efdeportes.com

Uso de suplementos nutricionais e anabolizantes

Uso de suplementos nutricionales y anabolizantes

 

Licencianda em Educação Física pela

Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO

Belo Horizonte, MG

Alessandra Quintal Aguiar

lecalingbh@yahoo.com.br

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          Este artigo vem alertar quanto aos riscos do uso de anabolizantes, fala sobre a importância da realização da Atividade Física e seus benefícios ao corpo. Antes de se ter um corpo invejável, se faz necessário ter um corpo saudável. Não vale a pena utilizar de artifícios de rápido resultado para alcançar o corpo bonito, a saúde deve estar em primeiro lugar.

          Unitermos: Educação Física e saúde, suplementos alimentares, anabolizantes.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 152, Enero de 2011. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    Será que estamos submetidos aos efeitos da Atividade Física? Cada dia mais aumenta a busca pelo “corpo perfeito” e numa sociedade onde “tempo é dinheiro” isso intensifica, ainda mais, pois passar uma hora na academia, três vezes na semana, e não obter nenhum resultado imediato “jogando dinheiro fora” parece frustrar os planos de quem deseja um corpo de atleta em menos de dois meses.

    Percebemos que as pessoas não estão preocupadas com a saúde, e sim, com a estética. Por isso, cresce cada vez mais o número de alunos que são usuários de suplementos alimentares e que, partir daí, grande parte, passa para outros métodos.

    Nos primeiros dias de treino a pergunta que não se cala é: - Posso tomar algo para ajudar no ganho de massa muscular? Isso é fato, sempre acontece, não que seja proibido ou o ato seja errado, pois existem pessoas que precisam realmente de um auxílio quanto ao ganho de massa muscular, pessoas com metabolismo acelerado, por exemplo, se com a atividade física, o organismo consumir mais energia do que ele produz, então se torna necessária a ajuda dos suplementos nutricionais, isso, claro, que orientado por um nutricionista, senão o exercício físico ao invés de ajudar no ganho de massa muscular irá se tornar em perda, o que nesse caso, não é o desejado. Mas, o que vemos na maioria dos casos são pessoas interessadas puramente no ganho de massa muscular para fins estéticos. Na hora da compra dos suplementos são inúmeras as opções, diferentes efeitos, diversas marcas com várias promessas o que enche cada vez mais os olhos do consumidor. É como se os exercícios não fossem dar resultados por si só, estamos sempre querendo dar uma “ajudinha” ao organismo para desenvolvê-lo mais rapidamente e ver logo os resultados finais.

Ação dos anabolizantes

    A preocupação maior vem quando do suplemento, o praticante decide ir para os anabolizantes. Hoje nas academias é muito frequente alunos que fazem seu uso, menos tempo/maior resultado, podemos avaliar assim. É como se não acreditassem que o exercício e o próprio organismo se encarregassem de desenvolver conforme a intensificação e frequência dos treinos. Estão, deixando de lado a questão saúde, não pensam em problemas futuros ou em reações que essas drogas podem causar ao organismo, pensam somente nos músculos grandes e bem definidos.

    Então, com a realidade vivida hoje será que esporte é saúde?! Acho que essa é uma preocupação atual. Porque a partir do momento, em que o esporte está associado ao uso de “drogas” significa, então, que o indivíduo não está preocupado com a saúde provinda das atividades físicas e, sim, com os efeitos que a atividade física poderá causar, aliada ao uso de suplementos alimentares e anabolizantes.

    COSTILL & WILMORE (2002) diz que há algum tempo, que alguns atletas usam anabolizantes com o objetivo de melhorar a performance, mas foi nos últimos dez anos que o abuso dos esteróides se disseminou entre frequentadores de academias sem nenhum interesse em participar de competições esportivas, unicamente para melhorar a aparência física.

    Nas academias, podemos observar vários alunos com garrafas contendo um líquido “mágico” que lhes darão mais energia e força para completarem os exercícios, “malham” uma hora e sobrecarregam o organismo com quantidade de suplementos que seriam necessários para esportistas que dedicam mais de seis horas diárias de treino. Isso porque vê os atletas profissionais ingerindo suplementos nutricionais e acham que ingerindo também alcançarão o porte físico dos mesmos.

    Com isso, vão sobrecarregando o corpo e jogando “dinheiro fora” uma vez que o organismo só irá absorver a quantidade necessária que ele mesmo produz, no momento da atividade física, o resto será eliminado. Não estão preocupados se irão sobrecarregar os órgãos internos como os rins, por exemplo. Querem somente, ver resultados imediatos e aparentes, o resto não importa.

    WERNECK E TUMELERO (Apud Costill & Wilmore 2002) diz que quando se aplica uma droga, apenas uma pequena parte é absorvida de imediato, o restante permanece estagnado no local. A maior quantidade é reconhecida pelo organismo como um corpo estranho dentro do músculo e, como meio de proteção, uma camada de tecido conectivo é formada em volta da droga para evitar que ela se espalhe e cause mais danos. Ou seja, ao aplicar não se está aumentando a massa muscular e sim criando uma espécie de tumor.

    Será que os “marombeiros de plantão” estão atentos a este fato? E mais, será que os que se auto-intitulam “treinadores físicos”, mas que na maioria dos casos não possuem estudo e instrução alguma para ocupar tal posição, estão cientes desses acontecimentos no organismo de seus alunos?! Sem contar as causas mais comuns dos efeitos anabólicos, como a agressividade, a esterilidade, os distúrbios cardiovasculares, musculoesqueléticos e outros mais, nos casos de uso abusivo e indiscriminado dessas drogas.

Conclusão

    A atividade física está diretamente ligada ao bem estar físico e mental do ser humano, cada dia mais se ouve falar na prática de exercícios físicos, sob recomendações médicas para diminuição do uso de remédios e doenças. Temos que aproveitar nossa força para realização de atividades com saúde e respeito ao próprio corpo, as respostas virão mediante ao esforço empregado, dedicação, e perseverança.

    Um “corpo perfeito” é aquele que é bonito por fora, mas que tem um bom funcionamento por dentro. O uso de anabolizantes é pura enganação, é a beleza que pode custar a sua saúde.

    Portanto, pratiquem esportes e realizem atividades físicas respeitando os seus limites físicos, para isso busque o auxílio de um educador físico qualificado, e um nutricionista que te conduzirá a uma alimentação saudável, não utilize de métodos práticos e rápidos, não existe mágica quando a questão é beleza e saúde.

Referência

  • COSTILL, D. L. & WILMORE, J. H. Fisiologia do esporte e do exercício, 2ª edição, Editora Manole, 2002.

  • NETO, Turíbio L. A Controvérsia dos Agentes Ergogênicos: Estamos Subestimando os Efeitos Naturais da Atividade Física? Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, v.45, n.2, abr., 2001.

  • SALZANO JR., I. Drogas no esporte e testes antidoping. Probiótica - divisão editorial, 1991.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 15 · N° 152 | Buenos Aires, Enero de 2011
© 1997-2011 Derechos reservados