efdeportes.com

Nível de conhecimento sobre atividade física e barreiras enfrentadas

pele terceira idade do Centro de Apoio do Idoso de Mamborê, PR

Nivel de conocimiento sobre actividad físicas y obstáculos en la tercera edad
del Centro de Asistencia a la Persona Mayor de Mamboré, PR

 

*Graduado em Educação Física pela

Faculdade Integrado de Campo Mourão, Paraná

**Especialista. Docente do curso de Educação Física da

Faculdade Integrado de Campo Mourão e Faculdade União das Américas

Foz do Iguaçu, Paraná

Claudinei Alexandre Monteiro*

Alissianny Haman Fogagnoli**

alissianny@gmail.com

(Brasil)

 

 

 

Resumo

          O objetivo deste trabalho foi verificar quais os níveis de conhecimento sobre a atividade física e barreiras para a sua prática enfrentadas pela terceira idade do Centro de Convivência do Idoso de Mamborê- PR A amostra foi constituída com 56 indivíduos com faixa etária entre 55 a 83 anos. Tendo como instrumento para a coleta de dados três questionário para identificar: nível habitual de atividade física, barreiras para a prática de atividade física, e conhecimento sobre atividade física. Caracterizou-se como uma pesquisa descritiva. Ao final desta pesquisa foi possível verificar que os idosos participantes da pesquisa necessitam ter mais estímulos para a realização de atividades físicas, nos seus momentos de lazer e que os mesmos têm uma noção básica do que é atividade física e que existem muitas barreiras que impedem a realização de atividades físicas diárias.

          Unitermos: Atividade física. Barreiras. Conhecimento. Idoso

 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 140 - Enero de 2010

1 / 1

Introdução

    O processo de envelhecimento da população é atualmente um fenômeno mundial, que ocorre em níveis sem precedentes, principalmente nos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, que caminha a passos largos em direção a um padrão demográfico com predominância de população adulta e idosa, devendo possuir, em 2020, cerca de 13% de sua população composta por idosos (CAMARGO, 1995).

    O envolvimento regular em atividades físicas pode retardar os declínios normais relacionados à idade na função de vários sistemas fisiológicos, como também os efeitos e o número de doenças debilitantes. Assim, a atividade física regular é um meio de promoção de saúde e de qualidade de vida para os idosos, pois a prática de atividade física bem orientada e realizada regularmente pode trazer vários benefícios para a saúde e qualidade de vida do idoso, a saber: maior longevidade, redução das taxas de morbidade e mortalidade, redução do número de medicamentos prescritos, melhoria da capacidade fisiológica em pessoas com doenças crônicas, prevenção do declínio cognitivo, manutenção de status funcional elevado, redução da freqüência de quedas e fraturas, manutenção da independência e autonomia e benefícios psicológicos, como, por exemplo, melhoria da auto-imagem, da auto-estima, do contato social e prazer pela vida (CAMARGO, 1995)

    Com este trabalho o objetivo é verificar o conhecimento sobre atividade física e barreiras para sua prática dos idosos que freqüentam o Centro de Convivência para Idosos do município de Mamborê –PR. Para que possamos de uma forma mais clara identificar o conhecimento sobre atividade física dos idosos; pois a intenção desta identificação é investigar a partir dos idosos as barreiras existentes para a prática da atividade física; sendo que acredita que a necessita de identificar o nível habitual de atividade física dos idosos; torna-se um trabalho mais apurado e serio e com o fechamento deste trabalho tende a buscar e relacionar os níveis habituais de atividade física com o conhecimento sobre atividade física dos idosos; e comparar o conhecimento, as barreiras e o nível habitual de atividade física entre gêneros.

Procedimentos metodológicos

    Esta pesquisa tem característica descritiva que, segundo Gil (2007), têm como objetivo principal a descrição das características de uma população ou o estabelecimento de relações entre variáveis.

    A população desta pesquisa foram os idosos participantes do centro de convivência para Idosos de Mamborê, que perfazem um total de 150 participantes. A amostragem será composta por 56 idosos, que participam ativamente das atividades realizadas no centro, de ambos os gêneros escolhidos aleatoriamente.

    Para a coleta de dados desta pesquisa foram utilizados como instrumentos o questionário para identificar o nível habitual de atividade física proposto por Nahas (2006); questionário para identificar as barreiras para a prática de atividade física proposto por Nascimento et al. (2008) e um questionário para identificar o conhecimento sobre atividade físico elaborado pelo próprio pesquisador e devidamente validado.

Resultados e discussão

Gráfico 01. Classificação do nível habitual de atividade física dos idosos

    No que se refere ao nível habitual de atividade física dos idosos constatamos que os homens precisam se preocupar um pouco mais com a prevenção e promoção da saúde, visto que 62% são considerados pouco ativos, e que 19 % são inativos, sendo apenas 14% moderadamente ativo e 5% muito ativos.

