efdeportes.com

Jogos de oposição e esgrima no âmbito escolar

Juegos de oposición y esgrima en el ámbito escolar

Games of opposition and fencing in a school

 

*Acadêmica 

**Professor

Universidade Federal do Paraná

Setor de Ciências Biológicas

Departamento de Educação Física

Marinele do Rocio Leonço*

Doutor Sérgio Luiz Carlos dos Santos**

ub_santos@yahoo.com

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          A prática de lutas no contexto escolar é algo que está prescrito nos PCN’s, porém sabe-se que a maioria das escolas não desenvolve essa prática, pois muitas delas não possuem em seus quadros professores com capacitação para trabalhar esse conteúdo. Fundamentalmente, é interessante desenvolver essa prática, pois além dos aspectos motores, psíquicos, é inegável a contribuição na formação humana pelos valores inerentes em sua prática, tais como respeito, disciplina e perseverança. Pensando em possibilitar a diversidade de conteúdos para os alunos, principalmente experiência que muitas vezes eles e elas terão apenas nesse contexto, é fundamental que o professor de Educação Física esteja preparado para mostrar a eles e elas essas novidades. Pois, “O profissional de educação física não atua sobre o corpo ou com o movimento em si, não trabalha com o esporte em si, não lida com a ginástica em si. Ele trata do ser humano nas suas manifestações culturais relacionadas ao corpo e ao movimento humano, historicamente definidas como jogo, esporte, dança, luta e ginástica” (Daolio, 2004). Então é necessário que o professor de Educação Física se preocupe com sua formação continuada, e a desenvolva cada vez mais sua criatividade, para tornar atrativa e interessante suas aulas. Nesse sentido os Jogos de Oposição oferecem um leque de possibilidades para efetivar esse trabalho, uma dessas possibilidades é sua aplicação para a modalidade Esgrima, que a princípio pode parecer muito difícil de realizar, mas se for feito de maneira criativa e adaptada, com certeza será uma experiência prazerosa, característica dos Jogos. Uma ferramenta muito útil para a introdução da esgrima no contexto escolar são os Jogos de Oposição, que aos poucos e de forma lúdica conduz ao aprendizado interdisciplinar os seus praticantes.

          Unitermos: Jogos de oposição. Esgrima. Escolar.

 

Abstract
          The practice of fighting in the school context is something that is prescribed in the NCP's, but it is known that most schools do not develop this practice, because many of them think they are really not trained to work with this content. Fundamentally, it is interesting to develop this practice, because in addition to the motor aspects, psychological, is the undeniable contribution to human development. Thinking of the possible diversity of content for students, especially experience that often they and they only need this context, it is essential that the physical education teacher is prepared for them and show them this news. Therefore the physical education professional does not act on the body or the movement itself, does not work with the sport itself, not about the gym itself. It treats human beings in their cultural events related to the body and human movement, historically defined as a game, sport, dance, wrestling and gymnastics (Daolio, 2004). So it is necessary that the physical education teacher cares about fencing learning, and develop more creativity to make attractive and interesting to their classes. In this sense the struggles offer a range of possibilities to accomplish this work, one possibility is the fencing that the principle can be very difficult to accomplish, but if done creatively and adapted, will certainly be a pleasant experience. A very useful tool for the introduction of fencing in the school context is the interplay of opposition games, which gradually and through play children learn fencing by opposition games, as a pleasant way.

          Keywords: Games of opposition. Fencing. School.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 147, Agosto de 2010

1 / 1

I.     Introdução

Jogos de oposição uma nova forma de educar

    Uma forma de inserir as lutas no contexto escolar é por meio dos Jogos de Oposição, ou seja, desenvolver as capacidades cognitivas, afetivas e sociais de uma forma lúdica. Entretanto, o professor de Educação Física deve estar consciente dos objetivos a serem atingidos mesmo que a princípio, possa parecer apenas uma brincadeira. Vários aspectos poderão ser trabalhados nos Jogos de Oposição, tanto os relacionados com o desenvolvimento biológico, psicológico e sociológico, seja por meio das Valências Físicas, tais como força, flexibilidade, resistência muscular, equilíbrio, coordenação e velocidade, como os aspectos afetivos: respeito ao próximo, respeito aos limites, ás regras, etc. Assim como os Aspectos Psicológicos: catarse, raciocínio rápido, etc. Como também citamos os Aspectos Sociais: valores de cidadania, respeito ao coletivo.

    Tendo a escola como formadora de seres humanos, percebe-se a importância da inclusão dessa disciplina nesse contexto, além de desenvolver esses aspectos, podem ser problematizadas todas as questões de violência na sociedade. A Esgrima foi uma das primeiras manifestações em forma de luta com instrumento mediador a ser praticada, enquanto conteúdo pedagógico de Educação Física; ela era praticada principalmente dentro das instituições militares de formação em Educação Física (Escola de Educação Física do Exército, da Policia Militar, por exemplo), e fez parte da formação dos primeiros instrutores de Educação Física do pais.

    A seguir apresentaremos algumas considerações em torno da Esgrima utilizada no contexto escolar.

