efdeportes.com

A produção do conhecimento dos professores de Educação Física: 

um estudo sobre o estado da arte nos ‘Encontros sobre o poder escolar’

La producción de conocimientos de los profesores de Educación Física: 

un estudio sobre el estado del arte en los ‘Encuentros sobre el poder escolar’

 

Programa de Mestrado em Educação Física da

Escola Superior de Educação Física da

Universidade Federal de Pelotas

(Brasil)

Profª. Esp. Mestranda Mariana Afonso Ost

marianaost@ig.com.br

Prof. Esp. Mestrando Helder Madruga de Quadros

hmq_prof@hotmail.com

Profª. Drª. Mariângela da Rosa Afonso

cafonso@terra.com.br

 

 

 

 

Resumo

          O presente estudo de investigação teve como objetivo realizar uma análise descritiva, através de um mapeamento e categorização da produção do conhecimento dos professores de Educação Física nos Encontros sobre o Poder Escolar. O evento em questão ocorre anualmente na cidade de Pelotas-RS desde 2001, sendo organizado por instituições ligadas à educação como universidades, sistemas de ensino, secretarias, conselhos e sindicatos, tendo aproximadamente 1.300 inscritos por edição. Logo, a pesquisa justifica-se pela necessidade de se investigar sobre as formas de manifestações e produções do conhecimento que vem ocorrendo nesses encontros pelos professores de Educação Física, buscando perceber como se dá essa produção e identificar quem são esses professores. Os dados foram coletados nos programas e anais das nove edições do evento que aconteceram no período de 2001 a 2009. Para melhor organização dos dados realizamos a análise, ordenação e interpretação, mapeando e sistematizando os dados para possibilitar a compreensão do conteúdo presente nesses documentos. A pesquisa caracteriza-se sob a forma de análise documental, com abordagem quali-quantitativa. Este tipo de estudo pode ser denominado como “estado da arte". Entre as evidências do estudo podemos afirmar que a produção do conhecimento nos “Encontros sobre o Poder Escolar” produzida pelos professores de Educação Física está presente desde a origem do evento, observando uma oscilação do número de trabalhos apresentados, como também uma diversidade considerável. Foi possível perceber ainda que, considerando a quantidade total de trabalhos apresentados nas nove edições do evento, a área da Educação Física possui pouca representatividade no volume total de trabalhos (2,31%).

          Unitermos: Formação continuada. Educação Física. Estado da arte.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 148, Septiembre de 2010. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Considerações introdutórias

    O estudo buscou realizar uma análise descritiva, através de um mapeamento e categorização da produção de conhecimento dos professores de Educação Física nos Programas e Anais dos Encontros Sobre o Poder Escolar. O evento em questão ocorre anualmente na cidade de Pelotas-RS desde 2001, sendo organizado por instituições ligadas à educação como universidades, sistemas de ensino, secretarias, conselhos e sindicatos, tendo aproximadamente 1.300 inscritos por edição.

    Logo, a pesquisa justifica-se pela necessidade de se investigar sobre as formas de manifestações e produções do conhecimento que vem ocorrendo nesses encontros pelos professores de Educação Física, buscando perceber como se dá essa produção e identificar quem são esses professores.

    Ressaltamos a relevância dessa investigação, utilizando as palavras de Nóvoa (1997), as quais tratam de reforçar o valor de pesquisas com o foco para formação pela possibilidade de produzir um outro conhecimento sobre os professores, para os compreender como pessoas e como profissionais, mais útil para descrever (e mudar) as práticas educativas.

    Segundo Dall’Igna & Silva (2008), o objetivo destes eventos tem sido construir um espaço de formação continuada, de valorização da escola e dos profissionais da educação. Conforme a organizadora deste evento acima citada, existem dois eixos de trabalho. Um eixo que se realiza dando voz aos palestrantes de nível nacional e internacional e outro eixo debatendo com os profissionais da educação básica as experiências e pesquisas inovadoras.

    A Formação Continuada dos professores da rede pública tem acontecido em muitos momentos pelas oportunidades geradas por este evento, uma vez que a troca de experiências entre os professores faz com que exista a valorização das próprias experiências e oportunidade de aprender com os pares.

