efdeportes.com

A trajetória do futsal santamariense na década de 1990. 

Uma proposta de compreensão para o desenvolvimento 

tático a partir de perspectivas do Jornal A Razão

La trayectoria del futsal de Santa María en la década de 1990. Una propuesta de 

comprensión para el desarrollo táctico a partir de las perspectivas del Diario A Razao

 

*Especializando em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde/UFSM

Laboratório de Análise dos Cenários Esportivos na Mídia/LACEM

**Professor Adjunto do Centro de Educação Física e Desportos/UFSM

Coordenador do Laboratório de Análise dos Cenários Esportivos na Mídia/LACEM

(Brasil)

Otávio Baggiotto Bettega*

otavio.b.bettega@gmail.com

Antonio Guilherme Schmitz Filho**

schmitzg@terra.com.br

 

 

 

 

Resumo

          O tema de investigação neste estudo é a trajetória do Futsal Santamariense na década de 1990 e o desenvolvimento tático a partir de perspectivas jornalísticas produzidas no jornal A Razão. A intenção do trabalho concentra-se no enfoque, na apresentação e na análise das apreciações jornalísticas feitas pelo Jornal A Razão ao Futsal Santamariense na década de 1990 e no entendimento dos sentidos atribuídos para o desenvolvimento tático da modalidade no contexto Municipal e Regional. É interesse também, saber quais os fundamentos que apoiaram tais apreciações.

          Unitermos: Futsal. Santa Maria. Jornal A Razão.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 16 - Nº 157 - Junio de 2011. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

1.     Introdução

    O Futebol de Salão como era chamado antigamente apresenta algumas dúvidas quanto a sua criação. Existem duas versões, a primeira concebe o Futsal (antigo futebol de salão) como originário do Uruguai e a segunda enfatiza a sua fundação no Brasil. A evolução da modalidade deu-se por toda América Latina e logo sua prática estendeu-se em âmbito mundial. No Brasil as primeiras entidades ligadas ao Futsal foram fundadas no inicio da década de 1950. A Federação Gaúcha de Futsal teve sua fundação em 04 de junho de 1956, sendo a sexta mais antiga em atividade no Brasil. No que diz respeito ao Futsal no contexto Municipal e Regional, os primeiros passos foram dados no ano de 1956. Na cidade de Santa Maria a modalidade teve seu início em clubes sociais que tinham o basquete como esporte principal, o Futsal passava a ser uma novidade esportiva que despertava a curiosidade de muitas pessoas e logo ganhou espaço de prática nas quadras de vários clubes da cidade. No contexto midiático o Futsal Santamariense recebeu a cobertura intensa das emissoras de rádio (Santamariense, Imembuí e Medianeira) e do jornal A Razão que servirá como referência da pesquisa para investigação do Futsal Santamariense na década de 1990.

    Portanto, é intenção concentrar o enfoque da investigação na apresentação e na análise das apreciações jornalísticas feitas pelo Jornal A Razão ao Futsal Santamariense na década de 1990 e buscar sentidos para o desenvolvimento tático da modalidade no contexto Municipal e Regional. É interesse também, saber qual a fundamentação das apreciações táticas jornalísticas.

1.2.     Objetivos

1.2.1.     Geral

    Reunir e ordenar um acervo que possibilite amplo espaço de consulta e investigação sobre o Futsal Santamariense na década de 1990 com base no material constituído jornalisticamente - Jornal A Razão.

1.2.2.     Específicos

  • Estudar e analisar as matérias do jornal A Razão na cobertura do Futsal Santamariense na década de 1990.

  • Compreender as análises e apreciações jornalísticas na relação com o desenvolvimento tático da modalidade no contexto Municipal e Regional.

  • Identificar e analisar o fundamento das apreciações e críticas jornalísticas aos personagens do Futsal Santamariense na década de 1990.

