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Análise das ações técnicas e finalizações no Torneio dos

Campeões Profissionais de Squash em Nova York, 2005

Análisis de las acciones técnicas y finalizaciones en el Torneo

Profesional de Campeones de Squash en Nueva York, 2005

Notational analysis of technical actions and final points at no 

Professionals Championship Squash Tournament New York, 2005

 

*Professora Substituta da Escola de Educação Física,

Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG

Mestre em Ciências do Esporte (UFMG) (2009)

Membro do Centro de Estudos de Cognição e Ação.

** Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências do Esporte da UFMG

Membro do Centro de Estudos de Cognição e Ação.

*** Professor Adjunto da Escola de Educação Física,

Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG

Doutor em Psicologia Educacional (Unicamp, 1995)

Coordenador do Centro de Estudos de Cognição e Ação

Layla Maria Campos Aburachid*

Vinícius de Oliveira Viana Soares**

Pablo Juan Greco***

lagusmar@ig.com.br

(Brasil)

 

 

 

Resumo

          Este trabalho objetiva analisar as ações técnicas executadas pelos jogadores profissionais de squash classificando-as por quadrante de jogo, assim como identificar todas as possíveis ações técnicas através da análise de vídeo das finalizações executadas pelos atletas, identificando o número de pontos vencedores e de erros que mais se comete no jogo. Apóia-se no modelo pendular da ação tática que apresenta a relação entre o conhecimento e a memória e os diferentes processos cognitivos que coadunam e definem o comportamento tático do atleta no jogo. O estudo visa contribuir com o processo treinamento técnico-tático no squash, na busca pela padronização das decisões do jogo como ferramenta para os atletas em categoria de base, amadores adultos e até mesmo profissionais para a otimização dos treinamentos.

          Unitermos: Ações técnicas. Simiscout. Quadrante de jogo

 

Abstract

          The aim of the study is to examine the professional squash player’s technical actions by classifying them by quadrant game, as well as identify all possible actions by the technical notational analysis finalizations performed by athletes, identifying the number of points winners and errors that are most committed in the game. Supported on the pendulum model of tactical action showing the relation between knowledge and memory and the different cognitive processes that guide and define the tactical behavior of the athlete in the game. The study aims to contribute to the technical and tactical training process in squash in the search for the standardization of the game decisions as a tool for athletes in the basic category, adult amateurs and even professionals to optimize the training.

          Keywords: Technical actions. Simiscout. Quadrant game

 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 136 - Septiembre de 2009

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Squash
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1.     Introdução

    O squash é praticado dentro de um espaço comum apresentando aos atletas uma alta exigência de velocidade de ação e habilidade técnica. A parede frontal é que define a execução alternada da ação técnica além de proporcionar, como explica Mckenzie (1992), maior velocidade ao golpe. A diversidade nas situações do jogo modifica constantemente a percepção, promovendo assim, um comportamento tático variável na tomada de decisão, sendo que através da escolha da execução de uma técnica específica, procura-se a solução aos problemas do jogo (ABURACHID; VILANI; GRECO, 2006).

    De acordo com Greco e Benda (1998), nestas modalidades deve-se a priori saber o que fazer (tomada de decisão tática), e logo após como fazer (ações técnicas). O modelo teórico elaborado por Greco (2006) para o embasamento do estudo apresenta a relação entre o conhecimento e a memória e os diferentes processos cognitivos que coadunam e definem o comportamento tático do atleta no jogo. As informações, tanto do próprio jogador, quanto do ambiente de jogo que levam às decisões são consideradas em três estruturas que decorrem de forma paralela, se inter-relacionam e se apóiam mutuamente, assumem-se nos processos informacionais. Uma adequada seleção de informações tais como perceber o deslocamento/movimentos do corpo do adversário, a altura de quique e velocidade da bola, permite fixar a atenção nos detalhes significativos do jogo, oferecendo subsídios para uma correta tomada de decisão (GRECO, SILVA; ABURACHID, 2009).

