Lecturas: Educación Física y Deportes
Revista Digital
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DA CIDADE COLONIAL AO ESPAÇO DA MODERNIDADE:
A INTRODUÇÃO DOS DEPORTES NA VIDA URBANA NO RIO DE JANEIRO

Gilmar Mascarenhas de Jesus


A complexidade crescente da cidade do Rio de Janeiro e a diversificação social de sua população geraria nos últimos anos do século um público novo, a quem não mais satisfaria, em sua ânsia de divertimentos, os dias de entrudo e as festas religiosas ao longo do ano cristão oferecida pelas paróquias.

Na última década do século XIX, o movimento de adesão aos esportes e ao lazer ao ar livre vai adquirir força e velocidade inéditas, inserindo-se na perspectiva de retomada dos espaços públicos e liberalização dos costumes: a ascensão da figura do sportsman, que aposenta o pince-nez e o ar de austeridade do vestuário escuro e pesado para expor alegre e publicamente seus músculos. Segundo Luis Edmundo (1938:319), surge no início do século XX uma nova geração que é bem distinta daquela que proclamou a República, formada de homens lânguidos e raquíticos, sempre enrolados em grossos cache-nez de lã.

Várias modalidades esportivas conquistaram então ampla aceitação em nossos principais centros urbanos. A nascente indústria de entretenimento popular, particularmente na cidade do Rio de Janeiro, apresenta neste período um formidável ritmo de expansão. Novos hábitos vão sendo rapidamente incorporados ao cotidiano das cidades brasileiras, expandindo as formas de lazer e refuncionalizando os espaços públicos, num processo que alguns autores definem como laicização ou dessacralização da vida cotidiana. Buarque (1995:16-7), nos lembra que a própria noção de mundano se altera radicalmente entre o século XVIII e o final do século XIX: de algo ilícito como o que segue a máxima e o ditame contrários à lei de Cristo, torna-se algo muito mais aceito (e até louvável, dentro do espírito capitalista) como o que se ocupa demasiado da coisas do mundo.


II. Corpos são Máquinas: o Frenesi Controlado da Cidade Moderna
A modernidade urbana, segundo Marshall Berman, se configura nas principais cidades européias do final do século XIX enquanto atmosfera de excitação e entusiasmo pelas novas formas aceitáveis de conduta em público. Os esportes são componentes deste movimento, e não escaparam às observações atentas e peculiares de Marcel Proust: "...sobretudo depois da voga da cultura física, a ociosidade assumiu um caráter esportivo a traduzir-se, ainda fora das horas de exercício, por uma vivacidade febril que imagina não deixar ao tédio nem tempo nem lugar para desenvolver-se..." (PROUST, 1995:13).

A adesão coletiva aos esportes começa a se esboçar lentamente um século antes da torrente hedonista da Belle Époque, por razões associadas à difundida perspectiva de uma suposta via de desenvolvimento saudável do corpo e do espírito. Na segunda metade do século XVIII, torna-se habitual nos colégios ingleses a prática de jogos viris (que freqüentemente exigem mais empenho muscular que propriamente habilidades mais nobres como destreza e equilíbrio), extraídos e reelaborados pelos jovens a partir de jogos da tradição popular, como o folk football. A elite agora iniciava-se em práticas esportivas diferentes daquelas consideradas próprias da nobreza, tais como a esgrima, a equitação, a caça, o arco, o salto, etc. (DUNNING & SHEARD, 1979:1-3). Tal mudança comportamental se insere no movimento crescente de resgate de valores clássicos que encontram a melhor tradução em mens sana in corpore sano.