    Já as mulheres, 43% que são moderadamente ativas e 3% muito ativas; tendo neste resultado mostrado que apenas 26% das mulheres são consideradas pouco ativas, e com 28% somado são inativas.

    Guedes e Guedes (1995), por sua vez afirmam que as práticas de exercícios físicos habituais alem de promover a saúde, reconhecem também que as vantagens da pratica de atividade física ajuda na melhora da qualidade de vida, tendo assim influencia na reabilitação de determinada patologias associadas ao grande numero de índices de morbidade e mortalidade de um individuo sedentário.

Quadro 01. Comparativo entre gêneros das barreiras enfrentadas pelos idosos para a pratica de atividade física

Barreiras

Homens

Mulheres

Falta de tempo

19%

40%

Já ativo

14%

17%

Falta de companhia

57%

60%

Falta de dinheiro

43%

51%

Velho demais

52%

43%

Doença ou lesão

34%

31%

Saúde ruim

43%

40%

Muito tímido

76%

57%

Experiências ruins

19%

23%

Falta de instalações próximas

14%

23%

Necessidades de descanso

5%

23%

Preguiça

43%

54%

Medo de cair

76%

63%

Desgosto

14%

9%

Falta de equipamentos

34%

23%

Falta de persistência

10%

20%

Gordo ou magro demais

38%

37%

Falta de energia

29%

29%

Descrença dos benefícios

5%

14%

Violência

5%

0%

Clima ruim

0%

11%

Incontinência urinária

14%

14%

    Para os homens as barreiras para a pratica de atividade física predominantes foram: muito tímido (76%), medo de cair (76%), falta de companhia (57%), velho demais (52%), falta de dinheiro (43%), saúde ruim (43%) e preguiça (43%).

    As barreiras para a pratica de atividade física que predominaram para as mulheres foram: medo de cair (63%), falta de companhia (60%), muito tímido (57%), preguiça (54%), falta de dinheiro (51%), velho demais (43%), saúde ruim (40%) e falta de tempo (40%).

    Podemos perceber que tanto para os homens quanto para as mulheres as barreiras para a pratica de atividade física enfatizadas são quase que as mesmas, assim acredita-se que algumas medidas podem ser tomadas, tais como: informar aos idosos que existe formas de praticar atividade física sem custo e até mesmo que alguns programas são oferecidos pela Prefeitura Municipal; que não existe idade para se praticar atividade física, o que se tem são cuidados diferenciados para tal pratica; que a pratica de atividade física previne ou diminui o número de quedas, entre outras informações que podem diminuir as barreiras citadas.

Quadro 02. Conhecimento sobre atividade física

Homens

Mulheres

Categoria

Nº Frequência

Categoria

Nº Frequência

Dançar, correr e caminhar

3

Exercícios diários

9

Movimentar o corpo

8

Saúde

3

Faz sentir-se bem

5

Bem-estar

6

Fazer amigos

2

Jogo, caminhada, dança, ginástica

3

Exercício

4

Atividade que traz beneficio para o corpo

2

Cuidados com o corpo

1

Forma correta de atividade

3

Atividade que traz benefícios para o corpo

1

Fazer amigos

1

-

-

Movimentar o corpo

5

    No que se refere ao conhecimento sobre atividade física, percebemos que os idosos pertencentes a amostra possuem uma noção do que é atividade física.

    Os homens enfatizaram a atividade física como sendo algo para movimentar o corpo (8) e que faz sentir-se bem (5).

    Já as mulheres apontaram que as atividades físicas são exercício diários (9), que auxilia no bem estar (6) e que se caracteriza por movimentar o corpo.

    Considerando o conceito de atividade física como sendo qualquer atividade realizada que tire o individuo do estado de repouso, os idosos possuem um conhecimento básico sobre este assunto. (ARAUJO, 2001)

Quadro 03. Benefícios da pratica de atividade fisica

Homens

Mulheres

Categoria

Frequência

Categoria

Frequência

Saúde

15

Saúde

21

Melhora a disposição

2

Corpo forte

5

Preparar o corpo para o trabalho

2

Beleza

2

Fazer amigos

1

Proteger-se de doenças

2

Melhora as funções do organismo

1

Bem-estar

7

Ficar de bem com a vida

2

Qualidade de vida

2

-

-

Disposição

1

    Quanto aos benefícios da atividade física, verificamos que tanto para os homens como para as mulheres o que predominou foi os benefícios para a saúde. Talvez por esta faixa etária se preocupar mais com tais questões, sendo que o passar da idade já pode apresentar problemas relacionados a saúde, assim utilizam a pratica da atividade física para preveni-los e/ou ameniza-los.