    O “Encontro sobre o Poder Escolar” está consolidado na região tornando-se referência para os professores da educação básica, os quais encontram nesse espaço um dos únicos para o efetivo desenvolvimento profissional devido à sua qualidade e diversidade, onde encontram um lugar para se discutir e refletir sobre os rumos da caminhada na escola. Ainda de acordo com Dall’Igna & Silva (2008), o ambiente dos Encontros é favorável para um debate participativo e enriquecedor, que traz muitos subsídios para as práticas na sala de aula e na escola, seja nas grandes conferências seja na discussão de experiências.

    Portanto, no estudo em questão, voltaremos o nosso foco para o que está sendo produzido pelos professores de Educação Física, pois, acreditamos que a produção do conhecimento deste professor deva ser valorizada, fazendo com que o mesmo se mantenha em constante formação.

    Formar em continuidade professores que aprendem das próprias experiências na interlocução de seus saberes práticos, é formar professores-pesquisadores na busca de entenderem o que fazem como corpo docente, como comunidade de educadores (MARQUES, apud PINTO, 2002).

    Nesse sentido, acreditamos que a Formação Continuada seja múltipla, rica, cheia de possibilidades e extremamente necessária ao professor e ao meio no qual ele está inserido. Assim, a formação continuada vem a ser um tema prioritário e com uma grande potencialidade, o que justifica a necessidade crescente de investir em formação (GARCIA, 1999).

    Tardif (2000), afirma que tanto em suas bases teóricas quanto em suas conseqüências práticas, os conhecimentos profissionais são evolutivos e progressivos e necessitam, por conseguinte, uma formação contínua e continuada. Ele aponta que os profissionais devem, assim, autoformar-se e reciclar-se através de diferentes meios, após seus estudos universitários iniciais.

Caminhos metodológicos

    A pesquisa caracteriza-se sob a forma de análise documental, com abordagem quali-quantitativa. Os dados foram coletados dos Programas e Anais das nove edições dos “Encontros sobre o Poder Escolar” que aconteceram no período de 2001 a 2009. Para melhor organização dos dados realizamos a análise, a ordenação e interpretação, mapeando e sistematizando em diferentes categorias para possibilitar a compreensão do conteúdo presente nesses documentos. Este tipo de estudo é denominado “estado da arte".

    Segundo Ferreira (2002), pesquisas do tipo “estado da arte” ou “estado do conhecimento” têm como desafio mapear e discutir a produção acadêmica em diferentes campos do conhecimento, tentando responder que aspectos e dimensões vêm sendo destacados e privilegiados em diferentes épocas e lugares, em que condições têm sido produzidas certas dissertações de mestrado, teses de doutorado, publicações em periódicos e comunicações em anais de congressos e de seminários.

    A pesquisa foi realizada em quatro momentos. Primeiramente, se fez necessário compreender como se constituiu este evento que atualmente está consolidado na região sendo referência para os professores de todas as áreas. Após, realizamos a identificação dos títulos dos trabalhos e autores, professores de Educação Física, apresentados nos programas e anais do evento. Em seguida, realizamos a análise do conteúdo desses trabalhos identificados e produzidos pelos professores, para posterior categorização dos mesmos. O agrupamento em categorias e o mapeamento só foi possível após o momento em que compreendemos os diversos conteúdos deste conjunto de produções.

Discussão e resultados

    Torna-se relevante neste momento apontarmos que nas primeiras três edições dos Encontros a divulgação dos trabalhos produzidos e apresentados no evento se deu através do formato de Programas e só a partir da 4ª edição a publicação dos trabalhos ocorreu sob o formato de Anais. Este fato se deve à consolidação e a nova formatação do evento.

    Para melhor compreensão dos achados da pesquisa, consideramos de extrema importância apresentar os dados coletados para compreensão da dimensão que seguimos.

