efdeportes.com

Experiências profissionais anteriores à graduação 

na preparação do profissional de Educação Física

Experiencias profesionales anteriores a la graduación para la preparación profesional en Educación Física

 

Mestre em Ciência da Motricidade Humana

(Brasil)

Prof. Ms. Alfredo Cesar Antunes

alfredo.antunes@unianhanguera.edu.br

 

 

 

Resumo

          Este artigo procura discutir, de maneira embrionária, como as experiências anteriores à graduação em Educação Física podem ser utilizadas como instrumentos de aprendizagem no processo de preparação profissional na área. Além da graduação, a identidade profissional resulta do contexto sociocultural, como as experiências profissionais anteriores à formação inicial.

          Unitermos: Experiências. Preparação. Educação Física

 

Resumen

          Este documento analiza de manera embrionaria, como las experiencias anteriores a la graduación en Educación Física se pueden utilizar como herramientas de aprendizaje en el proceso de formación profesional en el área. Además de la carrera, la identidad profesional es producto del contexto sociocultural, como las experiencias profesionales previas a la formación inicial.

          Palabras clave: Experiencia. Preparación. Educación Física

 

Abstract

          This article has for objective to argue, in initial way, as the previous experiences to the graduation in Physical Education can be used as instruments of learning in the process of professional preparation in the area. Beyond the graduation, the professional identity results of the sociocultural context, as previous the professional experiences to the initial formation.

          Keywords: Experience. Preparation. Physical Education

 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 141 - Febrero de 2010

1 / 1

    É consenso entre os estudiosos da Educação Física que uma atuação profissional eficiente na área deve estar embasada no domínio de um corpo de conhecimento científico e técnico sobre o movimento humano.

    Além disso, a sociedade atual desperta para novas necessidades e exige serviços de qualidade na área de Educação Física e esportes, portanto necessita de profissionais competentes nessa área, ou seja, profissionais que dominam o corpo de conhecimentos específicos da àrea.

    Os cursos de preparação profissional devem selecionar esses conhecimentos em função do perfil do profissional que se pretende formar e transmiti-los aos futuros profissionais e cabe aos cursos de pós-graduação direcionarem suas pesquisas também às necessidades do profissional que está atuando no mercado de trabalho. A formação profissional exige preocupação com a atitude científica, para o profissional isso significa aceitar a pesquisa como um instrumento importante para o aprimoramento da prática e para o pesquisador (acadêmico) significa aproximar-se da prática com as exigências do mundo do trabalho (BARROS, 2000).

    Muitos estudantes da área possuem experiências práticas como atletas ou praticantes de alguma atividade física e/ou esporte que podem ser utilizadas para a construção dos conhecimentos necessários a atuação profissional futura.

    A graduação em Educação Física é fundamental e uma exigência legal1 para a atuação na área. Assim, problematizar a preparação profissional em Educação Física antes de se propor uma diretriz é fundamental para a área. Uma análise dessa questão deve se basear em toda experiência profissional anterior e não apenas a partir da graduação.

    A graduação é um momento fundamental para a construção da identidade profissional de educação física, mas não é o único. Além da graduação, a identidade profissional resulta do contexto sociocultural, como as experiências profissionais anteriores à formação inicial. Quando iniciam a graduação os estudantes já dispõem de conhecimentos necessários à sua atuação profissional (Molina Neto e Molina, 2003). Por isso é importante investigar quais os sentidos dos saberes e habilidades profissionais vivenciadas antes da graduação e quais as influências na preparação profissional.

    Portanto, os cursos de graduação em Educação Física devem valorizar as experiências anteriores à graduação de seus estudantes no processo de preparação profissional, pois é a partir da interação entre os conhecimentos técnicos e científicos adquiridos na graduação com as experiências pessoais, escolares, profissionais e experiências de vida de uma forma geral que os futuros profissionais irão construir suas competências e habilidades necessárias à atuação profissional.

Nota

  1. Regulamentação da profissão e criação do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e Conselhos Regionais (CREFs).

Referências

  • BARROS, J.M.C. Educação Física na sociedade brasileira atual e a regulamentação da profissão. Motriz. 2, 107-109, 2000.

  • MOLINA NETO, V.; MOLINA, R.M.K. Identidade e perspectivas da educação física na América do Sul: formação profissional em educação física no Brasil. In: Bracht, V.; Crisorio, R. (coords.). A educação física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas. Campinas: Autores Associados; Rio de Janeiro: PROSUL, 2003.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/

revista digital · Año 14 · N° 141 | Buenos Aires, Febrero de 2010  
© 1997-2010 Derechos reservados