    Quando via estrutura de recepção se percebe um sinal relevante, concomitantemente os processos do pensamento levam a decisão, i.e., na colaboração paralela dessas três estruturas formata-se em uma primeira instância (ROTH, 1989,1991) “o que fazer”. Como exemplo, a decisão de rebater uma bola de direita na paralela. Em segunda instância “como fazer”: com efeito, slice fazendo com que a bola chegue mais alta no fundo da quadra, para ganhar o executor mais tempo de retorno ao centro. Nesse caso será concretizada a execução do gesto técnico necessário à solução do problema situacional.

    O modelo pendular da ação técnico-tática apresentado na figura 1 destaca a importância do treinamento dos processos cognitivos subjacentes a ação em interação com situações específicas de jogo, um treinamento situacional.

Figura 1. Modelo pendular da ação técnico-tática (Adaptado de GRECO, 2006).

    O objetivo do estudo foi analisar as ações técnicas executadas pelos jogadores profissionais de squash classificando-as por quadrante de jogo. O local para onde a bola se dirige após a execução da ação técnica, ou se esta é interceptada durante sua trajetória é que define seu quadrante de jogo. Estudos técnico-táticos utilizando quadrantes de jogo foram realizados anteriormente por Poolton et al. (2006); Aburachid, Vilani e Greco (2006a; 2006b), Paula (2000) e Carvalho, Aburachid e Greco (2006). Dessa forma, pode-se identificar e quantificar o número de ações técnicas mais realizadas por quadrante de jogo através de uma análise descritiva frequencial. Para o estudo, a quadra de squash foi dividida em 9 quadrantes. Como exemplo, o quadrante 1 é o setor que engloba a parte esquerda junto à parede frontal, enquanto o quadrante de jogo 5 engloba o centro da quadra, onde o jogador deve sempre buscar sua posição de jogo.

Figura 2. Posição dos quadrantes de jogo na quadra de squash

    Além disso, o estudo se propôs a identificar todas as possíveis ações técnicas através da análise de vídeo das finalizações executadas pelos atletas, identificando o número de pontos vencedores e de erros que mais se comete no jogo.

2.     Métodos e procedimentos

Tipo de pesquisa

    O estudo de classifica como uma pesquisa descritiva observacional (THOMAS, NELSON; SILVERMAN, 2007), que consiste em uma avaliação em vídeo da eficiência técnica dos fundamentos do squash, assim com da eficácia no resultado final da ação.

Amostra

    Utilizou-se 5 jogos de simples masculino do Torneio dos campeões profissionais disputado em Nova York-2005. Em cada partida foram observadas as ações técnicas de apenas um jogador, em função da rapidez do jogo. No momento da análise os jogadores se situavam no ranking entre os dez melhores do mundo. Para a análise da identificação de todas as possíveis ações técnicas das finalizações executadas, usou-se apenas o vídeo do jogo entre David Palmer (Austrália) e James Willstrop (Inglaterra).

Instrumento

    A análise foi realizada através do software SimiScout utilizado como ferramenta para a coleta dos dados. Acoplado ao software construiu-se a lista de atributos com todas as possíveis ações técnicas executadas e possíveis formas de finalização do ponto, assim como seu quadrante de jogo correspondente.

Figura 3. Lista de atributos

Procedimentos e análise dos dados

    Após a captura dos vídeos de jogos pelo programa Emule foram usados os computadores do Centro de Estudo de Cognição e Ação do Centro de Excelência Esportiva da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. No mesmo local, o software SimiScout foi operacionalizado para a coleta dos dados, e após esse procedimento, passou-se pelo processo de confiabilidade intra-observador dos dados, com espaço de 7 dias para análise, e os resultados verificados se encontraram acima de 80%, como proposto por Hérnandez-Nieto (2002).

    Os dados foram analisados dentro do próprio software pela matrix de dados e também pelo programa Microsoft Excel 2003.

3.     Resultados

    A análise descritiva e a matrix dos 3218 dados mostra que o somatório dos jogos aponta os quadrantes de jogo 1, 4, 7 e 3, 6 e 9 como as áreas da quadra de maior ocorrência de ações técnicas (90,8%) (2922x), podendo ser ilustrado através do campograma da figura 4.

