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Projeto Cantando e Alegrando com alunos de instituição especial

Proyecto Cantando y Animando con alumnos en una institución especial

 

*Professor de Educação Física - UNIOESTE

Especialista em Educação Especial. Especialista em Psicopedagogia

Mestre em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos/SP

Doutorando em Educação Especial, UFSC/SP

**Professor de Educação Física

Especialização em Educação Especial – ESAP

Especialização em Educação Física Escolar – UNIGUAÇU/FAESI

Douglas Roberto Borella*

douglasedufisica@yahoo.com.br

Roberto Arenhart**

robertoarenhart@bol.com.br

(Brasil)

 

 

 

Resumo

          A Educação Física possui conteúdos diversificados a serem desenvolvidos no contexto escolar. Dentre esses conhecimentos encontra-se a dança junto da musicalização. Esses elementos da cultura corporal não são exclusivos do profissional de Educação Física, sendo comuns também a outras áreas profissionais da Educação. Ainda assim, o que se percebe nas escolas é a escassez do conteúdo dança, sendo comum apenas o emprego de alguns trabalhos caracterizados por apresentações coreográficas e de caráter festivo. Sendo assim, é de suma importância que as escolas realizem atividades desta natureza. A escola de Educação Especial Pequeno Polegar – Associação Pestalozzi de Santa Terezinha de Itaipu – pensando em contribuir com a aprendizagem dos seus educandos como também proporcionar momentos de descontração, socialização e afetividade entre professores e direção, é que realiza o Projeto Cantando e Alegrando. Tal projeto trata-se de aplicar o conteúdo dança e demais aspectos que são agregados a ela, como a musicalização. Empregaram-se diferentes tipos de músicas e ritmos, tais como: cantigas de rodas, folclóricas, infantis e populares. As atividades do projeto têm a regularidade de três vezes semanais, com período de 15 minutos, antes do inicio do período inicial da aula. Segundo o depoimento dos professores e direção, houve significativas melhoras no desempenho dos alunos, principalmente no contexto da sala de aula.

          Palavras chaves: Dança. Musicalização. Movimentos Corporais

 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 137 - Octubre de 2009

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Introdução

    A Educação Física inserida nas áreas da Educação, da saúde, do lazer, contribui de forma expressiva para a obtenção de um estado satisfatório de qualidade de vida do ser humano, apresentando-se sob diferentes aspectos, conforme as necessidades e faixas etárias.

    Um dos objetivos fundamentais da Educação Física, segundo Negrine (1986, p. 31), é o de “educar através do corpo, pois é através de movimento que o aluno vai desenvolver as suas capacidades motora, cognitiva e sócio-afetiva”.

    Sendo assim, as atividades motoras proporcionadas aos alunos com necessidades especiais pertencentes às Instituições Especiais passam a ser oferecida indistintamente vários programas relacionados à Educação Física Escolar desde a educação infantil, crianças, jovens e adultos, ao ensino profissionalizante, como também especificamente a Programas Especiais que trabalham uma diversidade de atividades motoras, o lazer e o treinamento desportivo, tais como: atividades aquáticas, modalidades esportivas coletivas e individuais, ginástica artística e acrobáticas, caminhadas, dança, lutas, etc.

    Ainda assim, sabendo-se da importância da realização de estudos destinados a esta área, é relevante a contribuição de pesquisas que apresentem a diversidade de Programas em Educação Física sistematizados e organizados que proporcionem melhora no desenvolvimento das pessoas com necessidades especiais.

    Neste entendimento, considera-se a dança uma expressão representativa de diver­sos aspectos da vida do ser humano; portanto, uma aula de dança na escola permite ao professor conhecer melhor o seu aluno, ou seja, saber suas preferências sobre o que gosta de brincar, de cantar, de ouvir; discutir suas experiências; fazer fluir sua imaginação e verificar a influência dela na realidade e nas atitudes da criança (VERDERI, 1998).

