efdeportes.com

Perfil do profissional que trabalha com o 

ensino da capoeira na cidade de Santa Maria, RS

Perfil del profesional que trabaja en la enseñanza de la capoeira en la ciudad de Santa María, RS

 

*Orientadora. Doutora em Ciência do Movimento Humano

com ênfase em Medidas e Avaliação/Cineantropometria (UFSM/2004)

**Especialista em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde

com ênfase em Medidas e Avaliação (UFSM/2009)

(Brasil)

Luciane Sanchotene Etchepare Daronco*

luetchepare@gmail.com

Leonardo Fernandes de Souza**

leo.edfisica@hotmail.com

 

 

 

Resumo

          Objetivou-se com o presente estudo verificar o perfil do profissional que trabalha com o ensino da capoeira, qual a formação do profissional, identificar de que forma a capoeira é trabalhada, os principais locais onde esta é praticada e verificar se existe uma proposta educacional de quem trabalha com a capoeira na cidade de Santa Maria-RS. A amostra foi composta por 17 instrutores de capoeira da cidade, no período de agosto de 2008 a março de 2009. Utilizou-se como instrumento para coleta dos dados uma entrevista aberta. Para análise dos dados utilizou-se a freqüência e percentual das respostas dadas na entrevista e uma posterior análise qualitativa das mesmas. Observou-se a partir dos resultados obtidos que 40% da amostra possui ensino médio completo, 12% possui ensino superior completo, nas áreas de Engenharia e Administração e 18% são acadêmicos de Educação Física. Percebeu-se que 40% dos entrevistados possuem de seis a dez anos de prática e 34% dos professores possui a faixa etária dos 21 aos 25 anos de idade. Os praticantes possuem uma faixa-etária dos 5 aos 55 anos de idade e 32% dos professores foram alunos do mestre Biriba, 76% dos grupos que desenvolvem trabalhos na cidade originaram-se do grupo de capoeira Oxossi. Com relação ao conceito da capoeira 25% dos entrevistados consideram a capoeira como arte, cultura, ritmo e movimento, 22% da amostra afirmam que capoeira é dança, luta, jogo, educação, esporte e expressão do ser. No que diz respeito ao local de atuação dos professores, as aulas são ministradas em diversos locais da cidade, porém no período de aplicação do estudo não havia ninguém ministrando aulas nas Instituições de Ensino Superior da cidade, sendo que existem três cursos de Educação Física em Santa Maria-RS. Desta forma, através deste estudo verificou-se o perfil do profissional que trabalha com o ensino da capoeira na cidade de Santa Maria-RS, espera-se que outros estudos sejam realizados envolvendo esta arte que vem ganhando cada vez mais adeptos nesta cidade.

          Unitermos: Educação Física. Capoeira. Ensino

 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 15 - Nº 143 - Abril de 2010

1 / 1

1.     Introdução

    O termo capoeira possui inúmeros significados, segundo alguns autores e mestres a capoeira é um universo de possibilidades. Para Areias (1998), esta arte pode ser considerada música, brincadeira, diversão e acima de tudo uma forma de luta.

    Atualmente a arte da capoeira vem sendo praticada em diversos países do mundo inteiro. Segundo o Atlas do Esporte (2005), ela está presente em 156 países, sendo que no Brasil existem aproximadamente seis milhões de praticantes, os quais estão espalhados em 35 mil núcleos de ensino.

    Na cidade de Santa Maria-RS existem sete grupos trabalhando com o ensino da capoeira. Os grupos que desenvolvem trabalhos na cidade são: Abadá, Associação de capoeira de Rua Berimbau, Barra-Vento, Mandinga, Muzenza, Rosário dos Pretos e Santa Maria.

    De acordo com esse contexto, o presente estudo tem como finalidade verificar qual o perfil do profissional que trabalha com o ensino da capoeira na cidade de Santa Maria-RS.

2.     Metodologia

    A amostra foi composta por 17 instrutores de capoeira da cidade de Santa Maria – RS. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados uma entrevista aberta, para análise dos dados utilizou-se a freqüência e percentual das respostas dadas na entrevista e uma posterior análise qualitativa das mesmas.

3.     Resultados

    A amostra foi composta por 17 entrevistas realizadas com os professores de capoeira da cidade de Santa Maria (RS), no período de agosto de 2008 a março de 2009. A seguir seguem a análise dos dados coletados:

Gráfico 1

    O gráfico 1, mostra que 40% da amostra possui Ensina Médio completo, 24% tem Ensino Superior Incompleto, 18% é Acadêmico de Educação Física, 12% possui Ensino Superior Completo e apenas 6% dos entrevistados tem Ensino Fundamental Completo.

Gráfico 2

    Através do Gráfico 2, podemos perceber que 17% da amostra trabalha como Auxiliar de Almoxarifado, Serralheiro, Segurança e Cobrador, 16% dos entrevistados trabalha como Assistente de subsecretaria e Vigilante.

Gráfico 3

    Observa-se no Gráfico 3 que 22% da amostra ministra suas aulas em Ginásios de Esportes, 17% ministram aulas de capoeira em Escolas e na Casa da Cultura de SM, 13% dos entrevistados desenvolvem suas atividades em Centros Comunitários e outros locais da cidade como: CTG (centro de tradições gauchas), Centros Espíritas e estúdios de dança, 9% realizam trabalhos em Creches e Academias.

Gráfico 4

    No Gráfico 4 observa-se que 40% dos professores tem de 6 a 10 anos de prática de capoeira, 24% tem de 16 a 20 anos de prática, 18% tem de 11 a 15 anos de prática, 12% da amostra tem de 0 a 5 anos de treinamento, 6% tem de 26 a 30 anos de prática, nenhum entrevistado tem de 21 a 25 anos de pratica.