Figura 4. Campograma de ocorrência de ações técnicas

    Os golpes mais utilizados foram o backhand (36,5%) (1176x) e o forehand (24,8%) (799x) tanto na paralela, quanto na cruzada, somando um total de 61,3% de todos os golpes dos 5 jogos analisados. Os golpes de direita e esquerda, paralelos e cruzados executados com maior intensidade mantiveram a bola da meia quadra para o fundo, nos quadrantes de jogo 4, 7, 6 e 9 (55,9%) (1801x).

    Em contrapartida, os quadrantes de jogo centrais 2, 5 e 8 as ações técnicas que ocorreram foi em função de erros técnicos (8,4%) (272x), já que os jogadores evitam alocar a bola no centro da quadra para não facilitar a ação do adversário.

    Já as bolas curtas (drops) e bolas rebatidas antes do quique alocadas da quina da parede e bolas utilizando duas paredes (voleio nick e boast, respectivamente) mantiveram a bola na frente da quadra, nos quadrantes de jogo 1 e 3 (18,3%) (589x).

Tabela 1. Matrix de freqüência das ações por quadrante de jogo

    Na identificação do número de pontos vencedores e de erros que mais se comete no jogo, a análise descritiva dos dados mostra que dos 116 pontos em todo o jogo, 74 foram pontos vencedores e o gráfico abaixo apresenta um total de 42 erros de ambos os jogadores (36,2%) durante a partida. Dos 74 pontos vencedores, 28 pertencem a David Palmer (37,8%) e 46 a James Willstrop (62,2%). O jogador vencedor da partida foi James Willstrop que apresentou um maior número de pontos vencedores.

Gráfico 1. Relação entre pontos do jogo e finalizações

    Os golpes que apresentaram maior ocorrência foram realizados à direita do corpo (51,4%)(38 x). São eles: paralela (26, 3%)(10 x), drop (23,7%)(9 x), voleio (21,1%)(8 x) e smash (21,1%)(8 x); contra (36,5%)(27 x) à esquerda do corpo, sendo o boast (3,7%)(1 x) e o voleio (3,7%)(1 x) os golpes de menor ocorrência (figura 05). O boast e o voleio, realizados à esquerda do corpo, têm uma característica ofensiva bem menor do que dos golpes citados acima, realizados tanto pelo lado direito, como esquerdo do corpo, o que explica sua baixa freqüência.

Figura 5. Filtragem dos golpes realizados à direita do corpo e campograma

4.     Conclusões

    A trajetória da bola em jogos profissionais de squash praticamente não passa pelo meio de campo, pois no jogo, pretende-se finalizar os golpes fazendo com que a bola desacelere nas quinas da quadra. Além disso, a bola deve transitar longe do alcance do adversário, que quando bem posicionado, se encontra no meio da quadra (quadrante de jogo 5). Perceber quais ações técnicas podem ser executadas em cada quadrante de jogo otimiza o desenvolvimento do treinamento técnico-tático do jogo, como citado no modelo de Greco (2006). Esses dados servem como ferramenta para os atletas em categoria de base, amadores adultos e até mesmo profissionais para a otimização dos treinos técnico-táticos, tal como afirma Mckenzie (1992); Sousa e Mesquita (2002).

    Utilizando-se apenas um jogo como exemplo, vê-se que é possível implantar esse sistema de análise de jogo para identificar os padrões de finalização para os golpes de maior freqüência. Percebeu-se que os golpes realizados do lado direito do corpo, no caso de jogadores destros, têm maior possibilidade de finalização, já que a potência contribui muito para a efetivação do ponto. Já para a manutenção do ponto, o lado esquerdo do corpo para golpear a bola foi mais utilizado no jogo. Finalmente, pela quantidade de pontos ganhos, no squash, o jogador deve tomar a providência de finalizá-lo, já que o resultado positivo do jogo foi dado ao jogador que mais finalizou os pontos.

Referências

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  • _________ Análise das ações técnicas no squash através do software SIMI SCOUT com base em quadrantes de jogo. In: XI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Paises de Língua Portuguesa, 2006, São Paulo. Brazilian Journal of Physical Education and Sport. São Paulo: Escola de Educação Física e Esporte Universidade de São Paulo, 2006. p. 485.

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  • THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S.J. Métodos de pesquisa em atividade física.5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

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