    Podemos perceber na tabela 1 que, desde a primeira edição do evento, o professor de Educação Física se fez presente. O 1º Encontro sobre o Poder Escolar teve uma efetiva participação da comunidade educacional. Foram 35 relatos de experiências apresentados no evento sendo que a Educação Física teve a participação em três destas produções. Todos os trabalhos de Educação Física foram de escolas municipais de dois municípios da região e tiveram como temas abordados a capoeira e a dança.

Tabela 1

1º Encontro sobre o Poder Escolar - 2001

“A Escola também é poder: escolhe rompe, decide e estimula”

Título

Tema

Tipo de Produção

Instituição

Município

01

A capoeira da escola, a escola da capoeira

Capoeira

Relato de Experiência

EMEF João da Silva Silveira

Monte Bonito

02

A dança como possibilidade de construção da cidadania

Dança

Relato de Experiência

EMEF Cecília Meireles

Pelotas

03

Corpos negros que dançam em movimento de vida – Dandara

Dança

Relato de Experiência

EMEF Cecília Meireles

Pelotas

    Na segunda edição, a produção do professor de Educação Física permanece presente, mas não só como relato de experiência, mas, também através de divulgação e apresentação de projetos realizados na escola, e ainda por professores inseridos no Ensino Superior.

Tabela 2

2º Encontro sobre o Poder Escolar – 2002

“A Escola como possibilidade de ousadia, rompimento, coragem e reinvenção”

Título

Tema

Tipo de Produção

Instituição

Município

01

Do professor na escola ao criador de outras formas

Corporeidade

Projeto

EMEF Cecília Meireles

Pelotas

02

Ciclo em gestação

Interdisciplinar

Projeto

Escola Cidade de Rio Grande – CAIC

Rio Grande

03

Corporeidade negra e popular nos ambientes pedagógicos da escola e da rua

Corporeidade

Relato de experiência

Faculdade Educação/UFPel

Pelotas

04

I Encontro Lúdico-cultural do magistério: reconhecendo as diversidades culturais

Ludicidade

Projeto

Colégio Municipal Pelotense

Pelotas

    Podemos perceber que nesta edição do evento teve um número maior de apresentação de trabalhos que o anterior na área em questão, sendo que das 26 produções, quatro eram ligadas a área da Educação Física. Dos trabalhos apresentados, três foram projetos, tratando de temas variados.

    Observamos que na terceira edição dos Encontros, um grande aumento na produção geral do evento comparando com a edição anterior. Nesta foram 71 trabalhos apresentados.

Tabela 3

3º Encontro sobre o Poder Escolar – 2003

“Sala de aula onde o nada acontece tudo”

Título

Tema

Tipo de Produção

Instituição

Município

01

Dançar a vida, com vida a escola

Dança

Relato de Experiência

Colégio Municipal Pelotense

Pelotas

    Ao contrário ocorreu na área da Educação Física, onde podemos perceber uma baixa produção, restringindo-se à apenas um trabalho apresentado em forma de relato de experiência sobre a dança.

    Na quarta edição do evento, a produção de trabalhos apresentados por professores de Educação Física voltou a crescer, onde dos 115 trabalhos, cinco foram em Educação Física.

Tabela 4

4º Encontro sobre o Poder Escolar – 2004

“Repetir para acertar é ação de nossa vida diária”

Título

Tema

Tipo de Produção

Instituição

Município

01

Mostra municipal de dança escolar: um olhar pelo invisível

Dança

Projeto

Colégio Municipal Pelotense

Pelotas

 

02

Dança aplicada na escola

Dança

Pesquisa

EEEF. Dr. Francisco Simões

Pelotas

03

Ecoatletismo

Atletismo

Relato de Experiência

EMEF Dom Francisco de Campos Barreto

Pelotas

04

Educação Física para o aluno trabalhador

Educação Física

Relato de Experiência

EMEF Cecília Meireles

Pelotas

05

Projeto “programa esporte na escola”

Esporte Educação

Projeto

EEEM. Félix da Cunha

Pelotas

    Os trabalhos foram todos de escolas estaduais e municipais de Pelotas, envolvendo os temas de dança, atletismo e esporte. A produção teve dois projetos, dois relatos de experiência e uma pesquisa de campo.