Gráfico 5

    O Gráfico 5 mostra que 34% dos professores tem de 21 a 25 anos de idade, 24% da amostra tem de 26 a 30 anos e 31 a 35 anos de idade, 6% dos entrevistados possui a faixa-etária 15 a 20 anos, 36 a 40 anos e 41 45 anos de idade.

Gráfico 6

    No Gráfico 6 nota-se que 24% dos alunos possui de 31 a 55 anos de idade, 23% possui de 5 a 15 anos e 19 a 25 anos de idade,18% da amostra está na faixa etária 16 a 18 anos de idade, 12% tem de 26 a 30 anos de idade.

Gráfico 7

    Observa-se no Gráfico 7 que 32% da amostra foram alunos do Mestre Biriba, 24% dos entrevistados foram alunos de outros mestres (Cacau, Gio, Patifinho, Maurão e Cezinha), 14% são alunos do Contra-mestre Militar e 10% da amostra são alunos dos Mestres Índio e Sapo e do Professor Gororoba.

Gráfico 8

    Através do Gráfico 8, é possível perceber que 76% da amostra tem sua origem através do grupo de capoeira Oxossi, 12% são originários da Abada capoeira e 6% dos entrevistados originaram-se dos grupos Axé Capoeira e Nova Luanda.

Gráfico 9

    No Gráfico 9 nota-se que 25% dos entrevistados consideram a capoeira como arte, cultura, ritmo e movimento, 22% da amostra afirmam que capoeira é dança, luta, jogo, educação, esporte e expressão do ser, 19% considera a capoeira como Filosofia e Estilo de Vida, 13% vê a capoeira como uma arte marcial ritmada.

Gráfico 10

    O Gráfico 10 mostra que 23% da amostra transmite a capoeira com um todo para seus alunos, 17% ensina a capoeira como uma forma de luta, defesa pessoal, resgate da cultura, respeito e formação do cidadão, 13% transmite a capoeira como um esporte, jogo e educação, 9% considera a prática da capoeira como um eterno aprendizado e 4% o fundamento e a técnica.

Gráfico 11

    Através do Gráfico 11 observa-se que 24% dos entrevistados leram o livro Galo já cantou, 21% leram o livro Capoeira Angola, 13% já consultaram os livros Fundamentos da Malícia e Capoeira do Engenho a Universidade, 8% da amostra leram os livros Perfil do Mestre e O que é capoeira e 13% nunca leram nenhum livro de capoeira.

Gráfico 12

    No Gráfico 12 nota-se que 39% da amostra leram livros do Nestor Capoeira, 26% leram livros do Valdeloir do Rego, 17% leram o livro do Periquito Verde e 9% leram os livros do Mestre Itapoã e mestre Zulu.

4.     Conclusão

    Observou-se a partir dos resultados obtidos que 40% dos professores de capoeira da cidade de Santa Maria possui Ensino Médio completo, e uma pequena parte da amostra possui Ensino Superior completo.

    No que diz respeito ao Local de Atuação dos Professores, as aulas são ministradas em diversos locais da cidade, porém no período de aplicação do estudo não havia ninguém ministrando aulas nas Instituições de Ensino Superior da cidade, sendo que existem três cursos de Educação Física em Santa Maria-RS. Estas Instituições deveriam desenvolver trabalhos envolvendo o ensino da capoeira, pois desta forma haveria na cidade um grande número de profissionais capacitados para trabalhar com o ensino da capoeira.

    Segundo os professores entrevistados 76% dos grupos que desenvolvem trabalhos na cidade originaram-se do Grupo de capoeira Oxossi. Quando a amostra foi questionada sobre o que é capoeira houve um grande número de definições a respeito do significado da capoeira. Os professores, no geral, procuram ensinar a capoeira em todos os seus aspectos aos seus alunos.

    Com relação aos livros e autores utilizados, houve um grande número de autores e livros citados pelos entrevistados, porém alguns professores nunca haviam lido nenhuma bibliografia de capoeira ou preferiam procurar algo sobre o assunto na Internet.

    Todos os participantes da pesquisa tiveram interesse em participar de um grupo de estudos, envolvendo a capoeira, dentro da UFSM. Entretanto alguns dos entrevistados só participariam dependendo de quais seriam os participantes do grupo de estudos.

    Portanto, através deste estudo foi possível verificar o perfil do profissional que trabalha com o ensino da capoeira na Cidade de Santa Maria-RS, esperamos que outros estudos sejam realizados envolvendo esta arte que vem ganhando cada vez mais adeptos em nossa cidade.

Referências bibliográficas

  • AREIAS, A. O que é a capoeira. 4ª ed. São Paulo, SP: Editora da Tribo,1998.

  • COSTA, L. Atlas do Esporte no Brasil. Rio de Janeiro, RJ: Shape, 2005.

  • SANTOS, A. O. Capoeira Arte-Luta Brasileira, Cascavel, PR: Assoeste, 1993.

  • SETE, M. B. A capoeira Angola na Bahia. Rio de Janeiro, RJ: Pallas, 1997.

  • SILVA, J. M. F. A Linguagem do Corpo na Capoeira. Rio de Janeiro, RJ: Sprint, 2003.

  • SILVA, G. O. Capoeira: Do engenho à universidade. São Paulo, SP: CEPEUSP, 1993.

  • SOARES, C. E. A Negregada Instituição: Os capoeiras na Corte Imperial, Rio de Janeiro, RJ: Acces, 1999.

  • VIEIRA, L. R. O Jogo da Capoeira-Cultura Popular. Rio de Janeiro, RJ: Sprint, 1995.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

revista digital · Año 15 · N° 143 | Buenos Aires, Abril de 2010  
© 1997-2010 Derechos reservados