    Percebe-se que na amostra feminina há uma preocupação com a imagem do corpo, pois citam entre os benefícios da atividade física a beleza. Já no gênero masculino, a preocupação com o trabalho, pois citam que a atividade física beneficia no preparo do corpo para o trabalho.

Quadro 04. Cuidados que devem ser tomados para a prática da atividade física

Homens

Mulheres

Categoria

Frequência

Categoria

Frequência

Cuidar para não se machucar

3

Cuidado para não se machucar

9

Alongar e aquecer

5

Alimentação adequada

7

Atenção

3

Avaliação médica

5

Roupa adequada

1

Alongar e aquecer

5

Avaliação médica

2

Roupa e calçado adequado

3

Acompanhamento de um profissional de Educação Física

4

Acompanhamento de um profissional de Educação Física

7

Respeitar os limites

2

Dormir bem e descansar

5

Boa alimentação

3

Cuidados com o ambiente

2

Descansar

2

-

-

Realizar as atividades com mais pessoas

1

-

-

    No quadro acima demonstra os cuidados que devem ser tomados para a pratica da atividade física, os homens apontaram com maior freqüência (5) que alongar e aquecer e sempre estar acompanhado de um profissional de Educação Física (4).

    Já para as mulheres, apareceu com maior freqüência o cuidar para não se machucar (9), alimentação adequada (7) e um acompanhamento de um profissional de Educação Física (7).

    É possível de se verificar que os idosos pertencentes a amostra desta pesquisa tem conhecimento dos cuidados que devem ser tomados para a prática da atividade física.

Considerações finais

    Após a realização desta pesquisa, constatamos que:

  • houve uma predominância do gênero feminino na amostra;

  • quanto ao nível habitual de atividade física dos idosos ficou constatada que entre os homens predominou a classificação de pouco ativo e as mulheres como moderadamente ativas, demonstrando que estes precisam se preocupar mais com a prevenção e promoção da saúde em relação a pratica da atividade física;

  • nas atividades ocupacionais diárias tanto os homens quanto as, mulheres estão muito além do ideal. Os idosos de ambos os gêneros apresentam um baixo nível de atividade física; este comportamento é ainda mais acentuado em idosos do gênero masculino, quando comparados com as mulheres, devido possivelmente, ao maior envolvimento feminino nas tarefas domésticas.

  • nas atividades de lazer também foi verificado que os idosos estão muito além do que seria ideal, devendo assim procurar nas horas vagas realizar mais atividades físicas, com isso elevar o nível habitual de atividade física.

  • as barreiras enfrentadas pelos idosos para a pratica de atividade físicos sendo os principais: muito tímido, medo de cair, falta de companhia, velho de mais, falta de dinheiro, saúde ruim e preguiça, visto que as barreiras apresentadas entre gêneros são as mesma, porem com prevalências diferentes.

  • tanto para os homens como para as mulheres os benefícios da prática de atividade física aparece com maior freqüência.

  • foi possível verificar que os idosos desta amostra têm conhecimento dos cuidados que devem tomar para a realização da pratica de atividades físicas no seu dia a dia, sendo o mais citado pelos homens a questão de alongar e aquecer e pelas mulheres o cuidado para não se machucar.

    Cabe, então, aos profissionais da saúde, educadores físicos e os gestores públicos, engajarem-se de maneira efetiva e eficaz na mobilização de recursos, na construção e viabilização de projetos, que atinjam a meta de uma população idosa cada vez mais ativa e conseqüentemente com maior qualidade de vida.

Referencias

  • ARAÚJO, K.B.G. O resgate da memória no trabalho com idosos: O papel da Educação Física. Dissertação de mestrado. Campinas: Faculdade de Educação Física, Unicamp. 2001.

  • CAMARGO, K. VERAS, R.P. Idosos e universidade: parceria para qualidade de vida. In: Um Envelhecimento Digno para o Cidadão do Futuro (R.P. Veras, Org.), pp.11-27, Rio de Janeiro Dumará/Universidade Aberta da Terceira Idade, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 1995.

  • GUEDES, GUEDES, Exercicio Fisico na promoção da saúde. Londrina: Midiograf, 1995.

  • GIL. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

  • NASCIMENTO Carla Manuela Crispin. Nível de atividade física e as principais barreiras percebidos por idosos de Rio Claro. Revista da Educação Física/UEM Maringá, V. 19, n. 1, p. 109 – 118, 1. Trim. 2008.

  • NAHAS, Maskus Vinicius. Atividade Física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 4. ed. Londrina: Midigraf, 2006.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/

revista digital · Año 14 · N° 140 | Buenos Aires, Enero de 2010  
© 1997-2010 Derechos reservados