2.     Metodologia

    A investigação caracterizar-se-á por uma pesquisa histórica, de caráter descritivo analítico. Obedecendo aos seguintes procedimentos:

  • 1º. Busca, aquisição e organização do material referente as coberturas jornalísticas esportivas – editoria de esportes do jornal A Razão no período da década de 1990.

  • 2º. Estudo e avaliação do material ordenado no acervo.

  • 3º. Análise de material bibliográfico relacionado ao Futsal e jornalismo.

    A organização metodológica toma referência em estudos cartográficos como forma de detectar as relações entre o sistema esportivo e jornalístico e as tensões e retroalimentações produzidas na ambiência, o que ajuda na elaboração de um esboço relacional interessante para se pensar como o agendamento e as relações sistêmicas se processaram durante a década de 1990 no Futsal Santamariense.

2.1.     Roteiro de indagações

    Após situar uma idealização para a ação cartográfica, se estabelece um roteiro de indagações. Ele ajuda a pontuar questões específicas e auxilia na manutenção de uma visão geral daquilo que se pretende construir metodologicamente. As indagações pré-estabelecidas são às seguintes:

  • Quais as demandas jornalísticas que foram determinantes para o desenvolvimento das apreciações em relação ao Futsal Santamariense na década de 1990?

  • Como a notícia esportiva agiu na formatação de um entendimento e de uma compreensão de tática para o Futsal Santamariense?

  • Como a editoria de esportes do Jornal A Razão configurou o desenvolvimento do Futsal Santamariense na década de 1990?

  • Quais os aspectos sistêmicos relacionais que são representativos à contextualização do Futsal Santamariense, considerando-se os sistemas, jornalístico e esportivo?

    Convém salientar que a listagem destes questionamentos ajuda na estruturação da investigação em seu aspecto geral; e que muitas destas indagações serão diluídas no texto final ou, até mesmo, não serão especificamente desenvolvidas.

2.2.     Planilha de análise e instruções de uso

    Em seguida, apresenta-se um Roteiro, que servirá para alinhavar uma primeira planilha de análise coerente com as proposições estabelecidas para a organização da investigação.

    Para o encaminhamento da planilha, considerar-se-á como pano de fundo o desenvolvimento do Futsal Santamariense na década de 1990, e conseqüentemente a forma como os ritos, jornalístico e esportivo se imbricaram determinando a maneira de reconhecer as diversas relações em ato:

  • Comentários/Descrições do momento (ambiente) caracterizando a evolução da modalidade na cidade de Santa Maria.

  • Marcas jornalísticas: redundância e recorrência para situar o leitor.

  • Papéis assumidos pelos técnicos e jogadores durante as matérias jornalísticas da época.

  • Tensão entre o objeto de investigação (esporte) e a notícia para a determinação de interesses/utilidade:

  • personagens x jornais

  • fato investigado x notícia jornalística

  • outros.

  • Neste sentido, utilizar-se-á dois critérios de reconhecimento:

    1. Referência à mídia dando conta das questões envolvidas.

    2. Picos de conflitos entre os embates como ingrediente dramático > que eleva ao espetáculo jornalístico.

    Para se entender como o roteiro ajudará na constituição do modo analítico, faz-se necessário uma explicação prévia dos procedimentos utilizados e das marcas realizadas durante o processo de revisão das matérias produzidas pelo Jornal A Razão. Tudo está sintetizado como instruções de uso:

  • Movimento um – utiliza-se da planilha e se faz um texto sujo. Em seguida, são marcados os pontos já explicitados de análise (definição de uma marcação). O texto fica, na íntegra, colocado nos anexos para se ter o entendimento de sua utilização na compreensão do contexto como um todo.