    Isto quer dizer que a prática da dança na Educação Física tem que estar voltada não só para a recreação, ou simplesmente para o treino de habilidades motoras, mas para o equilíbrio psíquico, para a expressão criativa e espontânea, a fim de assegurar aos alunos a possibilidade de reconhecimento e compreensão do universo simbólico (BAMBIRRA, 1993).

    Sabendo-se da importância do conteúdo dança e os demais aspectos que são agregados a ela, como a musicalização, pois a música encanta falando de animais com ações reais e imaginários de fenômenos da natureza, de emoções e de uma infinidade de assuntos comuns á criança. A música tem o dom de envolver, unir, encantar, e despertar emoções e desejos nos alunos. Não utilizar esses aspectos seria dispensar um meio eficiente de aprendizagem.

    Quando associada a movimentos corporais coordenados, agradam às crianças e é uma excelente estratégia que o educador pode usar para o desenvolvimento de seu trabalho.

    Segundo Butt (1995, p. 203), a dança é definida como uma das mais antigas artes criadas pelo ser humano, onde ele manifesta todos os seus impulsos e crenças. Neste contexto, desde que existe o ser humano, existe a dança. Alguns autores e estudiosos comentam que, antes mesmo de usar a palavra, o ser humano já se servia do movimento corporal para expressar seus sentimentos. Dançar era algo natural. Unindo-se a música ao gesto, nasceu a dança. Descobertos o som, o ritmo e o movimento, o homem passou a dançar (PORTINARI 1989).

    Pereira et al (2001) coloca que "(...) a dança é um conteúdo fundamental a ser trabalhado na escola: com ela, pode-se levar os alunos a conhecerem a si próprios e/com os outros; a explorarem o mundo da emoção e da imaginação; a criarem; a explorarem novos sentidos, através de movimentos livres. Verifica-se assim, as infinitas possibilidades de trabalho do/para o aluno com sua corporeidade por meio dessa atividade."

    A Educação Física, por sua vez, faz-se necessária no currículo das escolas, pois para além do bem estar e desenvolvimento físico, desenvolverá também a inteligência, o caráter e a personalidade, preparando os alunos para uma melhor convivência social, política e ecológica.

    Sendo assim, é de suma importância à prática da Educação Física nas escolas e como contexto educativo acrescenta-se o conteúdo dança em todas as suas formas de exercício destacando que a mesma apresenta-se como uma das atividades mais completas, além de auxiliar de forma acentuada para o desenvolvimento integral do ser humano.

    O Projeto Cantando e Alegrando, desenvolvido na Escola de Educação Especial Pequeno Polegar – Associação Pestalozzi – realizou-se no período de março de 2008 a junho de 2009. Observou-se a necessidade de oportunizar aos alunos um conteúdo que os possibilitassem aprender através de atividades diferenciadas as quais realizavam cotidianamente, pois sabe-se que, em alguns sentidos, a dança e a musicalização permitem que o aluno se expresse e, dessa forma, possibilitando novas dimensões ao movimento e expressão.

    A dança, e a ela agregada a musicalização, foi o conteúdo detectado com a possuidora do potencial que se buscava. Em continuidade, pensou-se em um projeto que tornaria possível agregar demais aspectos do ensino-aprendizagem, tal como aspectos gerais que pudessem auxiliar no processo de alfabetização sem um comprometimento direto.

    Dessa maneira, estruturou-se o Projeto Cantando e Alegrando, que possui como objetivo proporcionar momentos de descontração, socialização e afetividade entre alunos, professores e direção.

    Relatar experiências profissionais e seus resultados é uma maneira de se dar condições de reflexão sobre dados e informações organizadas, além de propiciar que padrões sejam criados ou transformados, em direção aos objetivos que se traçam.