Em 1830, a educação física encontra-se plenamente inserida nas public schools inglesas, e com ela, o incentivo oficial à prática de jogos populares que, submetidos a uma crescente regulamentação, resultará na "invenção" de diversas modalidades esportivas de ampla aceitação mundial posterior, como o futebol, o rugby e o cricket. Entre 1820 e 1870, as escolas públicas inglesas funcionaram como laboratórios de invenção dos esportes modernos (AUGUSTIN, 1995:20). Tais esportes logo ultrapassaram os muros escolares para conquistar os amplos espaços abertos criados pelo urbanismo vitoriano a partir de 1845 e amplamente disseminados a partir de 1880, conhecidos como recreation grounds (LAVERY, 1971:112).

Cumpre não esquecer que no século XIX os ingleses chegaram a dominar ¼ do planeta e que das Ilhas Britânicas partiu mais de 1/3 da volumosa onda migratória européia entre 1850 e 1890 (SAID, 1995), período que coincide exatamente com a consolidação dos esportes ingleses. Tais fatores contribuem para explicar o sucesso dos sports em sua difusão pelo mundo. É assim que já em 1844, um alemão escrevia sobre os sports: "não temos palavra para isso, e somos quase forçados a introduzir o termo em nossa língua". Mais tarde, a expressão sport estará consagrada não apenas na Alemanha, mas em todo o planeta: "a terminologia inglesa se difundiu tal qual os termos técnicos italianos no campo da música" (ELIAS & DUNNING, 1985:188).

Entre 1808 e 1924, excetuando-se os anos da primeira guerra mundial, os ingleses efetivamente dominaram o comércio exterior brasileiro: ao longo do século XIX, o porto do Rio de Janeiro avistará mais bandeiras inglesas que as de todas as demais nacionalidades somadas, inclusive portuguesas e norte-americanas (MANCHESTER, 1973:261). E pelo litoral do Brasil penetram não apenas os numerosos produtos da poderosa indústria inglesa, mas também os valores e comportamentos considerados civilizadores, entre os quais, a prática esportiva. Neste movimento, destaca-se o Rio de Janeiro, na condição de mais acionado porto do país, somente sendo superado em volume de comércio em todo o continente americano por Nova Iorque e Buenos Aires (SEVCENKO, 1983:27).

Por volta de 1850 ou 1860, através das zonas portuárias e dos empreendimentos britânicos, começam a chegar ao Brasil com maior freqüência informações sobre os novos sports e seu pretenso papel de fortalecer o corpo e simultaneamente o espírito. Os próprios ingleses procuram entre si praticar esportes ao ar livre, gerando reações de estranhamento e despertando ampla curiosidade popular. Em 1865, por exemplo, o Cricket Club solicita à Câmara Municipal do Rio de Janeiro permissão para praticar no Campo da Aclamação um divertimento inglês, "não necessitando para tal fim mais do que alisar o terreno que lhe for demarcado". Interessante notar que as expressões utilizadas pela associação inglesa Cricket Club denotam a necessidade de explicações (sobre as condições de terreno, por exemplo) ao poder público, até então completamente alheio àquela novidade. No tramitar do processo, aliás, um vereador solicitou esclarecimentos sobre o que se trata esse tal "divertimento inglês".

O remo é praticado sistematicamente na cidade desde pelo menos 1851, quando se funda o grupo "os mareantes". Nas últimas duas décadas do século XIX, multiplicam-se os clubes de regatas e se realizam competições muito disputadas (MELO, 1997:232). Tais eventos demandaram, como qualquer outra modalidade esportiva, alterações inéditas na materialidade urbana, até então desprovida de locais e equipamentos adequados. O Pavilhão de Regatas da praia de Botafogo é uma das realizações de Pereira Passos que muito contribuiu para a popularidade do remo na cidade. As regatas tornaram-se de imediato um importante e concorrido evento na vida social carioca. Em 1906, a municipalidade estabelece as exigentes condições para exploração privada de um "bar à européia" no interior do pavilhão, "proporcionando diversões elegantes", mas sem prejudicar a Federação de Remo e os clubes de regatas que desfrutam do local.

