efdeportes.com

O uso de recursos ergogênicos por indivíduos 

praticantes de musculação nas academias de Irati, PR

El uso de recursos ergogénicos por parte de personas practicantes de musculación en los gimnasios de Irati, PR

 

Licenciatura em Educação Física pela UNICENTRO

Bacharel em Educação Física pela UNICENTRO

Cursando o curso de Pós graduação Latu Senso

pela Universidade Gama Filho, em Atividade Física Adaptada

e Saúde para Grupos Especiais

Fabiano Nazar

fabiano.nazar@uol.com.br

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          A procura por suplementos alimentares está se tornando cada vez mais comum entre os praticantes de atividades físicas, e freqüentadores de academias, por muitas vezes sem a devida orientação. O objetivo desse trabalho foi verificar qual a causa que leva praticantes de musculação das academias da cidade de Irati – PR, a estarem optando pelo uso desses recursos ergogênicos e se seus resultados foram satisfatórios. Para a realização da pesquisa foi aplicado um questionário pra 80 indivíduos tanto do sexo masculino como feminino, que logo após terem lido e assinado o termo de livre esclarecimento, responderam as questões voltadas ao tema descrito no trabalho. Resultados: Os resultados mostram que entre os 80 entrevistados 42 (52,5%) fazem uso de suplementos alimentares, enquanto 38 (47,5%) não fazem uso de nenhum tipo de nutriente ergogênico, sendo o principal objetivo entre os homens alcançar resultados mais rápidos, já entre as mulheres podemos notar que a grande preocupação deste público está voltada para a estética, os dados também nos mostram que 100% do público estão satisfeito com os resultados obtidos através do uso de seus suplementos, e dentre os entrevistados que não fazem o uso das substancias 10 (12,5%) destes tem vontade de iniciar o uso. Conclusão: Podemos concluir com a pesquisa que a procura pelos suplementos alimentares vem crescendo entre os praticantes de musculação e que em quase todos os casos sempre estão procurando a ajuda de um profissional qualificado para indicar qual a melhor substancia para se iniciar o uso conforme seus objetivos.

          Unitermos: Musculação. Suplementos. Academia.

 

Abstract

          The demand for dietary supplements is becoming increasingly common among practitioners of physical activity and body-builders, often without the correct orientation. The objective of this work was to verify which the question that leads practitioners fitness of the academies of the city of Irati – PR, being opted to use these resources and if its results were satisfactory. For the realization of research was applied a questionnaire for 80 individuals both male and female, which soon after having read and signed the term of free enlightenment, answered the questions directed to the issue described in the work. Results: The results show that among the 80 interviewed 42 (52.5%) make use of food supplements, while 38 (47.5%) do not make use of any type of nutrient ergogenic, being the main objective among men achieve more rapid results, already among women We should note that the great concern the public is dedicated to the aesthetics, the data also show us that 100% of the public is satisfied with the results obtained through the use of its supplements, and among the interviewees do not make the use of substances 10 (12.5%) of these wishes to initiate use. Conclusion: We can conclude with the research that demand among food supplements is growing among those practicing fitness and in almost all cases when seeking the aid of a qualified professional to indicate which best substance to the use as its objectives.

          Keywords: Fitness. Supplements. Academy.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 154, Marzo de 2011. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    Nos últimos anos o fenômeno da suplementação esportiva tomou lugar dentre princípios científicos ligados ao treinamento esportivo. Aliada aos princípios biológicos de adaptação orgânica, quando submetido a esforços de grande intensidade, a suplementação tornou-se um mecanismo para suprir as células com grande quantidade de energia a ser destinada ao aumento brusco nos esforços físicos. (MENON et. al, 2006)

    Historicamente o homem tem buscado recursos que propiciem o aprimorar a performance, tem buscado a suplementação alimentar como meio de atingir este fim, sem os indesejáveis efeitos colaterais das drogas. (DANTAS, 2005).

