efdeportes.com

Lazer e ocupação do tempo livre na terceira idade

Ocio y ocupación del tiempo libre en la tercera edad

 

*Especialista Educação Física – Educação de Surdos - ULBRA Canoas

**Mestre em Ciências do Movimento Humano

Coordenador do Curso de Educação Física ULBRA – Carazinho/RS

***Mestre em Ciências do Movimento Humano

Professor UNOESC- Xanxerê/SC

Giseli Santos Dalpiaz*

Valdir Bairros Duarte**

Marcelo Gonçalves Duarte***

gisadalpiaz@hotmail.com

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          O objetivo do estudo foi objetivo investigar as atividades de lazer e a ocupação do tempo livre de idosos participantes de grupos de convivência. Participarão do estudo 20 idosos de ambos os sexos, na faixa etária dos 60 a 90 anos, integrantes de um grupo de convivência da cidade de Torres- RS. Ao analizar a ocupação de seu tempo livre, observamos que dos idosos 50% praticam atividade manuais, 10% intelectuais, 5% associativas, 5% artísticas e 30% físicas. Concluímos que os idosos ao ocupar seu tempo livre praticando atividades de lazer, adquirem de maneira satisfatória e desenvolvem uma qualidade vida e um envelhecimento saúdavel.

          Unitermos: Lazer.ocupação. Idosos.

 

Abstract

          The objective of the study was objective to investigate the activities of leisure and the occupation of the free time of aged participants of groups of live together. They will participate of the study the 20 aged of both gender, in the age band of the 60 90 years, integrant of a group of live together of the city of Torres- RS. When it analyzes the occupation of its free time, we observe that of aged 50% they practice activity manual, 10% intellectuals, associative 5%, artistic 5% and 30% physics. We conclude that aged when occupying its free time practicing activities of leisure, acquires in satisfactory way and develops a quality life and a healthful aging.

          Keywords: Leisure. Occupation. Aged.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 152, Enero de 2011. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    Nas ultimas décadas, a atenção mundial tem se dirigido aos problemas sociais, econômicas e cientificas derivada da evolução demográfica que têm como resultado o envelhecimento da população. A faixa de idade da população que vem tendo maior aumento proporcional é a de pessoas com mais de sessenta anos de idade.

    A passagem do tempo conduz inevitavelmente ao envelhecimento, sendo sem duvida um processo lento, progressivo e degenerativo orgânico temido tanto pelos homens com pelas mulheres, que não pode ser evitado, no entanto, o ser humano pode exercer influência sobre o modo envelhece (CARVALHO FILHO & PAPALÉO NETTO, 2000). Como já mencionado o envelhecimento humano é um aspecto da vida no plano individual e no coletivo que se evidencia com mais intensidade a cada dia (CORAZZA, 2001)

    Torna-se fator preocupante, pois a cada ano vem crescendo cada vez mais a população que pertence ao grupo de terceira idade, neste sentido, Schuch et al.(2000), dizem que o individuo é considerado idoso em função da sua idade cronológica e dos aspectos fisiológicos, sendo portanto da terceira idade todo o individuo que tem de sessenta a noventa anos de idade. Com isso, as atividades de lazer vêm desenvolvendo papel fundamental na vida do idoso. Dessa forma também se presta à ampliação da consciência individual e social, às manifestações culturais, ao desenvolvimento da criatividade e à estimulação de sentimentos de solidariedade e práticas de cooperação entre grupos e pessoas para o lazer, como a possibilidade de desenvolvimento de um processo educacional de crescimento humano aproximando gerações e facilitando oportunidades de surgimento de talentos.

    Sendo assim, para melhor compreensão de acordo com Palma et al. ( 1994), o lazer é o espaço de tempo, do qual o homem pode dispor livremente de horas de trabalho e das obrigações do cotidiano. Marcellino (1987) coloca que o lazer pode ser discutido pelo tempo e pela atitude. Deste modo, devem-se levar em conta os programas que estimulam o lazer para os idosos, possibilitando um estilo de vida evitando problemas futuros em sua saúde. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo, investigar as atividades de lazer e a ocupação do tempo livre de idosos participantes de grupos de convivência.

Metodologia

    O presente estudo caracteriza-se com descritivo de campo. Participarão do estudo 20 idosos, com faixa etária entre 60 e 90 anos de ambos os sexos, integrantes de um grupo de convivência da cidade de Torres- RS. Para a coleta dos dados, aplicou-se um questionário semi-estruturado com questões referentes à pesquisa. Antes de submeter cada sujeito ao questionário, procedeu-se uma explicação e esclarecimento do questionário, para que posteriormente os questionários fossem respondidos individualmente por cada um dos idosos. Os dados foram processados e submetidos á analise, utilizando para tal a estatística descritiva que tem função a ordenação, e a descrição dos dados, contendo gráficos explanados e percentuais.

Resultados

Gráfico 1. Distribuição quanto a faixa etária

    Com relação à idade, observa-se no gráfico 1 que, dos 20 idosos entrevistados, 60%, ou seja, 12 idosos encontram-se na faixa etária de 60 a 70 anos, 30%, ou seja, 6 idosos encontram-se na faixa etária de 71 a 80 anos, e 10% sendo 2 idosos estão na faixa etária de 81 a 90 anos.

Gráfico 2. Distribuição quanto a faixa etária

    Com relação à ocupação observa-se no gráfico 2 que, dos 20 idosos entrevistados, 80% dos idosos trabalham em serviços do Lar, e 20% sendo 10% trabalham na lavoura e os outros 10% trabalham em indústria.

Gráfico 3. Distribuição quanto a faixa etária

    Com relação aos problemas de saúde observa-se no gráfico 3 que , dos 20 idosos entrevistados 57% apresentam problemas de saúde, sendo os maiores problemas apresentados foram os seguintes: problemas de coluna, hérnia discal, mal de Parkinson, osteoporose, cataratas, diabete, problemas cardiovasculares, artrite, reumatismo.

Gráfico 4. Distribuição quanto a faixa etária

    Podemos observar o gráfico 3 e discutir os dados de acordo com a classificação proposta por Dumazedier (2000). Assim, podemos observar que a grande parte dos idosos pratica atividades físicas, e analisando o gráfico observamos que 50% dos idosos praticam atividades manuais, dentre elas foram citadas, fazer tricô, costurar, fazer crochê, lavar roupa, jogar cartaz, cozinhar. 10% dos idosos praticam atividades intelectuais como, ler livros, conversar com amigos, assistir televisão. Já 5% praticam atividades associativas e artísticas, como: passear com vizinhos, visitar vizinhos, sair para almoçar, viajar, ir ao mercado. Destaca-se também a prática física destacam-se as citadas como: atividades de lazer, recreação, dançar e participar de domingueira.

Conclusão

    Podemos concluir que na grande maioria, os idosos apresentam um estilo de vida ativo, possivelmente por ter um tempo livre maior em relação a outras pessoas, ou seja, os indivíduos dessa faixa etária não têm mais a mesma preocupação com obrigação do cotidiano. No que se refere ás atividades de lazer, os participantes do grupo da terceira idade, ocupam o seu tempo livre de maneira satisfatória, ou seja, o lazer permitirá um envelhecimento saudável e com uma melhor qualidade de vida.

Referências bibliográficas

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 15 · N° 152 | Buenos Aires, Enero de 2011
© 1997-2011 Derechos reservados