    O 5º Encontro sobre o Poder Escolar alcançou uma produção total de 104 trabalhos apresentados sendo que apenas quatro deles estavam ligados a área da Educação Física.

Tabela 5

5º Encontro sobre o Poder Escolar - 2005

“Na sala de aula o que fazer é não medir horizontes”

Título

Tema

Tipo de Produção

Instituição

Município

01

Projeto Dicionário de Futebol

Futebol

Pesquisa

EMEF Nestor Eliseu Crochemore

Pelotas

02

Vivenciando a Educação Física no ensino médio na modalidade-EJA (Noturno)

Prática Pedagógica

Relato de Experiência

EEEM Adolfo Fetter

Pelotas

03

Grupo de dança Francisco Simões

Dança

Projeto

EEEF Francisco Simões

Pelotas

04

Imaginário infantil no projeto de dança na escola

Dança

Relato de Experiência

EEEM Adolfo Fetter

Pelotas

    Mais uma vez a dança esteve presente com dois trabalhos apresentados, também tivemos um trabalho sobre futebol e um sobre a prática pedagógica no Ensino de Jovens e Adultos. Todos os trabalhos são de professores de escolas municipais e estaduais de Pelotas, sendo uma pesquisa, um projeto e dois relatos de experiência.

    A 6ª edição do Encontro sobre o Poder Escolar teve uma grande produção, onde foram apresentados 139 trabalhos, sendo seis produzidos por professores de Educação Física.

Tabela 6

6º Encontro sobre o Poder Escolar – 2006

“A Escola inquieta arrisca vôos... e inventa!”

Título

Tema

Tipo de Produção

Instituição

Município

01

A dança no despertar de uma vida

Dança

Relato de Experiência

EMEI Dona Alaíde Teixeira Victória e EMEI Girassol

Capão do Leão

02

Estudando e trabalhando psicomotricidade

Educação Psicomotora

Relato de Experiência

IEE Dr. Walter Thofehrn

São Lourenço do Sul

03

A importância da expressão corporal nas séries iniciais

Prática Pedagógica

Relato de Experiência

EMEF Neuza Brizolara

Pedras Altas

04

A presença da Educação Física nas séries iniciais na hierarquia dos saberes curriculares

Prática Pedagógica

Pesquisa

Faculdade de Educação/UFPel

Pelotas

05

Projeto de xadrez escolar

Xadrez

Projeto

EEEM N. Srª de Lourdes e EEEM Profª Sylvia Mello

Pelotas

 

 

 

06

Projeto do grupo de dança na escola

Dança

Projeto

EEEM Félix da Cunha

Pelotas

    Os trabalhos tiveram origem em quatro cidades da região, tanto de escolas municipais, estaduais e ensino superior. Os temas foram variados, desde o xadrez até a dança, em formatos de pesquisa, relatos de experiência e projeto.

    Em 2007, na 7ª edição do Encontro, constatamos uma participação pouco expressiva dos professores de Educação Física, onde apenas três trabalhos foram apresentados dos 142 totais do evento.

Tabela 7

7º Encontro sobre o Poder Escolar – 2007

“Profissão Professor – as maneiras de ser nas maneiras de ensinar”

Título

Tema

Tipo de Produção

Instituição

Município

01

Educar pelo viés da ludicidade: um desafio à educação

Ludicidade

Projeto

EEEF Santo Antonio

Pelotas

02

O folclore como conteúdo de Educação Física: uma experiência possível na escola

Dança

Pesquisa

Secretaria Municipal de Educação

Pelotas

03

Jogos, brincadeiras e cantigas: contribuições para a primeira série do ensino fundamental de nove anos

Prática Pedagógica

Pesquisa

Secretaria Municipal de Educação

Pelotas

    Todos os trabalhos são de professores do município de Pelotas, sendo um da rede estadual e dois da Secretaria Municipal da Educação. Foram abordados os temas lúdico e dança nos formatos de apresentação de projeto e pesquisa.

    A 8ª edição do evento foi marcada por um avanço da produção em Educação Física. Foram apresentados oito trabalhos na área, dos 137 totais do evento.