    Os suplementos alimentares são produtos destinados a complementar o conteúdo de energia, proteínas, carboidratos gorduras, vitaminas, minerais e fibras da dieta, dependendo das necessidades individuais, as justificativas para o uso de suplementos alimentares são pautadas na necessidade de suprir as necessidades nutricionais induzidas por uma dieta inadequada ou para sustentar o aumento da necessidade energética e de nutrientes essenciais promovido pelo treinamento físico e para melhorar a performance. (BACURAL, 2001)

    Os suplementos foram projetados para eliminar quaisquer deficiências possíveis ou existentes na dieta. Existe uma maior necessidade da ingestão de vitaminas, minerais e oligoelementos, devido às práticas nutricionais extremamente rígidas e a tensões que o treinamento e as condições impõem as pessoas que praticam atividades físicas. Os suplementos asseguram ao indivíduo a obtenção de todos os nutrientes necessários para se manter saudável. Os suplementos também são projetados para otimizar a performance humana em quaisquer níveis, isto é, desde um atleta competitivo desejando ser campeão mundial no próximo ano, até um indivíduo não atleta que busca longevidade e bem estar. (MEIRELLES, 2003)

    O que acontece hoje é o comprometimento da saúde por meio do esporte de forma inadequada e, na maioria das vezes, sem orientação profissional. Existem pessoas que tomam suplementos alimentares para que, em pouco tempo, tenham a musculatura toda definida e acham que isso é saudável. (BARRETO, 2003)

    Este tipo de prática deve-se ao estilo de vida inadequado, e assim o indivíduo sente a necessidade de compensar a dieta e aumentar a quantidade de nutrientes e energéticos supostamente impostos pelo treinamento assim obterá um efeito direto na performance. É uma maneira de abreviar o caminho aos resultados que desejam e potencializar os efeitos esperados. (BACURAL, 2006)

    Sabe-se que o número de academias tem aumentado nos últimos anos. De acordo com levantamentos feitos pela associação brasileira de academias estima-se existirem no Brasil cerca de 7.000 academias, onde 2,8 milhões de brasileiros realizam seus programas de treinamento. Já na cidade de Irati este caso não é muito diferente por se tratar de uma cidade de pequeno porte possui segundos pesquisas realizadas para este estudo que, a cidade possui cerca de 12 academias, para 60 mil habitantes, com isso a oferta de produtos de suplementação nutricional tem aumentado. Com isso torna-se importante um estudo sobre quais são as principais causas que levam praticantes de musculação a iniciarem o uso de Suplementos Alimentares e se os mesmos têm procurado os profissionais qualificados para a indicação e prescrição dessas substancias.

Material e métodos

    A pesquisa de campo foi feita em academias de musculação na cidade de Irati PR no ano de 2009. Foram selecionados todos os freqüentadores dessas academias, de ambos os sexos, praticantes de musculação.

    Os sujeitos da pesquisa, após assinarem um termo de consentimento de participação no estudo, preencheram um questionário sobre seus hábitos relacionados à atividade física e o uso de suplementos alimentares, questionário este validado e utilizado trabalho semelhante feito por Bacural em 2007.

Resultados

    Dentre as 80 pessoas entrevistadas nas academias, 67,5% eram do gênero masculino e 32,5% do gênero feminino; dos quais entre os homens 53,7 % faziam o uso de suplementos alimentares e entre as mulheres exatamente metade 50% faziam o uso de suplementação; dentre os homens que utilizavam essas substâncias 55%, 31% usavam carboidratos e 14% usavam termogênicos, entre as mulheres 31% usavam proteínas, 15% usavam carboidratos e 54% usavam termogênicos; já quanto ao motivo que os levaram a iniciar o uso dessas substâncias, os homens afirmaram que 21% foi pela estética, 27% foi pelo aumento no desempenho de treino, 11% alegaram que foi pela saúde e 41% deles falaram que começaram a utilizar suplementos para obter resultados mais rápidos, já entre as mulheres 69% falaram que foi pela estética e 31% alegaram que foi pela saúde; quanto à satisfação 100% dos entrevistados se mostraram satisfeitos com os resultados obtidos.

Discussão

    No que se diz a respeito do gênero que freqüentam academias de musculação em Irati notamos que há uma predominância masculina de 67,5% contra 32,5% do gênero feminino, nos dados de estudos feitos anteriormente por Espinola (2007) mostrou que a porcentagem no que se refere ao gênero 52,8% eram homens e 47,2% eram mulheres. Isto nos mostrou que mesmo com o passar do tempo a predominância masculina nas academias é evidente, porém com uma diferença não tão grande assim, que também mostra que as mulheres estão procurando as academias para a prática de musculação.