  • Movimento dois – a planilha assume um segundo formato e se faz um texto mais limpo que enfatiza os aspectos relacionais objetivados na pesquisa. A apresentação do texto segue a ordenação dada no movimento um, porém assume uma forma sintética para o relato dos episódios.1

    O texto metodológico desenvolve apontamentos à construção de um método capaz de apreender os acontecimentos que envolveram o Futsal Santamariense na década de 1990. Considerando-se as possibilidades de reconfiguração da experiência narrativa ocorrida no mundo vivido dos sujeitos – construção das realidades. Objetiva-se encontrar, nos rituais desenvolvidos pelo evento, encaminhamentos significativos que possam constituir ações teóricas e práticas que transponham a coerção dos limites sociais, reunindo atividades reconhecíveis e indispensáveis para a sua existência social.

3.     Revisão bibliográfica

    A breve revisão é um esboço das questões fundamentais que nortearão a evolução da pesquisa, bem como das bases teóricas que tratarão da relação entre esporte e jornalismo, fundamento principal das análises propostas.

3.1.     Aspectos da integração esportiva com o sistema cultural

    A proposta aponta para a relação biográfica do (s) sujeitos (s), das instituições, dos fazeres, das normas e métodos, do momento histórico; enfim, das diversas combinações que caracterizam determinado espaço esportivo, sobretudo, as atribuições organizadas para uma ideia de jogo, através da passagem do Futsal pelo sistema midiático local. A compreensão das sobreposições e trocas entre campos tornar-se-á fundamental para o entendimento do processo desenvolvido.

    As descrições e as apreciações tomarão base na compreensão de como estratégias e propostas táticas se organizaram no movimento das disputas e nas conquistas. Em como ideologias e culturas particulares se combinaram dentro da dinâmica dos jogos e competições. E posteriormente foram incorporadas pelo fazer jornalístico à cultura local e regional.

    Toda esta condição de inserção esportiva cultural é ambivalente. Traduz-se por uma simultaneidade experiencial que se dá por vias diversas. Uma configuração cultural precedente atualizada por outra com renovadas configurações. Ambas acionadas por uma série de justaposições com origens pouco exploradas. Neste contexto, formatos e criações táticas ascendem a um grau de complexidade bastante específica ao momento e importante em relação à sua integração com o todo cultural.

    O esporte/futebol, no Brasil, se constitui e se integra à cultura de forma peculiar. A maneira de envolver a bola, os trejeitos na criação de gestos tornam-se especiais. Craques do passado transmitem costumes aos jovens jogadores de hoje. Técnica e tática ultrapassam conceituações herméticas e se inter-relacionam. A vivência simples e a resolução imediata de problemas esportivos fogem a padronização e não se relevam com facilidade.

    A técnica é uma possibilidade artística que adquiri com o contexto tático crescente espaço criativo. O jogo processa as relações e possibilita evoluções não estimadas ou planejadas. São respostas simples a continuidade e aos arranjos que se processam sem interrupção. A integração esportiva agrega diferentes colorações culturais e produz uma infinidade de atributos por vezes especiais, ligados a uma situação específica.

3.2.     Sentido esportivo na produção jornalística

    A problemática da produção do sentido dentro do contexto esportivo e a relação do esporte com o campo jornalístico aumentam a cada evolução no desenvolvimento da modalidade de Futsal. SCHMITZ (1999) destaca que alguns comportamentos jornalísticos como: a superficialidade das críticas, a falta de um aprofundamento nas análises táticas, a dificuldade teórica de se excluir ou determinar as causas a que devem ser atribuídos méritos ou erros táticos, as condições de trabalho existente no meio, as diversas possibilidades de uma atuação profissional de pouca qualidade, e a apresentação de comentários esportivos; guardam pouca relação com o fenômeno esportivo real.

    Nesta maneira especial de reinterpretação dos fatos, direcionada ou endereçada a interesses próprios, percebe-se que o jornalismo esportivo segue características bem marcantes, tais como a apresentação das notícias e dos comentários com ênfase sensacionalista, a existência de forte utilização da falação e fabulação esportiva8, a carga emotiva presente nos comentários e nas análises, a tradição e o dogmatismo presentes em várias análises efetuadas, o regionalismo agregado as avaliações de desempenho, a fragmentação dos comentários e a crítica tomando como referência o resultado consumado dos acontecimentos.