Metodologia

    Este estudo encontra-se ancorado na abordagem de pesquisa qualitativa. Na pesquisa qualitativa, o principal instrumento é o pesquisador que está em contato direto com o colaborador, observando e tendo como propósito de descobrir sua opinião, reações, entendimento, sentimentos sobre o assunto da pesquisa. Conforme Barbosa (1998), a pesquisa qualitativa envolve a detenção de dados descritivos obtidos no contato direto com a situação estudada, priorizando todo o processo e se preocupa em relatar a perspectiva dos participantes. O que leva a perseguir essa linha de estudo é, por um lado, o desejo de contribuir para um ensino de qualidade para a maioria da população que freqüenta a escola, e por outro, reconhecimento do importante papel que pode ter o professor nessa qualidade desejada (BARROS, 2003). Nesse processo, o professor é elemento de fundamental importância na operacionalização do ensino.

População e amostra

    Fizeram parte da amostra todos os profissionais da Escola de Educação Especial Pequeno Polegar – Associação Pestalozzi, dentre eles professores, direção e técnicos, num total de 18 (dezoito) profissionais no âmbito escolar, auxiliando e coordenando os alunos no desenvolvimento do programa, assim como, a população que o programa atende é composta por alunos com necessidades educacionais especiais, totalizando 94 (noventa e quatro) alunos com freqüência normal nos períodos matutino e vespertino, de gênero masculino e feminino, com faixa etária entre 2 (dois) a 57 (cinquenta e sete) anos de idade.

    O Projeto Cantando e Alegrando é desenvolvido na Escola de Educação Especial Pequeno Polegar - Associação Pestalozzi de Santa Terezinha de Itaipu, estado do Paraná. A existência do projeto é de 12 (doze) meses.

    Dessa forma, o programa aqui apresentado não tem pretensão de se constituir em um método e sim de proporcionar atividades que poderão ser úteis ao professor, mas de grande importância para o aluno, desenvolvendo assim atividades de acordo com o interesse e a necessidade dos alunos. Os objetivos baseiam-se no interesse em proporcionar à capacidade de ouvir, de perceber sons, de associar a música com sua forma de falar, seus desejos, seus sentimentos, afetos, convivência social, com a assimilação e a construção da sua auto-estima, além de resgatar valores culturais, com a valorização das músicas de cantigas de roda, do folclore brasileiro e músicas denominadas pelos próprios alunos.

Delimitação do estudo

    O Projeto Cantando e Alegrando é desenvolvido na Escola de Educação Especial Pequeno Polegar – Associação Pestalozzi, de Santa Terezinha de Itaipu – Pr., envolvendo todos os professores da entidade, com as atividades ministradas pelo professor de Educação Física e a professora de Artes.

    As atividades do Projeto Cantando e Alegrando se desenvolvem na própria instituição, com regularidade de três vezes por semana, durante 15 minutos antes da entrada para a sala de aula, nos dois períodos letivos. No período matutino são das 07h30 às 07h45 e no período vespertino das 13h30 às 13h45.

Descrição do Projeto

    O presente estudo, apresentou em seu inicio algumas dificuldades no sentido de sensibilizar tanto alguns professores quanto os alunos da importância do programa, e por ser um conteúdo novo a ser desenvolvido como complemento das aulas, alguns alunos não apresentavam vontade em participar das atividades e vivenciar a nova experiência, ficando assim descaracterizado e confuso para organizar os demais alunos no sentido de concentração e atenção para com as atividades propostas. Mas que no decorrer do programa todos participantes demonstraram satisfação e prazer pelo programa, sendo assim, a dança enquanto conteúdo da Educação Física como um rico instrumento pedagógico para os professores. Que o possível benefício da presença da dança agregada a musicalização no contexto escolar proporciona aos alunos uma melhor postura, desenvolvimento da expressão e expressividade dos sentimentos.

    O projeto é desenvolvido três vezes por semana (segunda, quarta e sexta-feira) durante 15 minutos antes da entrada para a sala de aula, nos dois períodos letivos. No período matutino são das 07h e 30min às 07h e 45min e no período vespertino das 13h e 30 min às 13h e 45 min.