A esgrima e suas vantagens no âmbito escolar

    O homem desde os primórdios apresentou manifestações corporais semelhantes às lutas, desde lutas corporais ou até mesmo com a utilização de armas. A Esgrima surgiu na Antiguidade, como afirmam Oliveira e Santos, (2006) nas batalhas, primeiramente contra o ambiente hostil, depois para caçar e finalmente nas guerras por territórios, e posteriormente em sua primeira tentativa de tornar-se esporte, em Roma, nas apresentações dos gladiadores, que na época eram eventos para a diversão da sociedade dominante, no Império Romano.

    Existem alguns aspectos que a luta, e principalmente a Esgrima vai desenvolver, a partir das questões de desenvolvimento motor, social até os aspectos afetivo, cognitivo e psicológico. Então nota-se que ao desenvolver a prática da luta, os praticantes fazem relações de movimentos, juntamente com controle de emoções, sentimentos, etc., desenvolve-se também o pensamento rápido, construção de estratégias e mudança de decisão. É necessário que o professor de Educação Física esteja atento momento de efetivar essa prática, pois ele deve perceber qual nível de desenvolvimento motor e aprendizagem motora, e onde começar a fazer um trabalho especializado, ou seja, treinamento.

    O conhecimento das fases de desenvolvimento motor é imprescindível para desenvolver um trabalho sobre qualquer conteúdo nas escolas. Então os autores irão apontar e explicitar cada fase:

  • Fase Motora Reflexiva: primeiros reflexos fetais até. (estágio de codificação, estágio de decodificação, estágio de inibição de reflexos, estágio de pré-controle).

  • Fase de Movimentos Fundamentais: é o período em que a criança começa a ter noção dos seus movimentos, justamente é o momento em que ela inicia-se na escola. (estágio inicial, estágio elementar, estágio maduro).

  • Fase de Movimento Especializado: é o refinamento e combinação do estágio anterior. (estágio transitório, estágio de aplicação, estágio de utilização permanente).

    É de extrema importância que essas fazes sejam bem desenvolvidas, e disponibilizadas as várias possibilidades de movimento para que a criança chegue à última fase bem desenvolvida. Muitas vezes as crianças têm dificuldades em executar determinados movimentos complexos, porém muitas vezes essa dificuldade poderia ser superada se ela tivesse tido um trabalho mais significativo fase de movimentos fundamentais. Porém, existem alguns padrões de movimento tais como: locomoção, manipulação, equilíbrio. Também existem alguns estágios na aprendizagem motora, que são: identificação de estímulos é a análise do conteúdo, seleção da resposta é a decisão da resposta em seguida programação da resposta em movimento.

    Muitos autores dividem em fases a aprendizagem motora, estágio cognitivo, estágio associativo, estágio autônomo, percebe-se a importância dessas fases para a aprendizagem da luta na Educação Física. Outro fator determinante nesse processo é a capacidade de atenção, que pode ser ampla ou estrita dependendo da informação do ambiente.

    Na aprendizagem a atenção também tem algumas fases determinantes: estagio exclusivo, estágio inclusivo, atenção seletiva, uma ferramenta que professores utilizam para influenciar esse processo é o feedback, que podem ser de dois tipo: intrínseco e extrínseco.

    Portanto, os autores afirmam que esse processo de aprendizagem motora não só nas lutas, jogos de oposição, como em todo o conteúdo da Educação Física é complexo, ou seja, muitos fatores influenciam a aprendizagem de determinado assunto. Porém é necessário que o professor tenha consciência dos objetivos e esses fatores que influenciam. É extremamente importante que o professor possibilite a vivência de várias formas de movimento, para que se houver interesse por parte da criança de dar continuidade em determinado esporte ela esteja realmente preparada para os trabalhos específicos realizados nos esportes de alto rendimento.

    Na disciplina de lutas a Esgrima pode ser explorada de uma forma diferente, ou seja, se as escolas não tiverem os materiais necessários – uma realidade em grande parte das escolas-, pode ser adaptada. Com a ajuda dos próprios alunos e alunas, podem ser construídos os materiais, é claro que não ficarão iguais aos oficiais, mas esses alunos e alunas terão a vivência da esgrima, além deles estarem totalmente envolvidos com as atividades.

Considerações

    Entende-se que a Escola exerce um papel fundamental na vida das crianças, por esse motivo a Educação Física é fundamental nesse contexto, pois as questões corporais estão latentes, pretende-se então fazer os alunos perceberem a partir das lutas a importância da prática das atividades físicas enquanto cultura corporal do movimento, contribuindo na formação de um homem na sua totalidade.

Referências

  • RIO DE JANEIRO, Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro – APERJ. Discutindo a Violência nos esportes de luta: a responsabilidade do professor da Educação Física na busca de novos significados para o uso das lutas como conteúdo pedagógico. Rio de Janeiro: Anpuh, 2006.

  • SANTOS, S. L. C. ESGRIMA – O caminho da Espada. Curitiba, UFPR, 2010. Disciplina de Lutas Aplicadas. Curso de Educação Física, Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná.

  • SANTOS, S. L. C. Jogos de Oposição. Curitiba, UFPR, 2010. Disciplina de Lutas Aplicadas. Curso de Educação Física, Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná.

  • SANTOS, S. L. C.; YAMAGUCHI, A. Desenvolvimento humano. Curitiba, UFPR, 2010. Disciplina de Lutas Aplicadas. Curso de Educação Física, Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

revista digital · Año 15 · N° 147 | Buenos Aires, Agosto de 2010  
© 1997-2010 Derechos reservados