É neste mesmo período que a utilização das praias para fins de banho vai adquirir uma conotação mais ampla, ultrapassando o conceito estrito de banhar-se somente por prescrição médica para sanar problemas dermatológicos. Até aproximadamente 1850, quando se inicia a expansão do uso terapêutico dos banhos de mar, as praias eram utilizadas basicamente como depósito de dejetos urbanos, e para coleta de mariscos e pesca para os setores socialmente marginalizados. Mesmo a prescrição médica encontrava alguma resistência por ser o mar um domínio particularmente denso de crenças mágicas. Com a difusão do banho de mar para fins terapêuticos, inicia-se um processo de apropriação da praia como local de lazer. Em 1896, uma crônica na imprensa alertava para a excitação e alegria de banhistas, que começam a freqüentar diariamente a praia por prazer (ARAUJO, 1995:322). Trata-se de uma mudança comportamental que afetará fortemente (e será também impulsionada) pela atuação do capital imobiliário, imprimindo à cidade um novo padrão de distribuição interna das classes sociais, radicalmente distinto daquele vigente até aproximadamente 1890, pela difusão da ideologia do morar à beira-mar como estilo de vida moderno.

Este movimento de refuncionalização completa das praias cariocas se insere, ao nosso ver, no processo mais amplo de adesão a novas práticas corporais de entretenimento que glorificam a atividade muscular ao ar livre. O uso medicinal do banho de mar se vincula a descobertas científicas de meados do século XVIII, que apontam para seus benefícios físicos, mas sua intensificação com fins de lazer é um dado cultural do século XIX, quando se desenvolve toda uma "arquitetura do mar" (CORBIN, 1989: 274-80). Neste sentido, parece ter também origem inglesa: a conexão ferroviária entre a grande metrópole londrina e o balneário de Brighton, em 1841, propiciou paulatinamente a formação de um fluxo maciço de banhistas de veraneio, como nova forma de entretenimento (MORRIS, 1984:323). Tal informação nos chegou, tal qual as atividades esportivas, como mais uma grande novidade civilizadora.

Neste movimento, também o turfe merece destaque. Em 1850 já existe no Rio de Janeiro uma pista situada entre Benfica e a Quinta da Boa Vista onde se realizam espetáculos turfistas com movimento de apostas, promovidos por ricos comerciantes, eles mesmos proprietários dos cavalos. A atividade evolui rapidamente, e no ano de 1868 se edifica por iniciativa privada um verdadeiro hipódromo (pista dotada de arquibancadas), o Prado Fluminense, próximo à estação ferroviária de São Francisco Xavier (RIBEIRO, 1944). Já no ano seguinte, são ali realizadas corridas que atraem até quatro mil pessoas e toda a elite imperial. Segundo Renault (1982:200), em 1886 já existiam na cidade quatro hipódromos, com 63 páreos e grande movimento de apostas, além de uma revista especializada, "O Jóquei". Simultaneamente, a prática da equitação também se difunde na cidade: em 1877, por exemplo, um particular solicita autorização para estabelecer uma escola de equitação na Rua do Riachuelo.

O ciclismo, que já se difundira na Europa a ponto de ser considerado o primeiro esporte de massa na escala continental (HOBSBAWM & RANGER, 1984:188-9), gozou também de enorme popularidade no Brasil, no final do século passado. Os fabricantes de bicicleta na Europa conseguiram alça-la à condição de um dos símbolos máximos da liberdade individual, baseados em sua grande mobilidade. Também investiram na promoção de corridas, para fins de publicidade, edificando no Rio de Janeiro do final do século XIX o Velódromo Nacional, enquanto no Passeio Público e no Parque de Vila Isabel se realizavam animadas corridas de bicicleta (ARAUJO, 1993:330-1).

