joel Martins (apud FAZENDA, 1989, p.58)

    “a descrição não se fundamenta em idealizações, imaginações, desejos e nem num trabalho que se realiza na subestrutura dos objetos descritos; é, sim, um trabalho descritivo de situações, pessoas ou acontecimentos em que todos os aspectos da realidade são considerados importantes”.

    Interessa à descrição fornecer informações suficientes e relevantes, ser completa e precisa tanto quanto possível.

    No que se refere ao estudo de caso Lüdke e André (1986, p.18) destacam que este enfatiza a “interpretação em contexto”. Segundo as autoras, “um princípio básico deste tipo de estudo é que, para uma apreensão mais completa do objeto, é preciso levar em conta o contexto em que se situa”. Já segundo Goode & Hatt (1968, p.17): “o caso se destaca por se constituir numa unidade dentro de um sistema mais amplo”. O interesse incide naquilo que ele tem de único, de particular, mesmo que posteriormente fiquem evidentes certas semelhanças com outros casos ou situações.

    O instrumento para a coleta de informações foi uma entrevista semi-estruturada. Segundo Triviños (1987, p. 146);

    ...parte de certos questionamentos básicos, apoiados em teorias e hipóteses, que interessam á pesquisa, e que, em seguida, oferecem amplo campo de interrogativas, fruto de novas hipóteses que vão surgindo, à medida que se recebem as respostas do informante. Desta maneira, o informante, seguindo espontaneamente a linha de seu pensamento e de suas experiências dentro do foco principal colocado pelo investigador, começa a participar na elaboração do conteúdo da pesquisa.

    As etapas de realização do mesmo ocorreram da seguinte forma: Primeiro buscou-se encontrar junto à bibliografia a importância da pesquisa na Universidade; A segunda parte caracterizou-se em realizar uma entrevista semi-estruturada; Na terceira etapa realizou-se uma análise das informações encontradas pelos acadêmicos do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

Resultados

    Os resultados encontrados através da entrevista semi-estruturada os seguintes:

1.     Qual a importância da pesquisa na universidade?

  • Acadêmico 1 - A pesquisa tem grande importância devido à realização de novos conhecimentos que o acadêmico vem por adquirir.

  • Acadêmico 2 – Acredito que a universidade é formada por acadêmicos que devem ser especializados em sua área, e a especialização passa por uma série de fatores sendo que um é especificamente a pesquisa.

  • Acadêmico 3 – É de grande importância sendo que todos acadêmicos deveriam ter por obrigação fazer alguma publicação antes da formação.

  • Acadêmico 4 – Não acredito que tenha muita importância, sendo que se tivesse todos teríamos a oportunidade de realizá-la, mas em minha instituição somente podem realizar pesquisa quem obtém um índice de carência financeira menor, deixando outros sem oportunidade.

2.     Ela auxilia em sua formação?

  • Acadêmico 1 – Sim, por que acho importante.

  • Acadêmico 2 – Sim, mas não sei explicar o porquê.

  • Acadêmico 3 – Sim, sendo que faço pesquisas e consigo pesquisar a minha prática.

  • Acadêmico 4 – Acredito que pode auxiliar, mas não tive oportunidade.

3.     Você faria ou faz alguma pesquisa?

  • Acadêmico 1 – Sim, faria.

  • Acadêmico 2 – Sim, faria.

  • Acadêmico 3 – Sim, faço e me sinto realizado(a).

  • Acadêmico 4 – Sim, faria, mas não tenho as credenciais para fazer nesta instituição.

    Assim podemos ver que a grande preocupação hoje é a oportunidade da realização de pesquisas, sendo que todos os alunos pesquisados encontram-se disponíveis para a realização de pesquisas.

Conclusão

    Com este artigo identificamos que a pesquisa tem grande importância no meio acadêmico sendo que ela auxilia e muito em nossa formação acadêmica. Identificamos também que tem muito a ser desenvolvido e pesquisado dentro das instituições de ensino particular, oportunizando alunos que tem interesse em publicar que muitas vezes não publicam devido à falta de oportunidades.

    A pesquisa é uma rica área de conhecimentos, sendo que os campos de trabalho estão crescendo e precisando de acadêmicos que queiram fazer a diferença. Esses acadêmicos que fazem a diferença são estudiosos que desmembram um assunto ou tema através de pesquisas realizadas durante sua formação, acarretando em uma grande bagagem teórica que muitas vezes vem por desvendar novas formas de realizar trabalhos.

    Mas a formação de um acadêmico não deve servir somente para estar pronto para o mercado de trabalho, mas deve desenvolver sua parte cognitiva o tornando um conhecedor, um estudioso da área, o que nos torna um desbravador, pois existe um vasto campo de teorias que ainda estão por ser discutidas e desvendadas.

    Isto nos torna orgulhos por ver que um pesquisador é um profissional capacitado para realizar produções bibliográficas tendo fundamentação teórica, prática e metodológica, tornando os professores que o incentivaram a pesquisa os grandes mestres, sendo que os mesmos deixaram de ser somente um repassador de ensino, mas se tornaram parte da história da vida daquele que por seu incentivo tornou-se não somente um pesquisador, mas também um profissional diferenciado dos outros que apenas levam um diploma da graduação.

    Após todos os pensamentos, discussões, não tenho a menor duvida de que a pesquisa tem uma grande importância dentro das universidades, sendo que a mesma tem um caráter humanista, trazendo grandes benefícios para todos os envolvidos, “Universidade, Acadêmico, Professor, População”, assim podemos dizer que este assunto nos remete a outra pesquisa, que é o que leva um acadêmico não querer realizar uma pesquisa. Esse é um receio em relação à pesquisa.

Referências

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 16 · N° 159 | Buenos Aires, Agosto de 2011  
© 1997-2011 Derechos reservados