    Para dar inicio as aulas forma-se um grande círculo. Num primeiro momento é realizado atividades de alongamentos e em seguida os professores auxiliam apresentando a música que será o tema da atividade do dia. Para cada data é utilizado de musicas e expressão corporal diversificadas.

    Com as músicas, estimulam-se os alunos a se utilizarem de linguagem oral e corporal, direcionando-se para movimentos que são tematizados de acordo com a letra da música. Assim, torna-se possível fazer com que os alunos tenham iniciativa de interagirem com os demais, criar e desenvolver gestos que a música transmite.

    Com o emprego seletivo das músicas, pôde- se induzir os alunos a criarem seus próprios movimentos, originados de acordo com compreensões próprias de cada aluno, e estes foram empregados através de ritmo, no qual os alunos eram induzidos a realizarem também movimentos variados que, de diferentes maneiras, proporcionassem maior organização na coordenação motora, equilíbrio e noção espaço-temporal.

    Com a harmonização dos alunos entre movimentos do próprio corpo e também sincronia com os demais colegas, os professores organizaram uma rotina que fosse atrativa e adequada para participação em apresentações e visitas as demais escolas do município e também em eventos. Essas apresentações possibilitaram que os alunos interagissem com alunos do ensino regular, vivenciando uma realidade diferenciada daquela dentro da instituição especial, com a condição de ser algo além de expectadores, tornando-se os próprios sujeitos centrais do contexto. Também foi perceptível o processo de participação que, de certo modo torná-se possível à inclusão.

    Estima-se que tais atividades de apresentação nas escolas do ensino regular favoreçam laços de proximidade e interação entre todos os alunos, fortalecendo a visão de que alunos com necessidades especiais também possuem potencialidade e capacidades, que parte dessas atitudes para que se tornem visíveis.

Considerações finais

    Este projeto visa contribuir com a Educação Física dentro do âmbito escolar, na prática da cultura corporal, sendo um dos componentes do currículo da escola. Também teve-se o interesse em proporcionar a dança e a musicalização para que despertasse nos educandos o lado do conhecimento na área da cultura e do folclore.

    A primeira e, talvez, a mais significativa constatação é a de que toda atividade rítmica e expressividade dança independente da técnica utilizada, surge da profundeza do ser humano, do seu imaginário e de seus sonhos, e seu aprendizado vai adquirindo significados a partir de alguns fatores motivacionais principais: a expressão, a recreação, o espetáculo e a aprendizagem propriamente dita. Entenda-se a expressão como a possibilidade de demonstrar sentimentos e emoções através dos movimentos da dança; o ritmo musical, a recreação, como o processo lúdico que envolve a aprendizagem da técnica; o espetáculo, como aquela meta ou fim a ser atingido; e a aprendizagem, como o cotidiano das relações que se estabelecem entre os sujeitos e o objeto de conhecimento. Esses fatores de conhecimento dos estilos e modalidades da dança deste projeto são desdobrados em outros, que se conectam aos conceitos anteriormente citados e materializam-se em ações do dia-a-dia dos educandos.

    Preocupando-se com esta situação, e sendo este o principal objetivo deste projeto, posta, pensou-se em motivar e orientar todos os profissionais da instituição, dando-lhes oportunidades de socialização e afetividades entre todos os envolvidos na instituição.