Também o futebol se insere nesta onda de adesão a uma vida supostamente atlética e sã. Este esporte aporta no Brasil no final do século XIX (assim como o basquetebol, o tênis e a natação) e já encontra nas grandes cidades uma cultura esportiva bastante disseminada. Neste sentido, importante notar que muitos clubes de futebol no Rio de Janeiro se originaram de clubes preexistentes, sejam de regatas (C.R. Flamengo, C.R. Vasco da Gama), de crícket (o Paissandu), de ciclismo e corridas a pé (América FC) ou mesmo de extintos clubes excursionistas, como o Botafogo F.C (MATTOS, 1997:46). Curiosamente, este ambiente favorável que o futebol encontrou para sua aceitação é freqüentemente ignorado pela historiografia futebolística no Brasil, que tende a concentrar suas análises na alta capacidade sedutora do futebol e em sua fácil assimilação.

Vale talvez registrar que o futebol carioca somente ultrapassará o remo em popularidade no transcorrer da década de 1910, quando enfim proliferam clubes suburbanos (PEREIRA, 1996). Curioso observar esta resistência do remo em se deixar suplantar por um esporte que já alcançara na Bahia, no Rio Grande do Sul e em São Paulo a suprema aceitação popular (JESUS, 1998).

Podemos levantar aqui a hipótese de que a Reforma Passos, ao privilegiar o embelezamento da orla e sua acessibilidade, favoreceu a prática e o espetáculo das regatas, que, já antes prestigiadas, passaram a reunir multidões. Os esportes, como qualquer outra atividade econômica, dependem fundamentalmente da materialidade urbana e da organização interna da cidade. Sugerimos, para um estudo mais aprofundado, que o remo, relativamente beneficiado pela reforma urbana do início do século XX, tenha retardado no Rio de Janeiro a ascensão praticamente inevitável do futebol à condição de esporte principal na preferência popular. Foi sem dúvida muito grande a receptividade da população carioca aos esportes na virada do século. Tal atitude se vincula diretamente ao fato destes representarem não apenas uma via para a vida saudável, mas sobretudo por constituir um elemento civilizador do ideário burguês importado da Europa, numa conjuntura em que ser moderno é desejar ser estrangeiro. Quanto às camadas populares, estas parecem ter se mantido inicialmente reticentes ao surto esportivo, até por que a adesão a este modismo implicava custos materiais elevados (todo o equipamento era importado) e mesmo a assimilação de estranhos códigos de conduta. A adesão maciça aos esportes responde a um conjunto geral de profundas transformações na vida urbana, relacionadas ao advento da modernidade. Nicolau Sevcenko (1993:87), ao tratar o caso paulistano de forma brilhante, expõe o "pano de fundo" deste fenômeno, uma cidade em acelerado crescimento e caracterizada pela diversidade étnico-cultural:

Pressionada pela pobreza extrema, essa população de destituídos havia perdido seus laços familiares comunitários e territoriais. Dentro do novo ambiente, esses homens eram estranhos uns aos outros, mal falavam uma linguagem comum, assim como eram estranhos à vida urbana moderna, precisando portanto desesperadamente de uma nova identidade e de novas bases de solidariedade. As autoridades aprenderam como explorar essa vulnerabilidade cultural e essa necessidade espiritual, fornecendo-lhes uma nova mitologia...

A agitação esportiva chega a ponto de se implantar na cidade a corrida de pombos E cabe aqui frisar que, pelo que indica o material consultado, esta "febre" esteve bem mais relacionada à indústria do espetáculo como entretenimento urbano nascente do que propriamente com o advento de uma consciência fisiculturista. Neste sentido, nos códices relacionados a diversões públicas e esportes do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, abundam solicitações para construção de hipódromos, velódromos, frontões, uso de vias públicas para corridas, etc., equipamentos e atividades que de fato congregam atletas mas acabam por reunir um número muito maior de espectadores.