    Tais apreciações contribuíram para uma condução imprecisa do fenômeno esportivo apresentado, o que por sua vez deu uma coloração à notícia do acontecimento em si, deslocando a mesma para um segundo plano. A descrição, o relato ou a análise, do acontecimento em si sofre modificações, reorganiza-se com uma construção específica em um determinado sentido estimado o invés de reconhecido.

    Essa impressão encontra suporte teórico nos textos dos investigadores de análise do discurso qualitativa (Alsina, Verón, Fausto Neto, etc.), onde está bem descrito e caracterizado, o meio, as formas e demais estratégias, como a intervenção, a produção do sentido na direção da condução intencionada de acontecimentos se sucede. Durante a construção metodológica destes estudos, se percebe como os dispositivos midiáticos encaminham, através dos processos de enunciação, estratégias próprias de produção para o sentido.

4.     Perspectivas de análise e considerações finais

    Referendado em SCHMITZ (1999) fundamentalmente nas considerações finais apresentadas na oportunidade – considerações sobre a apreciação jornalística de tática em relação às críticas ao treinador e considerações sobre as análises críticas descritas na primeira parte – pretende-se revisar em relação à trajetória do Futsal Santamariense, os seguintes pressupostos:

  • A condição artística apregoada jornalisticamente em relação às concepções táticas descritas.

  • Sentido conferido à conduta de treinadores em relação à liberdade e a diretividade nas propostas táticas.

  • Análise e compreensão da apresentação do comportamento tático da equipes de Futsal da época: tática e a disposição de jogadores, tática como sinônimo de substituição, erros, falhas e desastres; a partir de um extrato do jornalismo regional (editoria de esportes/Jornal A Razão).

Notas

  1. A descrição dos procedimentos e dos materiais utilizados segue a proposta desenvolvida por Rolnik (1989, p. 280).

  2. Emprega-se o termo falação e fabulação para caracterizar o discurso com pouco conteúdo informativo e muitas considerações míticas.

Bibliografia

  • BARTHES, Roland. Mitologias. 6ª Ed. São Paulo: Difel, 1985.

  • BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

  • DIJK, Teun A. Van. La noticia como discurso. Comprensión, estructura y producción de la información. Barcelona. Ediciones Piados, 1990.

  • FAUSTO NETO, Antonio. Comunicação e Mídia Impressa. Estudo sobre a AIDS. São Paulo: Hacker Editores, 1999.

  • __________________.O Impeachment da Televisão: como se caça um presidente. Rio de Janeiro: Diadorim, 1994.

  • FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

  • __________________.A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

  • GOFFMAN, Erving. A representação do Eu na vida cotidiana. Petrópolis/RJ: Vozes, 1989.

  • GUERRA, Marlene. Recreação e Lazer. Porto Alegre: Sagra de Luzzatto, 1993.

  • HUIZINGA, J. Homo Ludens. O jogo como elemento da cultura. São Paulo, 1999.

  • MOUILLAUD, Maurice., PORTO, Dayrell S., et alli. O jornal: da forma ao sentido. Brasília: Paralelo 15, 1997.

  • PIBER, G. & CARVALHO, S. O Futsal em Santa Maria: Fragmentos Históricos. Editora Pallotti. Santa Maria 2008.

  • RODRIGUES, Nelson. A pátria em chuteiras. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

  • RODRIGUES, Nelson. À sombra das chuteiras imortais. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

  • ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Editora Clube do Livro, Estação Liberdade, 1989.

  • SCHMITZ FILHO, Antonio Guilherme. Jornalismo esportivo na copa de 1998: uma tentativa de análise crítica das críticas. Dissertação de Mestrado, ECO-UFRJ, 1999.

  • VERÓN, Eliseo. A Produção de Sentido. São Paulo: Cultrix: Ed. Da Universidade de São Paulo, 1980.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 16 · N° 157 | Buenos Aires, Junio de 2011  
© 1997-2011 Derechos reservados