    De acordo com o depoimento dos professores participantes, os aspectos relevantes que se destaca são vários. Aponta-se inicialmente a aceitação e desenvolvimento afetivo dos alunos, assim como o reconhecimento de demais profissionais e a percepção desses em mudanças positivas que predominou nos alunos. Pode-se afirmar que este trabalho se tornou importante no processo de ensino-aprendizagem, pois a musicalização levou aos alunos autoconhecimento, a descobertas de suas potencialidades acústica, lingüística e corporal, que entre outras coisas, estima-se que houve desenvolvimento da sua auto-estima e socialização dos mesmos. As estimativas demonstram melhora na compreensão oral, maior uso da fala, favorecendo a socialização e integração dos alunos. Refletiu-se também em sala de aula, onde se constatou maior motivação com os conteúdos e para a aprendizagem. Relacionado ao desenvolvimento motor, compreende-se que houve desenvolvimento além do que se observava anteriormente ao projeto.

    Efetivamente, pode-se apontar como mudança positiva o comportamento também nos profissionais envolvidos. O trabalho participativo entre o professor de Educação Física e o professor alfabetizador se tornou de grande relevância no decorrer do programa, visto que, muitas vezes o conhecimento das necessidades para a alfabetização que o professor alfabetizador transmitiu ao professor de Educação Física agregou no projeto aspectos voltados também para o enriquecimento da compreensão e habilidade de leitura e escrita.

    Junto à sociedade, o desenvolvimento dos alunos do Projeto Cantando e Alegrando também se tornou notório, sendo que já se realizaram apresentações em eventos e escolas do Município de Santa Terezinha de Itaipu – Pr; no qual se proporcionou interação e integração com a comunidade estudantil do município.

    Com o registro das mudanças ocasionadas pela intervenção através do Projeto Cantando e Alegrando, emprega-se ainda com maior convicção que a musicalização enquanto conteúdo da Educação Física e Artes, como um rico instrumento pedagógico, são meios de se ampliar o desenvolvimento dos alunos e gerar mudanças em algumas práticas de ensino.

    A musicalização foi num primeiro momento e continua sendo uma forma de comunicação que se utiliza à linguagem oral e corporal, podendo expressar idéias, sentimentos e emoções através de gestos e profissionais envolvidos e próximos ao Projeto, do qual perceberam que é de fundamental importância o trabalho com dança e musicalização no contexto escolar, um meio de se obter a formação integral do aluno.

    Os alunos passaram a apresentar maior descontração e interesse nos conteúdos trabalhados em sala de aula, em alguns casos os professores regentes começaram a desenvolver conteúdos e materiais que viessem de encontro ao projeto, assim aproveitando e explorando as simbologias apresentadas nos dias que são desenvolvidos o projeto. De acordo com os depoimentos dos professores, também foi notório maior interação, comunicação e afetividade entre alunos e professores, que movidos pela motivação descreveram que mesmo os alunos estarem ocupados realizando as tarefas passadas pelos professores, os alunos apresentavam-se alegres e através da música criando gestos, movimentos corporais e coreografias não combinadas.

Referências bibliográficas

  • AMOP - Associação dos municípios do Oeste do Paraná. Departamento de Educação. Currículo Básico para a Escola Publica Municipal: Educação Infantil e ensino Fundamental – anos iniciais. Cascavel: ASSOESTE, 2007.

  • BAMBIRRA. W. Dançar & sonhar: a didática, ballet infantil. Belo Horizonte: Del Rey, 1993.

  • BARBOSA. A. M. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: Editora c/ arte, 1988.

  • BARROS. J. M. de C. Considerações sobre o estágio na formação do profissional de educação física In: E.F. n. 8, Rio de Janeiro: Conselho, 2003 ano II;. BUTT, D.C. Short scales for the measurement of sport motivation. International Journal of Sport Psychology: n.4, 1995.

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  • NEGRINE. A. Educação Psicomotora: a lateralidade e a educação especial. Porto Alegre: Palotti. 1986.

  • PEREIRA. S. R. C. et al. Dança na escola: desenvolvendo a emoção e o pensamento. Revista Kinesis. Santa Maria, n.25, 2001.

  • PORTINARI . M. Historia da dança. Rio de Janeiro, RJ : Nova Fronteira, 1989.

  • VERDERI, E.B.L.P. Dança na escola. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.

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