A ritualização do espetáculo esportivo, ingrediente da modernidade urbana, não é apenas destinado às elites. A partir de 1880, o futebol inglês e o baseball nos EUA cumprem papel de oferecer diversão de massa aos trabalhadores, na forma de gigantescos estádios. Em 1888, uma multidão compareceu ao duelo de baseball entre as equipes de New York e Pittsburgh, e muitos tiveram de ficar do lado de fora, outros tantos amontoados à beira do campo, contornando-o como uma cerca humana. Segundo Bath (1980:148), aquela multidão vibrante experienced in the ball park the quintessence of urban leisure: watching others do things. Para o autor, um estudioso da cultura urbana que emerge nas grandes cidades do século XIX, a formação de grandes platéias é um dado que transcende o universo específico dos esportes.

Vale registrar que a "espetacularização" dos esportes, como forma de entretenimento, já se verifica amplamente no século XVIII em países como Inglaterra (BRAILSFORD, 1987), França (GAILLARD, 1984) e razoavelmente nos Estados Unidos (CHRISTENSEN, & LEVISON, 1996) e se coloca como integrante de um processo mais amplo de mercantilização do lazer na transição do antigo regime para a ordem burguesa (SENNETT 1995:32). Mas este "ritual" apresenta sentido completamente distinto a partir do final do século XIX, quando envolve sentimentos nacionalistas e todo um discurso moral que eleva o esporte à condição de fator de regeneração sócio-cultural. No Brasil, para captar elementos desta nova significação do esporte, podemos recorrer ao discurso proferido por Monteiro Lobato em 1905, após assistir a um acirrado duelo futebolístico entre ingleses e jovens da elite paulistana: É desta espécie de homens que precisamos. Menos doutores, menos bajuladores, menos parasitas e mais struggle-for-life. Mais homens ,mais nervos, mais corpúsculos vermelhos, para que um Camilo Castelo Branco não possa repetir que ele tem sangue corrompido nas veias e farinha de mandioca nos ossos. (apud ROSENFELD, 1993:79-80)

A forma urbana, conforme já registramos aqui, não estava preparada para abrigar o amplo leque de novos eventos sociais no bôjo da súbita epidemia de febre esportiva e seu forte apelo ao espetáculo. Novamente nos reportamos a Sevcenko (1993:83) ao atestar que Como tudo aquilo era uma absoluta novidade na cidade, não havia locais ou pistas especiais construídas especificamente para a prática e o divertimento com o esporte. Assim, tudo era feito nas ruas e em outras áreas públicas, sobretudo no centro da cidade (...) a Avenida Paulista, com toda a sua centralidade, imponência, visibilidade e conotações heróicas, era obrigatória quando o assunto eram corridas, qualquer que fosse o tipo.

Mais do que imaginar as inúmeras intervenções e adaptações sofridas pelo espaço urbano para adequar-se às novas demandas sociais, pretendemos atentar para o fato de que as próprias transformações na espacialidade, com o advento da modernidade, propiciaram a concretização de tais demandas. Em outras palavras, a abertura de amplos espaços públicos e sobretudo a mudança simbólica e de uso, via dessacralização destes espaços, configuram um novo contexto no qual se insere aqui a adesão geral à prática esportiva. De uma cidade colonial, alheia aos esportes e marcada por fortes restrições de uso dos já escassos espaços públicos, passamos a uma outra cidade, onde fervilha a prática esportiva e os espaços públicos, novos ou ampliados, são socialmente preenchidos de forma bem mais intensa. O que não significa, entretanto, uma vida urbana menos controlada ou predizível.

Retomando a primeira citação de Nicolau Sevcenko, a que abre este artigo, podemos sugerir que os esportes modernos não foram exatamente criados para atender a demandas da ordem burguesa de aceleração de corpos e espíritos. Mas foi sem dúvida esta ordem burguesa que instaurou um cenário urbano propício à difusão dos esportes. E ao fazê-lo, a cidade moderna serviu não apenas de solo fértil às atividades esportivas, mas sobretudo doutou-as de significados novos e ampliados, recriando pois o esporte, reiventando-o, ao ritmo e ao sabor da modernidade urbana. Transformando-o a tal ponto que Sevcenko preferiu afirmar que esta nova ordem o inventou.

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Año 4. Nº 14. Buenos Aires, Junio 1999