Tabela 8

8º Encontro sobre o Poder Escolar – 2008

“Há que se cuidar do broto pra que a vida nos dê flor e fruto”

Título

Tema

Tipo de Produção

Instituição

Município

01

A gente ainda brinca! Jogos e brincadeiras na 7ª e 8ª séries do ensino fundamental

Recreação

Projeto

Universidade Nove de Julho

São Paulo

02

Avaliação na disciplina de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental nas escolas municipais da cidade de Pelotas

Avaliação escolar

Pesquisa

Escola Superior de Educação Física/ UFPEL

Pelotas

03

Práticas Avaliativas em Educação Física: construindo saberes

Avaliação escolar

Pesquisa

Escola Mário Quinta e Escola Superior de Educação Física/UFPEL

Pelotas

04

Projeto paz no futebol

Futebol

Projeto

EMEF Jornalista Deogar Soares

Pelotas

05

Jogos escolares de Pelotas: uma experiência no campo

Esporte

Relato de Experiência

Secretaria Municipal de Educação

Pelotas

06

Corporeidade e educação ambiental: analisando o projeto quero-quero

Corporeidade

Projeto

Fundação Universidade do Rio Grande/FURG

Rio Grande

07

Quinze anos de dança educativa: um projeto que vem dando certo

Dança

Relato de Experiência

EMEF Cecília Meireles

Pelotas

08

Brincar, jogar, cantar e encantar: alguns tormentos e muitos desafios com as turmas de primeiro ano, nas aulas de Educação Física

Ludicidade

Pesquisa

EMEF Olavo Bilac

Pelotas

    Destaca-se a crescente produção originária de curso superior. Além de relatos de experiências, projetos e pesquisas também foram apresentados, entre os oito trabalhos abordados, que apresentando temas variados como futebol, dança e avaliação escolar.

    Em 2009, o nono Encontro sobre o Poder Escolar teve uma produção total de 156 trabalhos apresentados. A área da Educação Física foi contemplada com seis trabalhos nos formatos de relato de experiência e pesquisas.

Tabela 9

9º Encontro sobre o Poder Escolar – 2009

“A voz dos estudantes: redes de poder”

Título

Tema

Tipo de Produção

Instituição

Município

01

Uma proposta crítico-superadora para o ensino dos esportes na Educação Física Escolar

Estágio profissionalizante em Educação Física

Relato de Experiência

Escola Superior de Educação Física/UFPEL

Pelotas

02

Pequenos escolares entram em ação nos arcos olímpicos

Jogos Olímpicos

Relato de Experiências

EMEF Olavo Bilac

Pelotas

03

Formação e desenvolvimento profissional dos professores de Educação Física envolvidos com a política educacional de inclusão de alunos com deficiência nas escolas pólos municipais de Pelotas, RS

Educação Inclusiva

Pesquisa

APAE e UFPEL

Pelotas

04

Parecer descritivo na avaliação da Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental

Avaliação na Educação Física

Pesquisa

Escola Superior de Educação Física/UFPEL

Pelotas

05

Educação Física nas séries inicias: como conhecer essa práticas

Educação Física nas séries iniciais

Pesquisa

Colégio Municipal Pelotense

Pelotas

06

O afastamento denuncia a exaustão em professores de Educação Física

Docência na Educação Física

Pesquisa

Escola Superior de Educação Física/UFPEL

Pelotas

    Foram abordados vários temas, entre eles, docência, avaliação, estágios e educação inclusiva. Todos os trabalhos foram de instituições do município de Pelotas. Percebemos um aumento na produção de conhecimento a partir de pesquisas.

Considerações finais

    Partimos do pressuposto que a ocorrência de trabalhos apresentados sobre a temática em questão em todas as edições do evento ocorridas nestes nove anos revela uma manifestação não linear do professor de Educação Física.

    A partir da análise dos dados coletados, podemos perceber, em todas as edições do evento foram apresentados trabalhos com diferentes formatos: relatos de experiência da prática cotidiana, como também de projetos extraclasses, apresentação de resultados de pesquisas em andamento ou concluídas.