    Quanto ao uso de suplementos notamos que 53,7 % dos homens faziam o uso de suplementos alimentares e entre as mulheres 50% faziam o uso de suplementação, já segundo Espinola (2007), vemos que 40,4% dos homens faziam o uso de suplementos alimentares e entre as mulheres apenas 27% faziam o uso de suplementos. Neste item se pode notar que houve um aumento de pouco mais de 13% no aumento, e entre as mulheres se teve um aumento bem considerável de 23% comparado aos estudos anteriores, o que vem mostrar que cada vez mais os indivíduos procuram algum tipo de recurso para ajudar em seu treinamento.

    Quanto aos suplementos mais utilizados pelos praticantes de musculação podemos dizer que os produtos ingeridos variam de acordo com os objetivos dos indivíduos, entre os homens praticantes de musculação obtivemos que 55% usavam proteínas, 31% usavam carboidratos e 14% usavam termogênicos. Já entre as mulheres, estes números nos mostraram os seguintes dados 31% usavam proteínas, 15% usavam carboidratos e 54% usavam termogênicos, Onde dados comparados com pesquisas realizadas por Espinola (2007) entre os homens 43,2% utilizavam proteínas, 37,9 utilizavam carboidratos e 18,9% usavam termogênicos e entre as mulheres 56,7% usavam termogênicos, 29,6% utilizavam proteínas e 13,7% usavam carboidratos. Nestes dados podemos notar que no gênero masculino não ocorreu granes mudanças, já entre as mulheres os números mostram uma diferença maior desses dados.

    Quanto ao motivo que levou os homens a iniciar a utilização de suplementos notamos que 21% foi pela estética, 27% foi pelo aumento no desempenho de treino, 11% alegaram que foi pela saúde e 41% deles falaram que começaram a utilizar suplementos para obter resultados mais rápidos, entre as mulheres 69 % falaram que foi pela estética e 31% alegaram que foi por motivo de saúde. Estudos anteriores de Espinola (2007) mostraram que entre os homens 17,4 % foi pela estética, 21,7% que gostariam de obter um aumento no desempenho de seu treino, 8,7% pela saúde e 62,2% para obter resultados mais rápidos, entre as mulheres este mesmo estudo mostrou que 42,9% foi pela estética, 21,4% por resultados mais rápidos, 7,1% por aumento no desempenho de treino e os mesmo 7,1% pela saúde. Entre os homens notamos que uma grande maioria nas duas pesquisas utilizam suplementação para obter um resultado mais rápido em seus treinos, e entre as mulheres a notamos que a grande maoria preocupa-se pela estética no estudo ais recente notamos que as mulheres ficam bem a frente dos homens quando o assunto é saúde.

    Quanto à satisfação dos praticantes de musculação nesta pesquisa notou-se que a satisfação com os resultados obtidos foi unânime 100% dos entrevistados mostravam-se satisfeitos com os resultados. Onde sobre estes dados não encontraram- se pesquisas anteriores. Dados estes que demonstram que os resultados sobre o uso dos suplementos é muito satisfatório seja qual for o objetivo inicial ao que o indivíduo almeja.

    Por meio desta pesquisa realizada pode-se concluir que a utilização de suplementos alimentares em praticantes de musculação nas academias da cidade de Irati – PR, foi elevada (52,5%); os usuários, em sua maioria obtiveram orientações sobre a utilização com profissionais qualificados; a maioria dos usuários e praticantes de musculação é do sexo masculino; a maioria dos entrevistados entre os homens faz a utilização de suplementos alimentares para obter resultados mais rápidos, enquanto as mulheres em sua maioria fazem o uso desses suplementos por causa da estética; quanto aos suplementos mais utilizados pelos homens são as proteínas, já entre as mulheres os termogênicos são os mais usados e quanto à satisfação pode-se notar a total satisfação com os resultados proporcionados aos indivíduos que fazem o uso dos suplementos alimentares.

    Contudo pode-se afirmar que o uso de suplementação alimentar vem aumentando entre os praticantes de musculação, e a preocupação com o seu corpo, estética e saúde também tem aumentado entre este público.

    Por fim a pesquisa mostra toda a importância de estar e realizando estudos sobre os temas de nossa profissão para que possa estar sanando cada vez mais a dúvidas ainda existentes sobre exata área tão prazerosa de se trabalhar e estudar.

Referências

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 15 · N° 154 | Buenos Aires, Marzo de 2011
© 1997-2011 Derechos reservados