    Após a exposição das tabelas e a análise dos dados podemos perceber que durante esse nove anos de existência dos “Encontros sobre o Poder Escolar”, foram apresentados 925 trabalhos em diferentes formatos e eixos temáticos. Somente 40 destes trabalhos foram produzidos por professores de Educação Física.

    Considerando a cidade de onde vieram esses professores, podemos perceber que a maior concentração de trabalhos apresentados é da cidade de Pelotas, sendo que somente sete trabalhos foram apresentados por professores ligados a instituições de ensino de cidades vizinhas.

    As evidências acima nos permitem afirmar, preliminarmente, que a produção do conhecimento nos “Encontros sobre o Poder Escolar” produzida pelos professores de Educação Física desde a origem do evento está presente, observando uma oscilação do número de trabalhos apresentados, como também uma diversidade considerável. Foi possível perceber que, considerando a quantidade total de trabalhos apresentados nas nove edições, a Educação Física possui pouca representatividade no volume total de trabalhos (2,31%). Analisar as produções na área é, portanto, tarefa de extrema importância para a avaliação da qualificação do saber produzido, sua socialização e para a ampliação da nossa intervenção na realidade.

Referências bibliográficas

  • DALL’IGNA, M. A.; SILVA, J. R.; Os encontros sobre o poder escolar: pode um evento constituir-se em processo de formação continuada? In: Anais do 8º encontro sobre o poder escolar. Gráfica UFPEL, 2008.

  • FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas ‘estado da arte’. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23 n. 79, agosto/2002.

  • GARCIA, C. M. Formação de Professores – para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

  • NASCIMENTO, J. V. Formação do profissional de educação física e as novas diretrizes: reflexões sobre a reestruturação curricular. In: SOUZA, S.; HUNGER, D. (Orgs.) Formação profissional em educação física; estudos e pesquisas. Rio Claro: Biblioética, 2006.

  • NÓVOA, A. Os professores e sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

  • PINTO, M. G. Formação de professores em serviço: refletindo sobre uma experiência vivida. MARQUES, M. O. Professores falantes de si na sala de aula, na escola e na constituição da pedagogia. In: QUADROS, C.; AZAMBUJA, G. (orgs.) Formação de professores em serviço: a experiência da Unifra. Santa Maria: Unifra, 2002.

  • TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v. 13, jan./abril, 2000.

  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Encontro sobre o Poder Escolar. 1º. 2001. Pelotas. Anais do 1º Encontro sobre o Poder Escolar. Pelotas: UFPEL, 2001.

  • _____________________________________. Encontro sobre o Poder Escolar. 2º. 2002. Pelotas. Anais do 2º Encontro sobre o Poder Escolar. Pelotas: UFPEL, 2002.

  • _____________________________________. Encontro sobre o Poder Escolar. 3º. 2003. Pelotas. Anais do 3º Encontro sobre o Poder Escolar. Pelotas: UFPEL, 2003.

  • _____________________________________. Encontro sobre o Poder Escolar. 4º. 2004. Pelotas. Anais do 4º Encontro sobre o Poder Escolar. Pelotas: UFPEL, 2004.

  • _____________________________________. Encontro sobre o Poder Escolar. 5º. 2005. Pelotas. Anais do 5º Encontro sobre o Poder Escolar. Pelotas: UFPEL, 2005.

  • _____________________________________. Encontro sobre o Poder Escolar. 6º. 2006. Pelotas. Anais do 6º Encontro sobre o Poder Escolar. Pelotas: UFPEL, 2006.

  • _____________________________________. Encontro sobre o Poder Escolar. 7º. 2007. Pelotas. Anais do 7º Encontro sobre o Poder Escolar. Pelotas: UFPEL, 2007.

  • _____________________________________. Encontro sobre o Poder Escolar. 8º. 2008. Pelotas. Anais do 8º Encontro sobre o Poder Escolar. Pelotas: UFPEL, 2008.

  • _____________________________________. Encontro sobre o Poder Escolar. 9º. 2009. Pelotas. Anais do 9º Encontro sobre o Poder Escolar. Pelotas: UFPEL, 2009.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 15 · N° 148 | Buenos Aires, Septiembre de 2010
© 1997-2010 Derechos reservados